ABAIXO OS SEGUIDORES DESTE BLOG OBRIGADO POR ACOMPANHAR NOSSO BLOG.

Seguidores

domingo, 2 de novembro de 2008

Planos de Aula: Educação Física de 1ª à 4ª série do ensino fundamental.


Planos de Aula


CONTEXTUALIZAÇÃO

Para que se compreenda o momento atual da Educação Física é necessário considerar suas origens no contexto brasileiro, abordando as principais influências que marcaram e caracterizaram esta disciplina e os rumos que se delinearam.

No passado a Educação Física esteve estreitamente vinculada às instituições militares e à classe médica. Esses vínculos foram determinantes, tanto no que diz respeito à concepção da disciplina e suas finalidades quanto ao seu campo de atuação e à forma de ser ensinada.

Por suas origens militares e por seu atrelamento quase servil aos mecanismos de manutenção vigente na história brasileira, tanto a prática como a reflexão teórica no campo da Educação Física, restringiram os conceitos de corpo e movimento (fundamentos de seu trabalho) aos seus aspectos fisiológicos e técnicos. Atualmente, a análise crítica e a busca de superação dessa concepção apontam a necessidade de que, além daqueles, se considere também as dimensões culturais, social, política e afetiva, presentes no corpo vivo, isto é, no corpo das pessoas, que interagem e se movimentam como sujeitos sociais e como cidadãos.

A Educação Física Escolar deverá sistematizar situações de ensino e aprendizagem que garantam aos alunos o acesso a conhecimentos práticos e conceituais, todas as dimensões envolvidas em cada prática corporal, oportunizando todos os docentes a desenvolverem suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos.

A prática da Educação Física na escola favorece a autonomia dos alunos para monitorar as próprias atividades, regulando o esforço, traçando metas, conhecendo as potencialidades e limitações, sabendo distinguir situações de trabalho corporal que possam ser prejudiciais. A possibilidade de vivência de situações de socialização e a participação em atividades lúdicas, sem caráter utilitário são essenciais para a saúde e contribuem para o bem estar coletivo.

Nos jogos, ao interagirem com os adversários, os alunos desenvolvem o respeito mútuo, buscando participar de forma leal e não violenta, trabalhando em equipe, exercendo e valorizando a solidariedade. No que tange à questão do gênero, as aulas mistas dão oportunidades para que meninos e meninas convivam, observem-se, descubram-se e aprendam a ser tolerante, não discriminando e compreendendo as diferenças, de forma a não produzir, estereotipamente, relações sociais autoritárias.

Cabe à escola trabalhar com o repertório cultural local, valorizando de experiências vividas, além de garantir espaço para experiências não peculiares ao âmbito escolar. Essa diversidade de experiências precisa ser considerada pelo professor quando organiza atividades, toma decisões sobre encaminhamentos individuais e coletivos e avalia procurando ajustar sua prática às reais necessidades de aprendizagem dos alunos.

1) Local, Datas e Horário do Projeto:

O projeto intitulado “Educação Física Escolar” será ministrado no Colégio Estadual José Veríssimo, nos dias 11, 12, 13, 14 e 15 de outubro de 2004, no período de 7:30h às 16:30.

2) Responsabilidades Administrativas:

Supervisor: Professor Erasmo

Orientador: Professor José Mauro

3) Objetivos do Projeto:

Integrar o aluno ao meio social

Adquirir hábitos de relações interpessoais

Desinibir e desbloquear

Desenvolver a comunicação verbal e não-verbal

Descobrir e vivenciar atividades lúdicas

Desenvolver adaptação emocional

Desenvolver consciência corporal

Dar evasão ao excesso de energia e aumentar a capacidade mental do aluno

4) Programação:

4.1 - Plano de Aula (C/A)

Público Alvo: C/A

Quantidade de Alunos: 40

Objetivos: Os alunos executarão atividades lúdicas, vivenciando noção de espaço, lateralidade, identificação de cores e valências físicas numa quadra por um período de 50 minutos. Participarão das atividades demonstrando iniciativa e companheirismo. Observação e percepção da dinâmica das atividades.

