quarta-feira, 23 de abril de 2008

Tears for Fears - shout (1984)

O Tears for Fears é uma dupla de rock pop dos anos 80, formada por Roland Orzabal (voz e guitarra) e Curt Smith (voz e baixo). A música da dupla sempre foi criada por Orzabal, principal compositor, que se baseava nas teorias psicanalistas de Arthur Janov (Grito Primal), que deu origem ao nome do grupo.

O grupo se destacou pela versatilidade de temas usados em suas canções, pelo detalhismo e pela vigorosa utilização do sintetizador. Venderam mais de 20 milhões de discos obtiveram vários discos de ouro e de platina.

Vindos do grupo de ska Graduate (dissolvida no início da década de 80) o grupo lança, contando com a participação de Ian Stanley nos teclados e Manny Elias na bateria, o álbum The Hurting (1983), onde apresentam uma música mais orientada pelo techno. Mas o álbum de maior sucesso, e considerado a obra máxima do grupo, é Songs from the Big Chair (1985). O disco viria a vender mais de 10 milhões de cópias, e sucessos como Everybody Wants to Rule The World e Shout (ambas atingindo o 1º lugar nas paradas americanas) e Head Over Heels (3º lugar). O grupo sairia em turnê para só depois de quatro anos lançarem outro disco, mais pop ainda do que os anteriores, chamado Seeds of Love (1989). Hits como Sowing the Seeds of Love, Advice for the Young at Heart e principalmente a balada Woman in Chains (lançando a cantora Oleta Adams, antes desconhecida) atingem as paradas.

As diferenças na dupla acarretam muitas brigas e o grupo se separa, e então é lançada a coletânea Tears Roll Down (Greatest Hits 1982-1992). Orzabal (ainda com o nome de Tears for Fears) lança em 1993 o àlbum Elemental, que ainda conseguiu relativo sucesso com Break it Down Again, e Smith lança o fracassado Soul on Board. Seguem-se ainda Raoul and the Kings of Spain (1995, por Orzabal, porém mantendo o nome Tears for Fears) e Saturnine Martial & Lunatic em 1996. A dupla se reencontra em 2003 com a intenção de obter novamente o sucesso, com o álbum Everybody loves a Happy Ending.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



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Fort Minor. "Believe Me"

Fort Minor é o nome do projeto paralelo de Mike Shinoda, um dos vocalistas da banda Linkin Park. Shinoda é metade do poder vocal da banda multi-platinada e ganhadora do Grammy, Linkin Park. No Linkin Park, ele divide a atenção da imensa legião de fãs ao lado do cantor Chester Bennington e mergulham numa mistura de rock alternativo, música eletrônica e hip hop.

The Rising Tied é o álbum de estréia do Fort Minor. Com produção executiva de Jay-Z (que trabalhou com o Linkin Park em 2004 em Collision Course), o álbum foi produzido e mixado por Shinoda que compôs todas as canções, tocou praticamente todos os instrumentos e se debruçou sobre cada detalhe. São 16 faixas com o melhor de seu hip hop.

Se por um lado Shinoda escolheu o nome Fort Minor para refletir a dinâmica entre os opostos (algo grande e forte versus algo pequeno e leve) por outro, o título do álbum também é uma brincadeira com as palavras. Todos os artistas convidados do The Rising Tied, segundo Shinoda, estão crescendo juntos no mundo da música. Entre eles estão nomes como Styles of Beyond e Holly Brook do selo Machine Shop, assim como o Common, John Legend, Kenna e Black Thought (do The Roots), entre outros.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



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Donny Hathaway - The Ghetto

Vamos descontrair um pouco, só cognição não dá não é verdade.
Vamos cuidar de nossas emoções.

Principais diferenças entre o ensino tradicional e as novas tendências. ( plano de aula tema violência)


Aos , companheiros/as de curso, minha contribuição, se não conseguir chegar a tempo.

As principais diferenças entre o ensino tradicional e as novas tendências.
Resumidamente poderíamos dizer que, as diferenças são.
Professor: Em relação o professor são: que ele não é mais o centro, centro este que se transfere para o aluno.
Conteúdo: O conteúdo que antes era linear passa a ser saber histórico com o saber fazer.
Método: O método que antes era formal e abstrato, passa a ser feito levando-se em conta as diferentes mídias de hoje, colocando métodos de historicidade em sala de aula.
Avaliação: Avaliação, que antes era centrada no professor e levava em consideração a memorização de conteúdos, passa a ser diagnóstica. e processual, formativa busca o crescimento integral do aluno. E não podemos esquecer de sempre lembarmos dos 4 pilares da educação. Que vão também fazer parte deste processo.

Plano de Aula

ESCOLA:_______________________________________________________MUNICÍPIO:_________________________________
SÉRIE:__________________________________________________________PROF.______________________________________
OBJETIVO GERAL: Sensibilizar e promover ampliação de conhecimentos dos alunos sobre abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
Nº DE AULAS
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
1. Compreensão do texto escrito.
Leitura Silenciosa e comentários
120 minutos
Pedir leitura silenciosa do texto. A professora esclarecerá dúvidas sobre o vocabulário se solicitado pelos alunos.
2.Expressão verbal da experiência.
Expressão verbal
Após a leitura indagar os alunos dos tipos de violência e como eles estão identificando e percebendo a violência na comunidade onde mora e na sua casa
3.Compreensão do texto escrito e dar asas à imaginação.
Expressão escrita e de representação
Pedir aos alunos que expressem a sua percepção da violência através da:
( música, redação, teatro poesia, rep, cordel e desenho).etc.
Estes 120 minutos devem ser divididos em blocos de 20 minutos. Com algumas atividades para lição de casa.
A avaliação vai se dar de uma maneira , processual e formativa. Desta maneira vamos colocar temas como cidadania e ética pra que os alunos sejam inseridos. No contexto atual e dialógico.
Aula atividade, do cursos pedagogia disciplina, metodologia de história nos anos iniciais. 23/04/08.
Autor, João C. Maria. Aluno Unopar Virtual. Unidade Campinas.

Planos de Aulas. (Interdisciplinaridade). Tema Planeta Terra água.


  • Água no Planeta Terra

    Objetivo: Apresentar o tema "água no Planeta Terra".
    Duração: 45 minutos
    Material: 01 globo terrestre, 01 recipiente transparente de 2 litros, 01 conta gotas, bola.

    PLANETA TERRA

    Usar um globo terrestre para mostrar o Planeta Terra, sua forma e do que é formado. Localizar o nosso país e a nossa cidade.
    Perguntar o que representam as partes pintadas de azul (oceanos / águas) e as partes em marrom (continentes / terras).

    Mostrar às crianças as quantidades de água doce e salgada existente no Planeta Terra, usando um recipiente (2 litros) para a água salgada e um para conta-gotas para água doce. Demonstrar e discutir a respeito da água que o ser humano utiliza e consome, lembrando sempre que a quantidade de água doce é muito pequena em relação ao número de pessoas que habitam o Planeta.

    Exemplificando: com um copo de água, uma criança pode satisfazer sua sede. E se este mesmo copo fosse dividido entre as crianças da sala? Será que a água seria suficiente para todos?

    JOGO

    Dependendo do espaço físico, formar um círculo ou permanecer nas cadeiras na sala de aula.
    O jogo se desenvolve a partir da contagem numérica de 1 a 3. Quando chegar a 3, o monitor deverá parar o jogo e a criança que estiver com a bola responderá a uma pergunta. Após a resposta, dar prosseguimento à contagem. Obs: a contagem deverá ser no máximo até 05 para possibilitar a participação de todos os alunos.

    Perguntas:
    Como é formado o Planeta Terra? Tem mais terra ou mais água?
    Tem mais água doce ou salgada?
    água salgada serve para quê?
    Para que serve a água doce? (explorar o assunto)

    Observações:
    O monitor terminará o jogo à medida que as perguntas forem esgotadas e antes que as crianças percam o entusiasmo. A manipulação dos objetos (globo terrestre, bola) também é importante.
    Se for possível, usar música no lugar da contagem.

    --------------------------------------...

    O Caminho da Água

    Série ou Nível:
    Ensino Fundamental. O professor poderá inserir a aula no estudo de temas relacionados à água e ao meio ambiente, adequando o número de itens abordados e o grau de complexidade, dependendo da série.

    Objetivo:
    Denotar a importância do tratamento de água e esgotos, demonstrando de maneira lúdica o caminho que a água faz, desde a sua retirada até a sua devolução ao meio ambiente, conscientizando os alunos sobre sua importância e seu correto uso.

    Duração/ Nº de Aulas:
    1 ou 2 aulas de 45 minutos

    Material Necessário:
    Cópias da ilustração "O Caminho da Água", lápis coloridos. O professor também poderá utilizar fotos e ilustrações grandes para mostrar aos alunos.


    CONTEÚDO

    A aula pode ser iniciada com perguntas, para atrair o interesse dos alunos: De onde vem a água que sai da torneira? Para onde vai a água do banho? Á água sai do rio diretamente para a torneira? Será que ela é limpa? A água que sai da pia vai direto pro Rio?

    A partir das respostas, comentários e dúvidas das crianças, começa a ser construído/ desenhado um "esquema" no quadro-negro, que quando completado vai mostrar o caminho que a água faz desde sua retirada dos mananciais até sua devolução aos rios.

    Todas as informações sobre etapas e processos pelas quais a água passa nas fases de Captação, Tratamento de Água, Distribuição, Rede de Coleta, Tratamento de Esgoto e os diversos projetos e programas desenvolvidos pela Sabesp (com o Uso Racional da Água) podem ser encontrados com diversos níveis de detalhamento e profundidade no site da Sabesp, fornecendo informações e conceitos que podem ser trabalhadas na sala de aula.


