Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho, 2013

Governo Alckmin acaba com aulas de Geografia, História e Ciências

Não há compensação de aulas no novo programa do governador Geraldo Alckmin Governo paulista põe fim a aulas e quer aumentar qualidade de ensino do Hora do Povo, sugestão de Gerson Carneiro  O governo do Estado de São Paulo retirou o ensino de História, Geografia e Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A nova modalidade faz parte da primeira reformulação curricular que inicialmente seria aplicada nas escolas em tempo integral. A retirada das aulas da grade curricular vale para as 297 escolas que estão no suposto programa de ensino integral implantado a partir de 2006 e exclui as 21 escolas que não migraram para o novo modelo de ensino integral – criado em 2012 para o ensino médio e estendido para o fundamental neste ano. Mesmo permanecendo na escola por 8 horas todos os dias, os alunos dessas 297 escolas não terão aulas de Ciências Físicas e Biológicas, História e Geografia, onde até o ano passado tinham sete aulas semanais dessas matérias até o 3º ano do Ensino Fundamental. Seg…

Ideologia: Termo tem vários significados em ciências sociais

Nas ciências sociais, filosofia e áreas afins, o termo ideologia é empregado com muita frequência. Em uma de suas canções, o músico e letrista brasileiro Cazuza fez uma crítica sagaz à ausência de uma ideologia para seguir nos tempos atuais.

O verso de Cazuza - "Ideologia. Eu quero uma pra viver" - pode ser nosso ponto de partida para perguntar: mas afinal, qual é o significado desse termo e como ele surgiu?

O conceito ideologia foi criado pelo francês Antoine Louis Claude Destutt de Tracy (1754-1836). Este filósofo o empregou pela primeira vez em seu livro "Elementos de Ideologia", de 1801. para designar o "estudo científico das ideias".

Destutt de Tracy usou alguns métodos e teorias das ciências naturais (física e biologia basicamente) para compreender a origem e a formação das ideias (razão, vontade, percepção, moral, entre outras) a partir da observação do indivíduo em interação com o meio ambiente. Novos significados de ideologia Nas décadas seguinte…

A origem da palavra patrulha

Patrulha estelar starblazers yamato 

Perguntas A origem da palavra patrulha Neuza Fernandes - Militar - Almada,
[Pergunta] Qual é a origem etimológica da palavra patrulha ou patrulheiro?
Obrigada.

[Resposta] A palavra patrulha deriva do «fr[ancês] patrouille (1559), "ronda de vigilância efetuada por um destacamento militar, civil ou de polícia", [derivado] regr[essivo] do v[erbo] patrouiller, "patrulhar"; segundo JM [José Pedro Machado], pelo esp[anhol] patrulla, "id."». Quanto a patrulheiro, vem de «patrulha + -eiro».
O nome (substantivo) patrulha é, essencialmente, um termo militar, tratando-se de «pequeno destacamento de soldados encarregado de fazer rondas»; «força militar de pequeno efectivo com missões de combate ou reconhecimento»; «grupo de aviões de combate com a missão de interceptar aviões inimigos»; e «navio de guerra com a missão de vigiar as águas oceânicas ou o litoral». Ainda se pode tratar de «grupo de pessoas encarregadas de vigiar determinada zo…

Percepção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


A percepção de cores: um dos aspectos da percepção visual. Percepção(AO 1990percepção1 ou perceção)2 é, em psicologianeurociência e ciências cognitivas, a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. A percepção pode ser estudada do ponto de vista estritamente biológico ou fisiológico, envolvendo estímulos elétricos evocados pelos estímulos nos órgãos dos sentidos. Do ponto de vista psicológico ou cognitivo, a percepção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos. A percepção é um dos campos mais antigos dos processos fisiológicos e cognitivos envolvidos. Os primeiros a estudar c…