Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro, 2008

Dicas para concursos 2.

O emprego das letras

Emprego de S, X ou Z

Regra da Maisena
Depois de ditongo usa-se S, e não Z.
Ex.: coisa, náusea, maisena, pausa, deusa, Sousa.

Regra da Beleza
Usa-se- EZ ou - EZA nos substantivos derivados de adjetivos.
Ex.: surdo - surdez; belo - beleza; mudo - mudez.

Regra da Poetisa
Usa-se - ISA na terminação formadora do feminino.
Ex.: poetisa, sacerdotisa.
_ Espera aí, e como é que "juíza" se escreve com Z?
Exceção à regra
Há exceção se o masculino terminar em - IZ, tal como em juiz.

Regra do Aviso
Usa-se - ISAR nos verbos derivados de palavras com S.
Ex.: aviso avisar, piso pisar.

Regra da Francesa
Usa-se - S ou - ESA nos títulos nobiliárquicos e nos adjetivos de origem, procedência e naturalidade.
Ex.: francesa, marquesa, princesa, burquesa, inglesa, inglês.

Regra do Tatuzinho
Usa-se - Zinho nos diminutivoss.
Ex.: pai- paizinho, mãe - mãezinha, tatu - tutuzinho.
Exceção à regra
Há exceção se a palavra primitiva no singular terminar em S ou S + Vogal.
Ex.: lápis - lapisinho; casa - casinha…

Comunicado sobre a republicação do Gabarito e Novas Convocações. (prefeitura de Campinas).

COMUNICADO

CONCURSO PÚBLICO PROFESSORES E ESPECIALISTAS DE EDUCAÇÃO

Edital 002/2008

De acordo com o Capítulo XII, item 6, do Edital 002/2008, no qual estabelece que
“no caso de provimento do recurso interposto dentro das especificações, este
poderá, eventualmente, alterar a nota/classificação inicial obtida pelo candidato
para uma nota/classificação superior ou inferior, ou ainda poderá ocorrer a
desclassificação do candidato que não obtiver nota mínima exigida para
aprovação”, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos DIVULGA os
resultados dos recursos interpostos pelos candidatos, bem como REPUBLICA os
gabaritos, as notas da Prova Objetiva e a nova listagem de convocação para a
Avaliação Psicológica, especificando-se o local, o horário e as salas para a
realização dessa nova etapa do certame.
Campinas, 30 de dezembro de 2008

LUIZ VERANO FREIRE PONTES
Secretário Municipal de Recursos Humanos

RECONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA - APÓS RECURSOS

Prefeitura de Campinas.
Para saber mais, clique aqui.

A…

Pedagogia Histórico-Crítica: Resumo crítico.

Pedagogia Histórico-Crítica: É Preciso Aproximar Mais Eduardo O C ChavesDermeval Saviani, em seu livro, Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações [1], procura apresentar, de maneira sistemática, a teoria pedagógica que dá nome ao livro, que é, de certa maneira, uma criação sua. Trata-se de quatro ensaios publicados anteriormente, em vários periódicos, de um Apêndice, também não inédito (contém o Prefácio à 20ª edição de um outro livro seu, Escola e Democracia) e de uma Introdução, esta sim escrita para integrar os outros trabalhos. Apesar de conter pouca coisa de novo para os que acompanham a sua trajetória, o livro é útil por dar fácil acesso a uma série de textos que servem para explicitar uma teoria que está na boca de virtualmente todos os alunos de pós-graduação no país -- e até de graduação.Grande parte do livro se ocupa de nomenclatura e classificação, pois trata-se de demarcar a Pedagogia Histórico-Crítica (doravante chamada de PHC) de outras teorias pedagó…

Dicas para Concursos 1.

O emprego das Letras

Mostraremos algumas dicas , para facilitar a memorização através de associações.

Emprego de CH ou X

Regra do mexilhão: Depois de ME, usa-se X e não CH.
Ex.: México, mexilhão, mexer, mexicano, mexerica.
Exceção à regra
Na palavra mecha e seus derivados.

Regra do enxoval
Depois de EN usa-se X, e não CH.
Ex.: enxada, enxaqueca, enxergar. enxoval.
Exceção à regra
Verbo encher, enchova e palavras derivadas de outras com CH inicial, como chumbo, que dá enchumbar.

Regra da paixão
Depois de um ditongo usa-se X, e não CH.
Ex.: caixa, peixe, paixão, frouxa, faixa, frouxo.

Regra da brecha
Depois de RE, usa-seCH, e não X.
Ex.: rechachar, recheio, trecho, brecha.

Ficamos por aqui. E no próximo Dicas para Concursos 2, postaremos dicas das letras S, X ou Z.
Tô te esperando até lá.

Fonte: BRITO, Francisco Sidney Nogueira de. Português 1: Como se preparar para concursos - São Paulo: Ediouro, 2005.

Obrigado por sua visita, volte sempre.

Pluralidade Cultural (em espanhol) .HISTORIA UNIVERSAL (I BIMESTRE [Oct 08 - Feb 09])

Universidad Técnica Particular de Loja
Carrera: Comunicación Social
Materia: Historia Universal
Bimestre: I Bimestre
Periodo: Oct 08 - Feb 09
Ponente: Dr. Carlos Mena

Obrigado por sua visita, volte sempre.

VJ por um dia 5. Minhas seleções.

