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Mostrando postagens de Janeiro, 2012

O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DOS GRÁFICOS E TABELAS

Iniciação científica nas séries inciais

OLHAR ATENTO Os alunos da Fundação Bradesco observam a composição da pilha para comprovar ideias. Foto: Kriz KnackObservar, registrar e comprovar hipóteses sem simplificar a linguagem nem infantilizar. Esse é o caminho para a iniciação científicaAnderson Moço (anderson.moco@abril.com.br), de Marília, SPQuem convive com crianças em casa ou leciona para as séries iniciais do Ensino Fundamental não tem dúvida: para os pequenos, perguntar é uma necessidade. Do ponto de vista pedagógico, eles estão corretos: perguntar é uma das maneiras mais eficientes de conhecer o mundo. Que tal aproveitar a força dos "por quês"? O estímulo ao questionamento gerou resultados luminosos na classe de 1º ano da professora Inês Prates Galindo Borges na Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco, em Marília, a 443 quilômetros de São Paulo. Por lá, dúvidas teimosas intrigavam a criançada: o que acontece quando as pilhas usadas são jogadas no lixo? Qual a melhor forma de descartá-las?A …

Como ajudar os pequenos a controlar as emoções

Como ajudar os pequenos a controlar as emoçõesSentir medo em situações novas faz parte da natureza humana e cabe a todos na creche saber como lidar com essa realidade para evitar dificuldades no futuroAdriana Toledo (novaescola@atleitor.com.br)O ser humano, todos sabem, é um animal muito frágil. Diferentemente de outros mamíferos, que já nascem em pé e rapidamente aprendem a buscar alimento e se defender, os bebês dependem dos adultos por um longo tempo. Assim, desde o início da vida, eles experimentam a sensação de medo. Acredita-se que os primeiros temores se manifestem por volta dos 3 ou 4 meses de idade. "Nessa fase, o bebê adquire a capacidade de distinguir o familiar do estranho e aprende a diferenciar a mãe (ou o responsável) de tudo o que o rodeia", explica a psicóloga Vera Zimmermann, coordenadora do Centro de Referência da Infância e Adolescência da Universidade Federal de São Paulo. "Ao perceber a existência de um desconhecido, ele teme perder o amparo matern…

Vygotsky e o conceito de zona de desenvolvimento proximal

Censura e vida breveNascido naBielorrússia, Vygotsky viveu seusanos mais produtivos sob a ditadurade Stalin, na antiga União Soviética.Teve seus livros proibidos emorreu cedo, aos 37 anosPara Vygotsky, o segredo é tirar vantagem das diferenças e apostar no potencial de cada alunoIvan Paganotti (novaescola@atleitor.com.br)Todo professor pode escolher: olhar para trás, avaliando as deficiências do aluno e o que já foi aprendido por ele, ou olhar para a frente, tentando estimar seu potencial. Qual das opções é a melhor? Para a pesquisadora Cláudia Davis, professora de psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sem a segunda fica difícil colocar o estudante no caminho do melhor aprendizado possível. "Esse conceito é promissor porque sinaliza novas estratégias em sala de aula", diz Cláudia. O que interessa, na opinião da especialista, não é avaliar as dificuldades das crianças, mas suas diferenças. "Elas são ricas, muito mais importante…

Campinas Concurso Público - Professores - EDITAL Nº 007/2011 ESTATÍSTICA DE INSCRITOS

Prefeitura Municipal de Campinas Concurso Público - Professores - EDITAL Nº 007/2011 ESTATÍSTICA DE INSCRITOSjavascript:void(0)

6. Para o julgamento da Prova Objetiva e para fins de aprovação nesta etapa do certame, será aplicado critério de nota de corte e somente serão considerados aprovados para a Avaliação Psicológica, os candidatos que obedecerem, simultaneamente, aos seguintes critérios:
6.1. Critério 01: Ter acertado 50% da Prova Objetiva, conforme tabelas a seguir, atendendo a nota mínima exigida em cada grupo de disciplinas, separadamente:
TABELA II - Para os cargos de Instrutor de Surdo (04IS) e Intérprete Educacional de Libras/Português (05IL)
DISCIPLINAS
Nº QUESTÕES
ACERTO MÍNIMO
Conhecimentos Específicos
24
12 questões (24 pontos)
Língua Portuguesa
10
05 questões (10 pontos)
Matemática
10
05 questões (10 pontos)
Conhecimentos Gerais
06
03 questões (06 pontos)
TABELA III - Para todos os cargos de Professor
DISCIPLINAS
Nº QUESTÕES
ACERTO MÍNIMO
Conhecimentos Específicos
34
17 questões (34 pontos)
Lí…

