quinta-feira, 20 de março de 2008

Administração de Marketing.


Administração De Marketing A Edição Do Novo Milênio (Philip Kotler ; tradução Bazán Tecnologia e Lingüística ; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.)
O moderno departamento de Marketing evoluiu passando por seis estágios. No primeiro as empresas começam apenas com um departamento de vendas. No segundo, acrescentam funções auxiliares de Marketing, como propaganda e pesquisa de Marketing. No terceiro, um departamento de Marketing separado é criado para lidar com o maior número de funções auxiliares de Marketing. No quarto, tanto o departamento de vendas como o de MKT se reportam a um diretor comercial e de MKT. No quinto, todos os funcionários da empresa são centrados no mercado e nos clientes. No sexto, os profissionais de MKT trabalham principalmente em equipes interdisciplinares. Os modernos departamentos de MKT podem ser organizados de várias maneiras. Algumas empresas são organizadas por especialização funcional, outras se concentram na localização geográfica e na regionalização. Outras enfatizam o gerenciamento de produtos e de marcas ou a gerencia de segmentos de mercado. Algumas empresas estabelecem uma organização matricial, que consiste em gerentes de produto e de mercado. Algumas empresas têm um MKT corporativo forte, mas em outras ele é mais moderado ou mesmo inexistente, caso em que o MKT é exercido apenas pelas divisões. As organizações modernas de MKT eficazes caracterizam-se por uma rigorosa cooperação e foco nos clientes por parte dos departamentos de MKT, P&D, engenharia, compras, fabricação, operações, finanças, contabilidade e crédito. Um brilhante plano estratégico de MKT é de pouco valor se não for adequadamente implementado, e isto exige a capacidade reconhecer e diagnosticar um problema, de avaliar o nível da empresa em que existem problemas, de implementar programas e de avaliar os resultados. O departamento de MKT tem monitorar e controlar continuamente as atividades de MKT. O objetivo do controle do plano anual é assegurar que a empresa atinja os objetivos de vendas e lucros e outras metas estabelecidas em seu plano anual, as principais ferramentas de controle do plano anual são as análises de vendas, da participação de mercado, de despesas de MKT em relação às vendas, financeira e do desempenho em relação ao mercado. O controle da lucratividade procura avaliar e controlar a lucratividade dos vários produtos, dos territórios, de grupos de clientes dos canais comerciais e dos tamanhos dos pedidos. Uma parte importante do controle da lucratividade é a atribuição de custos e a geração de demonstração de resultados. O controle da eficiência concentra-se em procurar maneiras de aumentar a eficiência da força de vendas, da propaganda, da promoção de vendas e da distribuição. O controle estratégico permite uma avaliação periódica da empresa e de sua abordagem estratégica para o mercado, utilizando as ferramentas da análise da eficácia de MKT e auditoria de MKT. As empresas deveriam também empreender análises de responsabilidade ético-social.

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Novos Paradigmas da Administração 1



Os Novos Paradigmas Da Administração I

Autor : Peter Drucker
Resumo de : Lusura
Visitas: 1645
Publicado em: abril 20, 2006
O que se ensina e se pratica em nome da administração está ficando totalmente desatualizado, pois poucas políticas se conservam atuais por 20 ou 30 anos e a maioria de nossos pressupostos relativos às empresas, à tecnologia e à organização data de pelo menos 50 anos. Para a administração – disciplina social – as premissas são bem mais importantes do que são os paradigmas para uma ciência natural, pois o paradigma, não exerce impacto sobre o universo natural, mas uma disciplina social, como a administração, trata do comportamento de pessoas e instituições humanas. O universo social é sujeito a mudanças contínuas – significando que as premissas que eram válidas ontem podem tornar-se inválidas ou enganosas. A disciplina da administração, hoje se encontra neste ponto e devemos analisar quais premissas que estão conduzindo-a ao caminho errado. Até a década de 30, presumia-se que a administração não passava de subdivisão da administração geral. Não foi numa empresa que se deu a primeira aplicação consciente e sistemática dos princípios da administração, e sim, na reorganização do Exército dos Estados Unidos (1901). Com a Grande Depressão teve início a identificação da administração com a administração de empresas, que gerou hostilidade com relação às empresas e desprezo por seus executivos. Para não ser contaminada pela associação de sua imagem com a de empresas, a administração no setor público foi rebatizada de administração pública e proclamada uma disciplina distinta. No período do pós-guerra (1950), empresas e negócios já haviam voltado a ser palavras bem-vistas, graças ao desempenho da administração de empresas americanas durante a 2ª Guerra Mundial. Os setores que mais cresceram nos países desenvolvidos no século XX, não foram o das empresas, mas sim o governamental, o dos profissionais liberais, o da saúde e o da educação. A estrutura organizacional das empresas foi estuda pela primeira vez na França, por volta da virada do século. Era a época em que as organizações empresariais em escala realmente grande estavam começando a aparecer, e seus administradores tiveram de desenvolver sua disciplina à medida que as empresas avançavam. Não havia textos a consultar, não havia consultores. De certo modo, eles aprenderam uns com os outros. A Primeira Guerra Mundial deixou clara a necessidade de uma estrutura organizacional formal. A administração altamente centralizada que propalavam simplesmente não funcionavam numa escala, onde era preciso administrar dezenas de soldados e reorientar economias inteiras em torno da produção para a guerra. Após a Primeira Guerra Mundial desenvolveu-se a descentralização, transformando-se no mantra da administração, o único caminho visto como correto. Nos últimos anos, defende-se a equipe como organização correta para praticamente qualquer coisa. Não existe organização certa, existem organizações, cada uma das quais possui pontos fortes, distintas e aplicações específicas. É uma ferramenta para tornar as pessoas produtivas quando trabalham em conjunto. Uma estrutura organizacional é adequada para determinadas tarefas em determinadas condições e determinadas épocas. Em qualquer empreendimento existe a necessidade de uma série de estruturas organizacionais diferentes que coexistam. Há princípios de organização que são universais. A organização deve ser transparente. As pessoas precisam conhecer e compreender a estrutura organizacional na qual vão trabalhar. O executivo do futuro vai precisar de uma caixa de ferramenta repleta de estruturas organizacionais. Isso significa que ele terá de aprender a usar cada uma dessas ferramentas e entender qual delas funciona melhor para cada tarefa. A premissa inicial correta hoje é que as tecnologias que provavelmente vão exercer o maior impacto sobre uma empresa e sua indústria são tecnologias externas a seu próprio campo. Diferentemente das tecnologias do século XIX, as tecnologias de hoje não percorrem caminhos paralelos e distintos. Elasse cruzam a toda hora. Antes, as empresas competiam dentro de um mesmo setor. Hoje, são setores que competem com setores. A informação não é exclusiva de nenhuma indústria ou ramo específico. Ela tampouco tem uma só finalidade, e nenhuma finalidade requer apenas um tipo específico de informação. A administração terá de aprender que a compreensão do mercado começa pela compreensão de como os consumidores distribuem sua renda disponível. Na disciplina da administração, estudamos que as fronteiras nacionais ainda definem o ambiente na qual as pessoas operam. Essa premissa é subjacente até mesmo para a multinacional tradicional. O que mudou no mundo real, mesmo que ainda não tenha mudado nas premissas com as quais operam as administrações, é o fato de essas fronteiras nacionais terem perdido sua relevância. Para a administração, as novas realidades criam problemas que ainda não foram resolvidos. Cada vez mais, as empresas se organizam por áreas de trabalho, mais do que geograficamente. A nova realidade é que a administração já não se pauta por fronteiras nacionais. O âmbito da administração não pode mais ser definido politicamente. A primeira tarefa da administração é definir quais resultados existentes no empreendimento a seus cuidados. É função específica da administração organizar os recursos da organização visando obter resultados fora dela. O novo paradigma no qual se deve basear a administração, tanto enquanto disciplina como enquanto prática, é que a administração deve definir os resultados que espera alcançar e depois organizar os recursos da organização visando obter esses resultados. O centro da sociedade moderna é a instituição administrada. E a administração é a ferramenta específica, a função específica, o instrumento específico para tornar as instituições capazes de gerar resultados. A instituição não existe simplesmente dentro da sociedade e para reagir à sociedade. Ela existe para produzir resultados dentro da sociedade e para modificá-la.

Parâmetros Currículares Nacionais Do Ensino Fundamental (1º a 4º)



Estes são os PCNs, para ter acesso basta clicar nas letras azuis.




Volume - 1 Introdução aos PCNs.




Volume - 2 Língua Portuguesa.




Volume - 3 Matemática.




Volume - 4 Ciências naturais.




Volume -5.1 História e Geografia.




Voluma -5.2 História e Geografia.




Volume -6 Arte.




Volume -7 Educação Física.




http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf
Volume - 8.1 Temas Transversais - Apresentação.





http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf

Volume - 8.2 Temas Transversais - Ética.


http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro082.pdf

Volume - 9.1 Temas Transversais - Meio Ambiente.

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf


Volume - 9.2 Temas Transversais - Saúde.


http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro092.pdf







Volume - 10.1 Temas Trnasversais Pluraridade Cultural.



http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro101.pdf


Volume - 10.2 Orientação Sexual.

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro102.pdf







Segundo o portal do MEC isto foi atualizado em (15/10/2007).
Estes mesmos PCNs são usados agora no 1º ao 5º anos.
Pois o ensino fundamental passa a 9 anos.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Resenha do Livro O que é Educação.




Afinal, pra que é que se aprende? E por que se inventou a educação e, depois, a escola? Como é que isso aconteceu e o que é que se faz ali? Já que ninguém escapa da educação, seria bom ao menos compreendê-la. Nem sempre houve escola e nem sempre ela foi do jeito que a conhecemos. Em vários momentos da história, tipos diversos de sociedades criaram diferentes caminhos para percorrer a estranha aventura de lidar com o saber e os poderes que ele carrega consigo


Editora : BRASILIENSE ISBN : 8511010203 Espec. : EDUCACAO / PEDAGOGIA BROCHURA 1º Edição - 1995 - 120 pág. --------------------------------------...

O QUE É EDUCAÇÃO Carlos Rodrigues Brandão

No capitulo inicial deste livro , o autor faz referência a uma carta que os índios norte- americanos escreveram para os governantes de Virgínia e Mariland, após um tratado de paz, recusando a oferta feita a eles para que seus jovens guerreiros pudessem freqüentar cursos nas escolas americanas; a partir desta carta, o autor realiza diversas discussões sobre as formas de educação, como e onde ela acontece. Afirma que existe a educação de um povo, de cada povo, e entre povos definindo-o de diversas maneiras.

Afirma que a educação é um dos meios que os homens lançam mão para satisfazerem suas necessidades.

Muitas vezes o educador pensa que age por si próprio, livre e em nome de todos, imaginando servir o saber e a quem ensina; no entanto, acaba servindo aquele que o constituiu professor.

Brandão nos mostra que a educação pode ocorrer onde não há escola e por toda parte pode haver redes e estrutura sociais de transferência de saber de uma geração a outra. A evolução da cultura humana levou o homem a transmitir conhecimento, criando situações sociais de ensinar -aprender-ensinar.

