Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro, 2014

VLOGOTECA - 02 Maquiavel Pedagogo: ou o ministério da reforma psicológica

Obrigado pela visita, e volte sempre.

Bacharel, tecnológico ou técnico?

Obrigado pela visita, e volte sempre.

O Santo Nome Religião Música Política Culinária Vegetariana Vídeos Imagens Cultura e Bem Viver: O Pensamento Conservador na Cultura Védica, vulgar...

AS 10 ESTRATÉGIAS DE MANIPULAÇÃO PELA MÍDIA - CHOMSKY

AS 10 ESTRATÉGIAS DE MANIPULAÇÃO PELA MÍDIA - CHOMSKY




AS 10 ESTRATÉGIAS DE MANIPULAÇÃO MIDIÁTICA 


O lingüista estadunidense Noam Chomsky elaborou a lista das “10 estratégias de manipulação” através da mídia: 


1- A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO. 
O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes. 

A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. “Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais (citação do …

A guerra dos métodos de alfabetização

Vicente Martins 
A guerra dos métodos de alfabetização
O presente artigo responde a quatro perguntas sobre método de  alfabetização em leitura: (1) O método fônico é o mais eficaz para alfabetização?(2) Quais as principais diferenças entre o modelo fônico e o construtivista? (3) Segundo uma pesquisa feita pela revista Veja 60% das escolas adotam o modelo construtivista para alfabetização dos alunos. Por que a grande maioria opta por esse método? (4) Quais as vantagens que o aluno tem ao ser alfabetizado pelo método fônico?

Comecemos pela primeira questão. Há uma guerra dos métodos de alfabetização em leitura, no Brasil e fora do Brasil, especialmente a Europa, que, na verdade, dissimula uma outra guerra, de ordem ideológica e financista, entre especialistas no mundo da lectoescrita. Não é de hoje.

Diríamos que há, pelo menos, um século, discutimos a prevalência de um método sobre o outro. Ontem, hoje e amanhã, certamente, quem ganha, claro, terá seus dividendos editoriais e mais prestígi…

Petistas Adoram Luxo e Mordomias

Obrigado pela visita, e volte sempre.

Conservadores, Reacionários e até Libertários!

Obrigado pela visita, e volte sempre.

Psicanálise: A mente segundo a teoria de Sigmund Freud

Divulgação O difícil relacionamento entre Sigmund Freud (personificado por Viggo Mortensen) e Carl Jung (Michel Fassbender) é o tema de "Um método perigoso", filme de David Cronenberg. Sigmund Freud e a psicanálise se popularizaram de tal forma que suas idéias são, muitas vezes, veiculadas de modo errôneo e distorcido, como tudo que passa por um processo de grande divulgação, em especial numa sociedade de massas como a nossa.
Assim, é preciso, antes de mais nada, esclarecer o significado dessa expressão. O que é psicanálise? Em primeiro lugar, uma teoria que pretende explicar o funcionamento da mente humana. Além disso, a partir dessa explicação, ela se transforma num método de tratamento de diversos transtornos mentais. São dois os fundamentos da teoria psicanalítica: 1) Os processos psíquicos são em sua imensa maioria inconscientes, a consciência não é mais do que uma fração de nossa vida psíquica total; 2) os processos psíquicos inconscientes são dominados por nossas tendê…

Psicodrama Pedagógico e Jogos Dramáticos

Texto de Gleidemar Diniz, autora dos livros “Psicodrama pedagógico e teatro/educação” (Editora Ícone) e “Psicodrama, amplitudes e novas aplicações” (Robe Editorial), doutorado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Gleide oferece cursos, oficinas, workshops, treinamento para profissionais de Educação e de outras áreas. Contato:luaucultura@hotmail.com. O QUE É PSICODRAMA PEDAGÓGICO?

O criador do Psicodrama, Jacob L. Moreno, estudou medicina, entrando para a Universidade de Viena em 1909 e graduando-se em 1917.
Desenvolveu um método diferente do de Freud. De acordo com o preceito freudiano, o paciente deveria estar disposto em divã falando ao analista. Moreno, ao contrário, colocou o paciente juntamente com outros, por meio do teatro improvisado, denominado Psicodrama.
O método psicodramático tem como princípios básicos a improvisação teatral, a espontaneidade, a criatividade e o trabalho em grupo.
Além do teatro terapêutico, Moreno desenvolveu possibilid…

PSICODRAMA: O que é?