    ATIVIDADE

    Após todas as explicações e a finalização do "esquema" no quadro-negro, este deve ser apagado e uma ilustração entregue aos alunos contendo os principais elementos do "esquema" do caminho da água (uma brincadeira, como modelo abaixo). O aluno poderá colorir as imagens da ilustração e deverá fazer as "ligações corretas", pintando o caminho entre os vários elementos, azul para caminho da água e marrom para esgoto, formando uma seqüência lógica, iniciada com a água que sai do manancial e finalizada com seu retorno ao meio ambiente. É importante ressaltar que após passar pela Estação de Tratamento de Esgotos, a água retorna limpa (azul) ao meio ambiente.

    Após o preenchimento, podem ser feitas outras atividades, como redação, jogo de perguntas entre equipes e outras brincadeiras que utilizem os conceitos e conhecimentos vistos na aula.


    http://revistaescola.abril.com.br/home/
  • http://www.sabesp.com.br/sabesp_ensina/s...

A importância do perdão.

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A importância do perdão



O pequeno Zeca entra em casa, após a aula, batendo forte os seus pés no assoalho da casa. Seu pai, que estava indo para o quintal para fazer alguns serviços na horta, ao ver aquilo chama o menino para uma conversa.

Zeca, de oito anos de idade, o acompanha desconfiado. Antes que seu pai dissesse alguma coisa, fala irritado:

- Pai, estou com muita raiva. O Juca não deveria ter feito aquilo comigo. Desejo tudo de ruim para ele.

Seu pai, um homem simples mas cheio de sabedoria, escuta calmamente o filho que continua a reclamar:

- O Juca me humilhou na frente dos meus amigos. Não aceito. Gostaria que ele ficasse doente sem poder ir à escola.

O pai escuta tudo calado enquanto caminha até um abrigo onde guardava um saco cheio de carvão Levou o saco até o fundo do quintal e o menino o acompanhou, calado. Zeca vê o saco ser aberto e antes mesmo que ele pudesse fazer uma pergunta, o pai lhe propõe algo:

- Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amiguinho Juca e cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu, endereçado a ele. Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa, até o último pedaço. Depois eu volto para ver como ficou.

O menino achou que seria uma brincadeira divertida e passou mãos à obra. O varal com a camisa estava longe do menino e poucos pedaços acertavam o alvo. Uma hora se passou e o menino terminou a tarefa. O pai que espiava tudo de longe, se aproxima do menino e lhe pergunta:

- Filho como está se sentindo agora?

- Estou cansado mas estou alegre porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa.

O pai olha para o menino, que fica sem entender a razão daquela brincadeira, e carinhoso lhe fala:

- Venha comigo até o meu quarto, quero lhe mostrar uma coisa.

O filho acompanha o pai até o quarto e é colocado na frente de um grande espelho onde pode ver seu corpo todo. Que susto! Zeca só conseguia enxergar seus dentes e os olhinhos. O pai, então lhe diz ternamente:

- Filho, você viu que a camisa quase não se sujou; mas, olhe só para você.

O mal que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, a borra, os resíduos, a fuligem ficam sempre em nós mesmos.

Cuidado com seus pensamentos, eles se transformam em palavras;
Cuidado com suas palavras, elas se transformam em ações;
Cuidado com suas ações, elas se transformam em hábitos;
Cuidado com seus hábitos, eles moldam o seu caráter;
Cuidado com seu caráter, ele controla o seu destino.




Algumas Imagens.

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Obrigado pela visita.



Reflexões. (uma pausa para refletirmos).



Recados e Imagens - Pensamentos - Orkut

"A adversidade é um espelho que reflete o verdadeiro eu."

"A derrota só será uma bebida amarga se concordarmos em tragá-la."

"Aquele que se importa com os sentimentos dos outros não é um tolo."

"A quem sabe esperar, o tempo abre as portas."

"As mais altas torres começam do chão."

"Cala-te! ou fale algo, que valha mais do que o silêncio."

"Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois até mesmo das nuvens mais negras, pode cair a água límpida"

"Me ame quando eu menos merecer, pois é quando eu mais preciso."

"O destino lhe atira uma faca. Cabe a você decidir se a pegará pelo cabo e a usará a seu favor, ou se a pegará pela lâmina e se cortará.."

"O grande homem, é aquele que não perdeu a inocência de sua infância."

"O segredo para se andar sobre as águas, é saber onde estão as pedras."

"Quando o dinheiro fala, a verdade cala.

"Se houver clareza na alma, haverá beleza na pessoa. Se houver beleza na pessoa, haverá harmonia na casa. Se houver harmonia na casa, haverá ordem na nação. Se houver ordem na nação, haverá paz no mundo."

"Se houver um general forte, não haverá soldados fracos."

"Se ouço, esqueço; se vejo, lembro; se faço, sei."

"Se você deseja um ano de prosperidade cultive trigo. Se você deseja dez anos de prosperidade cultive árvores. Se você deseja cem anos de prosperidade cultive pessoas."

"Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje."

"Um cão não é bom sentinela só porque late muito."

Um bom dia aos amigos e visitantes.

Autor,
MAGO DA LUZ, participante do yahoo!respostas. valeu amigo.

E aos visitantes deste espaço muito obrigado. E volte sempre.

Atividades Diagnósticas.


Atividades diagnósticas

Todo início de ano, é recomendável fazer a avaliação diagnóstica de seus alunos. Somente a partir dela será possível definir quais competências deverão ser desenvolvidas durante o ano e qual o conteúdo necessário para isso.

Fazê-la significa descobrir quais conhecimentos seus alunos trazem dos anos anteriores, como utilizam essas informações no dia-a-dia, o que cada um consegue fazer sozinho e em que casos necessitam de ajuda.

A avaliação pode ser feita com atividades específicas aplicadas nos primeiros dias de aula.
Selecionamos algumas atividades diagnósticas para sua reflexão que poderão ser modificadas, ampliadas e adaptadas às suas necessidades.

A avaliação diagnóstica é um instrumento de investigação do professor, em relação à aprendizagem do aluno, para analisar o que este já sabe e o que precisa ainda saber, e o que ele faz sozinho e o que faz com ajuda (de um par ou do professor).

A avaliação é um dos elementos do Plano de Ensino do professor. Por isso, deve sempre estar de acordo com os objetivos e conteúdos estabelecidos para cada classe/série/agrupamento de alunos.

Quando avaliamos, observamos o desempenho dos alunos como um todo, para que com os dados observados possamos interferir no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com estratégias adequadas a cada um dos problemas detectados.

Assim, sugerimos a seguir alguns aspectos importantes a serem observados:

1- Sugestão de avaliação das atitudes dos alunos esperadas nas várias áreas curriculares:

• O aluno participa ativamente dos trabalhos em grupo?
• O aluno ajuda outros nas resoluções dos problemas?
• O aluno contesta aspectos com os quais não concorda?
• O aluno procura resolver problemas por seus próprios meios?
• O aluno procura ajuda com outras pessoas?
• O aluno procura ajuda em outros materiais?
• O aluno usa estratégias convencionais na resolução de problemas?
• O aluno usa estratégias criativas de resolução de problemas?
• O aluno justifica suas respostas?
• O aluno registra e socializa seus conhecimentos?

2. Avaliação de Língua Portuguesa em suas subáreas:

Linguagem oral

Habilidades gerais do aluno como falante:

• Expõe suas idéias e seus conhecimentos?
• Formula perguntas e respostas com clareza?
• Explica e defende seus pontos de vista?
• Expõe suas dúvidas?
• Leva em conta a finalidade de sua fala e o seu interlocutor?
• Gosta de ler textos em voz alta para os outros?

Habilidades gerais do aluno como ouvinte:

• Sabe sua hora de falar e de ouvir?
• Ouve a fala alheia?
• Tem concentração em quem fala?
• Percebe e explicita a finalidade da fala alheia?
• Gosta de ouvir textos lidos ou contados por outros?

Linguagem escrita

Habilidades gerais do aluno como leitor de textos diversos:

• Usa estratégia de antecipação por meio do portador/suporte de texto, do título, do autor, do gênero, da ilustração?
• Usa estratégia de inferência, levando em conta o contexto?
• Socializa sua leitura por iniciativa própria?
• Socializa sua leitura por solicitação de outros?
• Percebe a intencionalidade do autor?
• Lê em voz alta com fluência (depois de ter compreendido o texto)?
• Socializa quais tipos de texto gosta de ler?

Habilidades gerais do aluno como produtor de textos diversos (ficcionais e não-ficcionais):

• Relaciona a produção com a situação: finalidades do autor, gênero e interlocutor?
• Faz da produção um processo de trabalho no qual estão presentes várias etapas e suas versões do texto?
• Atende à modalidade textual solicitada, elaborando diversos tipos de texto de acordo com sua função social?
• Desenvolve o tema proposto, mantendo a coerência textual e usando recursos coesivos?
• Segmenta o texto de acordo com sua especificidade?
• Tem domínio relativo da ortografia, da acentuação e da pontuação?
• Fundamenta suas opiniões e respostas?

Aspectos a ser avaliados quanto à capacidade de leitura:

O aluno sabe:

• Localizar informação no texto?
• Inferir uma afirmação que não está dita no texto de forma explícita?
• Diferenciar textos por meio da identificação das características próprias de cada gênero textual?

Aspectos a ser avaliados quanto à produção de textos:

O aluno sabe:

• Elaborar ou parafrasear uma fábula?
• Distinguir narrador de personagem?
• Caracterizar as personagens e o ambiente?
• Empregar esquemas temporais básicos?
• Usar os recursos gráficos do discurso direto e outras pontuações básicas?
• Segmentar o texto em parágrafos?
• Usar os elementos coesivos (nexos e pontuação)?
• Empregar mecanismos básicos de concordância nominal e verbal?