Afirma que a educação é praticada tão intensamente em alguns lugares que às vezes chega a ser invisível. Nas aldeias dos grupos tribais as crianças vêem, entendem, imitam e aprendem com a sabedoria que existe no próprio gesto de fazer as coisas. A transferência do conhecimento ocorre indistintamente por todos os membros do clã. Segundo Brandão, a socialização é responsável pela transmissão do saber. “ Quando o educador pensa a educação ele acredita que, entre homens ela é que dá a forma e o polimento .”

A educação aparece sempre que surgem formas sociais de condução e controle da aventura de ensinar e aprender e quando ela se sujeita a pedagogia, torna-se ensino formal, cria situações próprias para seu exercício e constitui executores especializados. É quando aparece escolas, alunos e professores.

Com o advento das escolas, o saber comum se divide e surgem hierarquias sociais, a educação vira ensino que inventa a pedagogia, reduzindo a aldeia à escola e transformando “todos” em educador. Este saber elaborado é transmitido desigualmente, promovendo a diferença, e o grupo reconhece neles por vocação ou por origem e espera em cada um deles um trabalho especializado. No entanto, a rede de troca do saber mais persistente e universal da sociedade humana é a família.

A educação comunitária reproduzia a igualdade entre os membros da comunidade, agora passa a reproduzir a desigualdade social por sobre igualdades naturais - este sistema de ensino é originário da educação greco-romana e é talvez nestas sociedades que estejam as respostas para nossas indagações. A Grécia é o berço da filosofia que permeia a conduta de nosso mundo ocidental. O autor faz uma breve viagem na história e nos mostra claramente a separação das classes já existente no contexto da Grécia. Vale a pena observar os textos atribuídos a Solon 600 AC, Xenofonte 400 AC, dois grandes pensadores, a saber: “As crianças devem antes de tudo aprender a nadar e a ler em seguida os pobres devem exercitar-se na agricultura ou em uma indústria qualquer , ao passos que os ricos devem se preocupar com a música e a equitação e entregar-se a filosofia , a caça e a freqüência dos ginásios”. “Só os que podem criar os seus filhos para não fazerem nada é que os enviam as escolas; os que não podem não os enviam”.

A educação do jovem livre em escolas filosóficas sofistas, a questão da “democratização do ensino” para os que podiam pagá-lo, são questões tratadas pelo autor. Durante muitos séculos os pobres da Grécia aprendiam fora da escola, nas oficinas e nos campos enquanto os meninos ricos inicialmente aprenderam fora da escola, em acampamentos ou ao redor de velhos mestres.

A escola primária surgiu em Atenas por volta do ano 600 AC. Falamos de mestres-escola na Grécia, porém não podemos omitir a figura do Pedagogo, escravo que conduzia o aluno pelas ruas da vida e do saber, no entanto é sobre a influência de Sócrates e de Epicuro que a educação começa a ser pensada como formadora do espírito, direcionando-a para a beleza do corpo e a clareza da mente.

Sob a égide de Carlos Magno, as escolas sofreram um novo impulso, e no avanço sobre os países dominados a educação serviu para estabelecer as relações de poder e legitimá-lo, inculturando o pensamento grego. Aprendemos dos gregos que a educação é fruto de todo meio sócio cultural sobre os seus participantes, é o exercício de viver e conviver que educa. A escola é apenas um lugar provisório onde ela acontece .

Em Roma a educação era comunitária e os reis aravam terra junto com os seus servos, os filhos eram educados pela mãe até os sete anos e depois passavam a ser responsabilidade dos pais , o ócio não era bem vindo, a vida era austera, o culto aos antepassados era preservado, e o trabalho era exaltado. Com enriquecimento da nobreza através da agricultura e dos saques, ocorreu o abandono das terras e o nobre passou a preocupar-se com as regras dos império, dividindo a educação em classes sociais, o Mestre escola vendia a educação como se fosse mercadoria em suas lojas de ensino dentro dos mercados.

No Século V AC surgiu o ensino primário elementar, o ensino do tipo secundário somente vai aparecer na metade do seca III AC, e o superior por volta do Século I, mas durante quase toda a historia o Estado Romano não toma a seu cargo a tarefa de educar. A primeira escola pública só vai aparecer por volta do Sec VI DC. A estrutura do ensino é manifestada sob a regência de Augusto e Libérius :
Até 7 anos – Doméstica
depois – loja de ensino(ludimagister)
aos 12 – aulas de gramáticus
aos 16- aulas de Lector

A educação em roma seguiu por duas vertentes: Livresca- destinada ao futuro senhor; Oficina do trabalho- destinada aos filhos dos Escravos, Servos e Artesãos. Assim como ocorreu na Grécia a escola romana também seguiu os passos das grandes conquistas avançando junto com os Exércitos.

Apesar das definições de dicionários famosos e até mesmo da legislação ( artigo 1º da lei 5692) averigua-se na prática a presença consolidada da educação classista e a ausência da conciência de nossos valores culturais.

O autor segue o texto com críticas severas à educação no Brasil e a ação do estado que legisla com parcialidade e esconde em suas ações as suas reais intenções, embora haja críticas de professores, alunos e parte interessada da sociedade, leva -nos a questionar mais uma vez, “A que , e a quem serve a educação” .

De acordo com alguns filósofos, educação é um meio pelo qual o homem desenvolve potencialidades biopsíquicas inatas, mas que não atingem a sua perfeição sem a aprendizagem realizada através da educação.

Brandão realiza neste texto uma viagem a diversos momentos da história e analisa-os procurando definir a educação, sua origem, e desfecha o texto com uma definição de Durkeim "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontra ainda preparadas para a vida social, tem por objeto suscitar e desenvolver na criança certo numero de estados físicos, intelectuais e morais reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que aquela criança, particularmente se destina .”

Vimos anteriormente que o estado faz uso da educação a fim de atingir seus interesses seja social ou de controle; a sociedade esta fundamentada sobre códigos sociais, princípios, e outros, regulamentado por lei ou não. Como outras práticas, a educação também atua sobre a vida e o crescimento da sociedade , em dois sentidos : 1- no desenvolvimento de suas forças produtivas; 2- no desenvolvimento de valores culturais, podendo sofrer variações diante de valores sociais novos, estando portanto longe de afirmar a existência de uma educação universal.

Segundo o autor, “Educação é um dos principais meios de realização de mudança social ou, pelo menos um dos recursos de adaptações da pessoas, em um mundo em mudança.”, podendo na atualidade inclusive ser vista como um investimento, mas ela ainda continua a provocar desigualdades. Regional e global.

Normalmente a educação vem pronta, os interessados não conseguem interferir nela e nem mesmos os pedagogos e professores. E assim fica consagrado a desigualdade na sociedade brasileira. Se a educação provoca desigualdade, porque então acreditar na educação? É com este questionamento que o autor inicia o texto e tenta respondê-lo de várias maneiras realizando uma bela defesa da educação, uma das respostas dadas é o fato da educação poder ser reinventada, sobre diversas formas “ bancária , do oprimido, construtivista,entre outros”, ela pode ser uma aventura humana. Existe em toda a parte, inclusive entre os opostos, assim como a vida é maior que a forma, a educação é maior que o controle formal sobre ela. As classes subalternas aprenderam a recriar a educação de diversas formas (sindicatos, comunidade de bairro, bumba meu boi, capoeira, etc) e retransmiti-la aos mais jovens, constituindo uma rede de transmissão do saber que, tornando-se resistência à invasão de outro saber; a esperança na educação se fundamenta em acreditar que o ato humano de educar existe tanto no trabalho pedagógico, quanto no ato político que se trava por um outro tipo de escola, por um outro tipo de mundo, a educação pode ser ao mesmo tempo, movimento e ordem, sistema e contestação .

Brandão segue o livro fazendo indicações de outros livros. O autor é psicólogo formado pela PUC. Carioca nascido em 1940. Em 1966 mudou-se para Brasília; em 1967 tornou-se professor na UNB, faz 10 anos que está em Campinas e na UNICAMP. Possui diversos títulos publicados pela editora Brasiliense. Seu trabalho é muito esclarecedor e eu o recomendo aos professores, pedagogos e estudantes dos cursos de licenciatura.

Brandão, Carlos Rodrigues. O Que é Educação. (33ª ed) SP : Brasiliense 1995. (Coleção Primeiros Passos) 116 página

Fonte: http://www.alb.com.br/apoioprof/resenhas/007oqueducacrbrandao.asp


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Escola e Democarcia Resenha Livro de Dermeval Saviane.





Universidade Estadual Vale do Acaraú Campus Avançado de Camocim
Disciplina: Estágio Supervisionado II
Curso: Pedagogia em Regime Especial


Resenhando Escola e Democracia de Dermeval Saviani.

O livro aqui resenhado, é a 32ª edição com mais de 155.000 (cento e cinqüenta e cinco mil) exemplares vendidos, cuja editora é: Autores Associados, Campinas-SP.
Este é apenas mais uma de suas obras pedagógicas dentre tantas outras como: Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos, A Nova Lei de Diretrizes e Bases e o Problema da Inovação em Educação...

