Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril, 2010

Sugestão de leitura de livro do editor do blog. Psicopedagogia e arteterapia Teoria e prática na aplicação em clínicas e escolas

Este livro surge para acrescentar informações nas áreas de Arteterapia e Musicoterapia e orientar pacientes, professores e profissionais de saúde para que sejam aplicadas técnicas bem fundamentadas e que realmente funcionam. A obra, também, faz a relação entre as técnicas de Arteterapia e a aplicação dos psicopedagogos. As técnicas aqui descritas e experiências aqui relatadas pretendem servir aos leitores como fundamentação e orientação tanto educacional quanto clínica, terminando em definitivo com essa grande confusão envolvendo Arteterapia, Arte como Terapia e Arte-Educação.

Sumário:
INTRODUÇÃO
PEQUENA DESCRIÇÃO DAS ÁREAS CITADAS
PRINCIPAIS PRECURSORES DAS ÁREAS DE ARTETERAPIA  E MUSICOTERAPIA
CONCLUSÃO DE PESQUISA  HISTÓRICA
PENSAMENTOS DOS CITADOS NESTA  PESQUISA
INSULINOTERAPIA, LOBOTOMIA E ELETROCHOQUE
ARTETERAPIA

Diferença entre arte como terapia,  Arteterapia e Arte-educação Arte como terapia  E a Arte-Educação, o que vem a ser? A dramaturgia impulsionando a Terapia  Consulta e sessões em A…

Arte terapia

Arte terapiaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Arte terapia é um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo, através de sua simbologia. Variados autores definiram a Arte terapia, todos com conceitos semelhantes no que diz respeito à auto-expressão. É a arte livre, unida ao processo terapêutico, que transforma a Arte terapia em uma técnica especial. A Arte terapia distingue-se como método de tratamento psicológico, integrando no contexto psicoterapêutico mediadores artísticos. Tal origina uma relação terapêutica particular, assente na interacção entre o sujeito (criador), o objecto de arte (criação) e o terapeuta. O recurso àimaginação, ao simbolismo e a metáforas enriquece e incrementa o processo.

Plano de aula: Geografia Biomas brasileiros: Parte 4 - Cerrado

Biomas brasileiros: Parte 4 - Cerrado Bloco de Conteúdo
Paisagem Conteúdo
Paisagens brasileiras Mais sobre biomas brasileiros Série sobre biomas brasileiros:
Parte 1 - mapeamentoParte 2 - AmazôniaParte 3 - Mata AtlânticaParte 4 - CerradoPlaneta Sustentável:
Cerrado paulistaDelícias do cerradoEsqueceram o desmate do Cerrado Objetivos
Identificar e compreender a distribuição e a configuração natural do cerrado brasileiro, incluindo suas formações abertas, florestas e ecossistemas associados.
Relacionar coberturas vegetais, fauna, clima, relevo, solos e recursos hídricos do bioma.
Correlacionar distribuição e biodiversidade do bioma.
Identificar e avaliar processos de expansão agrícola, industrialização, urbanização e construção de sistemas viários e seus efeitos no bioma.
Reconhecer e analisar unidades e políticas de conservação e usos sustentáveis do bioma.

Conteúdos
Bioma Cerrado: caracterização, configuração natural, usos, riscos e ameaças;
Biodiversidade;
Populações tradicionais e di…

A importância da Educação Física nos Anos Iniciais

o livro acima é sugestão.
Por: Carla Vasconcelos de Menezes
A totalidade do ser humano se diferencia no transcurso da evolução humana. A medida que se desenvolve o homem acentua suas predisposições e as influência do mundo circundante na estrutura holística do ser, e a Educação Física como participante deste processo tem como objetivo desenvolver e estimular o lado biológico do homem, suas aptidões corporais e sensoriais, concomitante com o lado emocional, oferecendo-lhe estímulos ao desenvolvimento em seu campo de ação (Padrão Referencial de Currículo, 1996). Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997 (PCNs), o trabalho de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com a finalidade de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções. A área de Educação Física …

Em sintonia com a intuição

Edição 352 - 14/02/05
REPORTAGEM DE CAPA Em sintonia com a intuição Qualidade cada vez mais apreciada no mundo corporativo, a intuição é tema de Blink, livro que virou coqueluche entre os executivos americanos ANA TEREZA CLEMENTE
Colaborou Suzane Frutuoso Fabiano Accorsi/ÉPOCA São flashes rapidíssimos que alertam sobre um perigo, indicam uma saída para um impasse profissional, dão pistas de como contornar uma briga amorosa. São segundos da mais legítima intuição, que, para os já treinados, ajudam a encontrar soluções. Os céticos acreditam que essas impressões instantâneas são apenas frutos da imaginação. Para o americano Malcolm Gladwell, contudo, são uma forma de ratificar a fama de bom escritor e guru de executivos. O autor do recém-lançado Blink: the Power of Thinking without Thinking (algo como Em um Piscar de Olhos: o Poder de Pensar sem Pensar, ainda sem tradução em português) está fazendo enorme sucesso nos Estados Unidos porque revela, por meio de uma série de histórias saborosas,…