Tempo

Conteúdo

Estratégias

Materiais

5 min

Aquecimento

Vivo ou Morto – Os alunos estarão reunidos com o professor no centro da quadra, e ao sinal de comando do mesmo agacharão (morto) ou levantarão (vivo).


40 min

Parte Principal

Pique Tá em Dupla – Os alunos estarão de mãos dadas formando duplas. Os pegadores que estarão na mesma formação. A dupla que for pega passará a função de pegador.

Pique Elefante – O aluno pegador estará simulando uma tromba de elefante e tentará pegar uma dos outros colegas lhe passando a função de pegador.

Identificação de Cores – Os alunos estarão reunidos num lado da quadra, enquanto que bambolês com cores diferenciadas estarão do outro lado da quadra. O professor falará uma cor e os alunos correrão e, direção ao bambolê correspondente.

Pique Tá Com Bola de Meia – O aluno pegador estará de posse de uma bola de meia e tentará pegar um outro aluno encostando a bola de meia e conseqüentemente lhe passando a função de pegador. Caso necessário há possibilidade de aumentar o número de pegadores.

Chicotinho Queimado – Os alunos estarão sentados em círculo no meio da quadra. Um aluno estará fora do círculo de posse de uma bola com a finalidade de deixar a bola atrás de um dos colegas do círculo. Este aluno escolhido pegará a bola e tentará pegar o outro aluno antes que ele sente em seu lugar.

Bola de Meia

Bambolê

Bola

5 min

Volta à Calma

Os alunos estarão reunidos no centro da quadra para receberem a premiação por participação.

Pirulitos

Observações:

· Todos os alunos serão premiados (pirulitos) pela participação na aula

· ESTE PLANO DE AULA É FLEXÍVEL EM TODO O SEU CONTEÚDO

4.2 - Plano de Aula (C/A)

Público Alvo: C/A

Quantidade de Alunos: 40

Objetivos: Os alunos executarão atividades lúdicas, vivenciando noção de espaço, lateralidade e valências físicas numa quadra por um período de 50 minutos. Participarão das atividades demonstrando iniciativa e companheirismo. Observação e percepção da dinâmica das atividades.

Tempo

Conteúdo

Estratégias

Materiais

5 min

Aquecimento

Vivo ou Morto – Os alunos estarão reunidos com o professor no centro da quadra, e ao sinal de comando do mesmo agacharão (morto) ou levantarão (vivo).


40 min

Parte Principal

Pique Elefante – O aluno pegador estará simulando uma tromba de elefante e tentará pegar uma dos outros colegas lhe passando a função de pegador.

Pique Ta com Bola – O aluno pegador estará de posse de uma bola e tentará pegar um dos colegas encostando-lhe a bola e passando-lhe a função de pegador.

Pique de Corrente – O aluno pegador tentará pegar os colegas. Cada colega pego lhe dará a mão, formando uma corrente até que todos forem pegos.

Raposa/Pintinhos – Um aluno será a mão dos pintinhos e um outro a raposa. Os demais serão os pintinhos e quando a mãe chamá-los, eles terão que chegar até a mãe não permitindo que a raposa os pegue. Quem for pego passará fazer o papel da raposa também, até que todos forem pegos.

Pique Tá em Dupla – Os alunos estarão de mãos dadas formando duplas, e haverá os pegadores que estarão na mesma formação. Estes passarão a função de pegador a dupla que for pega.

Chicotinho Queimado – Os alunos estarão sentados em círculo no meio da quadra. Um aluno estará fora do círculo de posse de uma bola com a finalidade de deixar a bola atrás de um dos colegas do círculo. Este aluno escolhido pegará a bola e tentará pegar o outro aluno antes que ele sente em seu lugar.

