Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro, 2008

A Técnica do Sanduiche.

De:gruposintonia


Obrigado por sua visita, volte sempre.

Cognição e evolução: a contribuição de Konrad Lorenz

Ciências & Cognição 2006; Vol 04 < http://www.cienciasecognicao.org > © Ciências & Cognição Submetido em 25 de Fevereiro de 2005| Aceito em 26 de Março de 2005 | ISSN 1806-5821 – Publicado on line em 31 de Março de 2005- download da versão em pdf Classificação: revisão. Como citar este artigo: Garcia, A. (2005). Cognição e evolução: a contribuição de Konrad Lorenz. Ciências & Cognição; Ano 02, Vol 04, mar/2005. Disponível em www.cienciasecognicao.org
Cognição e evolução: a contribuição de Konrad Lorenz Cognition and evolution: Konrad Lorenz's contribution Agnaldo Garcia " Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento, Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, Brasil Resumo A contribuição de Konrad Lorenz para as ciências da cognição é analisada. As idéias do autor sobre cognição e Epistemologia buscam integrar diferentes campos do saber, como Biologia, Psicologia e Filosofia. São abordados aspectos históricos e conceituais, destacando …

EDUCAÇÃO EMOCIONAL COMO UMA CONTRIBUIÇÃO A PSICOPEDAGOGIA

A EDUCAÇÃO EMOCIONAL COMO UMA CONTRIBUIÇÃO A PSICOPEDAGOGIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTALDE ESCOLASPÚBLICAS.GT 13-Educação FundamentalSilvar Ferreira Ribeiro – UNEB - Universidade do Estado da Bahia. DCHT – Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - Campus XVI – Irecê/Bahia -O plano da pesquisaA Educação Emocional ainda não foi assimilada pelos currículos escolares, tanto no ensino fundamental e médio, quanto no ensino superior no Brasil.Em nosso contato diário com professores de diversos níveis do ensino, com colegas do corpo docente da universidade, e com os próprios alunos universitários que estão cursando uma licenciatura, portanto, preparando-se para a carreira docente, não notamos o interesse necessário por esse corpo de conhecimentos que evolui no campo da psicologia geral e da educação. Participamos regularmente de eventos científicos na área de educação, congressos, seminários, mini cursos, palestras etc., e esta constatação se confirma: poucos educad…

APRENDENDO O PODER DA ORAÇÃO

APRENDENDO O PODER DA ORAÇÃOLeia 1 Reis 17:17-24
Você já parou para refletir nas ocasiões em que você realmente orou? Quero dizer, orou de verdade! É claro que todos nós podemos lembrar das vezes que falamos com Deus de uma forma rotineira:
• "Senhor, obrigado por estes alimentos!"
• "Pai, por favor, nos proteja enquanto fazemos esta viagem com toda a família."
• "Querido Senhor, peço-lhe que abra nossos corações e men¬tes enquanto iniciamos este estudo bíblico".
• "Jesus amado, tome conta de nós enquanto dormimos".ORANDO DURANTE AS CRISES
Você se lembra das vezes que clamou a Deus de maneira intensa, constante e com grande emoção? Se você for como eu, isso aconteceu nas vezes em que você se deparou com uma crise, um problema, um desafio - algo em sua vida que não conseguiu resolver sozinho, nem mesmo com a sabedoria que o Senhor lhe dera. É nessas ocasiões que entendemos que realmente precisamos da ajuda de Deus.Infelizmente, não aprendemos a orar at…