sexta-feira, 29 de junho de 2012

Ficha Avaliativa de Redação

Ficha Avaliativa de Redação

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Exercícios de noção de Tempo

Exercícios de noção de Tempo

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Confira os cursos ofertados para o ano de 2012, no Campus Campinas - unidade Cambuí:


Apresentação

Por meio da Extensão Universitária desenvolvem-se diversos cursos destinados ao público interno (alunos, ex-alunos e funcionários da Universidade São Francisco) e, também, à comunidade em geral.


Confira as opções de Cursos de Extensão nos demais Campi da Universidade São Francisco:



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terça-feira, 26 de junho de 2012

A pequena caixinha chamada escola - resposta a Rosely Sayão



Olá, a você que acompanha este humilde blog, obrigado pela visita.
Em respeito a, você posto esta resposta de um advogado para Rosely Sayão.
Como professor e pedagogo, sei que a educação ocorre em qualquer local.


ESCRITO POR FÁBIO BLANCO | 25 JUNHO 2012 
ARTIGOS - EDUCAÇÃO

Devias saber que se há algum conhecimento na escola, ele veio de fora e não foi criado em sala de aula.
O que escreveste apenas demonstra que sequer te informaste sobre a tradição do homeschooling, seus métodos, suas formas, suas possibilidades. Despejaste no papel apenas impressões e preconceitos.

Dra. Rosely Sayão:

