Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio, 2010

Na boca do povo Básico, simples e apetitoso: o pão é o símbolo do alimento universal por Marcia Bindo

Esta matéria da revista Vida Simples, é bem interessante para trabalhar história, a matemática, a arte. De uma maneira interdisciplinar, ou transdisciplinar. Isto com as crianças da 4ª série, ou melhor 5º ano do fundamental 1. Desta maneira usando nossa criatividade podemos expandir as disciplinas  e ao mesmo tempo dar uma aprendizagem significativa. No caso na matemática , poderiamos trabalhar a questão do tratamento da informaçãomodelagem matematica e formas geométicas, na artes poderiamos trabalhar o manuseio e formas a fruição e o aroma, na história ai tem muita coisa de cada povo.

Mostrar tudo

Aprenda a fazer pãoVeja algumas receitas para reaproveitar pães amanhecidos Aprenda a fazer pãoVeja algumas receitas para reaproveitar pães amanhecidos"É do mundo" Edições Anteriores

É de manhãzinha quando sai a primeira fornada. Dá quase para escutar o canto do pão, estalando de quente, anunciando o começo de mais um dia. Na vitrine, espremem-se baguetes, broas, ciaba…

Videos em espanhol (pluralidade cultural) Entrevista sobre la dislexia

encodigo—November 18, 2008 — Entrevista sobre la dislexia a Eduardo Herrera en Etb2.Durante la entrevista se describen los síntomas y un nuevo programa para el entrenamiento lector: la pizarra dinámica de lecto escritura.







Obrigado por sua visita, volte sempre.

Café Cultura - Transpessoal: uma visão integral do Ser Humano

Vai fazer o que neste final de semana? Humm na sabe então ai vai um programa bem interessante pra vc de Campinas e Região. Veja abaixo.

Café Cultura - Transpessoal: uma visão integral do Ser Humano.05 de Junho de 2010 
14h30
Livraria Cultura
Shopping Center
Iguatemi Campinas
A abordagem transpessoal parte do princípio da presença de uma Inteligência ou Consciência Universal que cria, sustenta e transforma todas as manifestações. Une e integra as visões das tradições espirituais e as contribuições das ciências contemporâneas. O Ser Humano é a manifestação corporificada desta Inteligência capaz de desvelar e vivenciar esta sabedoria inata. No seu processo de "des envolvimento"  inclui e integra os aspectos corporais, emocionais e intelectuais com as dimensões existenciais e espirituais. Um caminho que vai  do pré pessoal ao pessoal e deste ao transpessoal.


Inscrições Online
Livraria 

1º Piso
Telefone: (19) 3751-4033 / 3751-4030

LIVRARIA CULTURAComo chegar,

Visualizar Iguatemi em um…

Estatísticas bem trabalhadas

MatemáticaPrática pedagógicaTratamento da Informação Edição 232 | Maio 2010 | Título original: Dados bem trabalhados Estatísticas bem trabalhadasDesenvolver boas atividades com estatística significa ensinar a moçada a coletar, organizar e interpretar dadosBeatriz Santomauro (bsantomauro@abril.com.br), de Urupês, SP Página  123 TRABALHO COMPLETO Na EMEF Professor Athayr da Silva Rosa, os alunos aprendem a estatística em detalhes. Fotos: Marcos Rosa Mais sobre tratamento da informação REPORTAGENS Relato de Daniela Mazoco, Professora Nota 10 de 2009

São Paulo abandona exigência para contratar professor

São Paulo abandona exigência para contratar professor Publicado em: 26/05/2010A Secretaria da Educação do Estado de SP autorizou a contratação de professores que não tenham prestado exame de seleção, contrariando resolução anterior, informa a reportagem de Fábio Takahashi, publicada nesta quarta-feira na Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).
Na primeira avaliação dos temporários, neste ano, o total de aprovados foi insuficiente. Mesmo reprovados foram convocados. Agora, até quem não foi examinado pode ser chamado.
Para sindicatos, a carência se deve a lei que, para evitar vínculo, afasta o professor eventual por 200 dias após um ano de aulas.
O governador Alberto Goldman (PSDB) admitiu a falta de docentes de física.
O problema é geral, afirmam sindicalistas. A secretaria confirmou deficit em exatas e diz que a norma visa prevenir eventual escassez de professores. Fonte: UOL


Obrigado por sua visita, volte sempre.

Pedagogia e didática: duas ciências independentes.Monografia

Pedagogia e didática: duas ciências independentes
Enviado por Benito Almaguer Luaiza
RESUMO A Pedagogia e a Didática são ciências particulares autônomas? É a Didática um ramo da Pedagogia, ou suas inter-relações são parte do próprio materialismo-dialético? Qual é, não a hipotética, mas a verdadeira relação entre Educação e Ensino? Essas e muitas outras interrogantes serão respondidas sucintamente neste trabalho, que a sua vez é uma síntese de uma obra maior, que levou mais de 10 anos de pesquisas: Pedagogia e Didática: duas ciências autônomas. Reflete-se sobre as origens, as categorias, leis, princípios e métodos de pesquisas de cada uma destas ciências. Conclui-se com uma valoração prática da importância desta distinção. PALVRAS CHAVES: Pedagogia, Didática, Educação, Ensino, Instrução. INTRODUÇÃO Até hoje, primeira década do século XXI, em muitos países, a Pedagogia é questionada como ciência independente, e a Didática é considerada, no melhor dos casos, como uma disciplina ou ramo dela. P…

Psicossomática, o que é?

Psicossomática Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação, pesquisa A psicossomática é uma ciência interdisciplinar que integra diversas especialidades da medicina e da psicologia para estudar os efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo e sobre o bem-estar das pessoas. A palavra psicossomática, na visão dos profissionais de saúde que compreendem o ser humano de forma integral, não pode ser compreendida como um adjetivo para alguns tipos de sintomas, pois tanto a medicinapsicologia estão percebendo que não existe separação entre mente, corpo, alma e espírito que transitam nos contextos sociais, familiares, profissionais e relacionais. Então, psicossomática é uma palavra substantiva que pode ser empregada para qualquer tipo de sintoma, seja ele físico, emocional, psíquico, espiritual, profissional, relacional, comportamental, social ou familiar. quanto a Por isso, na visão junguiana ou da psicologia integral, todo sintoma é psicossomático…

Preconceito lingüístico – o que é, como se faz (resenha do livro)

BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico– o que é, como se faz. Editora Loyola: São Paulo, 1999.
Marcos Bagno, em seu livro “Preconceito lingüístico: como é e como se faz”, trata de questões relacionadas ao preconceito lingüístico presente em alguns indivíduos e meios da sociedade brasileira. O autor tem como intenção tornar seu livro como um instrumento de combate a esse preconceito lingüístico. O autor traz, nessa obra, uma reflexão detalhada sobre alguns aspectos do uso da língua e leva-nos a pensar, analisar e ver o preconceito lingüístico como resultado de um embate histórico entre a língua e a gramática normativa. Ele faz críticas, principalmente, àqueles que tratam a gramática da língua portuguesa como se ela fosse o deus maior. Marcos Bagno aborda no primeiro capítulo do livro que a existência da permanência desse preconceito se dá devido a oito mitos que estão presentes na fala e na vida cotidiana dos brasileiros, sendo eles: “A língua portuguesa falada no Brasil apresenta uma unid…