Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto, 2009

Educação Reflexão sobre o superego.(meus artigos)

A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Rotina àestrutura básica, da espinha dorsal das atividades do dia. A rotina diária é o desenvolvimento prático do planejamento. É também a seqüência de diferentes atividades que acontecem no dia-a-dia da creche e é esta seqüência que vai possibilitar que a criança se oriente na relação tempo-espaço e se desenvolva. Uma rotina adequada é um instrumento construtivo para a criança, pois permite que ela estruture sua independência e autonomia, além de estimular a sua socialização. Maria Carmen Barbosa e Maria da Graça Horn, afirma em Organização do Espaço e do Tempo na Escola Infantil. “O cotidiano de uma Escola Infantil tem de prever momentos diferenciados que certamente não se organizarão da mesma forma para crianças maiores e menores. Diversos tipos de atividades envolverão a jornada diária das crianças e dos adultos: o horário da chegada, a alimentação, a higiene, o repouso, as brincadeiras – os jogos diversificados – como o faz-de-conta, os jogos imitativos…

Como elaborar um Projeto Pedagógico

Como elaborar um Projeto Pedagógico 1. Como fazer um projeto? Tema do Projeto – a questão apresentada pelo educador, pode não ser um problema para o aluno, por isso podemos permitir que os alunos definam os temas, que formulem problemas e coloquem o pensamento em funcionamento pela necessidade de entendê-lo melhor e alcançar soluções.
• Trabalho em grupo – é enriquecedor, pois cada um poderá contribuir de maneira criativa para realização de um trabalho coletivo (uma rede), de acordo com seu interesse, trocando idéias, discussões, ou melhor um processo de construção de cooperação. 2. Como fazer um projeto? Tema do Projeto definido por: alunos professores comunidade. Explorar uma questão; Definir os problemas; Soluções.3. Como fazer um projeto? trabalhar em grupos enriquece o trabalho; Contribuição criativa; Troca de idéias e discussões.4. Projeto: Nome/Título
• Justificativa (por que?)
• Objetivos (necessidades a alcançar)
• Atividades (o que fazer?)
• Estratégias (como fazer?)
• Acompanhamen…

CURSO BREVE A DISTÂNCIA: NOVAS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O QUESTIONADO “DIAGNÓSTICO” DE ADD/ADHD (TDA/THDA).

E.PSI.B.A.ESPAÇO PSICOPEDAGÓGICO DE BUENOS AIRESESPAÇO PSICOPEDAGÓGICO BRASILEIRO-ARGENTINO-URUGUAYO
DIRETORA: Psp. ALICIA FERNÁNDEZAlicia Fernándezé Psicopedagoga, autora de “A inteligência aprisionada”, “A Mulher escondida na professora”, “O saber em jogo”, “Os idiomas do aprendente” e “Psicopedagogia em Psicodrama".E.Psi.B.A. é um espaço de formação, investigação e intervenção em torno da Psicopedagogia clínica, em funcionamento faz 17 anos.Estimados colegas, Em Outubro de 2009, pela primeira vez, estaremos oferecendo com material EM PORTUGUÊS o “Curso breve a distância:Novas Contribuições da Psicopedagogia clínica ante o questionado diagnóstico de TDA/TDAHD”, a cargo da Psp. Alicia Fernández e o Ps. Clínico Jorge Gonçalves da Cruz. Se realiza inteiramente através da Internet, mediante intercâmbio de emails entre os participantes e os professores do Curso. Sem horários prefixados, de tal forma que cada participante possa acompanhar o percorrido de acordo a seus interesse…

Falando sobre educação e oportunidades. (meus artigos)

