Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro, 2011

A relação entre escrita alfabética e escrita inconsciente Um instrumento de trabalho na alfabetização de crianças psicóticas

Psicoanálisis <> Psicopedagogía A relação entre escrita alfabética e escrita inconscienteUm instrumento de trabalho na alfabetização de crianças psicóticas Ilana Katz Zagury Fragelli
Psicanalista, mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no IP/USP.
Dissertação apresentada ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia.
Área de concentracão: Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano
Orientadora: Profª Dra. Maria Cristina Machado Kupfer
e-mail: ilanakzf@uol.com.br O atendimento clínico das crianças psicóticas que frequentam a Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida produziu questões que se referiam as possíveis relações da escrita alfabética com o tratamento. A escrita pode ocupar um lugar especial no tratamento de crianças psicóticas? Qual é o valor do que essas crianças escrevem? Parecia curioso que, para algumas crianças, a produção de escrita, até então apenas relacionada ao process…

Modalidades de aprendizagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Para falar em Modalidades de Aprendizagem sintomática, que são popularmente conhecidas por dificuldades de aprendizagem, faz-se necessário compreender o processo denominado adaptação. O processo de adaptação, conforme Piaget, cumpre-se graças a um duplo movimento complementar de assimilação e acomodação. Através do primeiro, o sujeito transforma a realidade para integrá-la às suas possibilidades de ação e, através do segundo, transforma e coordena seus próprios esquemas ativos, para adequá-los às exigências da realidade.(Paín, 1989, p.46). A Psicopedagogia volta seu olhar para o modo como o sujeito aprende, portanto, aprofunda o estudo do processo de adaptação formulado por Piaget. Paín (1989) descreve as Modalidades de Aprendizagem sintomática tomando por base o postulado piagetiano. Descreve como a assimilação e a acomodação atuam no modo como o sujeito aprende e como isso pode ser sintomatizado, tendo assim características de um excesso ou es…

Projeto Cores e Formas GeomÉtricas Maternal

Projeto Cores e Formas GeomÉtricas Maternal

Obrigado por sua visita, volte sempre.

História do Material Didático Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva (UFMG/CNPq/FAPEMIG)

Atividades anos iniciais, Artigo Definido e Indefinido

Artigo Definido e Indefinido

Veja:
o menino                                       os meninos 
o cachorro                                   os cachorros As palavras a, o, as, os são artigos e acompanham substantivos. Esses artigos indicam que estamos falando de um determinado menino e um determinado cachorro, ou seja artigos definidos. Agora, observe esses exemplos:                      um menino                                            uns  meninos  um cachorro                                                uns cachorros Os artigos um, uma, uns, umas referem-se a um substantivo qualquer, indicam que estamos falando de um menino e um cachorro qualquer. Esses são chamados de artigos indefinidos. Sublinhe os artigos: a) A moça comprou uns bolos. b) Os jogadores levaram as bolas. c) A rainha é uma dama. d) O cachorro roeu um osso. e) As balas são muito gostosas.
fonte http://www.pedagogia.com.br/atividade.php?id=225
Obrigado por sua visita, volte sempre.

Ciências nos anos iniciais, o ar

O ar

A Terra é envolvida por uma camada de ar chamada atmosfera. O ar é uma mistura de gases; o oxigênio é um desses gases. Sem o ar as pessoas, os animais e as plantas não poderiam respirar. O ar também contém gás carbônico. Sem ele, as plantas não podem produzir seu alimento. O ar puro não tem cheiro e é quase transparente, pois conseguimos enxergá-lo em grandes quantidades. Vento Também percebemos a existência do ar pelo vento, que é o ar em movimento. Ao se movimentar o ar origina: as brisas, que balançam as plantas e ainda nos refrescam; os ventos fortes que sacodem as árvores e levantam poeira; os vendavais que arrastam coisas e lugares por onde passam. Texto complementar: Todos sabem que o vento é o ar em movimento, mas movimento horizontal. O que poucos sabem é que o Sol é o grande responsável pela existência dos ventos. O Sol esquenta a superfície da Terra. A Terra esquenta o ar que a rodeia, e o ar quente dilata-se, fica mais leve e sobe, deixando em seu lugar o ar mais pesado, mais…