Hyldon - Na Sombra de uma ÁrvoreVelho Camarada - Fabio,Tim Maia e hyldonTim Maia Que BelezaKanye West-Heartless RemixKANYE WEST - LOVE LOCKDOWN (STUDIO VERSION)CARAVAN OF LOVE - ISLEY JASPER ISLEYTom Browne - Funkin' for Jamaica
Central Line- Walking Into Sunshine (1980)James D-Train Williams - Keep On
Fonte; Youtube

Obrigado por sua visita, volte sempre.

Vitória dos professores: APEOESP ganha liminar e derruba prova dos ACTs

A APEOESP obteve medida liminar em ação civil pública que impede que o Estado não atribua aulas aqueles que não fizeram a prova seletiva, realizada no dia 17 de dezembro, e impede também que a nota obtida seja utilizada na classificação dos admitidos pela Lei 500/74 no processo de atribuição de aulas para o ano de 2009.

A juíza Maria Gabriela Pavlópoulos Spaolonzi, da 13ª Vara da Fazenda Pública do Estado de São Paulo, concedeu liminar favorável ao sindicato contra a prova imposta pela Secretaria da Educação. A liminar vale para todos os professores admitidos pela Lei 500. 

A liminar não abre a possibilidade de nova prova porque não houve pedido de anulação, e sim de desconsideração dos seus resultados. No texto da liminar, a juíza declara que “o quadro de professores da rede pública conta com profissionais antigos, especializados nas suas disciplinas. A este contexto, acrescente-se que a seleção realizada em 17.12.2008 pautou-se por disciplinas diversas as quais, deduz-se, integram com…

ALFABETIZAÇÃO

PARA OS FUTUROS E ATUAIS PROFESSORESUm problema para pensar !Contexto: Início do ano letivo.
Classe : 3ª série
Três composições apresentadas pelos alunos

-_A nave espacial pousou num pasto da fazenda e os estraterreste saíram para fora asustando tudo mundo porque acabessa deles era verde cum olho só no meiu da testa.
_ Deuz meu, oque tá acontessendo aqui?
Os homes corrião, as mulhergritavão...

_Eu e o meu amigo fomupescá e aí ele jogou a linha ela puxô e pegô um grade pexi. Então ele disse: 
_ Hogi vai sê uma pescaria daquelas mais comesouchovê a agua ficou suja aí o ansol enroscô e eles foramimbora....

_...Eles

Porque estudar a Dislexia e as dificuldades de aprendizagem?

Porque estudar a Dislexia e as dificuldades de aprendizagem?Esse tema, é tão cheio de controvérsias !Os estudiosos têm enfoques diferenciados, alguns considerando que as causas são provenientes de fatores biológicos, enquanto para outros são oriundas de fatores sociais. O problema é de alta significância para a educação no Brasil, devido ao número de repetência de alunos que anualmente permanecem na primeira série do ensino fundamental, por não conseguirem se alfabetizar.Mais preocupante ainda é o fato de que a identificação da dislexia e das diferentes dificuldades de aprendizagem, em geral, se dá tardiamente, após várias repetências, que provocam sériosdesvios de comportamento da criança.Em geral a escola transfere o problema para a família, a qual muitas vezes está desestruturada e não considera a gravidade da questão.
Por sua vez, a família entende que a responsabilidade dessas dificuldades é da Escola, devendo, portanto, solucioná-las.


Nessas tentativas de transfer…

Pluralidade Cultural. CIENCIA POLITICA I (I Bimestre en espanhol)

videoconferencias


Universidad Técnica Particular de Loja
Ciencias Juridicas
Ciencia Politica I
Octavo Ciclo
Octubre 2008 - Febrero 2009
Expositor: Dr. Miguel Valarezo
Tema:Tutoria de Ciencia Politica I

Obrigado por sua visita, volte sempre.

2Pac - Dear Mama

bgjoker


Obrigado pela visita, volte sempre.

2Pac - Dear Mama

bgjoker


Obrigado pela visita, volte sempre.

The Game (Pain Remix) Music Video ft Bun B, Pusha T, Fat Joe

mcbsouth


Obrigado pela visita, volte sempre.

The Game (Pain Remix) Music Video ft Bun B, Pusha T, Fat Joe

mcbsouth


Obrigado pela visita, volte sempre.

TEORIA DE AUSUBEL

TEORIA DE AUSUBELUnB - Maio de 1999, Departamento de Psicologia, Disciplina: Aprendizagem e Ensino, Professora: Raquel A Teoria de Ausubel prioriza a Aprendizagem Cognitiva, que é a integração do conteúdo aprendido numa edificação mental ordenada, a Estrutura Cognitiva. Essa Estrutura Cognitiva representa todo um conteúdo informacional armazenado por um indivíduo, organizado de uma certa forma em qualquer modalidade do conhecimento. O conteúdo previamente detido pelo indivíduo representa um forte influenciador do processo de aprendizagem. Novos dados serão assimilados e armazenados na razão direta da qualidade da Estrutura Cognitiva prévia do aprendiz. Esse conhecimento anterior resultará num "ponto de ancoragem" onde as novas informações irão encontrar um modo de se integrar a aquilo que o indivíduo já conhece. Essa experiência cognitiva porém, não influencia-se apenas unilateralmente. Apesar da estrutura prévia orientar o modo de assimilação de novos dados, estes também in…