terça-feira, 28 de outubro de 2014

CAIXA DE PANDORA: EXERCÍCIOS DE FILOSOFIA COM CRIANÇAS E JOVENS

CAIXA DE PANDORA

Caixa de Pandora_1
CAIXA DE PANDORA: EXERCÍCIOS DE FILOSOFIA COM CRIANÇAS E JOVENS
CAIXA DE PANDORA é uma caixa que transporto comigo (física ou mentalmente) para as sessões de Filosofia com Crianças e Jovens . Esta caixa tem dentro de si problemas muito difíceis que os filósofos há muitos anos tentam resolver. 
A ideia que quero transmitir aos meus alunos ao falar-lhes deste mito é de que encontrar um problema filosófico é como abrir uma CAIXA DE PANDORA, muitos outros problemas vêm atrás e devemos tentar resolvê-los da melhor maneira que soubermos.
A versão do mito de Pandora que  conto aos meus alunos é a seguinte: Pandora foi enviada pelos deuses para junto dos Homens com uma caixa onde estavam todos os problemas. Disseram-lhe que não devia em circunstância alguma abrir a caixa pois se o fizesse todos os problemas sairiam e os Homens teriam de lidar com eles para sempre. Certo dia não aguentou mais de curiosidade, abriu a caixa e todos os problemas saíram cá para fora. Os deuses sabiam que Pandora ia abrir a caixa pois a sua curiosidade era mais forte que ela e foi por isso que a enviaram. No fundo da caixa apenas ficou aEsperança que não conseguiu sair a tempo.
Caixa de Pandora_2
Uma vez aberta a CAIXA DE PANDORA de lá de dentro saem problemas muito variados mas classificados em três grandes temas: HOMEM,UNIVERSO E CONHECIMENTO.
Dentro da caixa está ainda a ESPERANÇA de um dia sermos capazes de resolver esses problemas. As Ferramentas para Pensar e Dialogar podem ajudar-nos a resolvê-los.
HOMEM
UNIVERSO
universe-7a
Limites:  Um segundo antes do Tempo; O tempo a andar para trás?; O Tempo é agora? O que havia antes do Universo;  Qual a pergunta mais fundamental?O Essencial (vídeo).
CONHECIMENTO
maquinismomental
Criatividade: O olho da imaginaçãoCorrente de IdeiasO que isto pode ser?; Conta-me uma história; Hipóteses
Limites: Sabemos ¿; Fazer perguntas; Saber e Acreditar; Ir com a correntePensarPensar o Impensável (vídeo); O Poder das Perguntas
————————————————————————————————
(no fundo da caixa)
ESPERANÇA
Confiança (vídeo)
fonte: http://filosofiacritica.wordpress.com/caixa-de-pandora/

Obrigado pela visita, volte sempre.

Nenhum comentário:

Hoje é dia do aparecimento transcendental da Suprema Personalidade de Deus Sri Ranacandra. Rana Navami. dia 16/04/2024 terça-feira. Jejum até o por do sol

O SENHOR SRI RAMACHANDRA é uma poderosa encarnação da Suprema Personalidade de Deus como um rei ideal. Ele apareceu na Treta-yug...