Psicodrama Pedagógico e Jogos Dramáticos


Texto de Gleidemar Diniz, autora dos livros “Psicodrama pedagógico e teatro/educação” (Editora Ícone) e “Psicodrama, amplitudes e novas aplicações” (Robe Editorial), doutorado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Gleide oferece cursos, oficinas, workshops, treinamento para profissionais de Educação e de outras áreas. Contato:luaucultura@hotmail.com.
O QUE É PSICODRAMA PEDAGÓGICO?

O criador do Psicodrama, Jacob L. Moreno, estudou medicina, entrando para a Universidade de Viena em 1909 e graduando-se em 1917.
Desenvolveu um método diferente do de Freud. De acordo com o preceito freudiano, o paciente deveria estar disposto em divã falando ao analista. Moreno, ao contrário, colocou o paciente juntamente com outros, por meio do teatro improvisado, denominado Psicodrama.
O método psicodramático tem como princípios básicos a improvisação teatral, a espontaneidade, a criatividade e o trabalho em grupo.
Além do teatro terapêutico, Moreno desenvolveu possibilidades de aplicação do método psicodramático também na educação.
Enquanto o Psicodrama terapêutico visa ao tratamento e é um trabalho especificamente técnico realizado por profissionais específicos da área da psicoterapia, o Psicodrama Pedagógico não tem esta finalidade específica.
O Psicodrama Pedagógico consiste numa proposta que utiliza os fundamentos do método psicodramático com o objetivo de: melhorar a aprendizagem e a qualidade do ensino; obter maior compreensão de um tema já adquirido mediante métodos tradicionais, melhor compreensão de um conteúdo escolar curricular; avaliar os conhecimentos obtidos e a fixação destes; transmitir conhecimentos novos; ao treinamento da espontaneidade; a uma melhoria da sociabilização; desenvolver a capacidade criativa.

JOGOS DRAMÁTICOS E PSICODRAMA

Tanto o Jogo Dramático quanto o Psicodrama tem por princípio e base a improvisação. 
O Jogo Dramático se diferencia dos outros jogos porque envolve representação dramática, apresentando diferentes personagens. Pertence ao campo das representações teatrais.
Existe uma ampla variedade de Jogos dramáticos que podem ser aplicados desde a pré-escola até os cursos superiores.
Assim como no Psicodrama, as etapas do Jogo Dramático são o aquecimento, a dramatização e os comentários.
Os jogos dramáticos prestam grande contribuição ao trabalho psicodramático. O campo oferecido pelos Jogos Dramáticos e Técnicas psicodramáticas é vasto, podendo se utilizar também o teatro de bonecos, máscaras, música.
ÁREAS DE APLICAÇÃO DO PSICODRAMA PEDAGÓGICO E DOS JOGOS DRAMÁTICOS

Nos cursos de Psicodrama Pedagógico e Jogos dramáticos que realizamos com professores, foram vivenciadas técnicas dramáticas abrangendo várias matérias curriculares, entre elas: ciências, geografia, português, história e matemática.
Fizeram parte de nossos cursos de ¨Psicodrama Pedagógico¨ e ¨Jogos Para o Desenvolvimento Humano¨, profissionais de outras áreas, além da Psicologia  e Pedagogia. Entre elas, Artes, Serviço Social, Filosofia, Educação Física, Área Empresarial.
Verificamos que, para todas, o Psicodrama Pedagógico e os Jogos Dramáticos contém técnicas apropriadas e recursos de auxílio às suas profissões.
Através da representação, os profissionais podem visualizar novos ângulos para seus trabalhos.
A metodologia psicodramática presta relevante contribuição à ciência por possibilitar maior compreensão de temas e aprofundamento de conhecimentos através de suas eficientes técnicas e por propiciar o desenvolvimento da capacidade criativa, espontaneidade e sociabilização.
http://espacoluau.wordpress.com/2011/02/25/psicodrama-pedagogico-e-jogos-dramaticos/


Obrigado pela visita, volte sempre.