segunda-feira, 28 de abril de 2014

Anatomia da Crítica, de Northorp Frye







Publicado em 23/04/2014
Anatomia da Crítica: Quatro Ensaios
Autor: Northrop Frye
Tradução: Marcus De Martini

O leitor brasileiro tem em mãos um livro precioso; um dos poucos a cuja leitura ninguém permanece indiferente. Anatomia da Crítica anunciou o caminho próprio que Frye começou a trilhar em meio ao predomínio do New Criticism. Vale dizer, em lugar do close reading, técnica de leitura deliberadamente cingida à interpretação intensa de uma única obra, o crítico canadense sempre se preocupou com o estabelecimento da relação de um texto particular com horizontes mais amplos. Por isso, desde seus primeiros trabalhos, ele se orientou por um modelo muito diverso da "leitura cerrada", valorizando antes a inter-relação de textos numa tradição determinada.
Eis, então, seu modo de entender a literatura: ela não consistiria numa miríade de obras individuais, como, por exemplo, diria um Benedetto Croce. Pelo contrário, a experiência literária supõe um vasto conjunto integrado de formas. A tarefa do crítico seria identificá-las, reconhecendo seus padrões e recorrências. Anatomia da Crítica leva esse ambicioso projeto a seu momento definitivo.
João Cezar de Castro Rocha

http://erealizacoes.com.br/livros/Ana...




 Obrigado pela visita, volte sempre.

Nenhum comentário:

Episódio o quê é o Karma? Podcast conservador sobre: política , filosofia, arte, cultura, educação, pedagogia , religião etc.

São Paulo – SP   Tantra, Sexualidade E Espiritualidade Autor(a): Georg Feuerstein   Tradução: Gilson B. Soares Editora: Nova Era Ano: 2004 3...