domingo, 13 de abril de 2008

Seqüência Didática (4º série).


Seqüência Didática
Nova Escola
Matemática
Cálculo mental

OBJETIVO
- Utilizar o cálculo mental como ferramenta para controlar as produções.

ANO
4º.

TEMPO ESTIMADO
Seis aulas.

DESENVOLVIMENTO

1ª ETAPA
Lance a discussão para o grupo: quanto é a metade de 12/8? Muitos responderão que é 6/4, pois estarão usando os critérios válidos para os naturais, sem se dar conta de que 12/8 e 6/4 são frações equivalentes. Caso alguém afirme que a metade de 12/8 é 12/4 ou 6/8, peça para explicar como chegou a esses resultados. Em seguida, coloque outras questões: e se quisermos o dobro de 12/8? O leque de opções será igualmente variado: 24/8? 12/16? 24/16?

2ª ETAPA
Nas aulas posteriores, para aprofundar a discussão, crie oportunidades para que a turma resolva problemas dos seguintes tipos:

- Tenho de comprar 2 quilos e 1/4 de café. No supermercado há pacotes de 1/2, 1/4 e 1 quilo. Que pacotes devo levar? Quais as possibilidades? Quais escolho para levar a menor quantidade de pacotes?

- Alunos de outras séries afirmam que 1/5 é a metade de 1/10 e outros dizem que 1/10 é a metade de 1/5. Quem tem razão? Oriente-os a refletir recordando a atividade dos chocolates ou outros exemplos do trabalho já realizado com as frações.

AVALIAÇÃO
Peça que os alunos indiquem os pesos a ser agregados para equilibrar os pratos da balança (veja ilustração abaixo). Observe o raciocínio de cada um e peça que expliquem como chegaram às conclusões.

Ilustação Carlo Giovani





FONTE: ATIVIDADE ADAPTADA DA SITUAÇÃO PROPOSTA POR CLAUDIA BROITMAN,HORACIO ITZCOVICH, CECILIA PARRA E PATRICIA SADOVSKY NO DOCUMENTODE ATUALIZAÇÃO CURRICULAR Nº 4, GCBA, 1997

Nenhum comentário:

Hoje é dia do Sagrado jejum Sri Kamada Ekadasi dia 19/04/2024 sexta-feira

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.