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terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Volta às aulas
Volta às aulas
O mês de janeiro está terminando e é hora de preparar a volta às aulas. Para contribuir com a qualidade desse momento estratégico, reunimos aqui o melhor conteúdo publicado nas revistas NOVA ESCOLA e NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR que trata do que fazer antes do início das aulas e das ações imprescindíveis nas primeiras semanas.
Antes do início das aulas
A qualidade do trabalho que será realizado ao longo do ano depende do planejamento que deve ser feito antes do início das aulas. Confira reportagens sobre a Semana Pedagógica, a organização dos registros, instrumentos de avaliação e rotinas da sala de aula.
A qualidade do trabalho que será realizado ao longo do ano depende do planejamento que deve ser feito antes do início das aulas. Confira reportagens sobre a Semana Pedagógica, a organização dos registros, instrumentos de avaliação e rotinas da sala de aula.- Gestão Escolar
- Sala de aula
Semana pedagógica: o que não pode faltar
Dia a dia, tudo o que você precisa para fazer o planejamento do ano
Cronograma para um planejamento de 3 dias
Se a rede prevê pouco tempo para o planejamento, uma sugestão de cronograma para três dias
Planejamento na escola
Conteúdo especial sobre Planejamento, Semana Pedagógica e Projeto Político-Pedagógcio
Como fazer da rotina uma aliadaPrever, passo a passo, as tarefas a desempenhar dentro e fora da classe ajuda a obter os resultados esperados
Documentos em ordem
Ensine os professores a organizar os registros para depois usá-los na formação da equipe
Manutenção do patrimônio escolar
Como manter o patrimônio escolar sempre em bom estado e planejar sua conservação
Manual de manutenção da escola
Manual de orientação para o diretor escolar sobre a manutenção das instalações da escola
Assim não dá! Falar em falta de motivaçãoO envolvimento acontece quando há sentido no que se faz
Avaliação nota 10
Os diversos instrumentos para analisar o desempenho dos alunos
A elaboração de um bom currículo para o Ensino Fundamental de 9 anos
A matriz curricular deve focar o ensino dos conteúdos das diversas disciplinas ao mesmo tempo em que preserva a infância
Dia a dia, tudo o que você precisa para fazer o planejamento do ano
Cronograma para um planejamento de 3 dias
Se a rede prevê pouco tempo para o planejamento, uma sugestão de cronograma para três dias
Planejamento na escola
Conteúdo especial sobre Planejamento, Semana Pedagógica e Projeto Político-Pedagógcio
Como fazer da rotina uma aliadaPrever, passo a passo, as tarefas a desempenhar dentro e fora da classe ajuda a obter os resultados esperados
Documentos em ordem
Ensine os professores a organizar os registros para depois usá-los na formação da equipe
Manutenção do patrimônio escolar
Como manter o patrimônio escolar sempre em bom estado e planejar sua conservação
Manual de manutenção da escola
Manual de orientação para o diretor escolar sobre a manutenção das instalações da escola
Assim não dá! Falar em falta de motivaçãoO envolvimento acontece quando há sentido no que se faz
Avaliação nota 10
Os diversos instrumentos para analisar o desempenho dos alunos
A elaboração de um bom currículo para o Ensino Fundamental de 9 anos
A matriz curricular deve focar o ensino dos conteúdos das diversas disciplinas ao mesmo tempo em que preserva a infância
Planejamento na Sala de Aula
O que e como ensinar do 1º ao 9º ano
O quebra-cabeça das modalidades organizativas
Integrar atividades permanentes, sequências didáticas e projetos de ensino requer planejamento e conhecimento claro dos conteúdos
Como planejar a rotina na sala de 1º ano
O ambiente em que os pequenos vão estudar e brincar deve lembrar momentos da Educação Infantil
Organizar a rotina da alfabetização
O professor deve planejar atividades que propiciem contato com práticas de leitura e escrita desde os primeiros dias de aula
