ABAIXO OS SEGUIDORES DESTE BLOG OBRIGADO POR ACOMPANHAR NOSSO BLOG.

Seguidores

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Geoplano



Introdução

O Geoplano é um material criado pelo matemático inglês Calleb Gattegno. Constitui-se por uma placa de madeira, marcada com uma malha quadriculada ou pontilhada. Em cada vértice dos quadrados formados fixa-se um prego, onde se prenderão os elásticos, usados para "desenhar" sobre o geoplano. Podem-se criar geoplanos de vários tamanhos, de acordo com o n.º de pinos de seu lado, por exemplo, 5x5, ou seja, cada lado do geoplano tem 5 pinos (pregos).
Finalidade: Nesse material concreto podem ser trabalhados o conceito de medida, vértice, aresta, lado, ampliação e redução de figuras, simetria, área e perímetro, entre outros. 


Público Alvo: Podem ser trabalhados exercícios que abordam conteúdos do Ensino Fundamental e Médio.

Contribuições
O Geoplano é um recurso a mais para auxiliar professores no ensino da geometria, pois visualizamos formas geométricas que, muitas vezes, não se encontram nas mesmas posições em que elas são costumeiramente apresentadas em sala de aula.  

Aspectos que necessitam de reflexão
É necessário ter cuidado com as marcações dos quadrados para que fiquem com as mesmas medidas. Os elásticos são semelhantes àqueles usados para prender dinheiro.  

Bibliografia
BITTAR, M & FREITAS, J.L.M. Fundamentos e metodologia de matemática para ciclos iniciais do ensino fundamental. 2 Ed. Campo Grande, MS: UFMS, 2005. 
LEIVAS, J. C. P. Geoplano. Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG).







 fonte;  http://mtmdivertida.blogspot.com.br/2012/10/geoplano.html?updated-min=2012-01-01T00:00:00-08:00&updated-max=2013-01-01T00:00:00-08:00&max-results=42

Obrigado pela visita, volte sempre.
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...