Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro, 2010

Ensino primário na FRANÇA.

Entrevistas Anne-Marie Chartier Realizada em: 14/6/1999 Atuação: Professora Pesquisadora do Instituto National de Recherche Pedagogique, na França Obras: Discursos sobre a leitura, em co-autoria com Jean Hébrard, publicado pela Ática, 1995; Ler e escrever: entrando no mundo da escrita, em co-autoria com Christiane Clesse e Jean Hébrard, publicado pela Artmed Editora, 1996. Banco Salto – Como podemos definir o papel da escola na formação de leitores?Anne-Marie – Este é um ótimo tema, já que muitos estudos sobre como as crianças se tornam leitoras evidenciam o peso da família no aprendizado do gosto pela leitura. Um ponto que tem sido relegado é a importância da escola na formação do leitor. Recentes pesquisas de opinião pediram a adolescentes que citassem seus livros preferidos para, depois, compará-los aos livros recomendados pelos professores como leitura obrigatória. O fato surpreendente, até mesmo para os pesquisadores foi que, com freqüência, há uma correlação entre os livros…

DISCUSSÕES DE METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA

DISCUSSÕES  DE METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA


Obrigado por sua visita, volte sempre.

Artigos meus, TRABALHANDO COM A AVALIAÇÃO DO ERRO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

7 Dicas para dar aulas melhores

1 – Incite, não informeUma boa aula não termina em silêncio, ou com os alunos olhando para o relógio. Ela termina com ação concreta. Antes de preparar cada aula, pergunte-se o que você quer que seus alunos aprendam e façam e como você os convence disso?
Olhe em volta, descubra o que pessoas, nas mais diferentes profissões, fazem para conseguir a atenção dos outros. Por exemplo, ao fazer um resumo de uma matéria, não coloque um “título”; imagine-se um repórter e coloque uma manchete. Como aquela matéria seria colocada em um jornal ou revista? Use o espírito das manchetes, não seja literal, nem tente ser um professor do tipo:
Folha: Números Primos encontrados no congresso. 68% dos outros algarismos são contra.
IstoÉ: Denúncia: A conta secreta de Maurício de Nassau. Fernando Henrique poderia estar envolvido, se já fosse nascido.
Zero Hora: O Mar Morto não fica no Rio Grande do Sul. Apesar disso, você precisa conhecê-lo.
Caras: Ferro diz que relacionamento com oxigênio está corro…

RELATÓRIO PSICOMOTRICIDADE

RELATÓRIO PSICOMOTRICIDADE


Obrigado por sua visita, volte sempre.

Planejamento de ensino: peculiaridades significativas

Planos-de-aula Educa‹o nutricional para alunos do ensino fundamental

DDA na Familia

DDA na Familia


Obrigado por sua visita, volte sempre
.

A Pedagogia Waldorf e a Idade de Escolarização

A Pedagogia Waldorf e a Idade de EscolarizaçãoEscrito por Walter Hiller, Peter Lang e Martyn Rawson Uma coisa é certa: crianças têm capacidade de aprender, fantasia muito rica e força de vontade; são otimistas, abertas para o mundo, despreocupadas e curiosas. Os adultos têm a tarefa de não destruir tudo isso, e ajudar as crianças a desabrocharem, tanto quanto possível, os seus potenciais passíveis de desenvolvimento. A presente crise educacional é também um sinal para o fato de que, aparentemente, reina uma insegurança de como preencher essa tarefa educativa da melhor maneira possível. A discussão atual sobre a passagem do jardim de infância (1) para a escola é bem-vinda na pedagogia Waldorf, justamente porque esse processo de desenvolvimento tem um grande significado pedagógico. Os professores Waldorf são, no entanto, da opinião que a crise educacional só pode ser suplantada e estruturada de uma maneira sensata quando as decisões não são permeadas, em primeiro lugar, por aspectos polí…

CONCEITOS DA PSICOPEDAGOGIA E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM - apostila

CONCEITOS DA PSICOPEDAGOGIA E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM


Obrigado por sua visita, volte sempre.

Diagnóstico de deficit de atenção divide especialistas

GUILHERME GENESTRETI
DE SÃO PAULO O transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH), distúrbio que prejudica o aprendizado de crianças, tem provocado intensa polêmica no meio médico.

Segundo estimativas publicadas pela ABDA (Associação Brasileira de Deficit de Atenção), cerca de 5% dos jovens são portadores do distúrbio, mas um grupo de especialistas critica o que chama de "superdiagnóstico da doença" e as formas de lidar com os sintomas.

Convidado para um simpósio internacional sobre TDAH realizado neste mês pela Universidade Federal de São Paulo, o psicólogo Joseph Sergeant, da Universidade Vrije, Holanda, afirma que o transtorno deve ser tratado o mais rápido possível.

"Um jovem portador de TDAH que não desenvolveu todos os seus potenciais por falta de tratamento pode nunca atingir objetivos como ingressar numa universidade", afirma.

Sergeant diz que os médicos são mal preparados para detectar o transtorno. "A medicina é setorizada e o tra…

Álcool e cigarro podem retardar o início da puberdade - BOL Notícias

Texto 3 - Ciencia Politica Teoria e Metodo- Duverger

Provas AVALIAÇÃO SIGNIFICATIVA

Ava Da Aprendizagem e Provas AVALIAÇÃO SIGNIFICATIVA


Obrigado por sua visita, volte sempre.

::. Diagnóstico psicopedagógico na escola

::.Diagnóstico psicopedagógico na escola
Judite Filgueiras Rodrigues
Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas, Matemática, Educação Física, psicopedagoga, Mestre em Educação nas Ciências, Doutora em Ciências do Movimento Humano, autora do livro Educação Física Escolar: Aprender com o Movimento.
Enquanto construção a partir de várias áreas do conhecimento.E-mail: ju.judite@hotmail.com RESUMO
Este texto considera a Psicopedagogia como um saber híbrido que possibilita perceber o sujeito que aprende como centro do seu contexto. Nesse sentido, aborda o diagnóstico psicopedagógico na realidade escolar, configurando os possíveis obs…