quinta-feira, 4 de julho de 2013

As 28 deficiências da inteligência humana, pelo pedagogo romeno Reuven Feuerstein. (uma dica do professor e filosofo.Olavo de Carvalho)

As 28 deficiências da inteligência humana, pelo pedagogo romeno Reuven Feuerstein. (uma dica do professor e filosofo Olavo de Carvalho)

 pedagogo romeno Reuven Feuerstein.

Vou tentar traduzir, se alguém quiser corrigir sinta-se a vontade.

O Professor Olavo de Carvalho fala com frequência no Dr. Reuven Feuerstein. Encontrei essa postagem muito interessante no 

As deficiências resultantes da falta de aprendizagem mediada são antes periféricas do que centrais, e refletem atitude e motivação deficientes, falta de hábitos de trabalho e esquemas de aprendizagem ao invés de incapacidades estruturais e de elaboração. Evidências da reversibilidade do fenômeno tem sido encontrado em trabalhos clínicos e experimentais — especialmente através da avaliação dinâmica — (Dispositivo de Avaliação do Potencial de aprendizagem — “Learning Potential Assessment Device” — LPAD). O LPAD também nos capacitou a estabelecer um inventório de funções cognitivas subdesenvolvidas, pobremente desenvolvidas, ou debilitadas. Estas nós categorizamos como níveis de Input, Elaboração e Output.
Funções cognitivas debilitadas afetando o nível de Input incluem debilidades quantitativas e qualitativas dos dados recolhidos pelo indivíduo, quando confrontado por um problema, objeto ou experiência. Incluem:
1. Percepção confusa.
2. Comportamento investigativo não-sistemático, impulsivo e equivocado.
3. Falta de, ou debilidade, de ferramentas verbais capazes de discriminar (ex. objetos, eventos, relações, etc. não possuem nomes apropriados).
4. Falta de, ou debilidade, de orientação espacial; a falta de sistemas estáveis de referencia debilitam o estabelecimento de uma organização topológica e Euclidiana do espaço.
5. Falta de, ou debilidade, de conceitos de tempo.
6. Falta de, ou debilidade, de conservação de constantes (tamanho, forma, quantidade, orientação) através da variação dos fatores.
7. Falta de, ou deficiência, de precisão e acuidade dos dados recolhidos.
8. Falta de capacidade de considerar duas ou mais fontes de informação (ou hipóteses) de uma vez; isto reflete que os dados são tratados de forma isolada, ao invés de fatos organizados em um todo.
A severidade da debilidade no nível de Input também pode afetar o funcionamento dos níveis de Elaboração e Output, mas não necessariamente.
Funções cognitivas debilitadas afetando o nível de Elaboração incluem aqueles fatores que impedem uma avalição eficiente da informação e das dicas ou sugestões.
1. Percepção inadequada ao definir um problema existente.
2. Incapacidade de selecionar aspectos relevantes e não relevantes não definição de um problema.
3. Falta de um comportamento comparativo espontâneo, ou limitação na sua aplicação.
4. Campo psíquico tacanho, mediocre.
5. Compreensão parcial da realidade.
6. Falta de, ou debilidade, na necessidade de perseguir evidências lógicas.
7. Falta de, ou debilidade, de interiorização.
8. Falta de, ou debilidade, no pensamento hipotético-inferitivo, pensamento “E se…?”.
9. Falta de, ou debilidade, nas estratégias de testar hipóteses.
10. Falta de, ou debilidade, na habilidade de estruturar um comportamento adequado para solucionar um problema.
11. Falta de, ou debilidade, no planejamento.
12. Não-elaboração de certas categorias cognitivas porque os conceitos verbais necessários não fazem parte do indivíduo, ou não são mobilizados em um nível expressivo.
Pensar normalmente se refere a elaborar sugestões. Estas sugestões podem ser originais, criativas, e ainda que corretamente elaboradas podem gerar respostas erradas, porque foram baseadas em informações inadequadas e inapropriadas no nível de Input.
Funções cognitivas debilitadas afetando o nível de Output incluem aqueles fatores que levam a uma inadequada comunicação das soluções encontradas. Note que informações corretamente percebidas e elaborações apropriadas podem ser expressadas incorretamente.
Deve-se notar que, mesmo dados e elaborações corretas podem ter sua solução expressa incorretamente, se existirem dificuldades nesse nível.
1. modalidades egocêntricas de comunicação.
2. Dificuldades na projeção de relações virtuais.
3. Bloqueios.
4. Tentativas inadequadas de responder.
5. Falta de, ou debilidade, de ferramentas para comunicar adequadamente as respostas elaboradas.
6. Falta de, ou debilidade, na necessidade de precisão e acuidade na comunicação das respostas.
7. Deficiência na transposição visual.
8. Comportamento impulsivo.
Os três distintos níveis foram concebidos de forma a trazer alguma ordem à matriz de funções cognitivas deficientes em situações de carência cultural. No entanto, há a interação que ocorre entre os níveis, que é de importância vital para compreender a extensão e a penetração da disfunção cognitiva.

