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Mostrando postagens de Novembro, 2009

Os doze livros para a formação pessoal do gestor escolar

Os doze livros para a formação pessoal do gestor escolar Mais sobre gestão e formaçãoVídeoEspecialista Fernando Luiz Abrúcio fala sobre as práticas comuns à Gestão Escolar eficaz
ReportagensOs quatro segredos da gestão eficazEscola da famíliaOs caminhos para a formação de professoresAqui a violência não entra 1. Raízes do Brasil: Fundador da moderna História do Brasil, esse livro de Sérgio Buarque de Holanda aborda aspectos da vida social, política e econômica para explicar as origens da identidade brasileira. Fundamental para entender traços da personalidade nacional como a dificuldade que temos de separar o espaço público do privado, habilidade imprescindível para o gestor escolar.

2. Casa Grande & Senzala: Mesmo após setenta anos da sua publicação esse texto histórico com linguagem literária do sociólogo Gilberto Freyre permanece um clássico da historiografia brasileira. Abordando os antagonismos de classe que estão na fundação das desigualdades da nossa sociedade, o autor ajuda a …
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Jerome Bruner pai da Psicologia Cognitiva

Jerome Bruner nasceu emNew York in 1915; graduou-se na Universidade de Duke em 1937 e posteriormente em Harvard em 1941, obteve o título de doutor em Psicologia e tem sido chamado o pai da Psicologia Cognitiva, pois desafiou o paradigma do behaviorismo. Um aspecto relevante de sua teoria é que o aprendizado é um processo ativo, no qual aprendizes constroem novas idéias, ou conceitos, baseados em seus conhecimentos passados e atuais. O aprendiz seleciona e transforma a informação, constrói hipóteses e toma decisões, contando, para isto, com uma estrutura cognitiva. A estrutura cognitiva (esquemas, modelos mentais) fornece significado e organização para as experiências e permite ao indivíduo "ir além da informação dada" , em decorrência, acredita que a aprendizagem é um processo que ocorre internamente, mediado cognitivamente, e não um produto direto do ambiente, das pessoas ou de fatores externos àquele que aprende, mas, sem esquecer-se dos aspectos sociais e c…

VIDEO UNOPAR - GLOBO UNIVERSIDADE v2

VIDEO UNOPAR - GLOBO UNIVERSIDADE v2Vídeo publicado no globo universidade sobre os cursos EAD da UNOPAR


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Teoria de Ausubel: Cognoscitiva ou Cognitiva

David Paul Ausube Teoria de Ausubel: Cognoscitiva ou Cognitiva
Por: Lanuzia Celestrini Amorezio Coelho De Souza[1] Lanuzia Celestrini[2] Neliane Antonio Grigorio[3] Judite Filgueiras Rodrigues[4] Mediante estudos e explanações, podemos dizer que a teoria da assimilação de David Paul Ausubel (1989), ou teoria da aprendizagem significativa, é uma teoria cognitivista e procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estruturação do conhecimento. O autor concentra-se principalmente nesta questão, de modo que dos seus trabalhos percebe-se uma proposta concreta para o cotidiano acadêmico. Ele acredita no valor da aprendizagem por descoberta, mas volta a valorizar a aula do tipo expositiva. Segundo a teoria de Ausubel (1989), os principais conceitos relativos à aprendizagem se articulam esquematicamente da seguinte forma: Estrutura cognitiva - A estrutura cognitiva é o conteúdo total e organizado de idéias de um dado indivíduo; ou, no contexto …

Educação a distância e um pouco de sua história.

Educação a distância Educação a distância (EaD, também chamada de teleducação) é a modalidade de ensinoaprendiz não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem, assim como, permite também que faça seu auto estudo em tempo distinto. Diz respeito também à separação temporal ou espacial entre o professor e o aprendiz. que permite que o A EaD deve ser vista como possibilidade de inserção social, propagação do conhecimento individual e coletivo, e como tal pode ajudar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. É nesta direção que a Universidade vê a possibilidade de formar cidadãos conscientes de seu papel sócio político, ainda que vivam em regiões onde a oportunidade de ensino de qualidade seja remota ou que a vida contemporânea reduza a disponibilidade para investir nos estudos.
A interligação (conexão) entre professor e aluno se dá por meio de tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet, em especial as hipermídias, mas também pode…