Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio, 2012

Sequencia Didatica Como as aves voam

Use a origem das aves e a evolução das espécies para explicar a habilidade de voar destes animais
Objetivos
Compreender a origem das aves e como conseguem voar
Conteúdos
Zoologia de vertebradosEvolução e fisiologia
Anos
Ensino Médio
Tempo estimado
Duas aulas
Materiais necessários
Computadores com acesso à internet e projetor de imagens.Cópias da reportagem "Falcões do bem" (Veja, 30 de maio de 2012)
Flexibilização
Para alunos com deficiência visual
Nesta aula, use recursos do laboratório de Ciências - se a escola tiver um, e mostre o infográfico  com as imagens em relevo, usando os pontos do Braile ou pedaços de barbante com cola de relevo.  Para o reconhecimento sensorial da ação de voar, recomenda-se fazer, antes da aplicação do plano, uma dinâmica em que todos os alunos vendam os olhos e joguem entre si bolas adaptadas com guizos pendurados para que percebam a direção do objeto e possam apanhá-lo no ar, ainda em movimento. A dinâmica deve ser feita em pares, com a participaç…

Force the Forces by TDL (official full-length track) do comercial Rexona.

Obrigado pela visita, volte sempre.

Educação Continuada - Situação Problema

Enviado por em 09/02/2012 Competência, habilidades, sempre foram fundamentais para a nossa sobrevivência. Qual é a novidade desse tema hoje? Se antes, pautávamos nossa conduta tendo como referência principalmente a tradição, hoje, temos também o futuro, a tecnologia, com suas surpresas e novas oportunidades. Como desenvolver essas competências na escola? Como avaliar ou valorizar essas competências? Situações-problema podem ser duas boas estratégias para isso. Lino de Macedo é pedagogo e Doutor em Psicologia Social.
Obrigado pela visita, volte sempre.

Psicomotricidade

Psicomotricidade 1 View more PowerPoint from joão maria

Obrigado pela visita, volte sempre.

Educação continuada - Experiência de Aprendizagem Mediada

Enviado por em 15/02/2012 Nesse segundo programa da série, Hélio Antônio Franceschini fala da teoria de REUVEN FEUERSTEIN, psicopedagogo romeno, sobre a modificabilidade cognitiva estrutural. A teoria de Feuerstein descreve a capacidade que o organismo humano possui de mudar a estrutura de seu funcionamento. Hélio apresenta uma das maiores contribuições de Feuerstein para o desenvolvimento cognitivo: A Experiência de Aprendizagem Mediada. Hélio Antônio Franceschini é especialista em inteligência e cognição.

Obrigado pela visita, e volte sempre.

Revista UNISAL Ano10 • Nº55 • Edição Nov / Dez

Open publication - Free publishing - More ednet


Obrigado pela visita, volte sempre.

Dica de leitura do editor do Blog.170 Técnicas arteterapêuticas Modalidades expressivas para diversas áreas Beatriz Acampora / Bianca Acampora

170 Técnicas arteterapêuticas
Modalidades expressivas para diversas áreas

Beatriz Acampora / Bianca Acampora


Formato: 14X21
ISBN: 9788578541712
Edição: 1Ano: 2011
N. Pag.: 188
Capa: BROCHURA
A Arteterapia consiste em um processo terapêutico por meio da arte e dos recursos artísticos. Ela possibilita que pessoas de todas as idades sejam beneficiadas com a (re)descoberta de seu potencial criativo para ser si mesmo, valorizar a vida e se relacionar consigo e com os outros de forma saudável.
Por meio da Arteterapia, as muitas habilidades de um indivíduo ou grupo se abrem em infinitas possibilidades criadoras, facilitando um viver humano mais pleno. A proposta deste livro é oferecer técnicas que sirvam de apoio para um trabalho arteterapêutico de qualidade, com foco na expressão do ser e na qualidade da relação terapêutica.
Este livro traz 170 técnicas arteterapêuticas que visam facilitar o trabalho do terapeuta que se utiliza de recursos artísticos, como técnicas expressivas plásticas…

Ciência da Informação - Publicar e perecer

Este texto que li no Scielo  é muito interessante. Vale a pena dar uma lida, e refletir  sobre seu conteúdo.


Publicar e Perecer View more documents from joão maria




Obrigado pela visita, volte sempre.

INTRODUCCION A LA COMUNICACION

Obrigado pela visita, volte sempre.

