sexta-feira, 20 de julho de 2012

O Museu Exploratório de Ciências – Unicamp recebe a partir do dia 01/06/2012, as inscrições para a 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB).









Atendendo aos inúmeros pedidos de professores, coordenadores e diretores de escolas, em diversos estados do país, a Comissão Organizadora da 4ªONHB disponibiliza o cartaz de divulgação para a impressão e/ou postagem nas páginas das escolas e blogs. Faça o download do cartaz da 4ª ONHB .
Calendário da 4ª ONHB
Postado por Comissão Organizadora em 30 de abril de 2012

Inscrições e pagamento dos boletos

As inscrições na 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil ocorrerão de 01/06/2012 a 10/08/2012.

Primeira fase

A primeira fase inicia no dia 20/08/2012 e finaliza no dia 25/08/2012.

Segunda fase

A segunda fase inicia no dia 27/08/2012 e finaliza no dia 01/09/2012.

Terceira fase

A terceira fase inicia no dia 03/09/2012 e finaliza no dia 08/09/2012.

Quarta fase

A quarta fase inicia no dia 10/09/2012 e finaliza no dia 15/09/2012.

Quinta fase

A quinta fase inicia no dia 17/09/2012 e finaliza no dia 22/09/2012.

Grande Final Presencial

Prova: 20/10/2012
Cerimônia de Premiação: 21/10/2012
A Organização da 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil se reserva o direito de alterar as datas das provas em caso de imprevistos de força maior, que fujam da alçada de controle do Museu Exploratório de Ciências – Unicamp.


Mensagem de Boas-Vindas
Postado por Comissão Organizadora em 30 de abril de 2012
Estimular o conhecimento e o estudo, despertando talentos e aptidões.
O Museu Exploratório de Ciências – Unicamp recebe a partir do dia 01/06/2012, as inscrições para a 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A primeira fase da competição começa em 20 de agosto. Poderão participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e demais séries do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, incluindo alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.
O formulário de inscrição e o boleto para pagamento estarão disponíveis no site do MC de 01 de junho até 10 de agosto. A taxa de inscrição é de 21 reais para as equipes de escolas públicas e 45 reais para as equipes das escolas particulares. O valor da inscrição corresponde à inscrição de todos os membros da equipe (incluindo o professor-orientador).
Em 2012, O Museu Exploratório de Ciências custeará, para participarem da final, as passagens de avião das 27 equipes mais bem colocadas em cada estado da Federação (escolas públicas ou particulares) e mais 10 equipes de escolas públicas com a maior pontuação, sendo uma por região do país, e cinco escolas públicas com mais alta pontuação em todo o Brasil, independente de sua região. Após a final da Olimpíada, os professores responsáveis por essas equipes são convidados a permanecer na Unicamp para realizar capacitação de uma semana, com custos de hospedagem cobertos também pelo Museu.
ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro (15 equipes), prata (25 equipes) e bronze (35 equipes), e medalhas de participação para todos os demais finalistas. Serão fornecidos certificados de participação para todos os inscritos e também para as escolas.

Sobre

A 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências – Unicamp. O evento é patrocinado pelo CNPq e tem o apoio da Rede Globo de Televisão e da Revista de História da Biblioteca Nacional. A última edição, realizada em 2011, inscreveu mais de 65 mil participantes e reuniu cerca de duas mil pessoas na final presencial, realizada na Unicamp, nos dias 15 e 16 de outubro.
ONHB é organizada pela equipe do Museu Exploratório de Ciências e as provas são concebidas e elaboradas por historiadores, professores e pós graduandos de História da Unicamp. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.
Faça inscrição clique aqui.



Site do Museu.
http://www.museudeciencias.com.br/

Blog
http://www.museudeciencias.com.br/4-olimpiada/blog/index


ENDEREÇO
Museu Exploratório de Ciências
Universidade Estadual de Campinas
Av. Alan Turing, 1500
Barão Geraldo — Campinas — SP
CEP 13083-898
FORMAS DE CONTATO
Telefone (19) 3521-1810
E-mail
setoreducativo@reitoria.unicamp.br







Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

terça-feira, 17 de julho de 2012

Série palavras e expressões pitorescas: Larápio





Larápio – Havia em Roma um pretor (funcionário da Justiça na Roma antiga) supostamente corrupto, que teria recebido propinas para favorecer esse ou aquele. Chamava-se Lucius Antonius Rufus Appius, mas assinava as iniciais apenas: L.A.R. Appius. Daí, foi um passo para o povo criar o vocábulo “larapius”, em português larápio.

Extraído do Livro Etimologias e Expressões Pitorescas: Marcus Claudio Acquaviva, Ed. Ícone


Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

UTPL APARICIÓN DEL PENSAMIENTO [(PSICOLOGÍA)(PSICOLOGÍA DEL DESARROLLO I)]



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

UTPL AGRESIÓN [(PSICOLOGÍA)(PSICOLOGÍA SOCIAL)]



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

sábado, 14 de julho de 2012

Série palavras e expressões pitorescas: CAFONA


CAFONA

Cafona – Durante a colonização da Itália (séc. III a.C.), os romanos confiscavam as terras dos vencidos e distribuíam-nas entre os veteranos de guerra mais pobres, a título de compensação pelo serviço militar. Os nativos não aceitavam de bom grado, evidentemente, a intrusão. Pois bem, ao tempo de Júlio Cesar um de seus cabos, chamado Caffus, recebeu um pequeno território conquistado, tornando-se, desde logo, antipático aos naturais. Vestia-se espalhafatosamente, com uniformes cobertos de plumas e adereços, desfilando uma ridícula arrogância, enquanto maltratava a população. Assim sendo, a expressão “caffus” não tardou a indicar toda pessoa que, pelo dinheiro ou pela força, busca demonstrar uma falsa erudição ou polidez. Séculos depois, o idioma italiano incorporou, com o mesmo sentido, a expressão “cafone”, gostosamente adotada pelos brasileiros – como mais um italianismo a enriquecer a nossa gíria.
Pessoa inculta e sem etiqueta que, sob o véu do dinheiro a lhe ocultar tal demérito, acaba por mostrar-se ridícula e de mal gosto. Em outras palavras, o popular novo rico.

Etimologias e Expressões Pitorescas: Marcus Cláudio Acquaviva – editora Ícone página, 24 – 1994.



Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Tv Feevale - Especial - Esp. em Pedagogia Empresarial



Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Mídia Sem Máscara - Método Paulo Freire ou Método Laubach?

A você que visita este humilde blog,  meu muito obrigado.
Abaixo um link de uma postagem, tenho uma responsabilidade com a verdade. Com isto temos que ver os dois lados. Reflita e questione, era fã de Paulo Freire, mas estou há algum tempo descepcionado, com ele e com Piaget. O construtivismo o ECA tem que, serem revistos.

Mídia Sem Máscara - Método Paulo Freire ou Método Laubach?

Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Mídia Sem Máscara - Anticoncepcionais e o HIV: tudo a ver

Mídia Sem Máscara - Anticoncepcionais e o HIV: tudo a ver

Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

UTPL SOCIOLOGÍA DE LA EDUCACIÓN [(CCEE - EDUCACIÓN BÁSICA)(ABRIL-AGOSTO ...



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

UTPL ¿CÓMO MEJORAR EL RENDIMIENTO ACADÉMICO? [(TODAS LAS CARRERAS)(METOD...



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

UTPL HÁBITOS DE ESTUDIO [(TODAS LAS CARRERAS)(METODOLOGÍA DE ESTUDIO)]



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com