Saviani começa seu livro levantando questões de dois grupos mais ou menos antagônicos. O primeiro grupo (teorias não-críticas, classificadas como a pedagogia tradicional, a pedagogia nova e a pedagogia tecnicista) acha que a educação é a panacéia milagrosa capaz de erradicar a marginalidade de nossa sociedade. No segundo grupo (Teorias Crítico-Reprodutivistas subdivididas em teoria de sistema enquanto violência simbólica, Teoria da Escola Enquanto Aparelho Ideológico do Estado (AIE) e Teoria da Escola Dualista). Neste caso, de forma oposta, a educação aparece como fator agravante, através da discriminação e responsável pela marginalidade. Por último, propõe uma Teoria Crítica da Educação. Saviani frisa que os dois primeiros grupos explicam a marginalização na forma da relação entre educação e sociedade. Eu, particularmente, tenho um ponto de vista formado a respeito da marginalização e acho que o fator “educação” (como escola e pedagogia) não é fator preponderante na erradicação ou no agravamento da marginalidade, acho apenas, um fator coadjuvante. Por sua vez a sociedade também apontada como grande culpada, eu a colocaria em segundo lugar, pois, para mim, a principal causa da marginalidade nasce no seio da família ou seja na célula matter da sociedade e não nela como um todo.
Isto pode ser observado, (perdoe-nos a digressão) em casos que conhecemos, de indivíduos sem estudos, aculturados, porém perfeitamente integrados na sociedade como pessoas de bem e até com grande sucesso econômico. Para amparar minha tese, gostaria de lançar mão da mãe natureza, na explicação. A maior parte dos animais, desde a mais tenra idade tem uma relação instintiva com seus filhotes. Dentro desta relação, eles, além de prover a alimentação e o afeto, logo que a ampulheta temporal sinaliza, começam a integrar seus filhotes ao meio ambiente onde viverão. Estas criaturas ensinam seus filhos a arte da caça e da sobrevivência. Como exemplo, citaremos as focas que elaboraram uma forma de retirar crustáceos de dentro de suas conchas protetoras com pedras e repassam este conhecimento para seus filhos que absorvem este conhecimento e passam a usa-lo em suas existências. Acreditamos que, o ser humano tem fugido deste trabalho instintivo de criar seus filhos abandonando-os à mercê das incertezas da vida. Acho que se o pai é um pescador e aos poucos for introduzindo seu filho na arte da pesca, numa relação sadia de companheirismo e amor, dificilmente esta criança será marginalizada. Com certeza dentro de sua sociedade ele estará integrado! De fato, a falta de assistência paterna (pai e mãe) para mim, é um dos principais fatores geradores da marginalidade em nossa sociedade.
A escola tradicional e a escola nova são criticadas terrivelmente. Seus insucessos ao redor das décadas de 60 e 70, frisadas por Saviani é simples de explicar. As teses tradicionais e novistas centradas no professor ou no aluno como principais responsáveis pelo ensino aprendizado eram aleijadas! Ambos não possuem e nem possuíam, separadamente, este poder mágico de “gerar” o ensino–aprendizado. Sabemos hoje, que o papel do educador é gerar motivação e repassar metodologia de busca e aquisição do conhecimento, com participação ativa do aluno, considerado, na época como ser passivo perante o fenômeno ensino aprendizagem! Neste tempo, os professores se limitavam às explicações cansativas para o coletivo. “Quem captou, captou, quem não captou, ficou reprovado...” É claro que existem honrosas exceções, meu marido, Prof. Rpires (Ver educação para o ano 2000) conta sobre um seu professor de ciências da década de 70, construtivista, que dissecava pequenos animais em sala de aula, demonstrando recursos educacionais incomum, na época. Nas teses acima, aceitamos que esta educação contribuiu para a reprovação e para o abandono escolar, mas nunca, absolutamente, como principal fator gerador de marginalidade, pois muitos que abandonaram a escola da época se prepararam como autodidatas e se integraram.
Saviani analisa algumas características específicas das teorias educacionais, afirmando que a teoria tradicional surge historicamente com o interesse de superar o Antigo Regime, baseado nas conquistas da Revolução Francesa, esta propõe a universalização do ensino para retirar os indivíduos da condição inferior de súditos e transformá-los em cidadãos esclarecidos. Nesse contexto, a marginalidade é entendida enquanto um fenômeno derivado do déficit intelectual ocasionado pela ausência de instrução. A escola seria o remédio para este problema, na medida em que se difunde um ensino centrado e organizado em torno da figura do professor. As lições dos alunos são seguidas com disciplina e atenção, direcionadas pelo mestre-escola, ao aluno competia aprender.
Aos poucos, esse tipo de teoria foi caindo em descrédito devido às dificuldades de acesso de todos à escola e também em função do fracasso escolar, mesmo para os que conseguiam o seu desiderato de ingressar na instituição escolar.
A Pedagogia Nova surge como uma tentativa de equacionar os problemas gerados pela Pedagogia Tradicional. Nascida das experiências de educação com portadores de necessidades especiais (Decroly e Montessori), foi estendida a seguir como uma proposta para o âmbito escolar como um todo. Concebe assim o marginalizado, não como um ignorante, mas como alguém que foi rejeitado pelo sistema escolar e pela sociedade. À escola cabe a função de reintegrar o aluno ao grupo, tomando-o como centro do processo ensino-aprendizagem, desenvolvendo uma metodologia com atividades de cunho bio-psíquico e que o estimulem à participação em um ambiente alegre e criativo, portanto. ( para nós, outro erro pois educação não deve ser centrada no professor e nem, pior ainda , no aluno!)
Como a Pedagogia Nova precisava de um ambiente rico para a sua implantação ficou restrita, na prática, a algumas experiências apenas. A proposta do movimento da escola nova, ao fim de tudo, colabora para rebaixar o nível da aprendizagem e do ensino, pois retirou a centralidade do processo no professor que sabia e jogou para o aluno, que não tinha condições de adquirir o saber.
Surge então a pedagogia tecnicista. Nesta, marginalizado não é o ignorante e nem o rejeitado, mas sim, o incompetente (no sentido técnico da palavra), o ineficiente e improdutivo, isto é, a educação estará contribuindo para superar o problema da marginalidade na medida em formar indivíduos eficientes, portanto capazes de contribuir para o aumento da produtividade da sociedade.
Então para a pedagogia tradicional o importante era aprender, para a pedagogia nova aprender a aprender e para a pedagogia tecnicista, o importante era aprender a fazer. Para mim, todas pecavam por se centrar em cima de uma única filosofia.
Estas modificações da educação e seus fracassos serviram para rotulá-la de discriminadora e repressiva (Schooling in Capitalist, Bowles 1976, Bowles e Gintis).
Sobre a violência simbólica que nos parece um forte atributo do capitalismo, no sentido que é imposto. Podemos ver a força desta violência simbólica nas mídias: seja jornais, rádios ou televisões. É imposto ao indivíduo teses, produtos, enfim, um números de coisas e opiniões de forma técnica e até com propaganda subliminar, que de uma forma ou de outra, impõe métodos e comportamentos. A escola não escapa a esta regra. Os alunos como um rebanho tranqüilo recebem e absorvem os conteúdos que representam a verdade inquestionável. Se questiona é repelido e tachado de reacionário. De fato, esta realidade não pertence ao passado. É coisa do presente e norteia as regras do capitalismo selvagem em que vivemos.
As características da democracia atual com suas classes dominantes e dominadas, reforça a escola como aparelho ideológico do Estado. Apesar das lutas destas classes, as chances de vitórias são pequenas. A dominação burguesa, através daqueles que conseguiram algum sucesso e ocupam altas posições administrativas, possuem fortes instrumentos de repressão contra eventuais e tímidos protestos da classe dominada. Neste caso, a marginalidade é a própria classe trabalhadora, que sufocada pelo poder estatal tem que se limitar a cumprir seu papel em cima de normas e leis vindas da classe dominante, que visam somente manter seus interesses e o poder. Saviani termina seu texto, com um parágrafo de desculpas e elogios aos heróis professores anônimos dentro desta luta de classes em busca da tão falada sociedade igualitária.
Uma característica do capitalismo é a sua dualidade social já satirizadas em muitas modinhas: (porque o de cima sobe e o de baixo desce.. bom te bom, bom, bom, bom, bom...). Os de baixo e os de cima, ricos e pobres, dominadora e dominada, segundo Baudelot e Establet in Lécole capitaliste em France (1971). A escola não foge a esta regra. A escola da plebe ou classe dominada (proletária) intitulada simplesmente de Escola Pública. E a escola particular ou escola da burguesia, incluindo as universidades.
Mais uma vez aí está o proletariado e a burguesia com fronteiras bem distintas. Parece-nos que a tônica desta dualidade é uma tendência primária profissionalizante (PP) e a secundária superior (SS). A primeira para os filhos da classe mais pobres, impedida de ter acesso às escolas superiores. A segunda, é claro para a classe burguesa, capaz de chegar aos níveis superiores e manter, assim, nas mãos de sua beneficiada classe, o poder. Este é o aparelho ideológico do Estado Capitalista, que trabalha em proveito da classe dominante e contribui para manter as relações sociais de produção capitalista. Dentro de conceitos preparados para esta escola defensora de interesses burgueses, está o engrandecimento do intelecto e a desvalorização do trabalho manual. Neste caso, a escola aparece como fator marginalizante e não como fator de equalização como se propõe.
No capítulo da Teoria da Curvatura da Vara, Saviani justifica um processo de tentativa de ajustes da educação: quando uma vara está torta ela fica curva de um lado e se você quiser endireita-la, não basta colocá-la na posição correta. Lênin (Althusser, 1977: 136-38). É preciso curvá-la para o lado oposto. Nesta mesma ocasião, afirma Saviani: quando mais se falou em democracia no interior da escola, menos democrática foi a escola e de como, quando menos se falou em democracia, mais a escola teve articulada com a construção de uma ordem democrática. A pedagogia tradicional calcada na concepção da filosofia essencialista foi substituída pela pedagogia nova, baseada sobre uma filosofia existencialista. É a existência superando a essência, recurso imposto pela casta burguesa para sobreviver.
No passado, na Grécia antiga, onde, a filosofia da essência tinha sua fase áurea, os escravos não eram vistos como seres humanos. Essência humana, só era realizada nos homens livres. Segundo esta visão, os seres já nasciam predestinados e isto era coisa divina, que ninguém questionava. A classe dominante não tinha dificuldades de quaisquer espécie, pois, na época, até a classe dominada aceitava isto como uma imposição divina (castigo?). Desta forma, esta era parte da essência humana, que por si só se justificava.
Mas na verdade esta dominação não era natural, nem tampouco parte da essência e o tempo se encarregariam de colocar abaixo esta filosofia, juntamente com sua pedagogia. Tinham que cair, porque eram injustas e deveriam serem substituídas por sociedades igualitárias. Mas quem faria esta reforma? A classe dominada? Nem pensar! A história normalmente não caminha assim, por questão lógica inerente a esperteza da burguesia, de posse do poder. Desta maneira, a classe dominante percebendo a mudança por falta de sustentação racional e precisando manter o domínio, resolve reformar a sociedade substituindo-a um suposto direito natural por uma sociedade contratual. Esta sociedade partindo da premissa que todos os homens são livres para vender, mediante contratos, sua mão de obra. Por outro lado, a outra parte é livre também para contratá-la ou não. Este é o fundamento jurídico desta sociedade burguesa, onde existe uma igualdade formal. É mais uma vez, neste contexto, que entra a escola com sua pedagogia. Observem que até o momento anterior, a burguesia cavalgava junto com a história e como classe dominante, não tinha menor interesse que algo fosse mudado. Com o passar do tempo, suas teses filosóficas não garantem mais sustentação e ela passa a andar na contra mão da história e é neste momento, que a escola tradicional e a antiga pedagogia da essência não servem mais aos seus interesses burgueses e implantam-se a escola nova e a pedagogia da existência.
Observem o interessante: no momento anterior, os homens eram na sua essência diferentes. Uns nasciam senhores e outros escravos. As conquistas naturais trazem idéias de modificações, afirmando que o certo seria uma sociedade igualitária, pois todos são iguais perante a lei. Mal poderiam imaginar que hoje, em pleno ano 2000 voltaríamos a frisar as diferenças entre os homens e que estes precisam ser respeitados e aceitos com suas diferenças.
Eu como aluna, professora e espectadora, acho isto tudo muito conflitante! Acho que esta sociedade é cíclica e as coisas vão se invertendo durante o girar da história.
Em um dado momento a classe "X" domina e as lutas das classes dominadas a caracterizam como revolucionária. No momento seguinte, cai a classe antiga dominante e os papeis se invertem. Entretanto, o palco está formado: nova classe dominada entra na luta para reempossar-se de novo.
A escola também com suas pedagogias, oscilam sendo elas instrumento forte da classe dominante. Parece que a vara da curvatura, ora vicia dum lado e ora vicia do outro.
No Brasil a filosofia da escola nova que propõe escola para todos e que se parece com um beneficio para a classe proletária, na verdade era interesse comum. A burguesia imaginava que os dominados mais escolarizados saberiam escolher melhor seus governantes, digo: melhores sobre a ótica dominante. Por sua vez, o melhor segundo a ótica da classe dominada não se afinava com o ideal burguês e na verdade nunca se afinará. Fica observado que esta escola que foi dada não está cumprindo sua função, que tudo indica é consolidar a burguesia.
Como podemos ver, a burguesia continua a manipular as ferramentas pedagógicas no sentido de manter inalterada a balança social desequilibrada, sendo importante citar a classificação desta classe capitalista (em comentário brincalhão) de até muito evangélica segundo Saviani, pois levam ao pé da letra a parábola dos talentos: “ao que tem se lhe dará e ao que não tem, até o pouco que tem lhe será tirado”. Observem que mesmo na época atual o Estado beneficia subsidiando o ensino do primeiro grau, para que a classe proletária consiga aprender o mínimo necessário para servir ao seu interesse, pois afinal, uma classe totalmente desescolarizada se revela mais ou menos inútil aos interesses de uma sociedade no nível atual de tecnologia. Entretanto, o ensino de segundo grau já possui restrições de subsídio, pois, o abençoado FUNDEF não chega até lá.
Arrematando sobre a Curvatura da Vara, parece que Saviani puxa propositadamente a vara para o lado oposto, na esperança desta vir para o centro, que não é nem a escola tradicional nem a escola nova; mas a vara é meio teimosa e se vicia na nova posição e percebe-se que terá que ser com muito jeitinho e pequenos ajustes programados para trazê-la para o centro.
Já ao cerrar das portas desta resenha percebe-se o objetivo principal de Saviani: Sacudir, com força a máquina político-educacional, balançando as Curvaturas das Varas em busca de seu equilíbrio ideal. Na verdade, ele conseguiu embaralhar minha cabeça, e aos poucos, após a implantação do caos vai se remontando numa visão crítica em busca de uma educação que consiga compartilhar com os aspectos político-sociais, altamente complexos. Saviani durante este trabalho, balançou-me da direita para a esquerda e vice-versa. Neste momento, solta-me, e aos poucos, vou indo em direção ao centro, tal qual a teoria da vara torta! Percebo que educação e política não são iguais. Tal como água e óleo se recusam a misturar e é preciso conseguir metodologia que juntem estas duas necessidades da criatura humana em busca da sua integração plena na sociedade. Enquanto na educação objetiva-se convencer, na política o objetivo é vencer! Estes são aspectos antagônicos. Para exemplificar, o educando, ao longo do processo pode ser convencido e aprenderá. Na política o adversário tem que ser vencido e mesmo assim, não se convencerá, continuará na oposição lutando contra o vencedor, agora classe dominante! Como vimos, educação e política são práticas diferentes e convém não confundi-las, o que poderia resultar como o politicismo pedagógico ou pedagogismo político, o que terminaria na escola a serviço de um grupo burguês. Porém, isto não resulta na exclusão da política como prática independente, elas são antagônicas mais como o bem e o mal, o sim e o não, o positivo e o negativo são inseparáveis e mantém forte relação. Entretanto, como tratar destas coisas tão diferentes? De inicio é importante compreender que uma não existe sem a outra. Elas possuem uma forte relação interna. De fato, toda prática educativa possui uma dimensão política e toda prática política possui uma identidade educativa. Vê-se que a dimensão pedagógica na política envolve a articulação, a aliança visando o combate aos antagônicos, o mesmo acontecendo na dimensão política na educação com apropriação de instrumentos culturais aplicados na luta contra o antagonismo.
A educação neste caso, depende da política no sentido orçamentário e a política depende da educação na preparação de seus indivíduos. O que realmente sucede é que a educação é mais dependente da política do que esta da educação. Na verdade, Saviani acerta em cheio, quando diz, indiretamente, que política e educação são faces opostas da mesma moeda: a prática social.
Apesar de uma certa subordinação da educação à política, podemos definir a educação como uma prática idealista e a política como uma prática realista, mas que podem coexistir pacificamente, respeitadas as diferenças: ser idealista sonhando que a sociedade desejada é uma realidade e ser realista buscando atingir o ideal sonhado. Insistindo nas comparações podemos também dizer que a prática política se apoia na verdade do poder e a prática da educação se apoia no poder da verdade.
Ana Pires

