Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho, 2011

Notícias da educação: rede estadual pública paulista

Congresso deve regulamentar fériasClipping Educacional - Apeoesp/subsede São Bernardo do Campo A recente atitude do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, de fracionar as férias do magistério da rede pública de ensino reabriu um antigo debate sobre a regulamentação do direito de férias dos trabalhadores da educação básica, em especial dos profissionais do magistério. Estes, por sua vez, têm no calendário escolar a base para a organização do vínculo empregatício e, nas especificidades do exercício profissional, a necessidade de diferenciação de direitos trabalhistas e previdenciários, a exemplo da jornada máxima de trabalho de 40 horas semanais e da aposentadoria especial que reduz em cinco anos o tempo de contribuição e idade. Atualmente, cada sistema de ensino organiza as férias de seus profissionais de acordo com o ano letivo. Porém, muitos insistem em não prever férias de 30 dias consecutivos, acrescido o período de recesso escolar no meio do ano, o que implicaria, n…

(LDB) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional quinta edição 2010

Citações e frases de Paulo Freire

Paulo Freire Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre. Paulo Freire
Veja também... Biografia na Wikipédia Paulo Freire. (19 de Setembro de 1921 - 2 de Maio de 1997). Educador brasileiro. "Pensar no amanhã é fazer profecia, mas o profeta não é um velho de barbas longas e brancas, de olhos abertos e vivos, de cajado na mão, pouco preocupado com suas vestes, discursando palavras alucinadas. Pelo contrário, o profeta é o que, fundado no que vive, no que vê, no que escuta, no que percebe (...) fala, quase adivinhando, na verdade, intuindo, do que pode ocorrer nesta ou naquela dimensão da experiência histórico-social." - Fonte: "Pedagogia da Indignação" "Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão." - "Pedagogia do Oprimido". Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 78 "Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." - Pedagogia do Oprimido.…

A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CORPORAL NA EDUCAÇÃOINFANTIL

17-pedagogia

Obrigado por sua visita, volte sempre.

12 Erros que os Pais Cometem

12 Erros que os Pais Cometem

Obrigado por sua visita, volte sempre.

ATIVIDADES LÚDICAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O que é Ética (A. S. Vazquez)

O que é Ética (A. S. Vazquez)


Enviado por em 14/08/2010 Descubra o que é ética e moral de um modo simples, engraçado e dinâmico, por Mario Sergio Cortella

Obrigado por sua visita, volte sempre.

o que é um mapa mental?

Mapas Mentais Árvores ilustradas para maior produtividade O problema - Você já deve ter assistido a aulas ou palestras que não conseguiu acompanhar, não? Talvez no começo até conseguiu, mas em algum momento se perdeu e não achou o rumo de novo. Ou quem sabe estava estudando algum assunto que devia aplicar para resolver um exercício mas simplesmente não conseguia saber por onde começar e nem tinha um roteiro ou algo assim que lhe permitisse saber onde estava e por seguir. É como um quebra-cabeças cuja imagem final você não conhece e cujas peças não se encaixam. Uma possível causa para esses tipos de dificuldades não está em você, mas sim na maneira como o conhecimento lhe é apresentado: um problema didático. É muito comum o conhecimento ser apresentado em formato descritivo e discursivo: alguém fica falando "horas" sobre algo, não mostra sequer uma figura, que seja um esquema, possivelmente com muitos conceitos novos ou novos significados para palavras existentes e e…

Dicas para professores iniciantes

ENSINO Dicas para professores iniciantes Prepare-se Às vésperas da primeira aula, um professor pode ter algumas reações desagradáveis, como ansiedade e medo. O novo professor também pode acreditar que é tímido, e ter dúvidas quanto ao seu desempenho em sala. Não creio que isso possa ser considerado "normal", mas são reações freqüentes. Na minha opinião, isso decorre de uma avaliação distorcida que fazemos: imaginamo-nos dando aulas e as coisas dando errado, só que não incluímos na avaliação a preparação que iremos fazer. Você pode considerar os medos e ansiedades como procedentes, se você fosse dar aulas naquele momento. Inclua uma preparação no caminho entre o agora e o momento das aulas e você vai perceber que as emoções vão se modificando à medida que você vai se preparando. Isto vale, é claro, se você pretende se preparar o necessário para o que vai fazer. Minhas sugestões para essa preparação: 1) Planeje bem as aulas Faça um planejamento detalhado do que vai faze…

Diagnóstico na alfabetização para conhecer a nova turma, com videos e slides

Língua Portuguesa Alfabetização inicialPrática pedagógica Diagnóstico na alfabetização para conhecer a nova turma Mesmo antes de saber ler e escrever convencionalmente, a criança elabora hipóteses sobre o sistema de escrita. Descobrir em qual nível cada uma está é um importante passo para os professores alfabetizadores levarem todas a aprender Anderson Moço (novaescola@atleitor.com.br), reportagem sugerida pela leitora Ana Carla de Oliveira, São Paulo, SP. MANTENHA O FOCO  A sondagem deve ser individual, o que torna necessário propor ao resto da turma uma atividade que dispense ajuda. Foto: Marcos Rosa Nos primeiros dias de aula, o professor alfabetizador tem uma tarefa imprescindível: descobrir o que cada aluno sabe sobre o sistema de escrita. É a chamada sondagem inicial (ou diagnóstico da turma), que permite identificar quais hipóteses sobre a língua escrita as crianças têm e com isso adequar o planejamento das aulas de acordo com as necessidades de aprendizagem. Ela permite uma…