Qué es la personalidad

Obrigado pela visita, volte sempre.

02/07/2011 - Programa Arena Livre - Entrevista Mario Sérgio Cortela c/ p...

Obrigado pela visita, volte sempre.

Psicologia da educação

Psicologia da educação

Obrigado pela visita, volte sempre.

Teóricos da educação

teoricos-da-educacao

Obrigado pela visita, volte sempre.

SLIDES - Planejamento de Aulas

SLIDES - Planejamento de Aulas

Obrigado pela visita, volte sempre.

Aulete Digital – Palavra do dia A palavra é sua - Simbolismo

PALAVRA DO DIA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK Aulete Digital – Palavra do dia: A palavra é sua! Tema da semana: um pouco de história da arte
Simbolismo

Atividades Com Tirinha

Atividades Com Tirinha

Obrigado pela visita, volte sempre.

Projeto Educação Infantil

Projeto Educação Infantil

Obrigado pela visita, volte sempre.

Construindo Monografias

Construindo Monografias

Obrigado pela visita, volte sempre.

Clanet e Laterrasse - Quadro dos estágios de desenvolvimento segundo Henri Wallon

Educação não é mercadoria

Educação não é mercadoria View more documents from joão maria


Obrigado pela visita, volte sempre.

UTPL METODOLOGÍA DE ESTUDIO [(TODAS LAS CARRERAS)(ABRIL-AGOSTO 2012)]

Obrigado pela visita, volte sempre.

Filosofia, Filosofia da Educação e Formação Humana

Obrigado pela visita, volte sempre.

Relacionando tempo e espaço

Relacionando tempo e espaçoExperiências práticas e exemplos do cotidiano ajudam a compreender o que é velocidade e diferenciar essa grandeza de rapidezCamila Camilo (novaescola@atleitor.com.br). Editado por Bruna Nicolielo
O senso comum costuma confundir rapidez e velocidade, mas os termos nem sempre são sinônimos. Rapidez diz respeito a qualquer variação no tempo, independentemente do ponto de partida e chegada. Já velocidade relaciona a distância percorrida, o tempo gasto, a direção e o sentido do movimento. Por isso, pode até chegar a zero. "Um carro de Fórmula 1 é capaz de percorrer todo um circuito com grande rapidez. Mas se ele passa novamente pela largada sua velocidade é zero", explica Cristian Annunciato, físico e pesquisador da Sangari Brasil, em São Paulo.

A diferença entre as duas grandezas é uma das dúvidas mais frequentes da garotada dos anos finais do Ensino Fundamental. Discutir essa questão é uma boa maneira de introduzir o conceito de velocidade. F…

FELIZ DIA DAS MÃES

Obrigado pela visita, volte sempre.

Temporada de caça aos dicionários

Temporada de caça aos dicionários View more documents from joão maria


Obrigado pela visita, volte sempre.

Qual o sotaque mais bonito? E o mais feio? Aldo Bizzocchi

Essa pergunta volta e meia surge em bate-papos e reacende uma velha discussão, que dá muito pano pra manga - e também dá margem a muitos preconceitos e discriminações. Há até tópicos em fóruns da internet com esse tema, e é curioso perceber que, neles, boa parte das pessoas tem uma posição chauvinista em relação ao assunto: o sotaque mais bonito é o da minha região, da minha cidade, do meu estado. E o sotaque mais feio é, em geral, o das pessoas mais pobres, das classes mais baixas, das regiões menos desenvolvidas.

Ora, não existem pronúncias feias ou bonitas - pelo menos, objetivamente falando. Beleza é questão de gosto. Afinal, quais seriam os critérios objetivos para determinar quem fala bonito ou feio?

Outra decorrência do chauvinismo linguístico é o sentimento que a maioria das pessoas tem de que elas não têm sotaque, são os outros que têm. Como se fosse possível falar uma língua desprovida de pronúncia! (Só se for a linguagem de sinais dos surdos-mudos.) Afinal, qual…