Fonte: www.eaprender.com.br – Assessoria Pedagógica IBEP

AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR: COMO FERRAMENTA DE EXCLUSÃO SOCIAL




AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR:COMO FERRAMENTA DE EXCLUSÃO SOCIAL
Débora Osório(*) Rio de Janeiro - 2002

Monografia apresentada como pré-requisito de conclusão do curso de Pedagogia, Habilitação em Gestão Escolar, da Universidade Veiga de Almeida, tendo como orientador o prof. José Luiz de Paiva Bello.


À minha família pelo apoio prestado, pelo aprendizado da humildade e pelo exemplo de amor e de fé.

Agradecimentos
A Deus que me concedeu a oportunidade de concluí mais uma etapa em minha vida Aos meus filhos Brenno e Anna Carolina e ao meu marido Osório, pela compreensão pela minha ausência, em função da dedicação aos estudos. Aos meus pais, pois me deram muita força nas horas que mais precisei. Aos meus professores, pela orientação dada no decorrer do curso que foi de grande importância para a conclusão deste trabalho.


1. INTRODUÇÃO Este trabalho não tem a pretensão de contemplar todas as questões e definições em "Avaliação do Rendimento Escolar". Trata-se de uma pesquisa concisa sobe o assunto, porém com muita dedicação e carinho, onde alunos, mestres e responsáveis possam ler, avaliar e talvez ter como parâmetro, o assunto contido neste trabalho. Este trabalho foi realizado devido a exigência da disciplina denominada: "Monografia", orientada pelo Professor José Luiz Bello, que cursamos no último período. Esta disciplina exige que nós educandos escolhamos e desenvolvamos um tema de nossa preferência. Nosso tema foi escolhido com a intenção de esclarecer pontos favoráveis à exclusão social, tendo como ferramenta a avaliação do rendimento escolar. Na primeira parte do nosso trabalho, procuramos definir o que é avaliação propriamente dita. Em seguida explicamos sobre alguns tipos de avaliação. A avaliação da aprendizagem assume sentido orientador e cooperativo e, ressalta que aprender é construir seu próprio conhecimento, e que a avaliação funciona como feedback. A avaliação do rendimento escolar tenta explicar que algumas instituições e alguns professores não usam a avaliação corretamente, pois as vezes não respeitam o ambiente na qual o aluno está inserido e também que os instrumentos de avaliação são apenas medidores , e com isso afastam-se das características humanas. Avaliar é um ato complexo que tem que ser feito com responsabilidade e comprometimento ético e moral. Este trabalho apresenta algumas dificuldades desse avaliar. Notamos que alguns professores usam a educação bancária, um aprende e outro ensina. Tentamos explicar de forma clara, o que realmente é aprender e ensinar. Alguns docentes usam o conselho de classe de forma punitiva. Quando na realidade servem para unir os que participam do processo educativo do aluno, com a finalidade de ajudá-lo a superar as dificuldades. Algumas escolas acabam moldando seus alunos criando "soldadinhos", não lhes dando oportunidades de se expressar e , com isso, de aprender. Um trecho do texto "A escola é de vidro" demonstra como as crianças se sentem nessas escolas. Outra parte importante que enfatizamos, foi a violência e de como pais, professores, e a própria instituição de certa forma, são responsáveis por esta violência. A exclusão social ocorre, porque, de certa forma todos são responsáveis: pais , professores, instituição, governo etc., que por falta de participação dos mesmos o educando às vezes não tem oportunidade para se desenvolver. Precisamos reestruturar nossa política para que possamos construir uma sociedade mais digna e igualitária. Tivemos a oportunidade e liberdade para mostrar no nosso trabalho, uma pesquisa feita em Curitiba / MT, pelo IBGE, que pôde nos fornecer informações sobre o fracasso escolar e talvez ratificar a nossa hipótese e, tivemos também a oportunidade de analisar e pesquisar autores (obras) que nos fizeram entender um pouco mais sobre uma nova proposta: a Avaliação Inovadora. A partir desta pesquisa pudemos chegar a nossa conclusão de forma respeitosa e, ressaltando que este trabalho pode contribuir muito para todos que de alguma forma participam do processo educativo.


1.1 PROBLEMA Até que ponto a avaliação do rendimento escolar pode ser usada como ferramenta para exclusão institucional e conseqüentemente social.

1.2 HIPÓTESE As escolas apresentam diferentes critérios de avaliação do rendimento escolar, com isso, exclui o aluno da instituição e da sociedade.

1.3 OBJETIVO Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel da avaliação do desempenho escolar e sobretudo da educação, tendo consciência de que para aceitar o grande desafio do desenvolvimento, não é possível obter êxito sem o alicerce de um povo que se educa para a cidadania. É objetivo: 1. A compreensão da avaliação como processo permanente de aprendizagem, dinâmico e transformador do contexto social, político, econômico e cultural, para com isso podermos construir uma educação mais democrática e igualitária; 2. A conscientização dos docentes que uma realizada de forma incorreta (tradicional), contribui para o fracasso escolar e conseqüentemente com as relações do contexto social. A avaliação deve ser um processo de mediação na construção do conhecimento; 3. Perceber que o educando deve ser respeitado em todo os aspectos, físico, social e econômico, não podendo haver qualquer espécie de discriminação, pois sendo valorizado como ser humano pleno, atingirá seus objetivos sem maiores problemas. A educação é como etapas que funcionam como degraus.


1.4 JUSTIFICATIVA Após a realização de Pesquisas, sentimos a necessidade de apresentarmos um trabalho onde podemos conscientizar docentes, orientadores, pedagógicos, supervisores escolares, diretores, enfim a todos aqueles que fazem parte do processo avaliativo de uma instituição escolar, que na hora de uma avaliação devemos tomar medidas de precaução para que não façamos uma avaliação errada do educando, respeitando suas características individuais, conhecendo-os e a partir disso, decidir o tipo de ajuda pedagógica que será oferecida e interagir com essa ajuda. Este trabalho pode ser entendido como facilitador da visão do que é uma avaliação do desempenho escolar e que esta pode servir de ferramenta para exclusão social.

1.5 METODOLOGIA A metodologia adotada neste trabalho foram análise de textos, revistas, Internet, vários livros foram consultados e procurou-se encontrar uma maneira de sintetizá-los numa obra que tivesse o caráter de objetividade e riqueza de dados, que possam ajudar no entendimento da avaliação do desempenho escolar e da exclusão social.

2. AVALIAÇÃO Na verdade, considerar cada um desses eixos em separado constitui o principal equívoco para a compreensão desse programa. Isto significa que qualquer iniciativa de formação de professores para um trabalho de acordo com a Escola Plural deveria começar pela perfeita compreensão do processo de articulação entre os eixos básicos que o compõem. Assim, compreender a concepção de avaliação escolar só é possível quando se entendem os sentidos e significados dos eixos que irão nortear a concepção de ciclo de formação. Esta, por sua vez, só será possível quando se compreendem os princípios de organização curricular e de ensino propostos (conteúdos e processos), assim como de organização do trabalho pedagógico e administrativo da escola (organização dos tempos). O programa Escola Plural não introduz alterações pontuais na prática escolar. Ele é radical. Altera os valores básicos dos programas de escolarização. Fala de sujeitos socioculturais que produzem conhecimentos a partir de suas vivências. Situa os ciclos de idade como os pilares para a prática educativa e relativiza a centralidade dos conteúdos escolares como eixos norteadores da organização do processo de ensino. Nesse contexto, evidencia novos sentidos e significados para os sistemas públicos de ensino e exige dos profissionais da educação uma nova postura diante dos "erros" dos alunos. Ao apresentar o projeto à comunidade escolar, o documento inicial desenvolve um amplo processo de avaliação da escola para justificar a sua implementação. Nesse sentido reprova a escola atual, apontando os elevados índices de evasão e repetência como o grave produto que temos obtido dessa instituição. Esses dados demonstram o desserviço que a escola vem prestando à sociedade, excluindo milhões de crianças e jovens. Apóia-se, então, no princípio e na importância de assumir-se a escola como um espaço de direito do cidadão e como um espaço onde atuam sujeitos socioculturais e históricos que se formam mutuamente através das relações sociais. Dessa maneira, apóia-se no fato de que a escola é educativa por si mesma, pelas circunstâncias de seu relacionamento com a sociedade, sendo educativa em sua dinâmica, em sua forma de ensinar / aprender e na organização de seu trabalho. A concepção de avaliação que perpassa essa lógica é a de um processo que deve abranger a organização escolar como um todo: as relações internas à escola, o trabalho docente, a organização do ensino, o processo de aprendizagem do aluno e, ainda, a relação com a sociedade. Nessa perspectiva torna-se fundamental a constituição de um conceito de avaliação escolar que atenda às necessidades de escolarização das camadas populares, porque são elas que mais têm sofrido como o modelo de escola atual. E, se o movimento amplo da sociedade impõem um novo tipo de escola, impõem, também, a necessidade de um novo referencial para a constituição dos processos de avaliação. A avaliação é um exercício mental que permite a análise, o conhecimento, o diagnóstico, a medida e/ou julgamento de um objeto. Esse objeto deve ser a própria realidade e daqueles que a fazem. Avaliar seria um processo de autoconhecimento e, também, o conhecimento da realidade e da relação dos sujeitos com essa realidade. Seria um processo de análise, julgamento, re-criação e/ou ressignificação das instituições que fazem parte dessa realidade e das pessoas que a mantêm. Questionam-se, assim, os processos de avaliação da aprendizagem dos alunos que estão, usualmente, centrados num desempenho cognitivo, sem referência a um projeto político-pedagógico de escola, e, ainda, o sentido das avaliações escolares que se têm direcionado, especialmente, para o ato de aprovar ou reprovar os alunos. Ao lado desses aspectos, surge uma as questões mais controvertidas nas práticas de avaliação: os registros numéricos na aferição do rendimento dos alunos. A Escola Plural propõe a abolição total das notas. Considera esses registros arbitrários porque unidirecionados , já que são de total responsabilidade do professor, que assume o papel de juiz. Questiona as provas, usualmente empregadas como instrumentos únicos de avaliação, e critica o fato de serem mal elaboradas e sem critérios claros de aferição da aprendizagem dos conteúdos específicos ensinados. Considera que existe uma visão reduzida e equivocada do processo de avaliação, já que a nota, produto concreto dessa verificação, reflete apenas o resultado do desempenho cognitivo do aluno, e nunca o processo educativo que o levou a tal resultado. Em oposição, o conceito alternativo de avaliação baseia-se na perspectiva de interestruturação do conhecimento, entendendo a ação de avaliar como processual e reveladora das possibilidades de construção de um processo educativo mais rico e mais dinâmico. Parte do pressuposto de que as diferenças são positivas e fundamentais para o crescimento dos sujeitos no processo de conhecimento da realidade. Mais uma vez, o campo da discussão dos valores torna-se prioritário. Se a educação é concebida como um direito à escola e as diferenças são positivas e fundamentais para o crescimento dos sujeitos e do grupo do qual fazem parte, não caberia à escola o papel de classificar, excluir ou sentenciar os alunos. A avaliação deveria priorizar a identificação dos problemas, dos avanços e verificar as possibilidades de redimensionamentos e de continuidades do processo educativo. A avaliação se constituiria num processo investigador e formativo contínuo, do qual professores, alunos e pais participariam ativamente. Ao procurar romper com a avaliação somativa, abolindo as notas como o critério de comprovação de um determinado produto previamente esperado, a nova concepção de avaliação procura trazer à tona o valor dos aspectos globais do processo ensino-aprendizagem. Da forma de intervenção do professor, do projeto curricular da escola, da organização do trabalho escolar e da importância da formação das identidades e dos valores pessoais.