Camocim-Ce
Maio-2000: foto da autora da resenha, Ana Pires.

Cite sua fonte o Brasil agradece.

domingo, 16 de março de 2008

Pedagogia de Projetos, Relatório de Estágio, Plano de Aula, Observações e Avaliações.

Apresentando uma fábula com o avental didático-pedagógico no estágio.


Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPARVIRTUAL - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Supervisionado II. Aluno: João Carlos Maria
Orientador: Prof. Sandra Rampazzo
Tutor Eletrônico: Thalita Janaina de Oliveira Serrano
Tutor de Sala: Clarisvaldo da Silva Britto.
Campinas
2007
PLANO DE AULA GERAL
TEMA: NO SÍTIO DO SEU LOBATO ( natureza)
Era, uma vez um homem simples, que amava a natureza, os animais e as plantas. Chamava-se “Seu” Lobato e vivia num sítio, numa casinha e confortável, com sua mulher e seus animais de estimação. Todos os animais eram felizes porque recebiam muito carinho e atenção dos seus donos.

A primeira coisa que Seu Lobato e sua esposa faziam ao acordar era tratar dos bichinhos, dando a cada um sua comida predileta.

Havia um porquinho comilão, um pato e um ganso muito amigos uma ovelha muito carinhosa e um sapinho que adorava pular na frente de quem passava para dar um “sustinho”.

Um dia, o porquinho sumiu. Seu Lobato e sua esposa ficaram muito tristes e até choraram. Todos os outros animais estavam sentindo muita falta do amigo porquinho e cada um tratou de ajudar a procurar nos lugares que mais conheciam do sítio. Combinaram de ir cada um de um lado.

Até que o sapinho, que pulava rapidamente por todos os lugares, encontrou o porquinho deitado embaixo de uma árvore carregadinha de frutas maduras e ele já havia comido todas que caíram da árvore. Ficou tão pesado e barrigudo que nem conseguia sair de lá e voltar para casa.

Foi necessário o “Seu” Lobato ir buscá-lo. O sapinho foi pulando avisar e “Seu” Lobato logo compreendeu que ele queria que o seguisse. Assim conseguiu encontrar seu porquinho comilão.
O porquinho teve até que tomar remédio para dor de barriga, de tanto que comeu, mas aprendeu a lição, agora já sabe que não pode comer tanto de uma só vez. Essa foi a história elaborada pela professora com a minha ajuda e a ajuda dos pequeninos.

JUSTIFICATIVA: Após observar as crianças, e sua faixas etárias verificamos que elas sempre perguntavam sobre a fazenda, sítio e animais foi onde através da professora Rosane e dos próprios alunos , escolhemos este tema. Pra inserir elas no contexto do campo, ou eixo natureza e sociedade.(por que escolheu essa aula, qual sua importância)

OBJETIVOS GERAIS: Mostrar para as crianças, que existe outro tipo de moradia de lugares, onde as pessoas vivem com os animais e a natureza e comparar com a vida d na cidade ex (de onde vem o leite do mercado ou da vaca). E com isso transportar de um jeito lúdico e didático esses conceitos de uma maneira natural.

METODOLOGIA: A metodologia que utilizamos foi a de método de projetos ou pedagogia de projetos. Usamos um avental de pano bordado com um cenário trabalhado com rendas e flanela. No cenário, tem, uma lagoa o céu o pomar. E foram feitos bonecos de panos tipo dedoches, do porquinho, da ovelha, do sapo, do cisne, do pato e do Seu Lobato e esposa todos avulsos com velcro atrás deles. Com isso em mãos começasse a contar a história do sítio etc.


PROCEDIMENTO: Primeiro o professor se apropria bem do tema, se quiser pode até usar um espelho para narrar a historia para si mesmo e ao mesmo tempo se olhar no espelho. Depois a professora encaixa na rotina em que se conta historias e encaixa essa abordagem. É necessário que se prepare às crianças antes de se começar a contar. Logo, depois ela a medida em que vai contando, vai adicionando ao avental com o cenário os personagens avulsos que fazem partes da história. Tudo isso com muito sentimento e expressão e falando uma pouco sobre cada personagem etc. Uma observação importante no primeiro dia contamos a história e trabalhamos os nomes as cores, no segundo dia trabalhamos a seqüência dos personagens respeitando a idade deles que era de 3 anos,, no segundo dia matemática quantos personagens tem no cenário e assim por diante.

DESENVOLVIMENTO

Mexer com o imaginário das crianças, o mundo do faz de conta. Escolhendo história que correspondam com a idade e desenvolvimento. Por este motivo escolhemos ao método de projetos criado por Kilpatrick em cuja finalidade era englobar o ensino mediante atividades manuais. Esse método visou, sobretudo a participação de todos na confecção dos projetos. Ele dizia, “não podemos ensinar coerência, se não conhecemos o objetivo exato a ser alcançado. Qual é esse objetivo? Como a personalidade humana deve ser considerada?” (COTRIM; PARASI, p 287, 1985).
Assim, adequamos o método de projetos coma a criação de uma história, com o auxilio de um avental temático elaborado coma professora e as crianças. A ansiedade das crianças e da professora para ver o avental pronto foi muito interessante fui chamado de professor meu maior premio. Um dos principais objetivos de se contar histórias é o da recreação. Mas a importância de contar histórias vai muito além. Por meio delas podemos enriquecer as experiências infantis, desenvolvendo diversas formas de linguagem, ampliando o vocabulário, formando o caráter, desenvolvendo a confiança na força do bem, proporcionando a ela viver o imaginário.
Além disso, as histórias estimulam o desenvolvimento de funções cognitivas importantes para o pensamento, tais como a comparação (entre as figuras e o texto lido ou narrado) o pensamento hipotético, o raciocínio lógico, pensamento divergente ou convergente, as relações espaciais e temporais (toda história tem princípio, meio e fim ). Os enredos geralmente são organizados de forma que um conteúdo moral possa ser inferido das ações dos personagens e isso colabora para a construção da ética e da cidadania em nossas crianças.

AULA 1 EIXO MATEMÁTICA

Objetivos: Construir de maneira lúdica o raciocínio lógico matemático, e desenvolver a seqüência da historinha.
Série: crianças do agrupamento 3 ( 3 anos de idade).
Número de participantes: Toda a sala.
Procedimento: Os procedimentos usados para esta atividade são iguais à mencionada acima, no plano de aula geral. A única diferença é que ao apresentar os personagens do avental o educador/a, pergunta as crianças quais os personagens apareceram primeiro.
Depois se começa a contar todos os personagens contidos na história, o personagem não devem passar de dez. A participação dos pequeninos foi espantosa eles realmente prestam atenção.
Tempo: 4 horas.

AULA 2 EIXO NATUREZA E SOCIEDADE

Objetivos: Inserir a criança no mundo, da natureza de maneira alegre e com emoção mostrando a elas que existe outros lugares, onde pessoas vivem de maneira diferente da nossa. E também mostrar que muita coisa que compramos no mercado vem desses lugares.
Série: crianças do agrupamento 3.(idem acima).
Número de participantes: Todas as crianças, da sala.
Procedimento: O mesmo utilizado no plano de aula geral. Com uma diferença ao se contar a história o educador/a vai mostrando que muitos daqueles objetos e seres ouvidos e vistos, podem ser vistos onde eles moram ou no mercado ex. o sol, o porco a pato, o leite da vaca.
Tempo: 4 horas.



