Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março, 2011

Como estrear bem no cargo de diretor

Gestão EscolarDiretorDiretor escolar Como estrear bem no cargo de diretorConheça dicas preciosas e leia um breve panorama sobre a seleção e capacitação de diretores escolares para exercer essa função com sucessoNoemia Lopes (noemia.lopes@abril.com.br) Página  12
Mais sobre Diretor REPORTAGENS Os depoimentos de quatro diretoresProcura-se gestorOs quatro segredos da gestão eficazComo atua o trio gestorARTIGOS Ser gestor é muito mais do que estar gestorQuem elege o gestor?Como me aproximar das famílias dos alunos?ENTREVISTA Heloísa LückNigel BrookePESQUISA Seleção e Capacitação dos Diretores Escolares Todo diretor se lembra de seu primeiro dia na função. A estreia pode ter sido na escola onde já trabalhava como professor ou em outra totalmente estranha, mas o frio na barriga é o mesmo. Afinal, tudo é novidade: o papel de líder, a responsabilidade pela aprendizagem e pelo funcionamento da escola e o relacionamento com a comunidade.

Com tantas atribuições, é comum surgirem dúvidas sobre como agir n…

5 mitos da Educação

FormaçãoFormação continuadaProfessoresPrática 15 mitos da EducaçãoNesta reportagem, convidamos você a refletir sobre 15 ideias presentes no dia a dia da sua profissão. Vale a pena analisar como essas questões interferem em sua prática. Seus alunos vão agradecerElisângela Fernandes (novaescola@atleitor.com.br) Página  123456789101112131415 Mais sobre formação FÓR

CEAPP - Diagnóstico Psicopedagogico Institucional

De: atendimentoceapp

Criado em: 11/10/2010



A Dra Sílvia Santana do CEAPP, fala sobre o Diagnóstico psicopedagogico institucional onde relaciona a Escuta - onde psicopedagogo possa escutar o que o sujeito diz sobre o seu sintoma. A Transferência - que consiste no deslocamento do sentido atribuído a pessoa do passado para a pessoa do presente. A Contratransferência - que são as reações do inconsciente do psicanalista ao seu paciente




Obrigado por sua visita, volte sempre.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUSTENTABILIDADE AMAZÔNICA: DESAFIOS PÓS-MODERNOS

desafiosposmodernos_robson

Obrigado por sua visita, volte sempre.


A Formação Do Professor Universitário Como Intelectual Transformador

A partir de 2012, alunos terão quatro anos de Ensino Médio

Quem optar em realizar o curso profissionalizante concluirá os estudos em quatro anos

Estado de SP começa com o projeto, incluindo curso profissionalizante


O Ensino Médio é uma das etapas decisivas na vida escolar de um estudante. É a hora de aproveitar ao máximo para se preparar para o vestibular e escolher que carreira seguir. Pensando em dar oportunidade aos futuros profissionais, o Estado de São Paulo implantará, a partir de 2012, um curso técnico/profissionalizante.

Quem optar em realizar o curso profissionalizante concluirá os estudos em quatro anos, já que as aulas serão simultâneas entre o ensino geral e o técnico. O secretário de Estado da Educação, Herman Voordwarld, declarou que não será necessário fazer vestibulinho para ingressar em um dos cursos.

“Com a implantação do ensino técnico, o Estado volta a qualificar mão de obra já no Ensino Médio”, afirma a pedagoga e tutora do Portal Educação, Emileide Costa.

Ainda este ano serão firmados convênios com 28 unidades d…

RESPOSTA À REVISTA VEJA: a aula cronometrada

Para quem leu a reportagem "Aula Cronometrada" da revista veja e ficou indignado com a mesma, agradeçam as palavras dessa maravilhosa professora que soube externar muito bem nossas angustias e apelos.

Com a palavra, os professores!
CONSCIÊNCIA, PROFESSOR / EDUCADOR / MEDIADOR!
Abaixo, uma cópia da carta escrita por uma professora que trabalha no Colégio Estadual Mesquita, à revista Veja. Por favor, repassem a todos que conhecem. É longa mas vale a pena ler.
RESPOSTA À REVISTA VEJA:
Sou professora do Estado do Paraná e fiquei indignada com a reportagem da jornalista Roberta de Abreu Lima “Aula Cronometrada”. É com grande pesar que vejo quão distante estão seus argumentos sobre as causas do mau desempenho escolar com as VERDADEIRAS razões que geram este panorama desalentador.
Não há necessidade de cronômetros, nem de especialistas para diagnosticar as falhas da educação. Há necessidade de todos os que pensam que: “os professores é que são incapazes de atrair a at…

resenha, GERAÇÃO Y: O NASCIMENTO DE UMA NOVA VERSÃO DE LÍDERES. SIDNEI OLIVEIRA. SÃO PAULO: INTEGRARE EDITORA, 2010.

GERAÇÃO Y: O NASCIMENTO DE UMA NOVA VERSÃO DE LÍDERES. SIDNEI
OLIVEIRA. SÃO PAULO: INTEGRARE EDITORA, 2010.
Dulciane Torres Lins
Faculdade Instituto Paulista de Ensino, Rua Euclides da Cunha, 377, Centro, Osasco, SP, CEP
06016-030
A Geração Y, ou geração da Internet, é o nome dado por sociólogos para quem nasceuentre 1980 e 1999. Partindo desse conceito, o livro de Oliveira apresenta e discute ascaracterísticas, os comportamentos e as expectativas desse grupo em contraposição àsgerações anteriores. Ao longo de sete capítulos, o autor também discorre sobrecomportamento, liderança, relações interpessoais no âmbito familiar e profissional, partindode exemplos de fácil compreensão e adotando uma linguagem clara.
Os jovens, que hoje estão entrando na vida adulta, buscam viver intensamente cadaexperiência, prezam a informalidade no vestuário e na comunicação e estão sempreprocurando aumentar sua rede de relacionamento. Marcados pela necessidade dereconhecimento por tudo que fazem, também, são fle…

LP 2ª série

LP 2ª série
Obrigado por sua visita, volte sempre.

Estimulação na infância e o desenvolvimento cerebral

Estimulação na infância e o  desenvolvimento cerebral Psychopatology and the Brain Cyntia M. Khun and Saul M. Schanberg
As interações mãe-filho são cruciais para o crescimento somático e o desenvolvimento na conduta na maioria das espécies mamíferas. No entanto existem muitas espécies nesta interação que estende do contato físico próximo e constante entre a mãe e filho. Alguns, roedores e primatas, alimentados uma vez ao dia, onde os únicos contatos com os descendentes ocorrem entre os galhos de árvores, tem significante rompimento desta interação, com grande impacto no crescimento e desenvolvimento dos mesmos. A inte…