quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Unicamp realiza a final da 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil



Unicamp realiza a final da 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Universidade Estadual de Campinas - Unicamp realiza neste final de semana a fase final e a cerimônia de premiação da 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), com a participação de mais de 1200 estudantes de ensino médio e fundamental de todo o país, representando 305 equipes de escolas públicas e particulares dos 26 Estados e do Distrito Federal. A prova final presencial ocorrerá no sábado (20) e a premiação das equipes medalhistas será na manhã de domingo (21), a partir das 9 horas no ginásio da Faculdade de Educação Física da Unicamp, com a presença de autoridades do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Secretários de Educação e da Unicamp.

Lançada pelo ministro Aloizio Mercadante em agosto em cerimônia realizada no Ministério da Educação em Brasília, a 4ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil reuniu em cinco fases cerca de 50 mil estudantes e professores orientadores de mais de mil municípios de todos as 27 unidades da federação. Atualmente já existem 15 olimpíadas cientificas no país, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a Olimpíada de Química, a de Robótica, entre outras.


Diferente das fases preliminares, que foram realizadas on line, a final consistirá em uma prova escrita presencial. Simultaneamente a realização da prova pelos estudantes na manhã de sábado, os professores orientadores de cada escola participarão de uma palestra no Auditório do Instituto de Artes com a comissão organizadora e com o historiador Leandro Karnal, autor dos livros História na Sala de Aula e Conversas Com Um Jovem Professor.


A Olimpíada Nacional em História do Brasil foi lançada em 2009 e é organizada pelo Museu Exploratório de Ciências – Unicamp. Concebida e elaborada por historiadores e professores de história, a ONHB é voltada para o público das últimas séries de ensino Fundamental e do Ensino Médio. A 4ª edição da Olimpíada conta com o apoio em sua realização do Ministério da Educação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Rede Globo de Televisão e da Revista de História da Biblioteca Nacional, e a premiação é apoiada pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo e pela Editora FTD.


Programação


Dia 20 - Sábado - Dia da Prova


7:30 às 8:30 - Chegada das equipes ao Pavilhão Básico 2 - Unicamp


9:00 às 12:00 - Prova da Olimpíada, para os estudantes, Pavilhão Básico 2 e palestra para os professores no Auditório do Instituto de Artes - Unicamp.


14:00 às 15:00 - Programação cultural. Local: Ginásio da Faculdade de Educação Física - Unicamp



Dia 21 - Domingo - Cerimônia de Premiação


9:00 às 12:00 - Cerimônia de premiação e encerramento.


Local: Ginásio da Faculdade de Educação Física - Unicamp


Maiores informações:


www.museudeciencias.com.br/4-olimpiada

(19) 3521-1816


Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com