AULA 3 EIXO LINGUAGEM ORAL

Objetivos: Incorporar, linguagens, novas para que os pequeninos possam enriquecer sua linguagem oral.
Série: crianças do agrupamento 3.(idem acima).
Número de participantes: Todas as crianças, da sala.
Procedimento: Seguir o mesmo do anterior só que com, uma mudança ao se contar a historinha com o avental o educador/a deve nomear os objetos dando nomes. E explicando para as crianças que elas também tem um nome e que seus amiguinhos também. Na verdade eles vão começar a perceber que quando damos nomes às coisas ficam mais fáceis se expressar etc.
Tempo: 4 horas.

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Rotina estrutura básica, e tão preciosa nas atividades do dia. A rotina diária é o desenvolvimento prático do planejamento. É também a seqüência de diferentes atividades que acontecem no dia-a-dia da escola de educação infantil e é esta seqüência que vai possibilitar que a criança se oriente na relação tempo-espaço e se desenvolva. Uma rotina adequada é um instrumento construtivo para a criança, pois permite que ela estruture sua independência e autonomia, além de estimular a sua socialização.
Podemos observar que na escola Hilário Magro Jr. onde realizamos o nosso estágio a importância do planejamento da rotina. O acolhimento de boas vindas, as atividades dirigidas, o espaço pra brincar, as atividades especiais dos dias das mães, dos pais, dia da arvore, dia sete de setembro etc. Maria Carmen Barbosa e Maria da Graça Horn, afirma em Organização do Espaço e do Tempo na Escola Infantil.

O cotidiano de uma Escola Infantil tem de prever momentos diferenciados que certamente não se organizarão da mesma forma para crianças maiores e menores. Diversos tipos de atividades envolverão a jornada diária das crianças e dos adultos: o horário da chegada, a alimentação, a higiene, o repouso, as brincadeiras – os jogos diversificados – como o faz-de-conta, os jogos imitativos e motores, de exploração de materiais gráficos e plásticos – os livros de histórias, as atividades coordenadas pelo adulto e outras.( BARBOSA; HORN, Artmed, 2001).

Assim, para se organizar estas atividades de rotina é fundamental que a organização do tempo leve em consideração as necessidades de higiene, alimentação, cuidados.

OBSERVAÇÕES FEITAS COM CRIANÇAS DE 3- 4 E 5 ANOS DE IDADE

Crianças de 3 anos: As crianças dessa faixa etária recebem a nomenclatura de , agrupamento 3. A rotina e o planejamento são feitos de acordo com a idades delas. O dia a dia das crianças são de acolhimento, a professora recolhe os cadernos, vê recados cola recados. Estas atividades foram executadas por mim no período de estágio. As crianças são muito curiosas e também egocêntricas nessa fase e os conflitos são resolvidos de uma maneira adequada levando em conta cada criança afinal o Joãozinho não é igual ao Luizinho. O professor tem que ter um bom manejo de classe para não se perder e se estressar, e estressar os pequeninos. Afinal os adultos têm livros que abordam a temática criança já a criança não dispõe desse recurso. Os pequeninos são muito diferentes de outros tempos obrigando o professor uma constante evolução.
A primeira coisa feita pela professora logo após recolher os cadernos é contar uma história, eles adoram, também se ensinam canções e parlendas.
Tem também atividades dirigidas, de festividades onde são feitos trabalhos de pintura colagens etc.

Crianças de 4 anos: Ou agrupamento 4, as atividades de rotinas são basicamente as mesmas das crianças de 3 anos. O que diferencia o enfoque do professor é que as crianças dessa faixa etária vão um desenvolvimento psico-emocional e motor já conseguem colar sem ajuda, os desenhos vão ganhando um contorno mais firme já não é mais a garatuja. Observamos que à medida que os pequeninos vão crescendo vão se sentindo mais autônomos exigindo do educador/a um maior esforço em ajudá-los a superar seus próprios conflitos internos e externos.

Crianças de 5 anos: Agrupamento 5, a rotina dessa fase é basicamente igual das anteriores. Mas o impressionante é que as crianças conseguem escrever seus nomes sozinhas, o dia ou a data doa dia. O educar conta uma história e eles conseguem fazer desenhos das mesmas o que não ocorria nas outras fases. A coordenação motora está melhor, e estão quase saindo do estágio pré-operatório. Mas cabe ressaltar que o conhecimento das crianças não é linear mais sim descontinuo, ou seja, muitas vezes ela se apropria de um ensinamento, mas pode esquecê-lo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE O ESTÁGIO E A INTERVENÇÃO

A satisfação com que as crianças admiram o que para elas é novidade, é impressionante. Depois da intervenção elas querendo recortar revistas, e montar sua própria história. Agora elas não vêem as revistas como antes, mas sim como possibilidades de construir-se como sujeito que tem seus direitos e potencialidades. No começo para elas parece que não vai dar, mas quando conseguem é maravilhoso. Infelizmente a figura paterna está muito ausente hoje em dia. Percebemos no nosso estágio quantas coisas simples como, falar seus nomes (das crianças) ou prestar, atenção faz uma diferença enorme. Vimos também à importância de se anotar registrar, planejar enfim a rotina na organização do tempo. Quando lemos num livro técnico algo a respeito das crianças é uma coisa, mas ver aquelas palavras em ação é outra coisa. Conhecimento prático.

INTERVENÇÃO E MOSTRA DE ESTÁGIO

A intervenção foi muito proveitosa, as professoras na escola gostaram muito e principalmente as crianças e os pais. No mundo do imaginário um papel se transforma num brinquedo. E uma história numa fantasia esse mundo da criança é surpreendente. A capacidade de atenção aos detalhes.
No eixo matemático vimos às crianças prestarem atenção na seqüência dos personagens e seus nomes (agora eles dão mais atenção a esse detalhe). Professor como eles me chamavam carinhosamente, foi o maior presente (Gustavo 3 anos , eu já sei segurar o lápis e vou desenhar o seu Lobato). Uma mãe me disse; a Júlia está que rendo recortar uma revista e montar uma história.
No eixo natureza, a classe toda em dias variados vinha me dizer, Tio eu fui ao mercado e disse para meu pai que o leite vinha do sítio do Seu Lobato. Outros me diziam que viu um sapo e que ele morava numa lagoa perto de sua casa etc. Como é gratificante ver os pequeninos em ação.
No eixo língua oral eles mostrando uns para os outros, que sabiam palavras novas foi uma competição interessante, bem que Vygotsky, diz que a linguagem estrutura o pensamento. Vimos isto na prática e também lemos nos livros a somatória dos dois deu a práxis pedagógica. Como também a emoção é um chamamento para a ação. (VYGOTSKY, 1991).
Na mostra de estágio trocamos experiências, contamos nossas intervenções, tinha um trabalho mais lindo do que o outro. Essa interação me fez amadurecer e fixar conhecimentos, não só teóricos mais também práticos.


REFERÊNCIAS

BARBOSA, Maria Carmen; HORN, Maria. Organização do espaço e do tempo na Escola Infantil: Pra que te quero? Porto Alegre: Artemed, 2001.

COTRIM, Gilberto Vieira; PARASI, Mário. Fundamentos da educação: história e filosofia da educação. 10 ed. São Paulo: Saraiva, 1985.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.


Resumo do Livro Jogos ,Projetos e Oficinas para Educação Infantil




SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
ARTICULAÇÃO DOS EIXOS TEMÁTICOS:
Estudo e Análise do Livro -
“Jogos, Projetos e Oficinas Para a Educação Infantil”

Campinas/ 2007
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Articulação dos Eixos Temáticos – Módulo 4.

Orientador: Profª. Sandra Rampazzo
Tutor eletrônico: Thalita Janaina de Oliveira Serrano
Tutor de sala: Clarisvaldo da Sliva Britto
Unidade: Campinas
Turma: módulo 4 noturno.

Campinas/2007
1. INTRUDUÇÃO.

A educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, e tem a finalidade de desenvolver integralmente a criança dos 0 aos 6 anos de idade. Ao pensarmos na função pedagógica da educação infantil, temos como pressuposto um trabalho que toma a vivência e os conhecimentos prévios da criança como ponto de partida e os aumenta, com a finalidade de levá-la à construção de novos conhecimentos valorizando suas descobertas e respectivas manifestações, incentivando sua forma de comunicar-se, sua criatividade e espontaneidade, num ambiente que propicie experiências prazerosas como propostas no (RCNEIs).
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a prática deve ser organizada de propiciar aos alunos condições de: Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de fôrma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações. Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem estar. Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social; (...). As crianças também sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio. E a compreensão disso é um grande desafio para nós educadores. Assim a educação infantil deve cumprir um papel socializador, permitindo a elas aprendizagens diversificadas, para que possam desenvolver uma identidade própria. Para que elas possam criar, é imprescindível que lhes sejam oferecidas experiências ricas, sejam elas voltadas às brincadeiras ou às aprendizagens em situações orientadas. Depois desta breve introdução vamos dar continuidade ao resumo falando sobre cada capítulo, começando coma à matemática e progredindo assim sucessivamente. E finalizaremos com as considerações finais.

2.1. MATEMÁTICA.

E através de jogar, brincar, cantar ouvir histórias, que a criança estabelece conexões entre o seu cotidiano e a Matemática, entre a Matemática e as demais áreas do conhecimento. Diversas ações intervêm na construção dos conhecimentos matemáticos, como recitar a seu modo a seqüência numérica, fazer comparações entre quantidades e entre notações numéricas e localizar-se espacialmente. Essas ações ocorrem fundamentalmente no convívio social e no contato das crianças com histórias, contos, músicas, jogos e brincadeiras etc.
Às noções matemáticas abordadas na educação infantil corresponde uma variedade de brincadeiras e jogos que possam interessar à criança pequena constituem-se rico contexto em idéias matemáticas podem ser evidenciadas pelo adulto, por meio de perguntas, observações e formulação de propostas. . São exemplos disso cantigas, brincadeiras das cadeiras, quebra –cabeças, dominós, dados de diferentes tipos e jogos de cartas etc.. Nesse sentido no livro todos os subsídios para se trabalhar os conteúdos, jogos, e avaliação na matemática na educação infantil são amplamente trabalhados neste capítulo do livro.

