quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Estado propõe diminuir português e matemática



Estado propõe diminuir português e matemática


O governo do estado de São Paulo encaminhou uma proposta de reformulação curricular do ensino médio para as escolas estaduais. Segundo a proposta, as matérias de Português e Matemática perdem espaço para outras disciplinas.

Com a reformulação, os estudantes poderão escolher entre os três currículos disponíveis: linguagens e código, ciências da natureza e matemática, ciências humanas. Cada um com maior ênfase nas áreas que os nomeiam.

A proposta que visa atrair mais alunos para a escola, promover uma formação integral e prepará-lo para o mercado de trabalho segue na contramão de seus objetivos. Segundo a professora de Comunicação Empresarial e Português Jurídico das Faculdades Integradas da Fundação Padre Albino, Vera Lúcia Lopes Spina, os alunos estão chegando cada vez mais despreparados às faculdades, com dificuldade de leitura e interpretação de texto, atividades básicas para um estudante em sua formação e até mesmo em seu cotidiano. “Com a diminuição da carga horária esse problema só vai piorar, é preciso preparar os alunos para formação e também para a vida, o mercado de trabalho exige uma boa comunicação”, afirmou a professora.

Em relação à Matemática, a professora que também concorda que até mesmo nas áreas menos ligadas a Exatas é preciso ter um conhecimento básico disso.

As escolas estaduais receberam um documento com a proposta, e em outubro se iniciará uma rodada de discussão sobre a aprovação e as possíveis mudanças. A proposta encaminhada às escolas foi elaborada por um grupo de educadores da rede estadual supervisionados pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp). Segundo a assessoria da Secretaria de Estado de Educação, é preciso salientar que o documento encaminhado às escolas é apenas uma proposta e não uma norma. Ainda segundo a assessoria de comunicação, o documento será amplamente debatido com o Magistério.

Matérias como Química, Física, Espanhol, Filosofia e Sociologia ganham maior importância na nova grade curricular, e mesmo aos que escolherem o currículo com ênfase em linguagens e códigos terão menor carga horária em relação à matéria de Português. Atualmente os alunos têm 560 aulas da disciplina durante o Ensino Médio, já no novo currículo se escolher o com maior ênfase em linguagem terá 440 aulas. Cerca de 20% menos que a atual.

E o maior agravante e que pode gerar polêmica é que as matérias que estão com proposta de redução de carga horária são as que os alunos apresentam problemas e rendimento abaixo do esperado. “O que deveriam fazer é intensificar as aulas no colegial para melhor preparar esses alunos, e não diminuir as aulas porque não são atrativas”, afirmou Vera Lúcia Spina.

A administração estadual busca maior equilíbrio na distribuição das matérias com a reformulação curricular, sem questionar muito as necessidades reais dos estudantes. A aplicação do Português e da Matemática na vida cotidiana pode ser percebida com uma análise simples do dia de uma pessoa, e esse fato pode gerar muitas discussões sobre a proposta do governo estadual.

 “O português é primordial, porque através dele podemos enxergar e entender as disciplina e os acontecimentos da vida, dentro da rotina acadêmica para elaboração e compreensão das matérias, e fora porque é preciso se comunicar”, concluiu a professora Vera Lúcia Spina.

fontehttp://www.oregional.com.br/portal/detalhe-noticia.asp?Not=2639




Obrigado por sua visita, volte sempre.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

terça-feira, 27 de setembro de 2011

ORGANIZACIÓN DE LA CLASE (II BIMESTRE). vídeo-aula em espanhol




Enviado por  em 01/08/2008
Univercidad Técnica Particular de Loja
Educación Infantil
Iniciación a la Lecto-Escritura
II Bimestre
Ponente (s): Lic Tania Navas
Proceso Lectoescritor
Lectura
Escritura
Métodos Enseñanza-Aprendizaje





Enviado por  em 01/08/2008
Univercidad Técnica Particular de Loja
Educación Infantil
Organización de la Clase
II Bimestre
Ponente (s): Dra Enith Quezada
Aprendiendo en el Salón

Categoria:



Obrigado por sua visita, volte sempre.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Pensamentos sociológicos Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber

Pensamentos sociológicos Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber

Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Marx e a Educação - Nildo Viana

Marx e a Educação - Nildo Viana

Obrigado por sua visita, volte sempre.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ficha de trabalho água 5º ano

Ficha de trabalho água 5º ano

Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Acontece na Faculdade de Educação da Unicamp. V semana da educação 2011





