domingo, 4 de maio de 2008

Como trabalhar com o aluno resgatando sua auto-estima? (meus artigos).



Olá, Bom Domingo a você que visita meu Blog.
Gostaria de compartilhar com vocês, um tema que trabalhei em meu estágio.

Este é um tema que trabalhei em meu estágio na educação infantil, com crianças de 3 a 6 anos.
Quando trabalhamos com auto-estima, temos que levar em consideração o ambiente familiar.
Pois em pesquisas feitas por pedagogos/as, psicólogos/as e educadores/as, constatou-se que se o pai e mãe tem uma baixa-estima o filho será influenciado também.
Há meu ver temos que fazer um trabalho não, diria interdisciplinar mais, transdisciplinar.
Trabalhar com a família.



Outro ponto que não podemos esquecer, que diferentemente de outros professores, do ensino médio e ensino fundamental anos finais. Os professores de educação infantil e anos inicias do ensino fundamental passam mais tempo com as crianças do que seus companheiros de profissão e até mesmo que os próprios pais. Ai vai entrar o currículo oculto, ou seja o professor o educador/a tem que ter uma auto-estima elevada.
Agora entrando mais especificamente na sua pergunta, não tem uma fórmula pronta mas sim caminhos, possíveis.
O educando tem que ser ouvido, e por este motivo falarmos em auto-estima e não lembrarmos de Paulo Freire é difícil não é verdade
A relação a ser construída deve ser dialógica, o sujeito e sua história sócio-critica tem que serem levados em consideração. Senão nada feito, só serão falácias ou fórmulas sem conteúdos.
Ele tem um corpo, uma casa mora num bairro temos que inseri-lo neste processo de se auto-conhecer, e conhecer seu ambiente onde vive.
Quando um aluno descobre que os números impares ficam de um lado e os pares do outro estamos ressignificando o aprendizado da matemática para este aluno, quando ele consegue ler e superar seus desafios, e que ele tem a professora que sabe do que ele precisa para aprender por este motivo ao falarmos de auto-estima é comum lembrarmos também da avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Resumindo temos que fazer o ambiente escolar um lugar de significado para as crianças, não um lugar onde se promove o conformismo com a situação atual deles mesmos. Não podemos assistir a tudo isto passivamente, o professor tem o maior laboratório para desenvolver sua tese de doutorado em educação a escola e o convívio com as famílias de seus alunos.
Neste sentido o professor sabe seu papel , o coordenador e diretor os deles, pois a auto-estima passa por todas estas esferas, pois tem que haver uma relação social pois do contrário fica muito difícil.
Ou melhor um fardo muito pesado para o educador, e muitos estão em depressão e abandonado a profissão. Espero que tenha te ajudado.

O autor, João C. Maria aluno unoparvirtual Campinas.

Obrigado por sua visita. Bom Domingo.

Nenhum comentário:

Dúvida

Sérgio Biagi Gregório "Sejamos como as crianças, isto é, sem defesas, sem preconceitos." SUMÁRIO : 1. Introdução. 2. Conceito. 3. ...