Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto, 2015

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Para trabalhar a interpretação, os textos devem consideraras situações de práticas de leitura e escrita. 

Algumas situações práticas de leitura e escrita:
- Seguir instruções (receitas, manuais de jogo), 
- Comunicar-se (recado, bilhete, carta, anúncio, convite), 
- Divertir e emocionar-se (poema, conto, fábula, lenda), 
- Informar (notícia), 
- Orientar-se no mundo (tabela, mapa) 
  entre outros tipos.

Trabalha-se a interpretação de textos desde a educação infantil. Nesta fase, como os alunos ainda não sabem ler e escrever, as crianças interpretam os textos oralmente. 

Na alfabetização, quando os alunos já passaram para a escrita alfabética, a leitura e interpretação se tornam mais presentes nas práticas de escrita. A interpretação de textos é feita através de questões orais e escritas.

Veja abaixo alguns exemplos de interpretação de textos:
_________________________________________________________________________________
__________________________________________________…

>> Políticas Públicas> Legislação Debate legal | Formação Um pedagogo pode dar aulas de Educação Física e Arte? Juca Gil (gestaoescolar@fvc.org.br)

Pergunta enviada por Marimí Carneiro, Marcionílio Souza, BA

Em dezembro de 2010, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou a Resolução CEB nº 07, fixando diretrizes para o Ensino Fundamental de nove anos. Entre outras questões relevantes, o documento estipula que, "do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, os componentes curriculares Educação Física e Arte poderão estar a cargo do professor de referência da turma, aquele com o qual os alunos permanecem a maior parte do período escolar, ou de professores licenciados nos respectivos componentes" (art. 31). Ou seja, tanto um pedagogo quanto um professor formado no magistério de nível médio estão autorizados a dar aulas de Arte e Educação Física para os seus alunos. Contudo, esses profissionais não podem atuar com turmas do 6º ano em diante nem no Ensino Médio. A decisão é coerente com a tradição na escolarização de crianças de fortalecer os vínculos afetivos entre elas e os professores. Como um docente dos anos iniciais deve a…

Acontece em agosto e setembro, na Faculdade de Educação da UNICAMP 2015

SEMINÁRIO
Bibliotecas, acervos e pesquisasDe 31 de agosto a 03 de setembro de 2015, na Faculdade de Educação da Unicamp.
Programação completa: <clique aqui>Inscrições ouvintes: <clique aqui>

Inscrições nas oficinas:
Oficina 1: Conservação de documentos em papel
Castorina Augusta Madureira de Camargo (Arquivo Edgard Leuenroth)
Turma 1: <clique aqui>
31 de agosto, 14h às 17h
01 de setembro, 14h às 17h
Turma 2 :<clique aqui>
02 de setembro, 09h às 12h
02 de setembro, 14h às 17h

Oficina 2: Procedimientos e insumos de conservación 
Cinthia Alejandra Sanchez (Biblioteca Nacional de Maestros/ Minist ério da Educação da Argentina)
Turma 1: <clique aqui>
31 de agosto, 14h às 17h
01 de setembro, 14h às 17h
Turma 2: <clique aqui>
02 de setembro, 09h às 12h
02 de setembro, 14h às 17h

Realização: Centro de Memória da FE-Unicamp
Apoio: Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) e Arquivo Edgard Leuenroth (AEL)
Financiamento: Faepex  SEMINÁRIOS DO GEPEDISC
Engenharia, trabalho e relações d…

Aborto - razões para não fazer

Obrigado pela visita, volte sempre.

O Santo Nome Religião Música Política Culinária Vegetariana Vídeos Imagens Cultura e Bem Viver: Hoje é dia de jejum, Pavitropana jejum de Ekadasi...

O Santo Nome Religião Música Política Culinária Vegetariana Vídeos Imagens Cultura e Bem Viver: Hoje é dia de jejum, Pavitropana jejum de Ekadasi...: Pavitropana jejum de Ekadasi 18                     Maharaja   Yudhisthira  disse:                    -Ó  Madhusudana ,  por fav...

Obrigado pela visita, e volte sempre.

Como tornar-se um leitor inteligente - Olavo de Carvalho

Obrigado pela visita, volte sempre.

O que é o BRIC segundo Olavo de Carvalho

Obrigado pela visita, volte sempre.

Links de apostilas de Arte Educação.

Arte-Educação: Cecília Naomi Fucazu Watanabe
http://www.unisa.br/conteudos/6394/f480591522/apostila/apostila.pdf

Subsídios para implementação do Plano de Curso de Educação Artística 
http://jottaclub.com/wp-content/uploads/2015/03/apostila-de-artes-educac3a7c3a3o-artc3adstica-ef.pdf

APOSTILA COM 90 ATIVIDADES DE ARTES
http://pedagogiaaopedaletra.com/apostila-com-90-atividades-de-artes/

Apostila de Artes Visuais (revisada e ampliada 2014)http://pt.slideshare.net/gjrdesign/apostila-de-arts-visuais-revisada-e-ampliada-2014



Obrigado pela visita, volte sempre.

Por que o sertaNOJO é uma MERDA?

Obrigado pela visita, volte sempre.

Jorge e Mateus / Pobreza poética.

Obrigado pela visita, volte sempre.

Sou Bacharel em filosofia,e tenho R2 em filosofia . Posso fazer segundas...

Obrigado pela visita, volte sempre.

Os frutos podres da pedagogia de Paulo Freire

By Jorge Ferraz  Todos conhecem os vergonhosos índices que a Educação Brasileira vem repetindo, ano após ano, com constância e regularidade perturbadoras (orelatório trianual do PISAainda não divulgou os dados de 2012, mas nada indica que teremos uma melhora significativa nesteranking). A percepção generalizada (facilmente alcançável por meio dos assustadores índices de analfabetismo funcional mesmo dos nossos estudantes com nível superior, ou das políticas do Governo Federal de reduzir as taxas de reprovação escolar dos níveis básicos através da simples aprovação indiscriminada de todos os alunos, entre outros exemplos) de que existe algo de muito errado com o sistema educacional brasileiro reveste-se de cores muito vivas para que se possa simplesmente ignorá-la. O que talvez não esteja ainda muito claro para todos é que estes frutos podres que o Brasil vem amargamente colhendo nos últimos anos são decorrência direta de uma concepção pedagógica deturpada e assustadoramente deficiente …

SFP - My Love Is The Shhh

Obrigado pela visita, volte sempre.

PALESTRA DO LIVRO O JARDIM DAS AFLIÇÕES

Obrigado pela visita, volte sempre.

Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional na UEM

Obrigado pela visita, volte sempre.