2.1 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM O termo avaliar tem sido constantemente associado a expressões como: fazer prova, fazer exame, atribuir notas, repetir ou passar de ano. Esta associação, tão freqüente em nossa escola é resultante de uma concepção pedagógica arcaica, porém tradicionalmente dominante. Nela a educação é concebida como mera transmissão e memorização de informações prontas e o aluno é visto como um ser passivo e receptivo. Dentro de uma concepção pedagógica mais moderna, baseada na psicologia genética a educação é concebida como experiência de vivência multiplicada e variadas, tendo em vista o desenvolvimento motor, cognitivo, objetivo e social do educando. Nessa abordagem o educando é um ser ativo e dinâmico, que participa da construção de seu próprio conhecimento. Dentro dessa visão, em que educar é formar e aprender é construir o próprio saber, a avaliação , contempla dimensões , e não se reduz apenas em atribuir notas. Se o ato de ensinar e aprender, consiste na realização em mudanças e aquisições de comportamentos motores, cognitivos, afetivos e sociais, o ato de avaliar consiste em verificar se eles estão sendo realmente atingidos e em que grau se dá essa consecução, para ajudar o aluno a avançar na aprendizagem e na construção do seu saber. Nessa perspectiva, a avaliação assume um sentido orientador e cooperativo. Assim a avaliação assume uma dimensão orientadora, pois permite que o aluno tome consciência de seus avanços e dificuldades, para continuar progredindo na construção do conhecimento. A forma de encarar e realizar a avaliação reflete a atitude do professor em sua interação com a classe bem como sua relação com o aluno. Por exemplo, um professor autoritário e inseguro, poderá ver na avaliação uma arma de tortura ou punição para alunos apáticos ou indisciplinados. Por sua vez, seu professor sério e responsável, que orienta as atividades de aprendizagem dos educandos, tenderá a encarar a avaliação como uma forma de diagnóstico dos avanços e dificuldades dos alunos e como indicador para o replanejamento de seu trabalho docente. Nessa perspectiva, a avaliação ajuda o aluno a progredir na aprendizagem, e o professor aperfeiçoar sua prática pedagógica. Em termos gerais a avaliação é um processo de coleta e análise de dados, tendo em vista verificar se os objetivos propostos foram atingidos, sempre respeitando as características individuais e o ambiente em que o educando vive. A avaliação deve ser integral considerando o aluno como um ser total e integrado e não de forma fragmentada. Os professores precisam verificar o conhecimento prévio de seus alunos, com isso conseguindo planejar seus conteúdos e detectar o que o aluno aprendeu nos anos anteriores. Precisa também identificar a dificuldades de aprendizagem, diagnosticando e tentando identificar e caracterizar as possíveis causas. O professo também deve estabelecer ao iniciar o período letivo, os conhecimentos que seus alunos devem adquirir bem como as habilidades e atitudes a serem desenvolvidas. Esses conhecimentos e habilidades devem ser constantemente avaliados durante a realização da atividade, fornecendo informações tanto para o professor como para o aluno sobre o que já foi assimilado e o que ainda precisa ser dominado. Caso o aluno não consiga atingir as metas propostas, cabe ao professor organizar novas situações de aprendizagem para dar a todos, condições de êxito nesse processo. O ato de avaliar fornece dados que permitem verificar diretamente o nível de aprendizagem dos alunos, e também, indiretamente determinar a qualidade do processo de ensino. Ao avaliar o progresso de seus alunos na aprendizagem, o professor pode obter informações valiosas sobre seu próprio trabalho. Nesse sentido a avaliação tem uma função de retroalimentação ou feedback, porque fornece ao professor dados para que ele possa repensar e replanejar sua atuação didática, visando aperfeiçoá-la, para que seus alunos obtenham mais êxito na aprendizagem.

2.2. AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR A avaliação é apresentada como recurso a ser usado na atividade escolar, como forma de promoção dos alunos, de uma série para a seguinte, na trajetória escolar. A avaliação hoje passa pelo crivo de uma perspectiva. A escola pode ser agente eficiente na produção da mudança social. Na escola pública o índice de reprovação é muito maior que em relação a rede de ensino privado. Uma das causas do fracasso escolar, está diretamente relacionada à prática pedagógica do professor, pois é este, que avalia de acordo com seus critérios os procedimentos. Sendo assim é ele o responsável pela exclusão ou inclusão do educando na instituição. É a partir da avaliação do aluno, que o professor mantém ou reformula seus planos. O corre que todos das decisões nem são neutras nem arbitrárias. Os professores devem respeitar o indivíduo e a sociedade a qual está inserido. As primeiras discussões sobre avaliação educacional chegaram até nós via psicologia da educação dedicado, à psicometria numa época em que nos primeiros laboratórios de psicologia experimental, criados na Alemanha, a própria psicologia começava a ganhar condição de ciência. Essa condição, baseia-se nos critérios da contificidade aplicáveis às ciências naturais, em que a observação, a verificação e a experimentação são tidas como condições indispensáveis, para a criação de princípios, leis e teorias. Na ciência, objetivo é aquilo que pode ser palpado, medido, observado. Na educação, mais precisamente na avaliação temos que tratar alunos como coisas. Em conseqüência a nota, conceito, etc., é buscada a todo custo. Por conseguinte , quanto maior a objetividade mais o procedimento afasta-se das características humanas. Para alguns professores as mudanças comportamentais dos alunos devem ser observadas e sempre que possível quantificadas. Isto explica a valorização dos testes e provas aplicadas para avaliar o aluno. Com isto formaram-se critérios formalistas para definição e seleção de um bom professor. O critério de competência do professor deixou de ser "sobre fazer" para "saber planeja o que fazer" no papel. A partir de uma abordagem subjetivista o objeto do conhecimento desaparece e o sujeito passa a ser valorizado a partir de suas experiências , valores e das suas condições emocionais, capaz de construir sua própria resposta, ao invés de submeter-se a uma resposta já fabricada. A redefinição de avaliação educacional deve ser o vínculo indivíduo-sociedade, numa dimensão histórica. Devido a isto, uma avaliação de rendimentos escolar deve contemplar: percepção, pensamento, imaginação, emoção, expectativa etc., tudo deve estar registrado. Se os professores criarem limites para as ações dos alunos, estes não conseguirão construir seus pensamentos e por causa disto podem estagnar ou até retrocederem. A construção do conhecimento está vinculada à história do aluno, através de experiências já vivenciadas na vida real e na atividade prática. Como podemos observar a avaliação do rendimento escolar está relacionada à fragmentação da avaliação, por conseguinte, podendo excluir o aluno da instituição e da sociedade, através da desmotivação, do desrespeito do professor ou de um conselho que não avaliou seu aluno na totalidade. A avaliação deve diagnosticar, retroinformar e favorecer o desenvolvimento individual. No procedimento de avaliação devem-se considerar testes organizados pelo professor, coleção de produtos de trabalho do aluno, registros dos resultados de observação das discussões dos alunos, comentários, entrevistas com alunos ou grupo, análise da escrita, etc.. A avaliação deve ser desenvolvida cooperativamente por professores, alunos pais e diretores. Notas em testes e provas, servem para provar domínio ou falta de habilidades dos alunos. Tornando-se uma disputa entre os mesmos e com isso muitos que não conseguem alcançar a média, se desmotivam, conseqüentemente isolando-se do grupo, quando isto não é bem trabalhado pelo professor. Alguns professores aplicam provas e testes surpresas a seus alunos, com a finalidade de puni-los. Notas não devem ter função punitiva e sim de diagnosticar possíveis interpretações errôneas das matérias oferecidas, para poder retificá-las. A notas também classifica o aluno como inferior, médio ou superior. Isto faz comparações aos desempenhos e talvez o aluno possa ficar preso a este estigma e não conseguir desenvolver suas habilidades e potencialidades, achando que é "burro". Essa avaliação é completamente discriminadora (somar e dividir nota) desconsidera o aspecto qualitativo da educação. A avaliação deve ter função prognóstica que permite verificar se o aluno possui ou não conhecimentos necessários para o curso, também de medida, onde analisa seu desempenho, em certos momentos e em diversas funções. É graças a função diagnóstica podemos verificar quais as reais causas que impedem a aprendizagem do aluno. O aluno se sente estimulado a trabalhar de forma produtiva quando percebe que há uma finalidade na proposta do professor, onde seus resultados estão sendo valorizados ou reestudados juntamente com o professor e que seu desempenho é comparado com ele próprio e que seus progressos e dificuldades são vistos a partir de seu próprio padrão de desempenho, necessidades e possibilidades. Os testes referentes aos critérios servem para obter informações sobre o conhecimento específico do estudante, geralmente contempla unidades de conteúdos relativamente pequenos. O resultado mostra o que o aluno sabe ou pode fazer, e não procura discriminar diferentes níveis de rendimentos. O teste referente a norma obtém informações referentes sobre um grupo. Valoriza, portanto, um indivíduo com relação aos outros.
Mas o professor que tiver o objetivo de ajudar seu aluno no processo educacional ou ajudar sua turma a atingir os objetivos de alcançar um determinado grau de rendimento escolar, o padrão será o total de pontos conseguidos em relação ao critério de referência (Deprosbiteris, 1989).
A avaliação da aprendizagem está interligada com a avaliação do desempenho e com a avaliação do currículo, dentro do contexto escolar. Enfatiza o aprender que é o ato que o sujeito exerce sobre si mesmo, e não registrar, obter informações e reproduzi-las. Consiste em resolver situações, criar e reinventar soluções. O aluno aprende quando consegue ultrapassar conflitos. O professor como mediador, deve criar uma situação provocante para causar desequilíbrio em relação ao assunto proposto, favorecendo com isto a tomada de consciência do aluno e a percepção de que ele tem o poder de mudanças e transformação.
A avaliação da aprendizagem neste contexto, buscará ir além da simples aplicação de testes, provas e tentará verificar o rendimento através da produção livre, relacionamentos, expressões próprias, explicações práticas, simulações etc (Muzakani, 1986).
O fracasso escolar durante algum tempo foi relacionado a deficiência Intelectual e à pobreza. É óbvio que a falta de alimentação básica e as doenças oriundas de um ambiente sem o mínimo de higiene na qual a criança está inserida, interferem no rendimento escolar da mesma. Porém, é importante lembrar, que o fracasso escolar pode ser gerado a partir da escola. O professor é figura principal no contexto do ensino. Sendo ele o principal agente educativo, é evidente que melhorias no ensino terão mais chance de ocorrer se a ele forem dadas condições adequadas de trabalho. Dessa maneira, a instituição educacional buscará capacitá-los, para que ele possa desenvolver de modo mais eficiente e possível as atividades didático-pedagógicas; Incentivará o desenvolvimento de seu espírito crítico, para que ele possa formar o aluno para esse fim; fornecerá a ele condições de trabalho digno, tais como salário, plano de carreira etc, chamando-o a participar ativamente em decisões importantes do processo de ensino.
Assim a avaliação nas instituições deve: encorajar a comunicação entre colegas e subordinados, envolvendo problemas comuns e a solução deles em colaboração; diminuir a desconfiança entre os vários níveis do sistema educativo; facilitar o clima para mudanças e melhorias; encorajar a auto-crítica e o desenvolvimento pessoal (Napier; Hayman, 1979).

