segunda-feira, 6 de maio de 2013

Blog do João Maria andarilho utópico preensão correta do lápis




como segurar e posicionar adequadamente o lápis sobre uma folha ou caderno.Autor: António Manuel Pamplona

DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM - Uma abordagem psicopedagógica

ISBN: 978852900197-5                          Pág. 172



O reconhecimento e a identificação das dificuldades em aprender a ler e escrever é, na maioria das vezes, a diferença entre o fracasso e o sucesso escolar. Iniciando sua abordagem pela definição da leitura e da escrita, analisa subsequentemente, as causas das dificuldades de aprendizagem, ausência de estimulação das habilidades básicas necessárias à alfabetização, métodos de ensino, fatores maturacionais e emocionais, dislexia e os distúrbios específicos da leitura e escrita, os quais são ilustrados com casos clínicos.

Ressalta-se a extrema importância da obra, tanto para auxiliar a identificação precoce dos distúrbios de aprendizagem, como na elaboração de programas reeducativos ou de reforço escolar, que visem a reintegração da criança, com dificuldades, no processo de ensino formal.

Peso (kg)
0,100



Um dia me chama a professora e me diz que Emilio não sabe sustentar o lápis na mão. Naquele momento não me pareceu que isso seria um problema, que era apenas porque era pequeno , afinal só tinha 3 anos e meio. Com o tempo fui descobrindo que são muitas as crianças que passam por essa dificuldade, frases como “ ele sai correndo quando vê um lápis” etc e tal.


Quero lembrar que toda aprendizagem tem que ser enlaçada com uma anterior para que possa ser efetiva, isso é uma coisa que as pessoas que estão ao meu lado criam “calos” nos ouvidos de escutar. Então, a pergunta não é o que estamos fazendo agora que não funciona, a pergunta é qual é o passo anterior que ele não entendeu ou donde eu posso relacionar o que eu quero mostrar pra ele agora.

Vamos lá!

Segurar o lápis é psicomotricidade , vejam os exemplos que eu usei com ele.

Primeiro ensinei a usar os dedinhos que usa pra pegar o lápis, não para pegar o lápis mas para outras coisas.



Essa é a posição que o lápis tem entre os dedos.




Outras vezes colocava a mão dele aberta e pedia pra ele fechar o colocava o lápis no lugar donde deveria estar,(entre os dedos polegar, indicador e médio ).



Outro exercício é fazer “ minhoquinha”, faz um tempo o vídeo está disponível em youtube, para que ele movimente o lápis e coloque na posiçao adequada.


http://maria-marianeres.blogspot.com.br/2011/05/segurar-o-lapis.html

Adaptador triangular para lápis
Adaptador triangular para lápis
Especialmente concebido para manter os dedos na posição correcta para a escrita. Uma seta pequena mostra a maneira como o lápis deve ser inserido correctamente no adaptador. Pode ser utilizado por esquerdinos como também por destros

Quer saber mais, clique nos links abaixo.

Coordenação visomotora e espacial, lateralidade e direcionalidade para Escrita, Preensão do lápis:.




Por que odeia escrever?




Escala de preensão de lápis e giz de cera, em ordem de desenvovlimento



Obrigado pela visita, volte sempre.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

FLASH TOTAL SO AS PODEROSAS