2.2. LINGUA PORTUGUESA.

O trabalho com a linguagem constitui um dos eixos básicos na educação infantil, dada a sua importância para a formação do sujeito, para a interação com outras pessoas, na orientação das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.
A aquisição da linguagem inicia nas conversas com os bebês. É muito importante que os pais ou pessoas encarregadas de cuidar de bebês conversem com eles durante as atividades de troca de fraldas, banho, amamentação etc., pois, além de estreitar os laços de afetividade, esse dialogo representa modelos lingüísticos dos quais a criança se apropria, construindo, assim, a capacidade de compreender e fazer-se compreender. Cabe também à família e também à escola privilegiar o dialogo com as crianças. Uma sugestão para a escola é promover, sempre, rodas de conversa com os alunos.
As rodas de conversa estimulam os alunos a trocar idéias, contar casos ocorridos com eles, comentar fatos, apresentar poesias, parlendas ou, mesmo, conversar sobre um passeio que tenham feito ou discutir os resultados de um trabalho que tenham acabado de realizar em grupo. O intuito é desenvolver a comunicação oral e ampliar o universo discursivo dos alunos. Assim o livro aborda também, outras formas de se trabalhar com a língua portuguesa, tais com o ritmo das canções trava-línguas, ditados populares, adivinhas, seqüências de cenas dentre outros.

2.3. NATUREZA E SOCIEDADE.

A relação da criança pré-escolar com os fenômenos naturais e sociais pode ser sintetizada numa única palavra: curiosidade. É a partir dessa vontade de conhecer que o trabalho escolar deve ser planejado. Muitos são os temas que despertam o interesse nas crianças: bichos de jardim, pequenos animais, dinossauros, tubarões, heróis, castelos bruxas, programas da tv são para as crianças parte de um todo integrado.
O conhecimento do mundo é transmitido à criança desde o seu nascimento: quando se diz o nome e se explica a função dos objetos, está implícita aí uma história acumulada socialmente; quando se leva uma criança a um passeio pela rua, ela está sendo apresentada à construção social dos espaços; o toque do médico que examina é muito diferente das carícias e brincadeiras da mãe, e esse exame já lhe dá parâmetros para conhecer seu próprio corpo.
A todo o momento o saber lhe chega, de forma não sistematizada. À escola cabe propiciar a ampliação e a sistematização desses conhecimentos, convidando a criança a participar de descobertas, abrindo-lhe oportunidades de desenvolver suas capacidades, orientando-a a olhar para um e outro lado, dando-lhe oportunidade de refletir, experimentar e formular hipóteses. Esse não é, no entanto, um caminho solitário. O ambiente escolar é um ambiente coletivo - de convivência, discussão, confronto, competição e colaboração-, o que torna ainda mais enriquecedor o processo de construção do conhecimento, mas também envolve questões ligadas a valores: ética, honestidade, disciplina, companheirismo, solidariedade, persistência e respeito. É esse o enfoque que devemos buscar.
Muitas vezes utilizamos os conteúdos com o pretexto para discutir questões mais importantes. Pouco sentido faz pra a criança dessa faixa etária a divisão do tempo escolar em matérias (Ciências, História, Geografia, Matemática, Língua Portuguesa). O conhecimento, para ela, ainda não é algo compartimentado. A curiosidade é uma só, e em poucos segundos passa da quantidade de estrelas que existem para a cor dos olhos dos gatos. Como “encaixotar” o conhecimento nessa fase?
A organização do conteúdo, nesse sentido, serve como um roteiro básico, nem sempre claramente delimitado a uma única área. Pois dentro de uma disciplina podemos usar conteúdos de outras disciplinas que se complementam e se ampliam. O trabalho com ciências historia e geografia, desse modo, vai além do mero aprendizado de meros conteúdos, embora eles estejam presentes, porque acreditamos na responsabilidade da escola na formação dos cidadãos, do que na transmissão de conhecimentos.

2.4. MÚSICA.

A música é considerada fundamental na formação de futuros cidadãos desde a Grécia antiga, pois, além do poder de encantar e proporcionar distração, pode ser utilizada para transmitir conhecimentos de naturezas diversas.
As canções populares constituem a mais viva expressão lingüística de um povo. As letras das músicas, em sua simplicidade, servem de modelo para as crianças em processo de alfabetização, que, de maneira prazerosa, captam a estrutura das frases e do pensamento do povo do qual fazem parte.
Associadas à música estão a dança, as brincadeiras e os jogos com movimentos e gestos corporais, que devem constituir conteúdos para o trabalho com as crianças.
Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos e jogos de mãos são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de entenderem a necessidade de expressão que passa pela esfera afetiva, estética e cognitiva.
Enfim, a música pode ser trabalhada de diversas maneiras, como por exemplo, através dos sons da natureza, de instrumentos musicais, composições clássicas, canções de ninar, músicas que exploram os direitos das crianças e temas variados.

2.5. ARTES.

A criança tem, naturalmente, uma grande aproximação com o universo da arte. A estética, para ela, está presente nas situações mais cotidianas: nas formas e cores da natureza, nas histórias que ouve, nos brinquedos, nas representações que faz em suas brincadeiras e nas músicas que aprende a cantar.
Sempre que possível, o educador deve propiciar o contato direto das crianças com as obras de arte. Admirar uma pintura, percebendo suas cores, textura, tela, diferentes efeitos ao afastar-se ou aproximar-se dela, é uma experiência muito mais enriquecedora do que conhecer reproduções em livros. Apreciar uma escultura em todas as suas dimensões é, igualmente, muito mais interessante do que olhar uma fotografia desta escultura. A variedade de trabalhos que podem ser feitos com o tema “artes” é muito grande (dia do Índio, do Trabalho, do Professor, da Criança, dentre outros).Os projetos descritos no livro sobre o referido tema são mais que suficientes para trabalhar o ensino das artes, cabendo ao educador ampliá-los ou restringi-los conforme o caso, levando em conta a faixa etária e o desenvolvimento sócio-psico-emocional de seus alunos.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.

Uma coisa interessante me chamou atenção no livro, é que praticamente o eixo movimento permeia desde a matemática, natureza e sociedade linguagem oral e escrita, música, projetos, oficinas e artes. Resumidamente, podemos dizer que o eixo movimento tem uma relação, interdisciplinar com as outras matérias. Mas também o corpo é algo muito mais do que meramente biológico dotado de visão, audição, paladar e tato. Ele se expressa à individualidade do ser, pois, toda a vivência se dá no plano corporal. Os aspectos psicológicos, cognitivos, emocionais e sociais se dão mediante um “corpo organizado”, o qual depende dos aspectos neurofisiológicos e locomotores. Isso quer dizer que o controle do próprio corpo e sua interiorização é fundamental para a criança adquirir equilíbrio e sentir as possibilidades de sua ação no mundo.
Assim, a ação no mundo por meio do movimento,

[...] deveria, em qualquer circunstância, ser entendido como um modo par o homem e a mulher serem mais.[...] A motricidade humana traz consigo toda significação de nossa existência. Há uma extrema coerência entre o que somos, pensamos, acreditamos ou sentimos, e aquilo que expressamos através de pequenos, gestos, atitudes, posturas ou movimentos mais amplos(MEDINA,1992, p. 87,grifo do autor).

A proposta de uma educação de corpo inteiro deve ser incorporada pela escola, valorizando as brincadeiras, os jogos e a imaginação, porque, apesar de algumas habilidades motoras serem desenvolvidas na família, não se pode negar a importância dos primeiros anos de escolaridade, onde ela se desenvolve como um todo. Tanto para o leigo, como para o educador experimentado o livro Jogos, Projetos e Oficinas Para Educação Infantil traz um material que não da para se abrir mão. O livro fala por si só.
4. REFERÊNCIAS.

CENTURIÓN, Marília. (et al). Jogos, projetos e oficinas para educação infantil. São Paulo: FTD, 2004.
MEDINA, João Paulo Subirá. A Educação física cuida do corpo...e“mente”: bases para a renovação e transformação da educação física. 10. ed. Campinas: Papirus, 1992.

sábado, 15 de março de 2008

Psicologia em 5 Saberes



PSICOLOGIA - UMA BREVE INTRODUÇÃO


CINCO FORMAS DE SABER... Em qual delas a Psicologia se encaixa?
O conheciemento, seja qual for sua fonte, pode ser de cinco naturezas :
Senso Comum (saber do dia-a-dia, fruto da experiência cotidiana, sem muito rigor. É o saber que norteia a vida comum, a sabedoria popular). O senso comum possui 7 características : é pragmático (está voltado a questões práticas, do dia-a-dia); é imediatista (se dedica a resolver questões do aqui e agora); a-histórico(não reconhece as determinações hístóricas mais amplas que o determinam); fragmentário (falta-lhe coerência interna e criticidade); utilitarista (é verdadeiro o que dá certo); superficial (permanece na aparência dos fenômenos) e constrói saberes por meio de analogias e ultrageneralizações provisórias, baseadas em confiança, fé ou crenças.
Filosofia (mais abstrato que o senso comum, este saber tem por característica a reflexão, o questionamento, a crítica ao saberes estabelecidos. A Filosofia, tradicionalmente, aborda 5 temas gerais : estética, ética, política, metafísica e lógica. Tem por objetivo problematizar, criar questões, e sintetizar os saberes num todo coerente, a fim de se obter da inteligência a sabedoria)
Ciência (Método de saber que possui critérios e rigor em sua investigação e construção de saberes, propõe-se a responder as perguntas feitas pela Filosofia, e baseia-se em experimentação, na razão, na univocidade de seus conceitos, análise e síntese de conhecimento, replicação de resultados, quantificação,etc. Possui um lado pragmático, as tecnologias que produz para uso do homem; e outro político, que são as implicações dessas tecnoclogias e saberes nas esferas do poder).
Espiritualidade (Enquanto a Ciência está baseada na racionalidade, a espiritualidade, ou religião, ou misticismo, está baseada na percepção imediata, isto é, não-mediada pela razão, da realidade. Ou seja, está baseada na intuição. É um saber “do coração”. Da espiritualidade nasce a fé, e crenças que podem dar origens a filosofias de vida, religiões, misticismos, etc).
Arte (A arte possui um caráter polívoco. Isto é, sua produção tem múltiplos significados, “fala como muitas vozes”. A arte é uma forma de saber baseada na contemplação, busca, produção e expressão do Belo. A grosso modo, enquanto a Ciência baseia-se na razão, e a espiritualidade na intuição, a arte faz uso principalmente da emoção).
Mas, evidentemente, há formas híbridas de conhecimento. Assim, um texto de Shakespeare, iminentemente artístico, pode também ter um teor espiritual; ou uma filosofia pode fazer uso do senso comum; (bem como muitos poetas são místicos); ou um artigo escrito por Richard Dawkins pode ser científico e possuir um valor estético ou artístico).
O vídeo, postado aqui, tratando do conhecimento psicanalítico, demonstra a relação entre a estrutura da psique e uma outra estrutura matemática denominada banda de moebius... Em qual forma de saber a psicanálise se enquadra? (Seletinof).
Nenhuma forma de saber é inferior a outra. Entre elas há tão somente uma relação de diferença, não de hierarquia.
UM POUCO DE EPISTEMOLOGIA CIENTÍFICA... Definindo o que é Ciência.
Como a Psicologia pretende ser uma Ciência e, como expresso na página anterior, a Ciência é um método ou forma de saber que possui certos critérios e rigores, cabe-nos explicar seu conceito. Para falar, pois, sobre a estrutura de um saber, faz-se uso da Epistemologia, a Filosofia que cria questões sobre o conhecer.
Falando epistemológicamente, toda Ciência só pode ser entendida a partir da compreensão de seus atributos elementares :
Histórico (Quando ela surgiu? Em que contexto sócio-histórico? Quais as intenções, os objetivos de seus criadores?)
Alvo de estudo (O que ela se propõe a estudar? Sobre o quê ela pretende criar conheciemnto?)
Metodológico (Quais os métodos de análise e síntese de conhecimento dela? Quais os critérios observados neste método, e até que nível de rigor?)
Instrumental (O que seu praticante usa para trabalhar?)
Pragmático (Para que seve esta Ciência? Quais suas contribuições? O que ela está fazendo na prática? Como ela está alterando a realidade?)
Político (Quais as consequências dessa Ciência nas esferas do poder e nas instituições sociais?)
Mais a frente neste artigo (no item “O Que É Psiciologia, Então?”) encontram-se algumas respostas para estas questões no que diz respeito a Psicologia.
RAISES FILOSÓFICAS... Como os filósofos influenciaram a Psicologia.
Muito antes de existir a Psicologia, a Filosofia já se atarefava de investigar (por métodos diferentes) e problematizar questões relativas ao mesmo objeto desta. Sendo a Filosofia uma perpétua fonte de reflexões abstratas, desprovidas do elemento empírico, e de profunda importância para a formação dos saberes, cabe estudar como esta influenciou o aparecimento da Psicologia.
Podemos dividir em duas fases a história da influencia filosófica na Psicologia : uma inteiramento filosófica e outra pré-científica.