O que é?
O Psicodrama é um método de ação profunda e transformadora, que trabalha tanto as relações interpessoais como as ideologias particulares e coletivas que as sustentam. Sua aplicação é uma das mais eficientes e criativas nos campos da saúde, da educação, das organizações e dos projetos sociais. É orientado pela emoção, pelo grupo e pela co-criação, pois busca promover estados espontâneos, discriminar e integrar, com certa harmonia, o individual com o coletivo, o mundo interno com a realidade compartilhada. Produz catarse emocional e insights cognitivos. Para isso, usa tanto a comunicação verbal como a não verbal. Nasceu do Teatro de Improviso. Foi criado por Jacob Levy Moreno (1889-1974) um psiquiatra romeno que viveu na Áustria e nos Estados Unidos. Em 1925 ele fundou o Teatro da Espontaneidade, no qual, ousadamente, convidava o público a criar sua própria história, teatralizando-a de forma espontânea, no melhor estilo dos espetáculos da Commedia dell’Arte realizado, no séc. …

Exemplos de PPPs reais de modelos de projetos político-pedagógicos bem estruturados para elaborar o documento em sua escola: Links

Luciana Ayer - Comer melhor para pensar melhor

www.fb.com/horizonteampliado

Trecho do Café Filosófico com Luciana Ayer.

Será que aquilo o que escolhemos ingerir influencia nosso comportamento, nosso estado de espírito e nossas escolhas na vida?

Abordaremos a importância do entendimento sobre a alimentação como um processo e não como escolhas momentâneas.

Luciana Ayer, nutricionista clínica dedica-se há 20 anos na realização de atendimento clínico personalizado e a proferir palestras na área de Alimentação e Saúde. É co-autora do livro Nutrição Cerebral e docente da Unipaz-RJ.

Obrigado pela visita, volte sempre.

50 dicas para pensar melhor

50 dicas para pensar melhor
Estas são dicas retiradas de materiais utilizados no seminário "Poder Cerebral", desenvolvido por Karl Albrecht Internacional.
1. Respeite todos os níveis de sua mente ( por exemplo, a  experiência subjetiva e o conhecimento bem com o raciocínio verbal); lembre-se de que o raciocínio é uma função corporal. 2. Respeite todas as formas de saber, em si mesmo e também nos outros.
3. Pratique a humildade; intelectualmente, socialmente e emocionalmente
4. Promova o alto respeito pela evidência, em si mesmo e nos outros; muitos problemas contêm suas próprias soluções quando você as entende bem.
5. Anote suas ideias. Mantenha canetas e fichas de arquivo ao seu alcance, onde quer que você esteja.
6. Preste atenção a diferenças nos estilos de raciocínios; lembre-se de que cada pessoa tem sua forma única de elaborar a realidade.
7. Explique coisas no padrão de raciocínio da outra pessoa, quem nem sempre é o seu.
8. Combine seus palpites com sua lógica; eles são gran…

JM SBT - Sobre a TIM, protestos, telefonia e liberdade econômica

Obrigado pela visita, e volte sempre.

Gestão de aprendizagem em eja numa visão psicopedagógica

Jefferson Falcão Sales
RESUMO
O presente trabalho teve como principal objetivo verificar, segundo a percepção de docentes da educação do trabalhador do SESI-CE, em que nível a psicopedagogia pode contribuir à educação de jovens e adultos. A metodologia baseou-se na aplicação de questionários a quatorze docentes da educação do Trabalhador do SESI-CE das empresas Kraftfoods I e III e Vicunha I com o intuito de adquirir informações sobre a contribuição e importância da psicopedagogia na gestão de aprendizagem em Educação de Jovens Adultos. Os docentes apresentaram conhecimentos prévios sobre a psicopedagogia e seu campo de atuação, porém necessitam aprofundar seus estudos sobre esta área da educação, pois muitas considerações demonstram superficialidade. No entanto, alguns docentes psicopedagogos apresentaram relatos significantes sobre a contribuição dos estudos psicopedagógicos na ação docente em Educação de Jovens e Adultos. PALAVRAS CHAVES - EJA, SESI, PSICOPEDAGOGIA, EDUCAÇÃO, APRENDIZ…