2.3. AVALIAÇÃO DE SUAS DIFICULDADES Segundo pesquisas ato de avaliar deve estar fundamentado nos seguintes pontos: 1. Continuidade: a avaliação deve estar presente durante todo o processo educacional e não somente em períodos específicos; 2. Compatibilidade com o objetivo proposto: a avaliação deve estar em conformidade com os objetivos definidos como norteadores do processo educacional para que venha realmente cumprir a função de diagnóstico. 3. Amplitude: a avaliação deve estar presente em todas as perspectivas do processo educacional, avaliando assim todos os comportamentos do domínio (cognitivo, afetivo e psicomotor); 4. Diversidade de forma: para avaliar devemos utilizar as várias técnicas possíveis visando também todos os comportamentos do domínio. Com base nestes pressupostos, podemos afirmar que a realidade do processo avaliativo é completamente oposta a filosofia da educação problematizadora necessária em nossas escolas. Avaliar é um ato extremamente complexo, cuja responsabilidade não é competência única do professor, mas sim de todos os elementos integrantes do processo educacional (alunos, pais e administradores). Essa centralização no professor apenas consolida o modelo econômico mundial e suas relações de poder, plenamente exercida em nossas escolas. O sistema econômico atual não precisa educar todos os homens, pois trata-se de um sistema excludente, que não está preocupado com a totalidade, vendo a educação, e conseqüentemente suas formas de avaliação e desempenho, como meio para agilizar o desenvolvimento econômico, e não como compromisso ético com as pessoas. Assim sendo, a dinâmica de estrutura das sociedades de classes dominantes utiliza a educação como um instrumento de dominação, uma vez que essas sociedades são governadas por grupos dominantes e a cultura é postulada conforme o interesse desses grupos, e sobretudo enfatiza essa influencia na escola, por sua condição de produção de saber por excelência. Nesse contexto, a escola, a didática, o currículo escolar e sobretudo a avaliação são reflexos dessa estrutura complexa de relação de poder. A realidade então passa a ser o exercício da coação, da escola como obrigação, do professor como autoridade máxima e incontestável, onde estar na sala de aula é desprazer. O fracasso escolar é visto então, como uma questão individual, próprio de cada aluno e seus problemas. No entanto, não podemos responsabilizar somente à ele, nem tão pouco ao professor, que muitas vezes não é preparado para esta outra função - a de avaliador. Precisamos sobretudo, rever os paradigmas da avaliação do desempenho escolar, bem como da educação como um todo, para que a aprendizagem do aluno possa ir para além da sala de aula. O modelo classificatório de avaliação, onde os alunos são considerados aprovados ou não aprovados, oficializa a concepção de sociedade excludente adotada pela escola. O resultado da avaliação é considerado portanto, como uma sentença, um veredicto oficial da capacidade daquele aluno que fica registrado e é perpetuado para o resto de sua vida. O mais triste porém é que a publicação dos resultados não revela o que o aluno conseguiu aprender, é um resultado fictício, definindo um perfil, pela cristalização desse falso resultado. Rever a concepção de avaliação é rever sobretudo as concepções de conhecimento, de ensino, de educação e de escola. Impõe pensar em um novo projeto pedagógico apoiado em princípios e valores comprometidos com a criação do cidadão. Somente após essa consciente revolução é que a avaliação será vista como função diagnóstica e transformadora da realidade.

3. O SIGNIFICADO DE APRENDER E ENSINAR
Ensinar não é transmitir dogmaticamente conhecimentos, mas dirigir e incentivar com habilidade e método, a atividade espontânea e criadora do educando. Nessas condições, o ensino compreende todas as operações e processos que favorecem e estimulam o curso vivo e dinâmico da aprendizagem (Santos, 1961).
Segundo Marcetto (1985) existem alguns princípios importantes a serem considerados por todos os que se preocupam com a aprendizagem do aluno, que são: 1. A aprendizagem deve envolver o aluno, ter um significado com o seu contexto, para que realmente aconteça; 2. A aprendizagem é pessoal, pois envolve mudanças individuais; 3. Objetivos reais devem ser estabelecidos para que a aprendizagem possa ser significativa para os alunos; 4. Como a aprendizagem se faz um processo contínuo, ela precisa ser acompanhada de feedback visando fornecer os dados para eventuais correções; 5. Como a aprendizagem envolve todos os elementos do sistema, o bom relacionamento interpessoal é fundamental. No entanto, na realidade das escolas, quando procuramos decoldificar o significado de ensinar, as idéias definem o professor como agente principal e responsável pelo ensino, sendo as atividades centralizadas em suas qualidades e habilidades. Aprender também relaciona um único agente principal e responsável, o aprendiz (aluno), estando as atividades centradas em suas capacidades, possibilidades e condições para que aprenda. Diante deste contexto, percebemos que o perfil do educador não mudou muito. Na verdade, poucos são os que fogem ao conceito de educação bancária, ou seja, o saber não passa de uma doação dos que se julgam sábios aos que julgam que nada sabem, cabendo então aos sábios dar, entregar, transmitir o seu grande saber. Portanto, a educação se torna um simples ato de depositar, onde os educandos são os depositários e o educador o depositante. Infelizmente a didática continua presa ao repasse mecânico, à aula expositiva, para ser copiada e decorada. Depois é restituída na prova e, finalmente, na "cola" é copiada com a máxima perfeição. Portanto aula, prova e cola são sinônimos no espírito da coisa. Segundo Freire (1987), "ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo", ou seja a educação problematizadora é como prática de liberdade; exige de seus personagens uma nova concepção de comportamento. Ambos são educadores e educandos, aprendendo e ensinando em conjunto, mediatizados pelo mundo. Aprender é apenas meio. A qualidade da formação básica é o fator modernizante mais eficaz da sociedade e da economia. Muito embora a valorização da educação no sistema produtivo moderno não mude a essência do capitalismo, introduz, na sombra de vantagem para o capital, oportunidades pertinentes para o trabalhador, que incluem parâmetros menos drásticos de exploração da mão-de-obra, sem falar no suporte para a cidadania do trabalhador. A educação é componente substancial de qualquer política de desenvolvimento, não só como bem em si e como mais eficaz instrumentação de cidadania, mas igualmente como o primeiro investimento tecnológico. Segundo essa linha, o educador passa a ser o problematizador, que desafia os educando que são agora investigadores críticos, permeados por constantes diálogos, pois a educação como prática de liberdade deve negar o conceito de isolamento e abstração do ser humano, assim como tornar o mundo uma presença constante em seu diálogo.