26 a 30/09/2011,
na Faculdade de Educação
Unicamp



2011 é um ano especialmente importante para o futuro próximo da educação brasileira: está para ser aprovado um novo Plano Nacional de Educação, para o decênio 2011 - 2020.
Uma vez mais, estamos diante da possibilidade de começar a superar problemas crônicos da educação brasileira, tais como o financiamento deficitário de todos os níveis da educação e a crescente e voraz participação dos setores privados - cujos lobbistas já estão se articulando para retirar, das metas de expansão, qualquer referência à gratuidade do ensino, assim como qualquer regulação do setor privado. Ou seja: não estamos somente diante da referida possibilidade de superação de problemas antigos, mas também estamos sob o risco de que os problemas da educação sejam agravados.
Neste sentido, nós, da Comissão Organizadora da Semana de Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, pretendemos contribuir para o debate público e para a organização popular contra os setores privatistas da educação, promovendo uma Semana de discussão intensa dos desafios que nos estão sendo (re)colocados pelo novo PNE.
Sabemos que muitas das metas propostas para esta nova década são decorrências do não-cumprimento das metas do PNE anterior e mesmo da insuficiência das metas passadas, nas quais, lamentavelmente, o Governo Federal segue insistindo - o aumento progressivo do investimento público em educação visando aos 7% do PIB brasileiro é apenas a mais gritante dessas metas insuficientes, quando se dispõe do PNE da Sociedade Brasileira, de 1997, que nos aponta e sustenta a necessidade de 10% do PIB brasileiro para a Educação.
Portanto, gostaríamos de contar com a presença de todos os estudantes e profissionais da área da educação, bem como de todos os interessados pela democratização do acesso à educação de qualidade em nosso país, para que avancemos, nesta nossa Semana da Educação, rumo à superação dos problemas crônicos da Educação brasileira. Como antes, essa superação passa pela mobilização e pelo esclarecimento da população contra os setores privatistas. É para isso que pretende servir esta nossa Semana.
Comissão Organizadora


Programação


26/09 - segunda-feira
19h00

Mesa Redonda:Avaliação da vigência do PNE 2001 - 2010
Profa. Dra. Lisete Arelaro (FE/USP)
27/09 - terça-feira
09h00Oficina: Meu Corpo sou eu
A proposta da oficina foca o corpo de maneira holística, através de seus sons e movimentos. Realizam-se exercícios corporais que ampliam nossa consciência de nosso próprio corpo e são direcionados para composição cênica.

Os participantes devem vestir roupas confortáveis e de tons neutros (branco, bege, cinza, marrom ou preto) e trazer uma peça de ruoupa que tenha valor afetivo e que possa ser usada publicamente.
Responsável: Valdirene Rodrigues de Carvalho
Duração: 3 horas
Vagas: 20
14h00Mesa Redonda: Ensino Superior e Educação à Distância
Prof. Dr. César Augusto Minto (ADUSP)
Prof. Ms. Lalo Watanabe Minto (Doutorando FE/Unicamp)
19h00Oficina: Hai-Kai animado: desenho animado artesanalResponsável: Maurício Squarisi
Duração: 3 horas
Vagas: 20


Oficina: MusicalizaçãoRecomendado para quem trabalha com educação infantil, ensino fundamental ou EJA - em seguida, haverá roda de conversa a respeito de lei de implementação de ensino obrigatório de música.
Responsável: Rafaela Aline Freitas
Duração: 4 horas (2h + 2h)
Vagas: 20


Oficina: 
Experiências em Química e Física: experimentos na área de Química e Física
Responsável: Lucas R. da Silva
Duração: 2 horas
Vagas: 20


Oficina: 
Origami: confecção de kusudamas
Responsável: Danielle Porfirio
Duração: 4 horas
Vagas: 20


Oficina: 
Vivência: Pedagogia Griô
Responsável: Marcos Simplício (membro da Comissão Nacional dos Griôs e Mestres de Tradição Oral)
Duração: 3 horas
Vagas: 30
28/09 - quarta-feira
09h00Mini-Curso:
História da Exploração da infância
Responsável: Prof. Dr. Sidney Aguilar Filho
Duração: 8 horas
Vagas: 30


Oficina: 
Contação de Histórias
Responsável: Claudio Camargo
Duração: 3 horas
Vagas: 20


Oficina: 
Recreação: dos Jogos de quadra aos grandes jogos utilizando a tecnologia
Responsável: André Benatti de Andrade
Duração: 4 horas
Vagas: 20


Oficina: 
Vivência Musical
Responsável: Marta Raquel de Araújo Lima Moreira
Duração: 3 horas
Vagas:30
14h00Mesa Redonda: 
Ensino Médio e Educação Profissional
Profa. Dra. Marise Nogueira Ramos (FE/UERJ)
Prof. Dr. Celso João Ferretti (UNISO)
19h00Mesa Redonda: 
Educação Infantil e Ensino Fundamental
Peterson Rigato da Silva e Profa. Ms. Sylvie Bonifácio Klein - Fórum Paulista de Educação Infantil
Profa. Dra. Helena de Freitas (FE/Unicamp)
29/09 - quinta-feira
9h00Mini-curso:
A EJA (Educação de Jovens e Adultos) no PNE: desafios e perspectivas
Educação de Jovens e Adultos no mundo e no Brasil; Principais características do Plano Nacional de Educação; O contexto da EJA e as exigências educativas contemporâneas no PNE;
Responsável: Profa. Ms. Nima I. Spigolon (Doutoranda FE/UNICAMP)
Duração: 3 horas
Vagas: 30


