quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Veja abaixo as leis que nosso governo anda aprovando sobre entrada nas universidades públicas, aposentadoria e seguro desemprego..








PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 




LEI Nº 12.711, de 29/08/2012
Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências.
FONTE: Diário Oficial da União, Seção 1, de 30/08/2012 - p.1
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 60, do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS,do Ministério da Previdência Social, de 20/08/2012
Dispõe sobre os procedimentos operacionais a serem adotados pelas Unidades de Gestão de Pessoas para contagem de tempo de serviço público prestado sob condições insalubres, penosas e perigosas ou no exercício de atividades com Raios X e substâncias radioativas pelos servidores do Quadro de Pessoal do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS submetidos ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, de que trata o Decreto-Lei n. 5.452, de 1º de maio de 1943, em período anterior à edição do Regime Jurídico Único de que trata a Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
FONTE: Diário Oficial da União, Seção 1, de 21/08/2012 - p.54

SÚMULA NORMATIVA Nº 25, da Agência Nacional de Saúde Suplementar, do Ministério da Saúde, de 13/09/2012
Dispõe sobre regras para planos privados de assistência à saúde quanto à cobertura assistencial do parto, inscrição do recém-nascido, filho natural ou adotivo, ou sob guarda ou tutela ou cuja paternidade foi reconhecida, e do aproveitamento de carência e prazos de carência e à cobertura assistencial do recém-nascido.
FONTE: Diário Oficial da União, Seção 1, de 14/09/2012 – p.69
MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO
RESOLUÇÃO Nº 699, do Ministério do Trabalho e Emprego, de 30/08/2012
Altera a Resolução nº 467, de 21 de dezembro de 2005, que estabelece procedimentos relativos à concessão do Seguro-Desemprego.
FONTE: Diário Oficial da União, Seção 1, de 03/09/2012 - p.151
Vide Resolução nº 467, de 21 de dezembro de 2005:
http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C812D398D4D8E013997C7214643B1/Res467.pdf
PROVIMENTO Nº 19, do Conselho Nacional de Justiça, de 29/08/2012

Assegura aos comprovadamente pobres a gratuidade da averbação do reconhecimento de paternidade e da respectiva certidão.
FONTE: Diário da Justiça Eletrônico do CNJ, de 30/08/2012 – p.4




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Dinâmica do relacionamento funcional

 Dinâmica do relacionamento funcional



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Orientações sobre AEE – Sala de recursos e itinerância 12.04.2010

Orientações sobre AEE – Sala de recursos e itinerância 12.04.2010


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PLANO DE CURSO PRÉ 2011

 PLANO DE CURSO PRÉ 2011

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Atividades de Português com descritores 5º ano

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prova brasil_matriz2

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domingo, 23 de setembro de 2012

PROJETO DE INTERVENÇÃO: REPENSANDO O REFORÇO ESCOLAR A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA PSICOPEDAGÓGICA.

PROJETO DE INTERVENÇÃO

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Diferença entre tarifação monofásica e bifásica

Diferença entre tarifação monofásica e bifásica

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96 aulas para educação física nivel1,2,3 e 4

96 aulas para educação física nivel1,2,3 e 4

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Planejamento escolar

Planejamento escolar

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Dica de leitura do editor do Blog: Produção escrita e dificuldades de aprendizagem

Produção escrita e dificuldades de aprendizagem

Joaquim Dolz / Roxane Gagnon / Fabrício Decândio




Formato: 12X22
ISBN: 9788575911327
Edição: 1 Ano: 2010
N. Pag.: 110
Capa: BROCHURA



Observe o texto produzido por Lucas, aluno do terceiro ano do ensino fundamental:


"Sinhor prefeito
Nos queremu que Você merole as situasão de mininos e meninas esta com defisiente físico nas Ruas ele entra na igreja e tei escada eles não entra não tei nigei para por eles la dentro e nei uma jite que eles e elas não coiese ela e ele e também não ce coiesem ele e ela porque eles e elas e defisiente e eles não e defisiente eles não pode joga Bola e nei andar de Bicicrete e nei di patis e também não pode pasia nas Ruas dos colega nei estudar Praque ele não da comta de escrever e nei ler oque ele vai fazer na escola so llarcha e brimcar na escola Dese jeito eles não podi pasar di ano

Obrigada porter Aterder o meu pidido Lucas"