Em seu texto publicado no jornal Folha de São Paulo, chamado Fora da panelinha, é admirável tua preocupação com as crianças que vivem em famílias que optaram pela educação em casa, aquilo que em outros países é conhecido como homeschooling. Tuas afirmações são espantosas e merecem ser bem avaliadas.
Como psicóloga, sabes que qualquer ser humano, seja adulto ou criança, necessita de instrução e de direcionamento. Por si mesmo, o homem tende a se perder. Tu mesmo adquiriste teus conhecimentos aprendendo de teus mestres e lendo autores que, antes de ti, descobriram o que hoje tu podes saber simplesmente correndo teus olhos pelas letras de um livro.
Onde está, portanto, o conhecimento? Em edifícios criados para receber centenas ou milhares de crianças de uma única vez? Não, e tu sabes disso. O conhecimento está nos livros, nos trabalhos, nas publicações, nos registros das experiências e dos pensamentos. Também está na cabeça dos mestres que possuem a capacidade de transmiti-lo com sabedoria e paciência.
No entanto, quem escolhe os livros e os professores que ensinarão nossos filhos nas escolas? E qual o método de ensino? E o acompanhamento, quem fará? Ora, se eu posso escolher, segundo meu entendimento sobre qual o melhor material a ser usado, e a capacidade do mestre que ensinará meus filhos, segundo o método que eu entendo mais eficiente, por que devo ser obrigado a depositar minhas crianças em um prédio no qual elas serão apenas mais uma dentro de um universo gigantesco, aprendendo não de acordo com suas capacidades e possibilidades, mas conforme uma média de conhecimento que possa abarcar todos que lá estão?
E que tu não venhas me dizer que os filhos não me pertencem e que eu não tenho direito de direcionar suas vidas. Tens filhos? Sabes o que é isso? Se tens, colocaste eles em uma escola que tu acreditas ser a melhor, que dará melhor ensino e os preparará melhor para o futuro. O que é isso senão o direcionamento de suas vidas? Não estás fazendo com tuas crias o que um proprietário faz com seus bens, aplicando onde acreditas ser o mais rendoso? Os motivos que me fazem preferir que eu escolha a forma como meus filhos vão estudar são os mesmos que tu tens para escolher a escola dos teus.
A diferença entre nós é que tu crês que a escola é realmente um lugar de conhecimento. Como típica acadêmica, prostra-te diante deste ídolo de pedra, que promete, sem cumprir, um futuro brilhante para aqueles que ingressam em seus templos. Tu és, inclusive, cria desse lugar. Como uma sacerdotisa, embriagada pelo vinho do falso conhecimento, inebriada pelas visões quiméricas de catedráticos charlatões, acreditas que fora desse seu universo não há conhecimento, não há sequer vida que valha alguma coisa.
Por isso tu afirmas que aqueles que optam pelo homeschooling o façam por medo do conhecimento. Em tua sandice universitária, vês esses como ignorantes, retrógrados, que temem expor seus filhos a novas teorias, novas formas de pensar. Diante disso, só posso te fazer uma simples perguntinha: de onde tiras tais parvoíces?
Em teu orgulho acadêmico, acreditas sinceramente que uma escola, simplesmente por ser escola, é a depositária do verdadeiro conhecimento. É óbvio que acreditas que todas as teorias, todas as descrições históricas, todas as hipóteses levantadas em sala de aula são inatacáveis. Para ti, o conhecimento é algo estático, propriedade de um grupo, principalmente daqueles que possuem a autorização governamental para fornecer diplomas.
Não percebes que o conhecimento é algo que está além dos muros da academia. Que são os homens que o carregam e o transmitem. Por isso, não entendes que a opção desses pais é, ao contrário do que afirmas, possibilitar que suas crianças tenham acesso a um conhecimento mais amplo, mais sólido e mais profundo do que as escolas podem oferecer.
Defendes as escolas como se elas fossem o paraíso do saber. Com isso, mostras que, além de não compreender o que é o conhecimento, ainda tens o olhar obscurecido para a realidade. Nunca ouvistes falar da péssima formação dos professores, da falta de estrutura das escolas públicas, da ausência de método no ensino e da grade curricular limitadíssima imposta pelo governo? De que escola te referes? Talvez, daquelas que apenas pessoas abastadas podem dar a seus filhos, das quais apenas as mensalidades são de valor maior que o salário de 90% dos brasileiros. Agora entendo porque acreditas que a educação em casa é o mesmo do que a perda do convívio social. Para ti, mulher de posses, há apenas dois ambientes sociais para teus filhos: a família e a escola. Não conheces nada além disso. Para ti, uma criança viver socialmente é ingressar em prédios que parecem mais presídios, cercados de seguranças e arame farpado, sendo monitorada todo o tempo, com horário para todas as atividades. Este é o teu conceito de liberdade, não é? Bom, é bem parecido com as utopias totalitárias imaginadas durante mais de quatro séculos até hoje.
Nunca passou pela tua cabeça que quando escolhes uma dessas escolas estás tentando dar a melhor instrução e o melhor ambiente para teus próprios filhos? E que diferença há entre isso e decidir dar toda a educação fora desse ambiente cerrado? Não, os adeptos do homeschooling não temem o conhecimento, mas querem oferecer para seus filhos mais conhecimento do que qualquer escola pode dar. Tu queres passar a idéia de que são estes os entenebrecidos, quando, na verdade, o que eles buscam é a verdadeira luz do saber.
Tu, com estas divagações, pelo contrário, demonstra-te preconceituosa. O que dizes parece demonstrar uma afeição à diversidade e à universalidade, mas denota, apenas, que não consegues pensar nada fora da pequena caixinha chamada escola. Devias saber que se há algum conhecimento na escola, ele veio de fora e não foi criado em sala de aula. Ora, se ele reside fora dos prédios escolares, por que não buscá-lo diretamente em suas fontes?
E ainda tens coragem de te mostrares amante da liberdade? Acusas os pais adeptos da educação em casa de a ofenderem ou temerem, mas não percebes que és tu que a odeia? Tu não consegues aceitar que os pais possam ter liberdade de escolher a melhor maneira de educar seus filhos. Nem de que esses filhos tenham a liberdade de aprender diferente e além do que se ensina dentro dos currículos herméticos determinados pelo Estado. Se tu amas a liberdade, se te delicias com a diversidade, por que tens tanta dificuldade de aceitar que pais tenham a liberdade de decidir pelo melhor para seus filhos e por que não aceitas a diferença que há entre a visão de mundo deles e a tua?
Na verdade, tu és como os outros: fingem amar a liberdade, fingem defender a diversidade, mas odeiam tudo aquilo que é diferente do que consideram seu mundo ideal. És, de fato, intolerante e não sabes lidar com o que não conheces.
Além disso, o que escreveste apenas demonstra que sequer te informaste sobre a tradição do homeschooling, seus métodos, suas formas, suas possibilidades. Despejaste no papel apenas impressões e preconceitos. Com isso, demonstras muito bem o que acontece com aqueles que são forjados dentro dos pátios das academias.


