quinta-feira, 13 de junho de 2013

Wikiquote, a coletânea de citações livre. José Ortega y Gasset


José Ortega y Gasset

José Ortega y Gasset

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

José Ortega y Gasset (Madri, 9 de maio de 1883 — Madri, 18 de outubro de 1955). Foi um filósofo espanhol, assim como ativista político e jornalista.

"Eu sou eu e minha circunstância, e se não salvo a ela, não me salvo a mim."
- Fonte: "Meditações do Quixote"

"Esta é a primeira consequência que sobrevém quando no mundo alguém deixa de mandar: que os demais, ao se rebelarem, ficam sem tarefa, sem programa de vida".

- Fonte: "A Rebelião das Massas"

"Sem missão não há homem".
- Fonte: "O Livro das Missões"

"Foi preciso esperar até o começo do século XX para se presenciar um espectáculo incrível: o da peculiarísssima brutalidade e agressiva estupidez com que se comporta um homem quando sabe muito de uma coisa e ignora todas as demais."
- Fonte: "O Livro das Missões"

"Ser de esquerda é, como estar na direita, uma infinidade de maneiras que o homem pode escolher ser um imbecil: ambas, com efeito, são formas de hemiplegia [paralisia] moral"
- Ser de la izquierda es, como ser de la derecha, una de las infinitas maneras que el hombre puede elegir para ser un imbécil: ambas, en efecto, son formas de la hemiplejía moral.
- La rebelión de las masas, "Prólogo para franceses" (1937).


            "Quem, em nome da liberdade, renuncia a ser aquilo que devia ser, já se matou em vida: é um suicida de pé. A sua existência consistirá numa perpétua fuga da única realidade que era possível."

- Quien en nombre de la libertad renuncia a ser el que tiene que ser, ya se ha matado en vida: es un suicida en pie. Su existencia consistirá en una perpetua fuga de la única realidad que podía ser

"Desconfio do respeito de um homem com seu amigo ou sua bandeira quando não o vejo respeitar o inimigo ou a bandeira deste." 


Obrigado pela visita, volte sempre.
  pegue a sua no TemplatesdaLua.com