Fundamentos Da Educação HistóRia Da EducaçãO

Fundamentos Da Educação HistóRia Da EducaçãO View more presentations from Patrícia Duarte

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N° 08 – Juiz determina que se cumpra a liminar da Lei do Piso em 48 horas

N° 08 – Juiz determina que se cumpra a liminar da Lei do Piso em 48 horas Juiz determinou ainda que o Secretário Estadual da Educação cumpra, em 48 horas, a liminar na sua integralidade, ou seja, nos moldes defendidos pela APEOESP e acatados pelo judiciário. Caso isto não se cumpra, o secretário estadual da Educação poderá ser responsabilizado e até mesmo preso.
O Juiz Luiz Manoel Fonseca Pires, da 3ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo considerou que a Resolução SE 8, de 19/01/2012 não cumpre a liminar concedida à APEOESP para aplicação imediata da composição da jornada de trabalho docente prevista na lei federal 11.738/2008 (lei do piso salarial profissional nacional). No mesmo despacho, o Juiz determinou ainda que o Secretário Estadual da Educação cumpra, em 48 horas, a liminar na sua integralidade, ou seja, nos moldes defendidos pela APEOESP e acatados pelo judiciário. Caso isto não se cumpra, o secretário estadual da Educação poderá ser responsabi…

Monografia_Eliany LITERATURA INFANTIL INCENTIVANDO O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO E FANTASIA

O DISTÚRBIO DA ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

O DISTÚRBIO DA ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

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Cronograma de atribuição 2012- Campinas leste

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Pólos de atribuição Campinas Leste 2012

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Blog do João Maria a vc estudante de pedagogia- João C. Maria..videocast.

Enviado por em 16/01/2012
Para você estudante de pedagogia.
Eu João C. Maria agradeço.
http://educacaodialogica.blogspot.com/

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02.PDF - Saviani - PPedagogia

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psicomotricidade alfabetização

psicomotricidade alfabetização

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UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”PROJETO INSTITUCIONAL UNESP / PEDAGOGIA CIDADÃLUCIANA MARIA AGUIAR SANTOS SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇAPORTADORA DA SÍNDROME DE DOWN

Síndrome de Down

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ESTIMULAÇÃO PRECOCE (2 a 5 Anos) - Síndrome de Down

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Dinâmicas e fábuas na seleção de pessoal.

evt_dinamicas_fabulas

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PLANEJAMENTO DE ENSINO COMO FERRAMENTA BÁSICA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Vídeo Aula grátis - Memorização - Prof. Fabio Azevedo - Mestre dos Concursos

Enviado por em 28/09/2011

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Direito - Estatuto da Criança e do Adolescente ECA - Medidas Socioeducativas

Enviado por em 07/05/2011 Mais em http://gratisvideoaulas.blogspot.com
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Esclarecimento- João C. Maria

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Educação e Cidadania - Letramento e alfabetização

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Estou viciado em SUPERNATURAL

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Geometria Teorema de Pitágoras

Enviado por em 30/08/2009 Confira Dicas exclusivas de matemática do Professor Márcio Barbosa e verifique no site os novos DVDs que estão sendo oferecidos - www.mabcalculo.com

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Matemática é D+ - Divisão 2 (3ª série)

Enviado por em 16/07/2008 A turma de 3ª série continuou o trabalho com problemas de divisão na segunda aula dada pela formadora Priscila Monteiro este ano. Confira como está esta seqüência didática do projeto Matemática é D+ (http://revistaescola.abril.com.br/fvc/projetos_FVC/matematica/home.htm).
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CARTILHAS : Métodos de leituras : cartilhas escolares

CARTILHAS : Métodos de leituras : cartilhas escolares[1]
Denominações posteriores: Cartilha Nacional Descritores: Educação, História da Educação

Na primeira metade do século XIX, formar leitores no Brasil implicava conviver com um conjuntoreduzidodematerialimpressoparaoensinodaleitura. Uma parte desse era de natureza religiosa (Bíblia, Evangelho) ou legal (Constituição Política do Império, Código Criminal) tal como previa o art.6º da Lei Imperial de 15 de outubro de 1827. Foi a partir da segunda metade do século XIX que começaram , com mais freqüência, a surgir, no país, livros nacionais de leitura destinados especificamente às séries iniciais da escolarização. As cartilhas escolares passama ser utilizadas nas escolas primárias.
















A palavra cartilha, que vem de cartinha, remonta, por seu turno, às situações mais corriqueiras e freqüentes: até o século XIX, boa parte (muitas vezes a maioria) dos textos escritos que as crianças traziam de casa para utilizá-los na escola como materiais de en…