Fábio Blanco, advogado e teólogo, edita o blog Discursos de Cadeira.



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sábado, 23 de junho de 2012

Charge em inglês



lição de inglês


fonte: gocomics.com
Vocabulary:
Liz wants me to (verb)= Liz quer que eu ...; share= compartilhar; what the heck= o que diabos

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quarta-feira, 20 de junho de 2012

Unesp põe na web material didático de cursos de graduação e pós De olho em tendência internacional, universidade publica acervo com videoaulas



A Unesp passa a oferecer a partir desta quinta-feira, 14, de forma online e gratuita, materiais didáticos digitais de seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão elaborados em parceria com o seu Núcleo de Educação a Distância (NEaD).

O projeto, intitulado Unesp Aberta, coloca na internet disciplinas livres como oportunidade de aperfeiçoamento de professores das áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. Essas disciplinas integram o Redefor, convênio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo com Unesp, USP e Unicamp, para dar cursos de pós-graduação para professores da rede pública do Estado.

O acervo também contempla o material dos cursos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e de cursos presenciais da Unesp que também utilizam as tecnologias digitais.

Entre os materiais disponíveis estão mais de 17 mil itens educacionais, como mapas, imagens, softwares educacionais e animações, 300 videoaulas, 300 textos, 138 livros digitais do selo Cultura Acadêmica (iniciativa da Editora Unesp e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade), além do acervo da Biblioteca Digital – que reúne material pertencente ao sistema de bibliotecas da Unesp e de seus centros de documentação.

Para ter acesso aos materiais, será necessário a criação de um login e uma senha no sitewww.unesp.br/unespaberta. Também estão previstas as inclusões de versões em inglês e espanhol, bem como a incorporação de recursos de acessibilidade, como Libras e audiodescrição. O acesso ao material não dá direito a qualquer tipo de certificação de conclusão ou apoio educacional.

Tendência internacional
A intenção da Unesp é somar esforços em conformidade com a crescente valorização do ensino a distância no mundo.

O cenário da EaD ganhou força com o anúncio feito em maio pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e pela Universidade Harvard, duas das mais importantes instituições de ensino superior dos EUA e do mundo. Elas tornaram pública uma parceria para montar cursos a distância pela internet, com versões online das aulas ministradas presencialmente nas universidades.

O lançamento do projeto também marca a inauguração do auditório do NEaD, que conta com 150 lugares, além de uma sala de reunião e de salas de aulas. O Núcleo de Educação a Distância fica na Rua Dom Luis Lasagna, 400, no Ipiranga, em São Paulo.

Fontes: www.estadao.com.br
 http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/noticias/54174/unesp-poe-na-web-material-didatico-de-cursos-de-graduacao-e-pos
www.unesp.br/unespaberta


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quarta-feira, 13 de junho de 2012

Dica de leitura do editor do Blog- Coleção EACI-P - Escala de avaliação do comportamento infantil para o professor Kit completo Gilberto Ney Ottoni de Brito

Coleção EACI-P - Escala de avaliação do comportamento infantil para o professor Coleção EACI-P - Escala de avaliação do comportamento infantil para o professor
Kit completo

Gilberto Ney Ottoni de Brito
 


 



Edição: 1     Ano: 2006


Objetivo
Fornecer uma estimativa do funcionamento da criança/adolescente na escola com relação a diferentes dimensões de comportamento.

Público-alvo
Crianças e adolescentes, com idade entre 4 e 14 anos. .

Aplicação
Individual, sem limite de tempo.

Descrição
A escala é composta por 62 itens, referentes ao rendimento escolar global da criança/adolescente, nível de desempenho na aritmética, ditado e leitura, interesses acadêmicos, necessidade de atendimento profissional e aspectos da história familiar de dificuldades escolares. O professor deve preencher a escala com base no comportamento da criança em sala de aula. A correção é realizada pelo total de pontos obtidos, pela avaliação quantitativa e qualitativa.
Existem estudos de precisão, validade e tabelas em percentis para o público-alvo de acordo com sua idade e sexo.