4. CONSELHO DE CLASSE Entende-se conselho de classe como um mecanismo constituído para assegurar que o julgamento do desempenho do aluno se efetive de forma conjunta e cooperativa entre profissionais da escola. No entanto, esse processo só ganhará sentido se houver um consenso entre os profissionais. Na maioria das escolas, o que se vê é um trabalho individualizado, fragmentado e assim os conselhos de classe resumem-se a "acertos de conceitos ou notas". Esse "acerto" não se dá em que haja discordância entre professores, pois existem os que defendem a aprovação de determinado aluno, os que defendem sua reprovação, ou até mesmo a sua expulsão da escola. O que evidencia as diferentes posições assumidas pelos professores são, diferentes projetos educacionais e sociais e a existência de valores divergentes entre os membros do Conselho de Classe. Se os membros do Conselho de Classe não tiverem a mesma expectativa em relação ao desempenho escolar do educando, de nada servirá a avaliação feita por esse conselho. O Conselho de Classe está entre as práticas que camuflam dentro da escola, os mecanismos de controle, poder e exclusão social vigentes na sociedade. O conselho deve refletir a ação pedagógica-educativa e não apenas se ater em notas, conceitos ou problemas de determinados alunos. O conselho é uma forma de avaliação de controle da realização da proposta pedagógica. Pedir que os alunos se avaliem, reflitam sobre suas falhas, sobre sua atuação é fácil, o difícil é os professores fazerem o mesmo. Para exercitar essa difícil prática é que o conselho deve começar com a autocrítica dos professores. Normalmente se coloca no aluno, na família, no sistema, a culpa, pelo fracasso escolar. Porém raramente ouvimos professores dizendo ter dificuldades em desenvolver hábitos de estudo com seus alunos, ou de ter que rever o tipo de trabalho proposto para os alunos. O que se ouve é sempre críticas e que os alunos não gostam de estudar, não gostam de ler, etc.... O que o professor diz na autocrítica deve servir como elemento para a coordenação ajudá-lo a superar as dificuldades apresentadas, confrontar o problema com os que os outros professores também apresentam para, juntos, buscarem a superação. A coordenação dever ter claro que, também, a avaliação, não é para classificar o professor e sim ajudá-lo a desempenhar melhor o seu trabalho. Há problemas sérios que os professores enfrentam em sala, devido a condições estruturais da escola: falta de espaço físico, mal organizado ou inadequado. Por outro lado não podemos cair na armadilha de que tudo é a estrutura, a lei, o sistema e ninguém assume nada. Pois há condições às vezes de mudanças significativas, com as reais condições que a escola apresenta.

4.1 ANÁLISE DIAGNÓSTICA DA TURMA Freqüentemente num Conselho de Classe abordam-se apenas problemas, e com isso o conselho perde a sua característica fundamental que é ser diagnóstico. Quando deveria apontar necessidades ou atitudes para transformação da realidade apresentada. É importante ressaltar que a coordenação do conselho perceba que metodologias, pertinências e significâncias dos conteúdos, formas de avaliação e relações interpessoais, influem positiva ou negativamente no rendimento da turma e são causas dos problemas apresentados. Num conselho, não se trata de verificar que notas ou conceitos os alunos obtiveram. Estes podem servir de indicadores de que podem estar ocorrendo dificuldades. Mas trata-se de tentar ver o aluno como um todo. O esforço é de se pesquisar as causas, o porque das atitudes dos alunos e não simplesmente relatar casos ocorridos durante o bimestre e dizer que conceito obteve na disciplina. A cada dia que passa, necessita-se mais ter a percepção da totalidade devido em que se insere o aluno para poder ajudá-lo como estudante na escola. Há vários fatores culturais extra-escolares que definem, muita das vezes, o modo de agir e de interagir dos alunos, e essa interação bio-cerebral, cultural e social co-determinam o chamado "rendimento do aluno". O rendimento não se refere somente às questões relativas ao domínio ou construção do conhecimento. Assim, falar de um aluno isolado do contexto social coletivo que o produz e é por ele produzido, pode nos levar a juízos falsos e a diagnósticos errados. E o contexto do aluno não é só a situação afetivo-emocional em que vive na família, mas também, as relações com os professores, com a turma, com o grupo de amigos na escola. Ao analisar o aluno nos vários aspectos de sua realidade como pessoa e como estudante, não significa passar a mão na cabeça de alunos bagunceiros, ou ter pena do aluno por seus vários problemas. Trata-se de ter uma visão de conjunto de cada caso para se tomarem as atitudes que sejam adequadas para cada situação. Sem visão global, não há percepção crítica. Padronizar atitudes pode ser mais fácil mas nem sempre é eficaz em educação. Saber distinguir, discernir as atitudes mais adequadas para os casos mais complexos é tarefa que requer reflexão conjunta de todos os envolvidos no processo educativo, reunidos para tal fim. Num Conselho de Classe, conceitos e notas, servem para diagnóstico do aluno, como instrumento e não finalidade do processo educativo. Há escolas em que a questão burocrática é muito forte : "Como deixar em branco, se você tem que entregar o diário completo e fechado na secretaria?". "E na reunião de pais, como explicaremos que o aluno não têm conceito naquele mês?". "E o boletim como é que fica?". São questões que forçosamente aparecerão à medida em que os professores forem tomando consciência do processo de avaliação em novos paradigmas.


5. QUANDO A ESCOLA É DE VIDRO.
QUANDO A ESCOLA É DE VIDRO Trecho do livro de Ruth Rocha Eu ia a escola todos os dias de manhã e quando chegava, logo, logo, eu tinha que me meter no vidro. É, no vidro! Cada menino ou menina tinha um vidro e o vidro não dependia do tamanho de cada um, não! O vidro dependia da classe em que a gente estudava. Se você estava no primeiro ano, ganhava um vidro de um tamanho. Se você fosse do segundo ano, seu vidro era um pouquinho maior. E assim, os vidros iam crescendo à medida que você ia passando de ano. Se não passasse de ano era um horror. Você tinha que usar o mesmo vidro do ano passado. Coubesse ou não coubesse. Aliás nunca ninguém se preocupou em saber se a gente cabia nos vidros. E para falar a verdade, ninguém cabia direito. Uns eram gordos, outros eram muito grandes, uns eram pequenos e ficavam afundados no vidro, nem assim era confortável. A gente não escutava direito o que os professores diziam, os professores não entendiam o que a gente falava, e a gente nem podia respirar direito... A gente só podia respirar direito na hora do recreio ou na aula de educação física. Mas aí a gente já estava desesperado de tanto ficar preso e começava a correr, a gritar, a bater uns nos outros.


5.1. A METÁFORA DO VIDRO O hábito de ficar dentro dos vidros acaba se tornando cômodo para algumas crianças, elas se adaptam à forma do vidro e acabam se sentindo até desconfortáveis fora dele. Quanto mais elas se moldam ao vidro menos trabalho dão aos adultos. Outras, porém, sofrem porque são diferentes e esta diferença não é levada em conta; elas não recebem nenhum tipo de ajuda e de estímulo. Mas será que é isso que se quer do processo educacional? Todo mundo pensando igual e fazendo tudo igual? O vidro filtra o que o professor fala e também o que fala o aluno. A comunicação e portanto as relações entre eles não são espontâneas. Ouvir é diferente de escutar ativamente, é muito diferente! Em se tratando de crianças e adolescentes, há que se fazer um esforço extra para entender exatamente o que eles querem dizer! Mesmo assim, com todo nosso esforço e atenção, quantas perguntas deixaram de ser formuladas e quantas outras deixaram de ser respondidas! As crianças que ficaram tempo demais dentro de vidros adoram as aulas de educação física. O corpo do aprendiz faz parte dele, é através do corpo que ele fala, que expressa seus sentimentos e que ele aprende. Assim há muitas maneiras de aprender e todas elas devem ser colocadas à disposição do aprendiz. Um dia teremos a revolução dos vidros, e a diferença, não mais a mesmice, será valorizada! A psicopedagogia lida essencialmente com a aceitação dessas diferenças, tentando entendê-las. É através da busca de novos caminhos que ela pretende dar um novo significado à aprendizagem.



6. A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS Mais que um caso de polícia, a violência nas escolas é um problema pedagógico. Em muitas cidades, as escolas são palco de situações de violência. Situadas em locais onde a exclusão social se manifesta de modo mais acentuado, as escolas não ficam isoladas deste contexto. De depredações a casos de arrombamento, ameaças e prisões, muitas coisas acontecem, amedontrando pais, professores e alunos. Em geral, a solução proposta é o policiamento e a colocação de grades. Nem sempre esta solução é possível e quase nunca é eficaz. Ao contrário, muitas vezes ela apenas reforça a violência da situação.


6.1. DE ONDE VEM A VIOLÊNCIA? Para muitos pais, alunos e profissionais de educação, a violência vem de fora da escola. Ou seja, a escola é vista como uma vítima de "maus elementos"que a atacam, depredem e roubam. E no entanto, a escola também produz a violência no seu cotidiano. É uma violência sutil e invisível, que se esconde sob o nome de "evasão". É, inconscientemente, promovida pelos próprios educadores através de regulamentos opressivos, currículos e sistemas de avaliação inadequados à realidade onde está inserida a escola e medidas e posturas que estigmatizam, discriminam e afastam os alunos. O ambiente escolar soma mais algumas à série de violências que pesa sobre a vida das crianças e jovens que freqüentam a escola pública. Muitas vezes, a escola diz-se neutra, universal e com valores próprios. Essa "neutralidade" acentua e dissemina valores estranhos àqueles que ilustram o cotidiano das crianças pobres, que vêem reprovados seus hábitos e seu jeito de falar. Ao inferiorizar os alunos pobres, a escola lhes ensina a resignação frente ao fracasso. Quando os alunos deixam a escola, expulsos pelos mecanismos de evasão, encaminham-se para a outra parte do ciclo: o trabalho mal remunerado, o subemprego, as FEBEMs e os presídios. Quase sempre, a violência não é um ato gratuito, mas um reação àquilo que a escola significa ou, ainda pior, àquilo que ela não consegue ser. A maioria das ocorrências violentas nas escolas são praticadas por alunos ou ex-alunos. Ou seja, muito raramente são "elementos estranhos" que atacam a instituição. Há uma diferença qualitativa entre os diversos tipos de "atos de violência" que chegam à direção das escolas. A gravidade das situações é variável e os efeitos das providencias tomadas podem ser muito sérios. Os envolvidos, em geral, são alunos ou jovens expulsos indiretamente através dos mecanismos de evasão. Por isso, é importante que a escola se volte para estes jovens, buscando a sua reintegração na condição de alunos ou de usuários de espaços e serviços oferecidos à comunidade.