Bola

5 min

Volta à Calma

Os alunos estarão reunidos no centro da quadra para receberem a premiação por participação.

Pirulitos

Observações:

· Todos os alunos serão premiados (pirulitos) pela participação na aula.

· ESTE PLANO DE AULA É FLEXÍVEL EM TODO O SEU CONTEÚDO

4.3 - Plano de Aula (1ª Série)

Público Alvo: 1ª Série

Quantidade de Alunos: 25

Objetivos: Os alunos competirão em equipes, vivenciando algumas valências físicas e movimentos naturais, executando as atividades com o máximo de eficiência em menor tempo possível, por um período de 1h 30 min. Participarão das atividades demonstrando iniciativa, responsabilidade e companheirismo. Observação e percepção na execução dos movimentos.

Tempo

Conteúdo

Estratégias

Materiais

10 min

Atividade Vivificante

Pique Cola – O Aluno pegador estará de posse de uma bola e tentará colar os colegas encostando-lhes a bola. Para descolar o colega, deverá passar por baixo da perna.

Bola

60 min

Parte Principal

(Contestes)

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar andando o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar andando com uma colher na mão equilibrando uma bolinha, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando com um pé só, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando com os dois pés, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com uma bola nas mãos, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com um bastão nas mãos, mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um zig-zag de steps. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo, contornando os steps, o mais rápido possível. Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo e pulando uma corda, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo e pulando a corda na ida e passando por baixo na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando obstáculos tanto na ida quanto na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Bola

Step

Bolinha

Colher

Bastão

Corda

Obstáculo

10 min

Jogo

Queimado – Os alunos estarão divididos em equipes para a disputa da atividade. Não haverá retorno do aluno que fora queimado, permitindo assim que a equipe vencedora seja a que tiver menos alunos queimados durante o período de tempo ou que queime todos os adversários.

Bola

10 min

Volta à Calma

Os alunos estarão reunidos no centro da quadra para receberem a premiação de primeiro e segundo lugares.

Doces

Observações:

· Todos os alunos serão premiados (doces) pela participação na aula, mas a equipe que fizer mais pontos (cada atividade vale um ponto) receberá a premiação primeira.

· As equipes serão diferenciadas por uma tira de pano (tnt) amarrado no punho.

· ESTE PLANO DE AULA É FLEXÍVEL EM TODO O SEU CONTEÚDO

4.4 - Plano de Aula (2ª Série)

Público Alvo: 2ª Série

Quantidade de Alunos: 40

Objetivos: Os alunos competirão em equipes, vivenciando algumas valências físicas e movimentos naturais, executando as atividades com o máximo de eficiência em menor tempo possível, por um período de 1h 30 min. Participarão das atividades demonstrando iniciativa, responsabilidade e companheirismo. Observação e percepção na execução dos movimentos.

Tempo

Conteúdo

Estratégias

Materiais

10 min

Atividade Vivificante

Pique de Corrente – O aluno pegador tentará pegar os colegas. Cada colega pego lhe dará a mão, formando uma corrente até que todos sejam pegos.


60 min

Parte Principal

(Contestes)

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar andando o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar andando com uma colher na mão equilibrando uma bolinha, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando com um pé só, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando com os dois pés, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com uma bola nas mãos, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com um bastão nas mãos, mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um zig-zag de steps. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo, contornando os steps, o mais rápido possível. Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo e pulando uma corda, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo e pulando a corda na ida e passando por baixo na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando obstáculos tanto na ida quanto na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Step

Bolinha

Colher

Bola

Bastão

Corda

Obstáculo

10 min

Jogo

Queimado – Os alunos estarão divididos em equipes para a disputa da atividade. Não haverá retorno do aluno que fora queimado, permitindo assim que a equipe vencedora seja a que tiver menos alunos queimados durante o período de tempo ou que queime todos os adversários.