fonte o bom e velho Orkut,
http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?cmm=44668&tid=5391442472092467786&na=3&npn=2&nid=44668-5391442472092467786-5442614413264061002

Bibliografia sobre Pedagogia - Olavo de Carvalho


Bibliografia sobre Pedagogia - Olavo de Carvalho Compre na Amazon através destes links e ajude a manter o canal A Arte de Ensinar












The Art of Teaching https://amzn.to/2MSZAgF Livros de Reuven Feuerstein https://amzn.to/2FhW5Ke Livre Opção: http://amzn.to/2gp4Q6c Livro: como ler livros http://amzn.to/2hfLTVx Livro:A vida intelectual http://amzn.to/2gtJPKO Livro: Escreva Bem, Pense Melhor http://amzn.to/2gklJyY


4 comentários:

Walter Sader disse...

Eu não tenho dados confiáveis, porém, me parece que existe uma deficiência de alimentação proteica nas crianças brasileiras entre zero e três anos de idade implicando em má formação neural. Creio ser este o fundamento para se escapar destas vinte e oito deficiências, e é claro que também não é o único.

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Obrigado Walter, este pode ser um dos fatores.
mas, tb a outros fatores que mudam um comportamento. Compare os dados do Brasil com outros países. Agora que o que vc menciona pode ser um dos fatores qual maior relevância.

Anônimo disse...

Olá, eu conheci o Reuven Feuerstein pelo filosófo Olavo de Carvalho e o site Midía Sem Máscara. Soube que existe um programa chamado PEI que serve para corrigir essas deficiências cognitivas. Como eu faço para saber se eu tenho essas deficiências cognitivas. Alguém conhece algum profissional aqui em São Paulo para fazer um teste? Ou então algum livro? Obrigado e continuem com o blog.

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Olá, e obrigado pela confiança. conheci tb através do professor Olavo de Carvalho numa palestra que assisti de um vídeo, que ele deu na OAB.
Veja abaixo o que encontrei na web,
Talvez lhe ajude.
PEI está fundamentado na Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein.
Alameda Canuri, 97 - Moema - São Paulo - SP
alamedas@clinicalamedas.com.br
(11) 3062-9516 / 3062-2485 / 5084-3041
http://www.clinicalamedas.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=92%3Apei-programa-de-enriquecimento-instrumental-&catid=38&Itemid=78

PEI - Centro Brasileiro - Modificabilidade Cognitiva - Formação de ... Leite, 304 - Sumarezinho (Vila Madalena) Cep: 05442-000 - São Paulo – SP- BRASIL.
Cursos
Clique sobre o curso para ver detalhes. CURSOS ...
Contato
Enga. Olívia Virgínia Miranda - Trainer Advanced Forma ...
http://www.cbmpei.com.br/

Endereço eletrônico: ampei@ampei.org.br

Endereço p/ correspondência:

AMPEI - C.P 61007

CEP 05001-970 - São Paulo - SP
http://www.ampei.org.br/pei.htm

Espero que lhe ajude.

Manda para seu amigo ou sua amigo não desistir ainda dá tempo.

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.