Pular para o conteúdo principal

Bender Gestalt Teste


Bender Gestalt Teste

O Bender Gestalt Test (L. Bender, 1938) é copiar nove cartões (tamanho 10 x 15) com desenhos abstratos. Foi inicialmente um teste clínico para adultos, com base nos dados que Wertheimer utilizado para demonstrar os princípios da psicologia Gestalt da percepção. Posteriormente, foram criados sistemas de marcarGOLSe foi usado por diferentes profissionais que trabalham com crianças, Elizabeth Koppitz Munsterberg gosta.
Primeiro livro Koppitz no teste Bender (El Viso-motor de teste Gestalt para crianças, Guadalupe, Buenos Aires, 1974) foi escrito no início dos anos 60, quando houve grande interesse nos processos de percepção e sua relação com problemas de aprendizagem, e estabeleceu classes especiais para crianças com dificuldades, dependendo do diagnóstico.
Assim, seu objetivo era estabelecer “diferentes formas de análise de protocolos de Bender produzidos por crianças para avaliar a maturidade perceptiva,comprometimento neurológico, e ajustamento emocional baseada em um único protocolo.”
Obtidas e utilizadas amplamente em muitos investigações subsequentes, o que levou a rever algumas das hipóteses iniciais. O segundo livro (EM Koppitz, o teste de Bender, oikos-tau, Barcelona, ​​1981) apresenta as atualizações 1963-1973.

Este resumo é adaptado principalmente uma síntese do segundo livro. Você selecionou os aspectos necessários para a aplicação e interpretação correta,UPDATE, delete e variações técnicas estatísticas de pouco uso (aplicável a grupos, evocação, etc.) Também está incluída uma folha que faz a correção. Para uma mais completa e, acima de tudo, ver protocolos feitos por crianças, exemplos de pontuação e verifique o Manual de Avaliação revista, refere-se a ler o livro.
Bender Teste
Figura 1, os novos números de Lauretta Bender Gestalt Teste Bender, adaptado de Wertheimer.
2. DESCRIÇÃO GERAL
2.1. Âmbito de aplicação.
O teste de Bender-Koppitz reflete o nível de maturidade da criança na percepção visual-motora e pode revelar quaisquer avarias no mesmo. Ele pode ser usado como um teste de personalidade (fatores emocionais e atitudes), bem como uma sonda de teste para detectar crianças com problemas de aprendizagem. Mas não foi especificamente projetado para prever resultados na leitura ou para diagnosticar comprometimento neurológico, nestes aspectos, a sua validade é relativo.
O teste de Bender-Koppitz é relativamente simples,RÁPIDO, confiável e fácil de aplicar, mesmo com diferentes grupos culturais, independentemente do nível anterior de escolaridade ou idioma.
É adequado para alunos do ensino fundamental. Foi padronizada para idade de 5 anos 0 meses e 10 anos 11 meses. É válido para crianças de 5 anos, com capacidade normal ou acima, mas não discriminar com crianças desta idade muito imaturos ou disfuncionais. Após 10 anos, uma vez que a função visual-motora de uma criança amadureceu, não pode discriminar. Apenas as crianças com imaturidade ou disfunção marcada na percepção visual-motora, em seguida, apresentam pontuações significativas. (Pode ser aplicado em indivíduos com menos de 16 anos, cuja idade mental é de cerca de 10 anos.)
2.2. Fundamentação teórica.
É um teste de integração visual-motora, processo mais complexo de percepção visual ou coordenação motora separadamente (conforme determinado, de acordo com L. Bender, por princípios biológicos variam, dependendo do nível de maturação, desenvolvimento e estado patológico. Orgânicos ou funcional para cada indivíduo).
Percepção visual (interpretar o que você vê) depende da maturidade e as experiências da criança. Não podemos dizer que uma criança é capaz de perceber corretamente a figura “A”, até que eu possa determinar, consciente ou inconscientemente, que consiste em um círculo e um quadrado inclinado, não um diamante, e ambos são do mesmo tamanho, dispostos na horizontal e tocar. Mas a criança pode perceber não significa necessariamente que você pode copiar. Tem que traduzir o que você vê em uma atividade motora, transferindo-o para o papel.

Conseqüentemente, dificuldades em copiar os números podem ser devido à imaturidade ou mau funcionamento do visual coordenação motora, percepção ou a integração de ambos.
A maioria das crianças com maus resultados no teste de Bender nenhuma dificuldade ou coordenação motora percepção ou visual, mas em perceptual-motor de integração, ou seja, ainda têm dificuldades em uma função que exige um maior nível de integração.
Maturidade geralmente se uma criança 8-9 anos. Antes dessa idade, mesmo crianças normais tendem a ter dificuldade em copiar o Teste de Bender, sem qualquer imperfeição.