Conteúdo do kit
01 Livro de instruções
01 Folha de exercício
01 Folha de avaliação

Sumário do Livro de instruções:

1. Natureza e Finalidade da Escala de Avaliação do Comportamento Infantil para o Professor-EACI-P

1.1. Descrição geral
1.2. Finalidade
1.3. Qualificações Necessárias para a Aplicação e Interpretação da EACI-P

2. Aplicacando a Escala

2.1. Instrumentos Gerais para o Professor
2.2. Apuração de Resultados

3. Interpretação e Uso dos Resultados

3.1. Significado dos Escores Padronizados
3.2. Composição dos Fatores da EACI-P
3.3. Pontuação
3.4. O Percentil 90 (corte para idade e sexo)
3.5. Informações Adicionais

4. Desenvolvimento e Procedimento de Padronização do Teste
4.1. Construção da EACI-P
4.2. Amostra
4.3. Confiabilidade
4.4. Validade
4.5. Estatística
         
5. Dados Técnicos

5.1. Análise de Itens
5.2. Análise Fatorial
5.3. Efeitos do Sexo, Idade e Necessidade de Tratamento
5.4. Confiabilidade

6. Um Caso Ilustrado

7. Tabelas

8. Referências Bibliográficas

Sobre o autor: Gilberto Ney Ottoni de Brito:  Médico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Psicologia pela  Universidade de Carleton, Canadá, Mestre em Neurociências e Doutor em Neurociências pela Universidade de Rochester, EUA. Pesquisador em Neurociências da Fiocruz. Professor da Universidade Federal Fluminense.

fonte: http://www.clickbooks.com.br/product_info.php?products_id=2705


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Desvendando o raciocinio lógico

Desvendando o raciocinio lógico

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H-T-P: Casa – Árvore – Pessoa. Técnica projetiva do desenho da Casa – Árvore – Pessoa.

Observações Gerais sobre o HTP

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Como recaregar cartuchos de impressora, você mesmo

recarregar cartuchos

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Apostila Para Concursos Públicos – Língua Portuguesa

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sábado, 2 de junho de 2012

LDB ATUALIZADA

 LDB ATUALIZADA

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O Museu Exploratório de Ciências – Unicamp- Estão abertas as inscrições para a 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

                     

                             

 



Estão abertas as inscrições para a
4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil
 
O Museu Exploratório de Ciências – Unicamp convoca estudantes e professores de todo o país a participarem da 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site até dia 10 de agosto.
A Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa única na área de ciências humanas em todo o Brasil. Em 2011, a Olimpíada contou com mais de 65 mil inscritos, com representantes de todos os estados do território nacional.
Composta por cinco fases online e uma presencial, a competição envolve professores de história e alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio em um trabalho coletivo de estudar não apenas o conteúdo das questões propostas, mas de desenvolver um olhar crítico para a história. Dessa forma, é valorizado o processo de aprendizagem e construção do conhecimento. O contato direto com documentos históricos permite aos participantes trabalharem como historiadores, à medida que processam as informações exigidas nas respostas das questões em cada fase.
Este ano, a primeira fase terá início em 20 de agosto e a fase final presencial acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro, na Universidade Estadual de Campinas.
O Museu Exploratório de Ciências custeará as passagens de avião de 37 equipes para participarem da final, selecionadas de acordo com sua pontuação nas fases online. Serão selecionadas: para cada estado da federação, a equipe com maior pontuação; a equipe de escola pública com maior pontuação em cada uma das cinco regiões do país (norte, nordeste, sudeste, sul e centro-oeste) e as cinco equipes de escola pública com maior pontuação, independente da região.
Os professores responsáveis por essas equipes serão convidados a permanecer na Unicamp para realizar um curso de capacitação de uma semana, com custos de hospedagem cobertos também pelo Museu, após a final da Olimpíada.
A Olimpíada premiará escolas, alunos e professores, com 60 medalhas de ouro, 100 de prata e 140 de bronze, além de certificados de participação para todos os inscritos e todas as escolas participantes.


  

Gabriela Villen
Assessoria de Imprensa
Museu Exploratório de Ciências
Universidade Estadual de Campinas
(19) 3521 1729


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Pragmatismo e Utilitarismo