Oportunidades

Bom dia, a você meu caro/a leitor/a.
Gostaria de falar hoje sobre uma palavra, "oportunidade" em relação ao estudo, ao processo de educação em geral.
Nos dias atuais, vemos no meio educacional várias ferramentas que estão dando a muitas pessoas a oportunidade de concluir seus estudos em nivel superior. Poderiamos citar dentre elas a Ead (educação à distância).
Muitas pessoas tiveram a oportunidade de estudar nas melhores escolas, que lhes abriram as portas de uma universidade pública ou de uma particular de renome. Outros, apesar de nascidos em lares modestos, por seu esforço e determinação também tiveram acesso a tais oportunidades.
Bem, o que eu quero dizer com isso?
É muito simples. Em nossa vida surgirão oportunidades. E podemos aproveita-las de maneira plena ou de maneira mediana. Ou mesmo ignorar-las.
Desta forma, percebemos que as oportunidades aparecem, mas quem vai tirar melhor proveito delas?
O Dicionário Aulete descreve "oportunidade" como:

Dicionár…

Etnohistória ou História Indígena?

Etnohistória ou História Indígena?Osvaldo Silva GaldamesQuando Clark Wissler utilizou, em 1909, o termo Etnohistória, estava se referindo a um método que combinava os dados arqueológicos e os históricos - provenientes de cronistas, funcionários públicos, missionários e viajantes - com o objetivo de reconstruir a história das culturas pré-letradas para as quais não se possuía antecedentes contemporâneos (BAERREIS,1961:49). Nesse sentido, as fontes escritas cumpriam um papel similar ao dos informantes empregados pelos etnógrafos. Tratava-se, então, de buscar na documentação européia respostas às indagações sobre as estruturas socio-econômicas e políticas, as idéias e crenças religiosas ou o sistema de parentesco das etnias americanas.Naturalmente, as informações assim obtidas deviam submeter-se a uma severa crítica interna e externa, afim de filtrá-las dos preconceitos ou interpretações falsas inerentes a tod…

PALESTRA INFORMATIVA Estratégias em sala de aula 12 de Setembro de 2009

PALESTRA INFORMATIVA
Estratégias em sala de aula
12 de Setembro de 2009

PALESTRAS INFORMATIVAS 2009
Atendendo à grande procura, o CEEC - Centro de Estudos e Eventos Científicos da ABD realizará Palestras Informativas sobre Dislexia, dirigidas aos professores e profissionais
do Ensino Público e Particular.

O próximo encontro será realizado no dia 12 de setembro 2009 - Sábado das 10hs às 12hs
Tema - Estratégias em Sala de Aula
Palestrante - Silvana Chatagnier Perez - Psicopedagoga

Local: Auditório da ABD na Av. Angélica, 2318 - 7º andar - Higienópolis
São Paulo - SP

Taxa de adesão R$ 15,00 (quinze reais) por participante e por palestra.
Depositar no Banco Bradesco - Ag. 0614-9 - Cta. 63344-5
nominal à Associação Brasileira de Dislexia.


Clique e faça sua inscrição no site!

Para confirmar sua inscrição e garantir sua…

Centro Corsini recebe Prêmio de Ludicidade por Brinquedoteca

Olá, boa noite a você que visita este espaço. Gostaria de compartilhar com todos os leitores, este prêmio. De uma amiga nossa de faculdade fez. Tive sorte de fazer o curso de pedagogia rodeado de mulheres, super inteligêntes e talentosas.


Projeto de espaço lúdico da Unidade de Apoio Infantil (UAI) é premiado pelo Ministério da Cultura O Centro Corsini, organização não-governamental de Campinas/SP, recebeu o Prêmio Ludicidade da Secretaria de Programa e Projetos Culturais do Ministério da Cultura por seu projeto de implantação da “Brinquedoteca da UAI”. O Prêmio, de R$18.000,00, é destinado a entidades sem fins lucrativos, legalmente constituídas, e instituições governamentais que atuem também no segmento da Criança e Adolescente.O Prêmio de Ludicidade teve como objetivo premiar propostas inovadoras e bem estruturadas que pudessem contribuir para uma política nacional de transmissão e preservação da Cultura da Infância, por meio de ações que assegurem os direitos da criança e do adolesc…