Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro, 2013
Julio Severo A psicóloga evangélica Marisa Lobo foi mais uma vez chamada a comparecer a uma audiência do Conselho Regional de Psicologia. Ela teve, sob intimação, de comparecer ao Conselho de Ética, acompanhada de seu advogado. A audiência ocorreu em 29 de novembro de 2013. A acusação? “Homofobia.” A Dra. Marisa Lobo, com seu advogado, perguntou o que é “homofobia,” considerando que ela nunca agrediu nem matou homossexuais. Tudo o que os inquisidores conseguiram dizer foi que ela não poderia usar o nome de “psicóloga cristã” e falar de homossexualidade publicamente. Não que esses inquisidores achem errado um profissional de psicologia falar de homossexualidade. Eles podem sim falar, desde que elogiem, louvem e exaltem esse estilo de vida. Qualquer outra opinião é rejeitada. Pronto! Está explicado! Marisa Lobo tem toda liberdade — sem mencionar apoio irrestrito do Conselho Federal de Psicologia — para elogiar, louvar e exaltar o estilo de vida homossexual. Mas — pobre Marisa! — ela não enten…

O tempo e o clima

O tempo e o clima É muito comum haver confusão entre o que é tempo e o que é clima. Porém, estes são dois fenômenos diferentes, mesmo que se encontrem inter-relacionados.
No dia-a-dia, a previsão do tempo é a estimativa do que se espera que ocorra em termos de temperatura e de precipitação pluvial em um curto período. Nesse sentido o tempo está constantemente mudando: em um certo dia pode fazer sol pela manhã, mas chover pela noite ou podemos ter uma semana chuvosa e outra ensolarada. Já a sucessão dos tipos de tempo registrados por um determinado período é o clima. Assim, para definir o clima com maior exatidão, é necessário considerar a média das variáveis climáticas em um longo período.
De acordo com Mozar de Araújo Salvador, meteorologista da Coordenação Geral de Desenvolvimento e Pesquisa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para fazer a média do clima são utilizados dados do período médio de 30 anos. “Já a previsão do tempo é questão de dias, semanas”.
Pa…

Contribuições atuais a respeito dos mecanismos de defesa: uma visão comparativa, Steven H. Cooper, Ph.D.

Contribuições atuais a respeito dos mecanismos de defesa: uma visão comparativa, Steven H. Cooper, Ph.D. (A tradução é de minha autoria)
(1989) Contribuições atuais a respeito dos mecanismos de defesa: uma visão comparativa. Revista da Associação Americana de Psicanálise. 37:865-891. 

Contribuições atuais a respeito dos mecanismos de defesa: uma visão comparativa
Steven H. Cooper, Ph.D. RESUMO

Algumas das contribuições teóricas mais recentes – tais como as propriedades motivacionais do Ego (Schaefer, 1968); (Kris, 1984), as teorias funcionais da defesa (Brenner, 1982), o objeto representacional da defesa (Kernberg, 1976), a “duplicidade” da teoria defensiva (Modell, 1984) e a psicologia do ego baseada na teoria da defesa (Kohut, 1984) – sobre o campo dos mecanismos de defesa foram rigorosamente revisadas. A teoria dos mecanismos de defesa é composta por discursos teóricos e por níveis de observação distintos a respeito do fenômeno em questão. Uma das maiores diferenças entre os autores ci…