6.2. O QUE SE PODE FAZER PARA MINIMIZAR A VIOLÊNCIA? Não é fácil erradicar a violência da sociedade. Por serem suas causas complexas e de caráter estrutural, não está ao alcance do governo municipal eliminá-la das escolas ou de qualquer outro lugar. No entanto, é possível e necessário controlar alguns dos mecanismos que a geram, reduzindo seus efeitos. Democratizar a escola é a linha central de todas as intervenções para diminuir a violência em seu ambiente. A mudança na prática do sistema de ensino deve levar à eliminação das barreiras - muitas vezes não percebidas - entre os alunos e a escola, entre a comunidade e a escola. Num trabalho que envolve ações de curto, médio e longos prazos de maturação, as violências geradas pelo próprio sistema escolar devem ser questionadas e subvertidas pelos seus atores. A democratização do acesso à escola não deve ser vista só como a extensão do atendimento escolar (aumentando o número de vagas, por exemplo) ou mesmo a criação de condições materiais para a fixação do aluno. A democratização deve ser encarada de forma mais abrangente, significando, também a mudança das relações internas e da estrutura de funcionamento da instituição escolar, valorizando e estimulando em seu interior a presença dos alunos marginalizados pela sociedade. Assim, para atacar o problema da violência nas escolas, o primeiro passo é situá-lo dentro de sua esfera de complexidade. A violência na escola é diferente da violências nas ruas: insere-se no meio escolar, alimenta-se da sua dinâmica e de seus vícios. Soluções policialescas não resolvem. É claro que, se for necessário, deve-se colocar vigias, gradear janelas, etc.. Mas estas medidas terão pouca eficácia se não forem acompanhadas de outras, que resolvam o problema em seus aspectos sociais e pedagógicos. Para isso, é necessário trabalhar com os profissionais de educação (tanto professores como servidores operacionais), com os alunos, com a comunidade e com a polícia. Procurando estabelecer uma compreensão mais ampla da violência, como fenômeno social que possui uma face visível e muita outras invisíveis. Para consolidar esta nova compreensão da violência é preciso um esforço de repensar a escola tanto interna quanto externamente, em suas relações com o ambiente em que se encontra. Como a escola depende do que está à sua volta, o entorno deve ser sempre considerado. Se a escola estiver integrada a ele, abrindo o seu espaço - privilegiado e valorizado - não só aos alunos, mas ao oferecimento de soluções para problemas e necessidades da região, ser mais respeitada pela comunidade onde se insere. É importante promover atividades comunitárias e o uso das instalações para eventos ou para lazer dos moradores das imediações, contando com a participação e o envolvimento dos diretores, professores e outros profissionais, levando-os a substituir o medo por novas posturas que contribuam para a superação de uma mentalidade violenta.


7. EXCLUSÃO SOCIAL Segundo Mammarella (2000, p.52) exclusão social identifica:
os grupos e indivíduos que vêm sistematicamente perdendo seus direitos de cidadania, que se encontram carentes dos meios de vida e fontes de bem estar social, com baixíssimos rendimentos, falta de moradia, de acesso à educação e saúde, e que não encontram meios de se inserirem no mercado de trabalho.
Dois aspectos são considerados como base da cidadania: a possibilidade de acesso de toda a população a um determinado padrão de qualidade de vida comum de um referido grupo social, e às possibilidades objetivas da população decidir sobre os destinos e os rumos da sociedade em que vivem. Essa condição mínima para as pessoas conseguirem uma qualidade de vida aceitável dentro dos parâmetros de cidadania vão além da manutenção da vida orgânica, dada pela satisfação das necessidades alimentares e nutricionais elementares, estando também intimamente ligada à obtenção de renda e de educação com qualidade, pois sem esses princípios a inserção na sociedade e no mundo do trabalho torna-se precário. A falta de participação política torna os indivíduos submissos a uma dimensão do destino enquanto condição inexorável, que despolitiza as relações sociais e remete a solução dos problemas a uma esfera intransponível, sobre o qual os indivíduos perdem a capacidade de controle, situando-se fora do domínio da história. Tanto a aceitação do destino, a fatalidade ,o não acesso, pela falta de renda, os bens materiais e simbólicos que a sociedade pode oferecer, são formas expressivas de manifestação da exclusão social. Na sociedade atual, o Estado Moderno é responsável pela função redistributiva, pois ele deve assegurar as políticas globais e articuladas como moderadora das desigualdades sociais e econômicas e de responder aos aumento das demandas no contexto de uma maior divisão do trabalho e expansão do mercado, na sociedade das massas. A educação portanto é dever do Estado e direito do cidadão, pois sendo concebida como valor social, reflete-se como instrumento da sociedade para efetivar o processo de formação e construção da cidadania. Entretanto, a evolução das idéias relativas à educação e principalmente à avaliação , consolidam-se em torno dos valores econômicos , como conseqüência do rápido desenvolvimento tecnológico e da nova ordem globalizada. A educação passa a ser direcionada para o novo estilo de desenvolvimento, reproduzindo as relações de poder e subordinação, presentes nesse modelo. Para acabar com a exclusão, portanto, é necessário que se restabeleçam as bases de uma economia, uma política e uma educação que permita que as relações humanas se dêem a partir dos princípios de equidade, justiça social e participação cidadã nas diferentes instâncias de decisões, e a educação cidadã será a principal ferramenta para a construção dessa sociedade.


8. FRACASSO ESCOLAR E EXCLUSÃO SOCIAL Neste momento histórico da globalização mundial da economia em que todos os países seguem a regra de empregar funcionários mais qualificados , sabe-se que , no Brasil pelo menos 52% da população não possuem requisito mínimo para disputar uma vaga no mercado formal de trabalho. Considerando-se que a questão do qualificação profissional passa evidentemente pelo analfabetismo funcional do adulto e também pelo fracasso escolar infantil, focalizar a exclusão social transportadas pelas vias de evasão e repetência escolar tornou-se objeto importante de estudo. Segundo o Censo de 1991 do IBGE existem cerca de 29,4 milhões de indivíduos analfabetos no Brasil, o que segundo Haddad coloca o Brasil entre os países com maiores taxas percentuais de analfabetismo. Quanto ao índice de reprovação nas primeiras séries do primeiro grau nas escolas públicas brasileiras, apesar da democratização dos estudos e do acesso à escola, este se mantém desde de 1980 em torno de 50%, estes números referem-se em sua maioria a crianças de zonas rurais e periféricas dos centros urbanos ou seja , de classes mais economicamente desfavorecidas. Com a democratização do ensino, a Constituição Brasileira, em seu artigo 108 parágrafo 1°. , defendeu a garantia a todo cidadão, de acesso ao ensino fundamental obrigatório e gratuito. No entanto, cerca de quatro milhões de crianças entre 7 e 14 anos encontram-se fora das escolas. 1,7 milhões de crianças evadidas das escolas públicas do 1°. Grau e 50% de crianças em sua maioria, oriundas de classe baixa, são reprovadas todos os anos. Em referência a América Latina , segundo a UNESCO, o Brasil é o país que tem o maior percentual de alunos concluídos no primeiro grau. Enquanto a Bolívia aprova 64%, o Peru 70%, a Venezuela 73% e o Uruguai 86%, no Brasil apenas 33% concluem o primeiro grau. Muitos estudos têm-se dedicado a compreensão das causas do fracasso escolar da criança ao longo dos tempos. Dentre as causas apontadas nos estudos em geral, estes têm demonstrado a influencia da origem social, da prática pedagógica, do professor e da linguagem sobre o padrão de estimulação intelectual das crianças. Para o teórico inglês Basil Bernstein (1330), estudioso das relações entre classe e desigualdade, é vital que os indivíduos possam explorar os limites de sua consciência e o auto-controle, por meio da linguagem, de modo a viabilizar-lhes a igualdade de oportunidades de aprendizagem e de ação social. Segundo ele, a aprendizagem e a ação social faz-se vital a orientação cognitiva e prática do homem, regulado, por um controle simbólico adquirido nas instituições pedagógicas oficiais e locais, tais como na escola e na família. Em síntese, a aprendizagem e o desempenho escolar para Bernstein, dependem primeiramente da inter-relação entre mãe e filho, e posteriormente, entre professor e aluno.