O caminho do meio

O caminho do meio
Sociólogo critica a transformação das instituições de ensino superior ocorrida após o processo de globalização, que as levou a uma competição pela comercialização do conhecimento
Luciana Fagundes
Boaventura lamenta que os departamentos de ciências humanas estejam subfinanciados, enquanto as tecnologias recebem a maioria dos investimentosFigura atuante na defesa dos movimentos sociais para o controle democrático da sociedade e conhecido crítico do modelo neoliberal, o sociólogo português Boaventura de Souza Santos, em artigo publicado recentemente pelo Human Architecture: Journal of the Sociology of Self-Knowledge, adentra o universo das instituições de ensino superior numa análise sobre o modelo das universidades contemporâ­neas, a partir do Processo de Bolonha, o qual reformulou o sistema de ensino superior na Europa. Sob o título A universidade numa encruzilhada, Boaventura questiona o papel da universidade nos dias de hoje e afirma que ela está em cris…

Educatrix 2 - A revista que pensa a educação

Open publication - Free publishing - More educatrix


Obrigado pela visita, volte sempre.

Hambúrguer e Almôndega sem carne

Obrigado pela visita, volte sempre.

Dica de leitura do editor do Blog. Práticas para avaliação escolar Dicas e sugestões de como fazer de Geraldo Peçanha de Almeida

Práticas para avaliação escolar
Dicas e sugestões de como fazer

Geraldo Peçanha de Almeida


Formato: 14X21
ISBN: 9788578541767
Edição: 1Ano: 2012
N. Pag.: 104
Capa: BROCHURA

Avaliar, valorar, dar valor, fazer avaliação, tudo é muito difícil. A avaliação é, sem dúvida, o campo mais espinhoso da escola. E isso não se deve ao fato de que não sabemos fazer, mas simplesmente porque temos medo de fazer. O medo vem da ideia preliminar de que faremos mal àquele que estamos avaliando caso ele não se sai bem. Assim tenho visto os processos de avaliação acontecerem.

Sejam nas empresas ou nas escolas, os avaliadores costumam ter medo do resultado negativo da avaliação quando, na verdade, avaliar é justamente trazer o que tem efetivamente ali à tona, e se assim o é, tanto faz se o resultado for negativo ou positivo. A avaliação será um norteador para novas atitudes e novos procedimentos, todos com a finalidade de melhorar o indivíduo que se encontra no caminhar do processo.

Este livro traz um con…

Um novo leitor

Um novo leitor
Instrumento de avaliação permite oferecer o acervo de livros em meio digital para ampliar o acesso de estudantes às publicações
Edinaldo Andrade

Passados mais de cinco séculos desde a invenção de Gutenberg que revolucionou o processo de produção de livros, uma nova transformação em curso impacta o mercado editorial: são as publicações em meio digital. Dessa vez, a tecnologia atinge ainda a maneira como as obras são armazenadas, criando as chamadas bibliotecas digitais. A força do meio eletrônico para a publicação de livros se mostra tão premente que, em dezembro passado, uma resolução da Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Conaes) permitiu às instituições de ensino superior disponibilizar em ambiente virtual pelo menos um dos livros da bibliografia básica de cada disciplina dos cursos oferecidos.

De acordo com o presidente da Conaes, Sérgio Roberto Kieling Franco, a expressão "pelo menos um" significa que os demais livros também podem se…

Relatório de Estágio Supervisionado Psicopedagógico .

Relatorio Pp SILVA Malena 2006

Obrigado pela visita, volte sempre.

Apostila Avaliação Psicopedagógica com anexos - atualizada

Acontece na faculdade de Educação da UNICAMP. Dias 9, 10 e 11 de maio de 2012.

SEMINÁRIO
As Diferentes Epistemologias na Formação de Professores c/ Profa. Dra. Anna Maria Pessoa de Carvalho (Faculdade de Educação - USP). Dia: 10/05, das 9h às 12h, na Sala LL 02. Realização: Grupo Formar-Ciências

PALESTRA
Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Enfermagem do Cotil: Desafios e Reflexões, com Profa. Daisy Rodrigues Pommer (Cotil - Unicamp) e Profa. Marilene Alice Cunha Santos (Cotil - Unicamp).
Dia 10/05, das 14h às 16h, no Salão Nobre da FE. Realização: PRAESA - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Práticas de Educação e Saúde SEMINÁRIO
Microconteúdo multiplataforma móvel aplicado em ambiente virtual de ensino a distância c/ Marcia Izabel Fugisawa Souza (Doutoranda em Educação - FE/UNICAMP; Embrapa Informática Agropecuária). Dia: 11/05, às 14h, na Sala da Congregação da FE.
Realização: Grupo de Pesquisa LANTEC






 Faculdade de Educação da  Unicamp
Av. Bertrand Russell, 801