Como avaliar as capacidades de produção textual de Lucas? Considerando sua idade, quais são os obstáculos que ele deve ultrapassar para redigir uma carta ao prefeito da cidade, pedindo melhorias em prol das crianças portadoras de deficiência física?
Com exceção dos erros ortográficos, quais são seus principais problemas de escrita?
Este livro é uma adaptação das propostas didáticas da equipe de Joaquim Dolz para o contexto brasileiro. Os autores apresentam um procedimento de análise de textos de alunos de escolas públicas brasileiras. O livro oferece atividades de ensino para os professores, adaptadas às dificuldades de aprendizagem mais frequentes que foram encontradas nas análises efetuadas.

Orientado explicitamente para a análise de produções escritas, este livro propõe uma metodologia que permite depreender as capacidades e as dificuldades dos alunos, autores dos textos; mostra como partir de suas capacidades e de seus erros para organizar o ensino, salientando os principais obstáculos a serem ultrapassados em função dos diferentes componentes dos textos trabalhados. Desse modo, procura, da melhor forma possível, adaptar o ensino aos aprendizes da escrita. O livro é particularmente adequado para acompanhar as atividades sobre as sequências didáticas do Programa Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, conforme vem sendo realizada no Brasil.

Sumário:

Prefácio

Capítulo I - ENSINAR A PRODUÇÃO ESCRITA

1. Comunicação, expressão e conhecimento
2. Transversalidade da escrita
3. Uma aprendizagem precoce para sempre inacabada
4. Os componentes da escrita e do texto a escrever
5. As operações referentes à produção textual

Capítulo II - OBSTÁCULOS, DIFICULDADES E ERROS DE ESCRITA

1. A importância do erro
2. As fontes das dificuldades
3. O valor didático dos erros de escrita
4. Erros a serem identificados e hierarquizados

Capítulo III - OS GÊNEROS TEXTUAIS COMO UNIDADE DE TRABALHO

1. Os gêneros como manifestação das práticas linguageiras
2. Os gêneros como "megainstrumento" didático
3. O gênero como "facilitador" do ensino da produção textual
4. O modelo didático do gênero textual

Capítulo IV - O PROCEDIMENTO DE ANÁLISE

1. Levar em conta os objetivos prioritários
2. Reconstrução da consigna
3. Identificar os erros com a ajuda de grades de avaliação

Capítulo V - OS DISPOSITIVOS DE ENSINO

1. A revisão do texto e sua reescrita
2. As atividades escolares, dispositivos e sequências didáticas

Capítulo VI - OS TEXTOS NARRATIVOS

1. Análise de dois textos
2. A situação de produção e a consigna escrita
3. A reconstrução do gênero a partir dos índices textuais
4. O texto de Felipe
5. O texto de Vera
6. As pistas de trabalho prioritárias

Capítulo VII - OS TEXTOS ARGUMENTATIVOS

1. Análise da produção textual de Lucas: o gênero carta oficial e seu contexto de produção
2. A reconstrução do gênero a partir dos índices textuais e da situação de comunicação
3. As principais dificuldades de Lucas
4. As pistas de trabalho prioritárias


fonte: http://www.clickbooks.com.br/product_info.php?products_id=2911

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segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Acessando O Hemisfério Direito Do Cérebro - A Arte Como Ferramenta Para Desenvolver a Criatividade

Acessando O Hemisfério Direito Do Cérebro - A Arte Como Ferramenta Para Desenvolver a Criatividade

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Decroly surge na história da pedagogia como um dos fundadores domovimento da escola nova ,

Ovide Decroly

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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁCENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃONÚCLEO DE EDUCAÇÃO POPULAR PAULO FREIRECENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DA EJA NA AMAZÔNIA MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA UEPA:ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS, PROJETOS ENÚCLEO DE PESQUISA

RELATÓRIO E ARTIGO COMPLETO(2)

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Professor Pasquale - SUPER-MEGA APOSTILA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Professor Pasquale - SUPER-MEGA APOSTILA DA LÍNGUA PORTUGUESA

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Fichamento capítulo 1 - Livro Luckesi : Avaliação Da Aprendizagem Escolar. 14ª Ed. São Paulo: Cortez, 2002 - Rozângela

Fichamento capítulo 1 - Livro Luckesi - Rozângela

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