9. A BUSCA DE UMA AVALIAÇÃO INOVADORA Aqueles tempos em que o aluno temia enfrentar a severidade do pai com notas sofríveis do boletim estão próximas do fim. Insatisfeitos com o método tradicional de medir a capacidade dos estudantes em aprender, as escolas preparam uma mudança, segundo pesquisas feitas pelo ENEM. Querem acabar com o pesadelo das notas de zero a dez: em vez de distribuí-las, o professor definirá as habilidades que espera ver adquiridas pelos alunos. Nada de "decoreba", a palavra de ordem agora é privilegiar a capacidade de interpretação e raciocínio do aluno. O resultado será registrado em um relatório enviado aos pais no fim de cada bimestre para que eles também tenham uma idéia mais precisa do desempenho do filho. Não será simples, pois o fim de uma avaliação tradicional esta sendo estudada há pelo menos dez anos, e sem benefícios só serão demonstradas em larga escala agora, com o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Interdisciplinar, o ENEM reflete o modelo de ensino daquela escola em que as matérias não são tratadas isoladamente, mas se relacionam. Uma prova de física, por exemplo, analisará também a organização de idéias e a qualidade do texto. O conteúdo meramente factual, absolvido pela memorização de data, fórmula, dá lugar a capacidade de pesquisar o conhecimento e organizá-lo. No final o aluno não é testado apenas porque respondeu corretamente às questões. Antes o aluno obtinha um nota 8 em Literatura identificando-se corretamente características de um dado estilo. Pelo novo enfoque, interessa mais se o aluno tem a habilidade de estabelecer relações entre os textos de movimentos literários diversos. Embora os saudosistas torçam o nariz, teoricamente, exigi-se se muito mais neste modelo novo do que no anterior. A mudança não ocorrerá apenas nas melhores escolas da rede privada. Várias unidades da rede pública também estão trabalhando nesta perspectiva filosófica. Numa escola em Porto Alegre, os professores já iniciaram a proposta, divulgando as metas de cada disciplina no começo do bimestre, com cópia para os alunos. Ao final são atribuídos os conceitos "satisfatório" ou "não satisfatório". Encerrado o bimestre são estabelecidas novas metas. "foi difícil mudar professores acostumados a provas e notas". Disse a supervisora Jussara Black. "Dá trabalho, mas a aprendizagem é completa". Outros colégios ainda passam por uma fase de transição entre a nova e a velha forma de avaliação e a nova. Num aluno que tirou zero e depois 10 não merece nota 5, pois provou que evoluiu. Alguns professores estão usando métodos baseado s em cores, párea registrar as dificuldades dos alunos e depois transformando-as nos conceitos exigidos pela avaliação. Essa nova proposta exige um pouco mais a participação dos pais, precisa estar presente para compreender bem o processo. O colégio Nossa Senhora da Glória, São Paulo, selecionou ícones para apontar se os alunos alcançaram os objetivos, como exemplo: Exemplo do desempenho de um aluno da 2ª série do ensino fundamental:
COMO ERA ANTES
Português 7,1
Matemática 6,1
COMO FICOU
Língua Portuguesa
Leitura
. Compreende textos ...................................................................................... . Explica o significado de anedota ................................................................... . Analisa os livros lido .....................................................................................
Produção
. Produz texto narrativo com característica física de personagem ...................... . Identifica características psicológicas ............................................................. . Reconhece a necessidade de interrogação em textos ...................................... . Diferencia ponto de exclamação .................................................................... . Utiliza parágrafo ............................................................................................
Gramática
. Nomeia substantivo composto ....................................................................... . Estabelece a ordem alfabética na busca do dicionário .....................................
Matemática
Númerose operações
. Identifica os números ordinais até o 30° ......................................................... . Opera as noções de subtração até a unidade de milhar ...................................
Grandezae medidas
. Utiliza medida de massa a partir de unidades não padronizadas ......................
Avaliação
Não atingiu o objetivo
Atingiu o objetivo
Atingiu parcialmente o objetivo (até 60%)
Atingiu o objetivo (até 80%)
Sumário


10. CONCLUSÃO A concepção de avaliação é comumente relacionada a idéia de mensuração de mudanças do comportamento humano. Essa abordagem viabiliza o fortalecimento no aspecto quantitativo. A avaliação do rendimento escolar tem como alvo a classificação do aluno. Necessita ser redirecionada, pois a competência ou incompetência do aluno não resulta apenas da escola ou do professor, e sim de todos aqueles que participam do contexto escolar e social do educando. A avaliação deve contemplar aspectos qualitativos que são difíceis de serem mensurados pois, envolvem objetivos subjetivos, postura, política, crenças e valores. Os instrumentos de avaliação são determinados pelas idéias e modelos da realidade em que o profissional atua (instituição). Serve como um meio de controle, feito através de atribuição de pontos ou notas, para que os alunos realizem as tarefas e tenham comportamentos esperados, no qual o professor e a instituição desejam. Não se importam com o tipo de conhecimento que o aluno adquiriu, e sim, com o tipo de nota que o aluno obteve. A nota portanto, passa a apresentar um objetivo diferente da representação do rendimento do aluno. O Educando precisa aprender , e não a ser submisso e obediente àqueles que são responsáveis por seu processo educativo. Os instrumentos de avaliação determinados pelas escolas não podem se vistos como única opção de avaliação. Senão ratifica o conceito de "educação bancária", de uma lado um ensina o do outro lado um aprende. O ponto chave da educação deve ser o aluno aprender a prender, saber pensar, ser crítico e analítico. E é dentro dessa perspectiva que a avaliação deve trabalhar. As maiorias das escolas são vistas como socializadoras e reguladoras de um determinado tipo de saber. Uma proposta de avaliação se contrapõe à essa escola que conhecemos. Esta busca a construção que reflete a própria cultura do povo brasileiro, que acredita no conhecimento como produção social e que valoriza a vivência cotidiana dos alunos e professores. Numa avaliação os professores devem considerar o ambiente no qual o educando está inserido, pois não pode cobrar disciplina e bons cuidados de higiene de um aluno que desconhece esses princípios, devido não ter condições básicas, econômicas e família para orientá-lo. Porém isso, não significa que ele não possa aprender, pois se for estimulado será capaz de construir seu conhecimento. Comprovadamente a família é uma instituição que influencia diretamente no desenvolvimento e no desempenho escolar do educando, pois se a família é desestruturada a criança se desestruturará, com isso apresentará fracasso escolar e conseqüentemente se excluirá da sociedade. Com a globalização, a regra é empregar funcionários cada vez mais qualificados, isto quer dizer, com maior nível de escolaridade. Por outro lado, sabe-se que o mercado de trabalho necessita também de força de trabalho barata que não seja qualificada, com isso explora cada vez mais esses indivíduos que não tem condições básicas por serem excluídos, devido a uma avaliação errônea nas instituições, tem que se submeter a trabalhos escravos que futuramente podem até serem excluídos totalmente da sociedade, partindo até para uma vida promíscua. Este trabalho comprova que a avaliação do rendimento escolar pode ser usada como ferramenta para exclusão institucional e social. E lamentavelmente comprova que o educando de classes sociais desfavorecidas, são mais prejudicados do que os das classes mais favorecidas. Pois os das classes desfavorecidas são julgados pela sociedade como "burros", por não terem habilidades intelectuais e emocionais desenvolvidas, com isso são excluídos. Só não devemos esquecer que eles não apresentam habilidades e competências, porque as escolas e o ambiente na qual estão inseridos não lhes permitiram que os tivesse. O fracasso escolar destes alunos quando iniciaram na escola, muitas vezes foram devido a uma péssima avaliação, onde continham apenas instrumentos que os medissem por notas e conceitos e não por uma avaliação do seu contexto social. Esperamos que as escolas revejam seus conceitos e filosofias para que com isso consigamos minimizar a exclusão dos alunos da escola e conseqüentemente da nossa sociedade.
Sumário


REFERÊNCIAS BERNSTEIN, B. Class, Codes and Control: The Structurintg of Pedagogic Discoruse. Vol. IV, London: Routledge & Kegan Paul, 1990. Diário de Cuiabá, 3 mar. 1996. DEMO, Pedro. Avaliação Qualitativa: Polêmicas do nosso tempo. 6. ed. Campinas: Autores Associados. Folha de São Paulo, 4 ago. 1994. GOMES, C.A.. (org). Qualidade, eficiência e equidade na Educação Básica. Brasília: IPEA, 1992. HADDAD, S.. Tendências Atuais na Educação de Jovens e Adultos. Em Aberto, ano 11, n. 56, out./dez. 1992. HAYAT, Regina Cazank. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática, IBGE. Censo Demográfico 1991. SEPLAN/MT. Anuário Estatístico de Mato Grosso. SEME/DAE, 1993. INFANTE, I.. Sobre o analfabetismo funcional na América Latina. In: SILVA, Luiz Heron da; AZEVEDO, José Clovis de (orgs.). Paixão de Aprender II, Petrópolis: Vozes, 1995. Jornal O Globo, 9 jul. 1995. LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. 11. ed. São Paulo: Cortez, PERRENOUD, Phillipe. Não mexam na minha avaliação! Para uma abordagem sistêmica da mudança pedagógica. In: ESTRELA, Albano; NOVOA, Antonio. Avaliações em educação. Lisboa: Educa, 1992. p. 155-73. _________. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto, 1995. p. 135-146. _________. Avaliação da excelência à regulação das aprendizagens entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, Revista Presença Pedagógica. v. 6, n. 32, mar./abr. 2000. SANTOS, Theobaldo Miranda. Noções de prática de ensino. 6. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1961. Secretaria Estadual de Educação. Diretoria de Administração de Ensino, 1993. SOUZA, Sandra Zákia Lean de. A prática avaliativa na escola de 1º grau. In: SOUZA, Sandra Zákia Lean de. (org). Avaliação do rendimento escolar. Campinas: Papirus, 1991. p. 83-108. SOUZA, Sandra Zákia Lean de. Revisando a Teoria da Avaliação da Aprendizagem. In: _________. (org). Avaliação do rendimento escolar. Campinas: Papirus, 1991. SOUZA, Clarilza Prado de. (org); DEPRESBITERIS, Lea.; FRANCO, Maria Laura P. Barbosa; SOUZA, Sandra Zákia Lean. Avaliação do rendimento escolar. 6. ed. Campinas: Papirus. VEIGA, Ilma Passos de Alencastro. Repensando a didática. 11. ed. Campinas: Papirus, 1996.


(*)Débora Osório. Estudante do curso de Pedagogia, Habilitação em Gestão Escolar, da Universidade Veiga de Almeida.
Para referência desta página: OSÓRIO, Débora. Avaliação do Rendimento Escolar: como ferramenta de exclusão social. In.: BELLO, José Luiz de Paiva. Pedagogia em Foco. Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: . Acesso em: dia mes ano.

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