Oficina:
Crítica das Mídias em sala de aula
Apresentar conceitos de crítica das mídias, arquivo audiovisual e documentário reflexivo. Realizar experiências de edição de imagens de arquivo, gravação e edição de entrevistas e depoimentos fake.
Responsáveis: Profa. Ms. Iara Helena Magalhães (UNITRI - Uberlândia) e Prof. Ms. Guilherme Francisco Lopes (UNITRI - Uberlândia)
Duração: 8 horas (manhã e tarde)
Vagas: 20


Oficina:
Yoga Natural
Implicação do Yoga natural no processo de ensino e aprendizagem.
Responsável: Mariana Ferreira Martines
Duração: 3 horas
Vagas: 30


Oficina: 
Arte e Reciclagem
Técnicas e idéias para confecção de peças a partir da reciclagem do papel
Responsável: Beto Samu
Duração: 4 horas
Vagas: 20
14h00Oficina:
Roda de conversa - Pedagogia IntegradaA Pedagogia Integrada é o caminho natural que conduz o ser ao autoconhecimento e a descoberta do seu potencial produtivo - A Força Interna: uma nova proposta de Educação para a Vida.
Responsável: Carmen Lúcia F. Martines
Duração: 3 horas
Vagas: 30


Oficina:
Contato Improvisação: dança (ou estudo do movimento) que compartilha o improviso através do encontro de corpos: foco no (re)descobrimento de seu próprio corpo.
Venha com roupa confortável e preparada(o) para mover-se!
Responsável: Raquel Minako
Duração: 4 horas
Vagas: 20


Oficina:
Jogos matemáticos e materiais recicláveis
Responsáveis: Roseline Ardiles e Melissa Sayuri Nakasaki
Duração: 3 horas
Vagas: 20
19h00Mesa Redonda: 
Financiamento da Educação
Deputado Federal Ivan Valente (PSol/SP)
Profa. Ms. Lighia Brigitta Horodynski-Matsushigue (ADUSP)
30/09 - sexta-feira
09h00Mini-Curso:
História da Exploração da infância 
Responsável: Prof. Dr. Sidney Aguilar Filho
Duração: 8 horas
Vagas: 30
Oficina: 
Jogo da Sustentabilidade
O jogo inicia com uma história e se desenrola em várias fases, criando possibilidades de interação do grupo entre si, com o jogo, com o tema, com idéias, até que se gera um plano de ação com prioridades. Além de socializar o conhecimento do grupo, o jogo desperta a consciência crítica para os problemas ambientais locais de uma forma democrática e autônoma;
Responsável: Beto Samu
Duração: 4 horas
Vagas: 20
14h00Mesa Redonda: 
Valorização dos Profissionais da Educação
Prof. Dr. Dermeval Saviani (FE/Unicamp)



FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UNICAMP
 
   Av. Bertrand Russell, 801
Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
13083-865 - Campinas - SP - Brasil
 



Inscrições clique aqui

Obrigado por sua visita, volte sempre.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Palestra: Pedagogia Social: um novo olhar para a educação. UNISAL Campinas


Educação e Sociedade: Concepções.
24/09
Palestra: Pedagogia Social: um novo olhar para a educação

A Pedagogia Social, que tem seu início nos ambientes não escolares e que busca uma organização social por meio de suas relações, traz uma nova perspectiva de educação. Além de ampliar a pedagogia para os espaços públicos e coletivos, trabalha valores e mudanças sociais que despertam nas outras linhas pedagógicas, uma esperança de se retomar esses conceitos em outros ambientes educacionais. Aponta a possibilidade de retomar a formação humana, com as responsabilidades sociais da família e da escola. Enfim, não se busca por denominações, mas pela educação efetiva que proporciona o desenvolvimento integral do ser humano e seu bem estar social.

Palestrante:Profª Sueli M. P. Caro

Data:24 de setembro de 2011

Horário:
10h00 às 12h00

Local:UNISAL São José
Aud. Jan Dec

Realização:UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo

INSCRIÇÕES ON LINE*:  Clique aqui
Atenção - em caso de não ser aluno do UNISAL, zerar o campo do RA, de preenchimento obrigatório.

*Obrigatória para a emissão do certificado
Campinas - Campinas / São José
Av. Almeida Garret, 267 - - Jd. Ns. Sra. Auxiliadora - Campinas / SP
Supervisor Pós Graduação - Educação:             (19)3744-3000       Ramal: 3143
Supervisor Pós Graduação - Gestão:             (19)3744-3000       Ramal: 3050
Secretaria:             19 -3744 3100       Ramal: 3101
Tesouraria:             19 -3744 3102       Ramal: 3102
Assistente Social:             19 - 3744 3106      
Biblioteca:             19 - 3744 3105      
Secretaria de Relacionamento Empresa-escola:             19 - 3744 3140      
Secretaria Etec:             19 - 3744 3104       Ramal: 3104
Pabx:             (19)3744-3000       Ramal: 3000
Supervisor Pós Graduação - Tecnologia:             (19)3744-3000       Ramal: 3142
 

Vagas
24/09/2011 às 00:00 até 00:00 - Local: Aud. Jan Dec



Obrigado por sua visita, volte sempre.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Manda para seu amigo ou sua amigo não desistir ainda dá tempo.

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.