Bola

10 min

Volta à Calma

Os alunos estarão reunidos no centro da quadra para receberem a premiação de primeiro, segundo e terceiro lugares.

Doces

Observações:

· Todos os alunos serão premiados (doces) pela participação na aula, mas a equipe que fizer mais pontos (cada atividade vale um ponto) receberá a premiação primeiro.

· As equipes serão diferenciadas por uma tira de pano (tnt) amarrado no punho.

· ESTE PLANO DE AULA É FLEXÍVEL EM TODO O SEU CONTEÚDO

4.5 - Plano de Aula (3ª Série)

Público Alvo: 3ª Série

Quantidade de Alunos: 40

Objetivos: Os alunos competirão em equipes, vivenciando algumas valências físicas e movimentos naturais, executando as atividades com o máximo de eficiência em menor tempo possível, por um período de 1h 30 min. Participarão das atividades demonstrando iniciativa, responsabilidade e companheirismo. Observação e percepção na execução dos movimentos.

Tempo

Conteúdo

Estratégias

Materiais

10 min

Atividade Vivificante

Pique Tá em Dupla – Os alunos estarão de mãos dadas formando duplas, e haverá os pegadores que estarão na mesma formação. Estes passarão a função de pegador a dupla que for pega.


60 min

Parte Principal

(Contestes)

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar andando o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando com um pé só, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando com os dois pés, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com uma bola nas mãos, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com um bastão nas mãos, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando obstáculos tanto na ida quanto na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um zig-zag de steps. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar contornando os steps, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo e pulando uma corda tanto na ida quanto na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo e pulando a corda na ida e passando por baixo na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que correr com uma bola nas mãos na ida e na volta lançar a bola para o colega a partir de um ponto determinado pelo professor, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Step

Bola

Bastão

Corda

Obstáculo

10 min

Jogo

Queimado – Os alunos estarão divididos em equipes para a disputa da atividade. Não haverá retorno do aluno que fora queimado, permitindo assim que a equipe vencedora seja a que tiver menos alunos queimados durante o período de tempo ou que queime todos os adversários.

Bola

20 min

Volta à Calma

Os alunos estarão reunidos no centro da quadra para receberem a premiação de primeiro e segundo lugares.

Doces

Observações:

· Todos os alunos serão premiados (doces) pela participação na aula, mas a equipe que fizer mais pontos (cada atividade vale um ponto) receberá a premiação primeiro.

· As equipes serão diferenciadas por uma tira de pano (tnt) amarrado no punho.

· ESTE PLANO DE AULA É FLEXÍVEL EM TODO O SEU CONTEÚDO

4.6 - Plano de Aula (4ª Série)

Público Alvo: 4ª Série

Quantidade de Alunos: 40

Objetivos: Os alunos competirão em equipes, vivenciando algumas valências físicas, alguns movimentos naturais, manejo de bola e rolamento, executando as atividades com o máximo de eficiência em menor tempo possível, por um período de 1h 30 min. Participarão das atividades demonstrando iniciativa, responsabilidade e companheirismo. Observação e percepção na execução dos movimentos.

Tempo

Conteúdo

Estratégias

Materiais

10 min

Atividade Vivificante

Pique Cow-boy – O aluno pegador estará segurando uma corda que estará amarrada a um bambolê. Tentará “laçar” um colega para lhe passar a função de pegador

Bambolê

Corda

60 min

Parte Principal

(Contestes)

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar andando com uma colher na mão equilibrando uma bolinha, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando com um pé só, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando com os dois pés, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com uma bola nas mãos, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo de costas com uma bola nas mãos, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com um bastão nas mãos, mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um zig-zag de steps. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo, contornando os steps, o mais rápido possível. Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo e pulando uma corda, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo e pulando a corda na ida e passando por baixo na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que correr com uma bola nas mãos na ida e na volta lançar a bola para o colega a partir de um ponto determinado pelo professor, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Step

Bola

Bastão

Corda

Obstáculo

10 min

Jogo

Queimado – Os alunos estarão divididos em equipes para a disputa da atividade. Não haverá retorno do aluno que fora queimado, permitindo assim que a equipe vencedora seja a que tiver menos alunos queimados durante o período de tempo ou que queime todos os adversários. O jogo terá duas bolas.

