ABAIXO OS SEGUIDORES DESTE BLOG OBRIGADO POR ACOMPANHAR NOSSO BLOG.

Seguidores

sexta-feira, 13 de março de 2015

A importância da mastigação


A importância da mastigação




 A mastigação é uma das funções mais importantes para o desenvolvimento craniofacial. Ela também é a fase inicial do processo digestivo. Para que a mastigação ocorra de forma harmoniosa, é necessária a coordenação de diversos ossos e músculos, para que o alimento possa ser triturado e preparado para ser engolido.
O processo de mastigação se inicia por volta dos 7 meses de idade, onde começam a nascer os primeiros dentinhos. Mesmo tendo somente os dentes da frente, a criança já exercita o ato de mastigar, mantendo contato entre as gengivas, o que estimula o crescimento dos dentes posteriores. Por volta dos 4 ou 5 anos de idade, a mastigação estará totalmente desenvolvida, pois houve tempo suficiente para amadurecer as estruturas responsáveis e para o nascimento da primeira dentição (de leite).
 O amadurecimento da mastigação ocorrerá por volta dos 12 anos de idade, ode os hormônios e o crescimento dos músculos irão interferir no crescimento da face e sistema mastigatório.

 É importante que a mastigação ocorra dos dois lados da boca, para que o crescimento facial seja harmonioso. Pessoas que mastigam mais de um lado do que do outro, podem impedir o desenvolvimento do lado não utilizado, além de desenvolver mais placas bacterianas, cáries ou lesões.
Dicas para um bom desenvolvimento da mastigação:
* Evite liquidificar ou passar os alimentos na peneira.
* Amasse com um garfo os alimentos, para que a criança possa se acostumar com as texturas.
* Conforme a criança vai crescendo e surgem mais dentes, aumente os pedaços amassados.
* Prefira as colheres de silicone, pois oferecem mais segurança caso o bebê venha a mordê-las, além de não esquentar como as de metal.
* Ofereça alimentos de texturas variadas: não fiquem só nos pães tipo “bisnaguinhas” ou carnes moídas. Desenvolva a mastigação de seu filho!
* É importante que a criança se acostume a comer as frutas picadas.
* Estimule seu filho a comer todos os tipos de alimento, assim sua mastigação será eficiente e vocês provavelmente não terão problemas de alimentação!

Abraço,
Taís Alves Batschauer
Fonoaudióloga

fonte: http://dicasdefono.blogspot.com.br/2013/09/a-importancia-da-mastigacao.html

Obrigado pela visita, volte sempre.
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...