quarta-feira, 13 de março de 2013

O Protocolo de Observação Psicomotora (POP-TT)




O Protocolo de Observação Psicomotora (POP-TT) é um instrumento que auxilia professores e profissionais da saúde/educação na observação das habilidades psicomotoras de crianças entre 4 e 12 anos. Mas por que a psicomotricidade é importante no processo de aprendizagem e, principalmente, na alfabetização???

Segundo Borghi e Pantano (2010), a aprendizagem é uma capacidade cerebral que envolve a formação e a estabilização de conexões neuronais. Assim, para se avaliar a aprendizagem, deve-se avaliar os processos cerebrais intrínsecos à aprendizagem, sendo estes: atenção, memória, comportamento e habilidades emocionais, linguagem oral, consciência fonológica, processamento auditivo e visual, estratégias cognitivas, habilidades sociais, habilidades relativas a cálculo matemático, habilidades de decodificação grafema/fonema e habilidades motoras.
As habilidades psicomotoras, por muito tempo, foram consideradas como de aquisição natural e espontânea da criança, porém, esta não é a realidade... O desenvolvimento de habilidades psicomotoras pode estimular o desenvolvimento e a maturação de conexões sinápticas que serão úteis no controle motor do indivíduo, que farão parte de noções e esquemas corporais do sujeito e, sobretudo, que serão utilizadas quando pensarmos, executarmos ou observarmos um movimento através da ação dos neurônios-espelhos, por isso, faz-se necessário que a Educação Infantil e as primeiras séries do Ensino Fundamental desenvolvam atividades sistematizadas que propiciem a aquisição de tais habilidades.
As habilidades psicomotoras consideradas necessárias e básicas para que o processo formal de ensino/aprendizagem possa ocorrer de forma íntegra são:


1- Coordenação motora global e fina: habilidade de controlar e regular os movimentos corporais amplos ou finos de forma rápida e exata;


2- Esquema corporal: relacionado com a construção da identidade e da autonomia;


3- Lateralidade: tendência a usar determinado lado do corpo de forma preferencial;


4- Estrutura temporo-espacial: construção do conhecimento do meio físico e social a que está inserido e as relações entre o sujeito e o mundo;


5- Ritmo: relacionada à forma de se deslocar no espaço obedecendo a uma determinada sequência de sons ou músicas;


6- Equilíbrio: relacionada à forma de permanecer estático ou em movimento sobre uma ou mais bases do corpo;


7- Controle muscular: relacionada a exercícios em movimentos que deve ser interrompido bruscamente;


8- Força: relacionada aos exercícios que o aluno utiliza força;


9- Velocidade: relacionada aos exercícios que o aluno trabalha a velocidade de deslocamento na execução dos exercícios. 


Para saber mais: POP-TT – Protocolo de Observação Psicomotora, Teresa Borghi e Telma Pantano, Ed. Pulso.


http://comoeuaprendo.blogspot.com/


Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Pragmatismo e Utilitarismo