Bola

10 min

Volta à Calma

Os alunos estarão reunidos no centro da quadra para receberem a premiação de primeiro, segundo e terceiro lugares.

Doces

Observações:

· Todos os alunos serão premiados (doces) pela participação na aula, mas a equipe que fizer mais pontos (cada atividade vale um ponto) receberá a premiação primeiro.

· As equipes serão diferenciadas por uma tira de pano (tnt) amarrado no punho.

· ESTE PLANO DE AULA É FLEXÍVEL EM TODO O SEU CONTEÚDO

4.7 - Plano de Aula (5ª Série)

Público Alvo: 5ª Série

Quantidade de Alunos: 43

Objetivos: Os alunos competirão em equipes, vivenciando algumas valências físicas, alguns movimentos naturais, manejo de bola e rolamento, executando as atividades com o máximo de eficiência em menor tempo possível, por um período de 1h 30 min. Participarão das atividades demonstrando iniciativa, responsabilidade e companheirismo. Observação e percepção na execução dos movimentos.

Tempo

Conteúdo

Estratégias

Materiais

10 min

Atividade Vivificante

Pique de Corrente – O aluno pegador tentará pegar os colegas. Cada colega pego lhe dará a mão, formando uma corrente até que todos forem pegos.


60 min

Parte Principal

(Contestes)

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando com um pé só, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com um bastão nas mãos, mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo com duas bolas nas mãos, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo de costas com uma bola nas mãos, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar saltando obstáculos tanto na ida quanto na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para uma corda. Um de cada vez, os alunos terão que ir, executar cinco saltitos com a corda e voltar. Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que correr com uma bola nas mãos na ida e na volta lançar a bola para o colega a partir de um ponto determinado pelo professor, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um zig-zag de steps. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo, quicando (drible) uma bola, o mais rápido possível. Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um colchão. Um de cada vez, os alunos terão que correr, executar um rolamento no colchão e retornar. Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Step

Bastão

Bola

Corda

Obstáculo


Parte Principal

(Estafeta)

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para uma seqüência de atividades. Um de cada vez, os alunos terão que correr em zig-zag, saltar obstáculos, executar um rolamento e fazer cinco saltitos com a corda. Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Step

Obstáculo

Colchão

Corda

10 min

Jogo

Queimado – Os alunos estarão divididos em equipes para a disputa da atividade. Não haverá retorno do aluno que fora queimado, permitindo assim que a equipe vencedora seja a que tiver menos alunos queimados durante o período de tempo ou que queime todos os adversários. O jogo terá três bolas.

Bola

5 min

Volta à Calma

Os alunos estarão reunidos no centro da quadra para receberem a premiação de primeiro, segundo e terceiro lugares.

Doces

Observações:

· Todos os alunos serão premiados (doces) pela participação na aula, mas a equipe que fizer mais pontos (cada atividade vale um ponto) receberá a premiação primeiro.

· As equipes serão diferenciadas por uma tira de pano (tnt) amarrado no punho.

· ESTE PLANO DE AULA É FLEXÍVEL EM TODO O SEU CONTEÚDO

5) Agradecimentos:

Professor José Mauro

Mestre da Escola de Ciências da Motricidade da UNIGRANRIO

Orientador de Estágio

Professor da Disciplina de Prática de Ensino II – UNIGRANRIO

7) Bibliografia:

Internet: http://www.cdof.com.br/recrea.htm

Parâmetros Curriculares Nacionais – Educação Física – Ministério da Educação e do Desporto – Versão agosto/1996

Fonte: Cola da Web.

Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...