FASE FILOSÓFICA (VI a.C. – XVI)

Subdivide-se em três fases : cosmocêntrica, antropocêntrica e teocêntrica.

A fase cosmocêntrica começa na Antiguidade Clássica, com os filósofos pré-socráticos, e suas especulações sobre a natureza da realidade sensível, sobre as origens e atributos do mundo físico. Marcada pelo surgimento de idéias como a do atomismo, que influenciariam escolas modernas de Psicologia. O alvo desta fase é a natureza da realidade física externa, do mundo.

A fase antropocêntrica inicia-se com Sócrates, que faz da Filosofia um exercício de questionamento sobre o saber; Platão, que discute a essência da alma, o mundo das idéias, e Aristóteles, que escreve um tratado especulativo sobre temas como personalidade e a percepção, chamado “Sobre as Almas”. Nesta fase, a Filosofia desloca suas perguntas para a natureza da alma, isto é, da totalidade psíquica ou consciência humana; pressupondo esta imortal.

Na Idade Média têm-se a fase teocêntrica, baseada na dogmática filosofia escolástica de padres da Igreja Católica como Tomás de Aquino e Santo Agostinho, que fizeram releituras de Aristóteles e Platão, adaptando-os a Sagrada Escritura Judaico-Cristã. A sub-fase teocêntrica da fase filosófica da Psicologia pouco contribuiu para sua formação.
A PSICOLOGIA MODERNA... Os primeiros passos rumo a se tornar Ciência.
FASE PRÉ-CIENTÍFICA (XVI – 1879)
Com a Modernidade veio a rejeição ao dogmatismo medieval, a valorização da razão (inspirada nos moldes clássicos gregos), e o nascimento da Ciência. A Psicologia ainda era tratada como um ramo da Filosofia, porém nesta fase recebeu influencias determinantes que a catapultaram para o status de Ciência.

Toda essa fase caracteriza-se pela busca da resposta a seguinte questão : “Como se dá o conhecimento? Como é possível ao homem conhecer algo? É realmente possível?”.



Identifica-se cinco correntes filosóficas modernas que tiveram importância chave para a cientifização da Psicologia. Os métodos e escolas em Psicologia que apareceriam no século seguinte (XX) se inspirariam em uma ou outra destas cinco tendências filosóficas:

1. EMPIRISMO CRÍTICO, (de Descartes, Locke e Kant), que professava a importäncia de um método racional, quantificador e experimental para o estudo dos fenômenos mentais, estipulava a interação entre idéias inatas e aprendizado pela experiência para a formação da mente (termo que substituiu o aristotélico-medieval “alma”).
2. ASSOCIACIONISMO (que teve Darwin, Mill e Spencer, pensadores ingleses, como expoentes) pelo qual o todo consciente da mente era a somatória de idéias simples, que se associavam gerando redes cada vez mais complexas. (Note o atomismo presente). Com Darwin, essa idéia foi acrescida ainda do conceito de evolução.
3. MATERIALISMO CIENTÍFICO. Pelo qual apenas o positivo (isto é, o observável e quantificável) é alvo de estudo científico. Buscava a objetivização do saber. Influenciou pensadores como Marx e Comte.
4. FENOMENOLOGIA. Foi o método de questionamento e investigação intrapsíquica de Husserll, que usava a instrospecção e eliminava dicotomias como objetivo-subjetivo, observador-observado, etc.
5. ROMANTISMO. Trata-se de uma visão humanista, pela qual o homem é o essencialmente bom, sendo estragado pela vida em sociedade, porém conservando uma alma que anseia ser amada e ser livre.Teve como expoente Rousseau, e o seu famoso “Mito do Bom Selvagem”.
A ERA DAS ESCOLAS... Gestalt, Behaviorismo, Psicanálise, Desenvolvimentistas, Humanistas
FASE CIENTÍFICA (1879 – atualidade)
O marco histórico do início da Psicologia Científica foi a criação do primeiro laboratório de Psicologia Experimental do mundo, por Wundt, em 1879, na Alemanha. No início, para emancipar-se da Filosofia, a Psicologia se revestiu da terminologia da Fisiologia. Era a Psicofísica de Fechner, repleta de fórmulas matemáticas para descrever e prever a percepção.

Duas abordagens marcam a fase científica da Psicologia. O Estruturalismo, pelo qual busca-se saber o “O Quê?” dos fenômenos mentais, suas estruturas universais e imutáveis, identificando-se com a Anatomia; e o Funcionalismo, que busca o “Como?”, e identifica-se com a Fisiologia.



Inicia-se a Fase das Escolas, que são como ramos divergentes de uma mesma árvore, que estipulam diferentes métodos, pressupostos e objetos de estudo. Destacam-se quatro :

1. BEHAVIORISMO
Partindo de pressupostos da Filosofia Positivista, o Behaviorismo se consolida como a primeira escola organizada (posterior a Psicofísica de Wundt), usando parcialmente o método científico (pois não teoriza), e propõe-se a estudar o comportamento humano, partindo de uma visão atomista pela qual o homem é produto e produtor de condicionamentos, e seu comportamento é um emaranhado aprendido de respostas associadas a estímulos ambientais. Estuda tão somente o comportamento observável e quantificável (positivismo). Figura em vários campos de atuação, desde o educacional ao clínico. Tem por criadores e expoentes Watson e Skinner.
2. PSICANÁLISE
Considerada por muitos não como um escola psicológica, mas como algo a parte de toda a Psicologia. Criada pelo neurologista Sigmund Freud no início do século XX, parte do pressuposto da existência de um compartimento da alma chamado “inconsciente”, que determina a vida psíquica do sujeito, sendo parcialmente acessível. O inconsciente freudiano é de natureza iminentemente sexual, sendo a libido a força motriz da alma. Freud criou teorias como o Complexo de Édipo, as Tópicas da Alma (divisões dessa em inconsciente, pré-consciente e consciente, bem como em ego, id e super-ego) e um método baseado na análise e hermenêutica de sonhos, atos falhos, etc. A psicanálise conta com diversos dissidentes, que alteraram em vários pontos e níveis as idéias de Freud. Dentre os quais se destacam Jung, Adler, Reich, etc. Trata-se de uma escola inerentemente clínica.
3. GESTALT
Partindo de um arcobouço de informações sobre a neurofisiologia da percepção(Koehler), e somando-se ao método fenomenológico (de Husserl e Merlau-Ponty) e a pressupostos da filosofia existencialista (Sartre), nasce a Gestalt (palavra em alemão que significa “Configuração”).
4. DESENVOLVIMENTISTAS
Dois teóricos se destacam neste que, na verdade, é um ramo e não propriamente uma escola psicológica : Piaget e Vygotsky. Os dois tentaram responder, basicamente, as mesmas questoes : “Como se dá o desenvolvimento cognitivo? Qual a relação entre maturação e desenvolvimento? Qual o papel do social neste processo? Como se dá a aprendizagem?”. Partindo de dados neurocientíficos, porém divergindo em pressupostos filosóficos, os dois criaram corpos teóricos que dão a essas perguntas respostas um tanto diferentes. Para muitos psicólogos, Piaget e Vygotsky se complementam, para outros, são inconciliáveis.
5. HUMANISMO
Considerados por muitos mais uma Filosofia Aplicada, refletiu-se em autores como Carl Rogers, que criaram métodos terapêuticos, pedagógicos e assistenciais baseados na concepção humanista do homem, como sendo este o autor-maior de sua história e destino.

A ERA TEMÁTICA... Sendo generalista e especialista ao mesmo tempo.
A primeira parte da fase científica da Psicologia caracterizou-se pela pluralidade de escolas que, partindo de diferentes métodos e pressupostos, criavam respostas constrastantes sobre as mesmas questões. Muito se falou da guerrilhas escolástica presente nas faculdades de Psicologia e da grande confusão epistemológica decorrente.
Muitos historiadores da Ciência e psicólogos estão apontando, porém, que essa era está se findando, e dando lugar a outra, marcada pelo enfoque em temas, e não em escolas. Isso se evidencia pelo surgimento de novos campos de atuação profissional como Psicologia Jurídica, do Trânsito, da Educação, Ambiental, Social, Comunitária, etc. Dessa forma, ocorre uma especialização no tema a ser estudado/trabalhado pelo psicólogo. Escolhido o tema, o psicólogo ganha liberdade para obter saberes sobre este de diversas fontes, (desde a Sociologia, Filosofia, Neurociência, Cibernética, Antropologia, etc; ou mesmo de diversas escolas psicológicas).
A chamada Era Temática combina, então, um profissional especializado e generalista ao mesmo tempo.
O QUE É PSICOLOGIA, AFINAL?... Concluindo uma definição.
Em que forma de saber se enquadra a Psicologia? Por vezes ela tende à Arte (como na Psicologia Analítica de Jung), por vezes ao misticismo (como em seu uso nas terapias alternativas), e ainda á Filosofia (Carl Rogers) e ao Senso Comum (você já assistiu a Silvia Poppovic?).
Algumas de suas escolas são semi-científicas (como o Behaviorismo e a Gestalt), outras não o são (como o Psicanálise), outras se apóiam sobre dados científicos (como os desenvolvimentistas). Cada uma dessas escolas usa métodos diferentes : ora o fenomenológico (Gestalt), ora o semi-científico (Behaviorismo), ora a instrospecção (Humanistas), etc. Cada uma dessas escolas concebe um diferente alvo de estudo da Psicologia : para os behavioristas é o comportamento, para os psicanalistas é alma através do inconsciente, para os Gestaltistas é o homem por meio de sua percepção; para os desenvolvimentistas é a relação desenvolviemento/aprendizagem; etc.
Mas, se lembrarmos que a Psicologia surgiu de uma Filosofia Moderna que estava inteiramente interessada na questão do conhecimento, (ou seja, de como, por quê e se se conhecesse algo), podemos nos perguntar se não é, afinal, o CONHECIMENTO o alvo de estudo da Psicologia. Assim, cada escola enfocou um aspecto diferente do fenômeno CONHECIMENTO : ora os atos observáveis (Behaviorismo), ora a percepção (Gestalt), ora a imaginação e afetos (Psicanálise), ora a maturação fisiológica e as relações sociais (Piaget e Vygostky). Contudo, todos são aspectos, são partes do fenômeno-maior : o CONHECER.
Dizer que a Psicologia estuda o CONHECER pressupõe que ela estuda tanto o conhecedor quanto o conhecido, quanto o processo em si.
Elucidada a questão do alvo de estudo, resta-nos refletir sobre seu método e pragmatismo. Sob o método, entende-se que deve se tratar do Científico, conforme exposto no primeiro parágrafo. Sob o pragmatismo, tenho a dizer que o objetivo da Psicologia enquanto Ciência e Profissão é compreender e manipular as relações de CONHECER, seja no campo clínico (auto-conhecimento), escolar (didática), social (dinâmicas), experimental, etc; a fim de aumentar a qualidade de vida do homem.
Texto de Alessandro Vieira dos Reis (alef@hehe.com)
Universidade Federal de Santa Catarina
Departamento de Psicologia

POSTED BY SELETINOF AT 8:12 AM

Vygotsky e Piaget. (meus artigos).