8. BENDER TEST e outros testes
9. O TESTE DE DESEMPENHO ESCOLAR E BENDER
10. O TESTE DE BENDER e disfunção cerebral mínima
11. O TESTE DE BENDER e problemas emocionais
CONCLUSÕES PRÁTICAS
OBSERVAÇÕES: Comportamento, face Lifestyle uma nova tarefa (marque todas que se aplicam):
• Criança bem adaptada. Show com confiança, prestar atenção, análises antes de copiar os desenhos. Bom controle da caneta e trabalhar com cuidado. Ele percebe e tenta corrigir os erros. Você está satisfeito com o resultado.
• As crianças com dificuldades comportamentais e / ou dificuldades de aprendizagem. Tentar atrasar a tarefa. Trabalhe rapidamente sem olhar para os números anteriormente. O lentamente, contando, expressa grande insatisfação com seu trabalho.
- Unsafe necessidade de constantemente estimular e tranquilizá-los. Pergunte se ele está indo bem.
- Pobre de controles internos e / ou coord. imaturos visual-motora: é frustrante, está cansado, os desenhos estão ficando piores.
- Perfeccionista. Expressa a demanda, quando na verdade eles estão fazendo muito bem.
- Falta de atenção. Erros por descuido, os detalhes omitidos, preciso de ajuda a desacelerar.
- Tempo curto ou maisRÁPIDO. (Média: 6’20”Com problemas:. 5’19”Hiperativo:.. 4 minutos 41 segundo)
- Procura-se compensar dificuldades de memória de trabalho, auto-ajuda ou sub-verbal verbalmente instruções, trace a forma com o dedo ou no ar, “âncora”, etc.
- Transtorno Obsessivo: linhas, numeradas figuras … muito lentamente, cuidado e esforço.

CONCLUSÕES: De maturidade visual-motora perceptiva e sua relação com: pontuações de corte (10, 3 ou 4), outros testes (CI MS), grupo social, rendimento escolar, distúrbios de aprendizagem específicas, a taxa de maturação e pedidos anteriores , fatores emocionais e possíveis indicadores de disfunção.

fonte: http://psicopsi.com/pt/bender-gestalt-teste/

Obrigado pela visita, volte sempre.

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de intenção Especialização: MODELOS DE CARTAS DE INTENÇÕES

A carta de intenção deve ser endereçada a coordenação do curso de especialização de interesse do candidato enfatizando os seguintes pontos: 

1) Identificação do candidato: Nome e formação universitária. 
2) Breve introdução sobre conhecimentos relacionados ao curso. 
3) Experiência acadêmica ou profissional na área de abrangência do curso, se houver. 
4) Interesse pessoal do candidato na área. 
5) Possibilidades de aproveitamento do curso em sua atuação profissional. 
6) Expectativas em relação ao curso. 

Obs.: A carta deve ser desenvolvida em no máximo 30 linhas. 

Estas regras eu não acredito que tenham que ser seguidas a risca. Vai do bom senso. 
O candidato deverá elaborar um documento, tendo no máximo duas laudas, escrito em Arial (tamanho 12) e espaço 1,5 entre as linhas >> 
A Carta de Intenção deverá conter as seguintes informações: 
1-Os motivos de ordem profissional e intelectual que o motivaram a candidatar-se, e qual a sua perspectiva com relação ao curso. 
2-Experiência acadêmica…

Você sabe, o que é Apostilamento de diploma. (CNS/CES).

Gostaria de falar com os estudantes de pedagogia como eu, que existe o apostilamento de diplomas. Uma vez na aula de legislação educacional, nosso professor falou sobre o apostilamento de diplomas. Mas o que vem a ser este ato.
Apostilamento de diplomas
É o registro feito no diploma quando o aluno apresenta conclusão de estudos adicionais.
O apostilamento de estudos adicionais de cursos concluídos antes da Lei Federal n.º 7044/82, deve ser feito pela Secretaria de Estado de Educação.
O apostilamento de estudos adicionais em diplomas de cursos concluídos depois da Lei Federal n.º 7044/82, deve ser feito pela escola que ofereceu o curso.
Documentos necessários: Diploma, histórico escolar.
Endereços das Superintendências

Apostilamento de Diploma Pedagogia
Vamos dar um ex.: Você que cursou bacharelado em pedagogia, pela nova lei de diretrizes, se você passar em um concurso público para a vaga de professor não poderá assumir o cargo. Gostaria de contar um caso verídico que aconteceu comigo.
Eu part…

Planos de Aula: Educação Física de 1ª à 4ª série do ensino fundamental.

Planos de Aula
CONTEXTUALIZAÇÃO Para que se compreenda o momento atual da Educação Física é necessário considerar suas origens no contexto brasileiro, abordando as principais influências que marcaram e caracterizaram esta disciplina e os rumos que se delinearam. No passado a Educação Física esteve estreitamente vinculada às instituições militares e à classe médica. Esses vínculos foram determinantes, tanto no que diz respeito à concepção da disciplina e suas finalidades quanto ao seu campo de atuação e à forma de ser ensinada. Por suas origens militares e por seu atrelamento quase servil aos mecanismos de manutenção vigente na história brasileira, tanto a prática como a reflexão teórica no campo da Educação Física, restringiram os conceitos de corpo e movimento (fundamentos de seu trabalho) aos seus aspectos fisiológicos e técnicos. Atualmente, a análise crítica e a busca de superação dessa concepção apontam a necessidade de que, além daque…