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terça-feira, 20 de maio de 2008
Conteúdos a serem trabalhados: Espaço e pluralidade
Conteúdos a serem trabalhados:
Espaço e pluralidade
• Habitações e organização espacial de diferentes sociedades.
• Diferentes formas de interação com o ambiente.
• Mobilidade no espaço: sedentarismo e nomadismo, migrações, etc.
• Espaços de vivência comum (para os jogos, as festas, as orações, os
tratamentos de saúde) e espaços de vivência particular (as moradias).
Tempo e pluralidade
• Vínculos geracionais no âmbito social e familiar: transmissão de contos
tradicionais, hábitos alimentares, registros documentais, etc.
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• Diferentes abordagens do tempo, conforme diferentes culturas: ritmos,
marcação do tempo, calendários, datas relevantes.
Vida sociofamiliar e comunitária
• Ciclos de vida: infância, puberdade, juventude, vida adulta, velhice.
• Hábitos familiares e comunitários em diferentes etnias e diferentes
regiões do Brasil.
• Tipos de família: nuclear, monoparental, reestruturada, extensa,
comunitária, lembrando que há múltiplas formas de estruturação de vínculos
afetivos, com finalidade de constituição de família ou convivência
comunitária.
• Participação do homem e da mulher na vida doméstica, o papel das
crianças, o cuidado com os idosos, o sustento, com ênfase no apoio mútuo
e solidariedade que se constrói no cotidiano, com a divisão das responsabilidades
familiares.
• Relações de amizade e vizinhança, valorizando a liberdade de escolha
de vínculos socioafetivos, como elemento de liberdade de consciência
e de associação.
• Participação das crianças na vida das comunidades: ciclos de trabalho,
lazer, festas, ritos, etc.
• Interesse por diferente formas de organização social, que se expressam
na diversidade presente em diferentes grupos e povos no Brasil,
valorizando a liberdade de criar diferentes organizações comunitárias.
Pluralidade e educação
• Valorização da capacidade humana de criar instituições voltadas para o
bem comum, como a escola.
• Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas
e educadores nas diferentes culturas.
• Vida escolar: companheirismo, descoberta, aprendizagem, espaço de
conquista, espaço de trabalho, espaço de cidadania, espaço de prazer.
• Tipos e oferta de escolas no Brasil: escola urbana, escola rural, escola
indígena e de outras comunidades étnicas, escola pública, nas diversas
formas em que se apresenta, escola particular, laica e confessional, escola
cooperativa, escola comunitária.
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