Vygotysky x Piaget

Vigotsky x Piaget



TRABALHO APRESENTADO AO CURSO DE PEDAGOGIA MÓDULO 2 NOTURNO 2006 Unoparvirtual (unidade Campinas)
João Carlos Maria
DESENVOLVIMENTO PSICO-EMOCINAL

VYGOTSKY E PIAGET divergências , convergências.
Sobre o tema Vygotsky e Piaget MANACORDA diz ,
“O tema que une e divide Vygotsky e Piaget,é o eterno tema que vimos aflorar já no antigo Egito : a relação entre natureza e ambiente ou educação no desenvolvimento do individuo , que quer dizer a relação entre personalidade e socialidade entre liberdade e autoridade .Em outros termos, é o mesmo que hoje reaparece no campo pedagógico mundial : como o antagonismo entre tradições e modos liberais democráticos, de um lado, e modos socialistas e comunistas, do outro.( Apesar de sabermos da falácias das esquematizações).” (MANACORDA,1989 Cortez p.324).
Vamos agora enumerar o que une e dividem ambos autores Vygotsky e Piaget .
DIVERGÊNCIAS.
INTERAÇÃO SOCIAL.
Na sua teoria “Vygotsky tem como um de seus pressupostos básicos a idéia de que o ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro social. A cultura torna-se parte da natureza humana num processo histórico que , ao longo do desenvolvimento da espécie e do indivíduo molda o funcionamento psicológico do homem”.(OLIVEIRA in CASTORINA , 1992,P.24).
Piaget, no entanto não entrou muito nesse assunto, pois para ele nem toda relação social favorece ao desenvolvimento ; e essa relação social é de dois tipos(coação social e ser coercitivo) . A coação social é um exemplo de autoridade ou prestígio que limita a participação do indivíduo, ele tem pouca participação racional na produção.
Ser coercitivo ou cooperativo na verdade depende de uma atitude moral – Piaget pensa o social e suas influências sobre os indivíduos pela perspectiva da ética ; ele não entra na questão cultural de determinadas ideologias, religiões, sistemas econômicos, classes sociais, mas na questão da moral e da ética da igualdade, da liberdade e da democracia enfim dos direitos humanos.
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM.
Para Piaget os processos de desenvolvimento são independentes da aprendizagem, ou seja, a aprendizagem não influi no desenvolvimento e o desenvolvimento antecede a aprendizagem “a teoria de aprendizagem estabelece uma continuidade entre os mecanismos cognitivos responsáveis pelo desenvolvimento e aprendizagem”.(CASTORINA,1998,p.21).
Quando Piaget postula a continuidade entre o desenvolvimento e aprendizagem, pensando do ponto de vista do sujeito,da ação deste sobre os objetos.O desenvolvimento ocorre “de dentro para fora” do sujeito. Por esse motivo o professor nesse caso é um “facilitador ou um bloqueador” do desenvolvimento dependendo de sua conduta.
Por sua vez para Vygotsky o papel do agente externo é de suma importância , pois sem a intervenção do outro não há desenvolvimento . Através da mediação (presença do outro), o sujeito internaliza conceitos externos, num processo de formação das funções psíquicas superiores. A aprendizagem e desenvolvimento estão inter-relacionados , e a aprendizagem antecede o desenvolvimento , ou melhor , o objetivo da aprendizagem é prever o desenvolvimento potencial, e interferir na zona de desenvolvimento proximal, promovendo o desenvolvimento potencial do sujeito.O ensino escolar é de suma importância , visto que é através da escola que se pode detectar o desenvolvimento potencial e a zona de desenvolvimento proximal. É importante salientar ainda que Vygotsky leva sempre em consideração a sociedade especifica em que vive o sujeito , bem como sua cultura.
O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS.
Resumidamente poderíamos dizer que a tese de Piaget sobre conceitos espontâneos e conceitos científicos é a continuidade e o enfoque está na gênese da lógica dos conceitos. A tese de Vygotsky é a descontinuidade entre conceitos cotidianos e científicos e o enfoque está no contexto da aquisição escolar.
CONVERGÊNCIAS
Após fazer um quadro de pontos divergentes começamos a fazer uma analise dos pontos em comum entre os dois autores.
Mais vale a pena ressaltar antes de entrarmos nos pontos em comum entre eles que existem diferenças e antagonismos , mas que passados os momentos de defender cada um dos autores , há um diálogo proposto por eles mesmos e por seus seguidores , uma busca de novas descobertas e um movimento dialético constante ,para seguir o que ambos propunham , ainda que através de caminhos distintos...
A preocupação inicial tanto em Piaget como em Vygotsky não era a educação ou o desenvolvimento de uma metodologia , Piaget tinha uma abordagem epistemológica e Vygotsky uma abordagem genética , porém seus estudos levam a uma elaboração das estruturas mentais e do desenvolvimento infantil.
Também concordam entre si que a função da linguagem deve ser a comunicação global depois , depois a fala se diferencia em egocêntrica e comunicativa.
Eles também grande importância ao o organismo ativo entendendo a atividade ou a ação humana como indo além do comportamento observável.
VYGOTSKY E SUA CONTRIBUIÇÃO.
Até o inicio do século XX assumia-se que as crianças pensavam e raciocinavam da mesma maneira que os adultos .A crença da maior parte da sociedade era de que qualquer diferença entre os processos cognitivos entre as crianças e os adultos era de grau : os adultos eram superiores mentalmente , do mesmo modo que eram fisicamente maiores , mas os processos cognitivos básicos eram os mesmos ao longo da vida .
Com suas pesquisas Vygotsky contribui para um melhor entendimento das crianças e das pessoas .
Resumido ele ajudou a melhorar a pedagogia , psicologia ,sua contribuição não tem fronteiras serve para todos.
E cabe a sociedade como um todo usufruir da melhor maneira possível.
CONSIDERAÇÕES FINAIS.
“O passado não é o paradigma final , mas é referência importante . Só isto”.(DEMO, 1984 p.126)
Partindo desse pressuposto podemos discorrer sobre a educação suas teorias e práticas .
Que ao longo dos tempos vem se tornando cada vez mais cheia de métodos e linguagens verbais e não verbais.E desse modo cada profissional da área educativa vai utilizar-se de um ou vários métodos caímos ai no padrão do gosto e também do preconceito e dúvidas. Hume também nos diz algo muito interessante sobre o padrão do gosto.
“ É demasiado óbvia para não deixar de ser notada por todos a extrema variedade de gostos que há no mundo , assim como opiniões.
Mesmo os homens de parcos conhecimentos são capazes de notar as diferenças de gosto dentro mesmo dentro do estreito círculo de suas relações inclusive entre pessoas que foram educadas sob o mesmo governo e em que desde cedo foram inculta dos os mesmos preconceitos . Mas os que são capazes de uma visão mais ampla , e conhecem nações distantes e épocas remotas , ainda mais se surpreendem com essa grande inconsistência e contraditoriedade. Temos tendência para chamar de bárbaro tudo o que se afasta muito de nosso gosto e de nossas concepções , mas depressa vemos que esse epíteto ou censura também pode ser-nos aplicado.E mesmo o mais arrogante e convicto acaba por sentir-se abalado, ao observar em todos os lados uma idêntica segurança , passando a ter escrúpulos, em meio a tal contrariedade de sentimentos , de pronunciar-se positivamente em seu próprio favor.”(HUME,2000 p.333) .
René Descartes cita algo muito parecido ,
“Nada direi a respeito da filosofia que foi cultivada pelos mais elevados espíritos que viveram desde muitos séculos e que , apesar disso , nela não se encontra ainda uma única coisa sobre a qual não se continue discutindo e, por conseguinte , que não seja duvidosa , eu não alimentava qualquer esperança de acertar mais que os outros . Além do mais , considerando quantas opiniões diferentes , defendidas por homens eruditos, pode haver sobre uma mesma matéria , sem que jamais passe haver mais de uma só que seja verdadeira , achava quase como se fosse falso tudo aquilo que era apenas provável .”( DESCARTES, 1996,p.18).
Desta forma, sempre vamos encontrar em nossa trajetória um caminho a seguir ou não.
Neste sentido ambos Vygotsky e Piaget , criaram novos paradigmas para o desenvolvimento psico-emocinal . E com certeza contribuíram,e muito com os educadores atuais.
Mas é preciso lembrar que a teoria pode alimentar a prática , mas não fornece instrumentos metodológicos.
Bhaktivedanta swami Prabhupada(1896-1976), costumava dizer “o que é remédio para um pode ser veneno para um outro e vice –versa”.
Apesar de todos os métodos didáticos , verbais não verbais sempre o ser humano estará por trás dessa metodologia.Jung citava costumeiramente um ditado chinês, “ se o homem errado utilizar o meio certo, o meio certo operará errado”.
“ O homem é capaz de transcender as limitações de todas as suas definições”.
Paul Tillich
REFERÊCIAS
TELES, Antônio Xavier. Psicologia Moderna.32 ed.São Paulo :Ática,1993.
CASTORINA,José Antônio et alii. Piaget Vygotsky : Novas Contribuições para o Debate.5 ed.São Paulo. :Ática , 1998.
JUNG,Carl Gustav. O pensamento vivo volume 10. São Paulo : Martin Claret,1986.
DESCARTES,René . Discurso do método. Volume 10 . São Paulo : Escala 2003.
HUME,David. Vida e Obra. São Paulo :Nova Cultural, 2000.
NOT, Louis . As Pedagogias do Conhecimento.São Paulo :Difel ,2000.
PRABHUPADA,Bhaktivedanta Swami. O Bhagavad Gita como Ele É. 2 ed. São Paulo :Bhaktivedanta Book Trust , 1992.
Autor do trabalho; João Carlos Maria: para disciplina de Desenvolvimento Psicoemocional. Do prof. Fernando Zanluchi.
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