O que e como ensinar do 1º ao 9º ano
O quebra-cabeça das modalidades organizativas
Integrar atividades permanentes, sequências didáticas e projetos de ensino requer planejamento e conhecimento claro dos conteúdos
Como planejar a rotina na sala de 1º ano
O ambiente em que os pequenos vão estudar e brincar deve lembrar momentos da Educação Infantil
Organizar a rotina da alfabetização
O professor deve planejar atividades que propiciem contato com práticas de leitura e escrita desde os primeiros dias de aula
- Gestão Escolar
- Sala de aula
Semana pedagógica: o que não pode faltar
Dia a dia, tudo o que você precisa para fazer o planejamento do ano
Cronograma para um planejamento de 3 dias
Se a rede prevê pouco tempo para o planejamento, uma sugestão de cronograma para três dias
Planejamento na escola
Conteúdo especial sobre Planejamento, Semana Pedagógica e Projeto Político-Pedagógcio
Como fazer da rotina uma aliadaPrever, passo a passo, as tarefas a desempenhar dentro e fora da classe ajuda a obter os resultados esperados
Documentos em ordem
Ensine os professores a organizar os registros para depois usá-los na formação da equipe
Manutenção do patrimônio escolar
Como manter o patrimônio escolar sempre em bom estado e planejar sua conservação
Manual de manutenção da escola
Manual de orientação para o diretor escolar sobre a manutenção das instalações da escola
Assim não dá! Falar em falta de motivaçãoO envolvimento acontece quando há sentido no que se faz
Avaliação nota 10
Os diversos instrumentos para analisar o desempenho dos alunos
A elaboração de um bom currículo para o Ensino Fundamental de 9 anos
A matriz curricular deve focar o ensino dos conteúdos das diversas disciplinas ao mesmo tempo em que preserva a infância
Dia a dia, tudo o que você precisa para fazer o planejamento do ano
Cronograma para um planejamento de 3 dias
Se a rede prevê pouco tempo para o planejamento, uma sugestão de cronograma para três dias
Planejamento na escola
Conteúdo especial sobre Planejamento, Semana Pedagógica e Projeto Político-Pedagógcio
Como fazer da rotina uma aliadaPrever, passo a passo, as tarefas a desempenhar dentro e fora da classe ajuda a obter os resultados esperados
Documentos em ordem
Ensine os professores a organizar os registros para depois usá-los na formação da equipe
Manutenção do patrimônio escolar
Como manter o patrimônio escolar sempre em bom estado e planejar sua conservação
Manual de manutenção da escola
Manual de orientação para o diretor escolar sobre a manutenção das instalações da escola
Assim não dá! Falar em falta de motivaçãoO envolvimento acontece quando há sentido no que se faz
Avaliação nota 10
Os diversos instrumentos para analisar o desempenho dos alunos
A elaboração de um bom currículo para o Ensino Fundamental de 9 anos
A matriz curricular deve focar o ensino dos conteúdos das diversas disciplinas ao mesmo tempo em que preserva a infância
Primeira semana
Nos primeiros dias de aula, os alunos precisam ser acolhidos. Veja como recebê-los bem, como realizar a adaptação dos bebês e das crianças na Educação Infantil e como fazer com tranquilidade a transição dos alunos do Pré para o 1º ano e do 5º para o 6º. Em sala de aula, aproveite a primeira semana para conhecer a nova turma com avaliações iniciais.- Gestão Escolar
- Sala de aula
Boas-vindas bem planejadas
Sete ações para estabelecer o vínculo do aluno com a escola nos primeiros dias de aula
Sejam todos bem-vindos
Como integrar alunos e professores novos e criar uma rotina de cooperação e acolhimento
Adaptação: o fim de cinco mitos
Cinco miitos que devem ser deixados de lado para garantir a adaptação do aluno na Educação Infantil
Adaptação e Acolhimento
Artigo de Cisele Ortiz, psicóloga e coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá
Mudança de série
Artigo de Catarina Iavelberg, especialista em Psicologia da Educação
Novidade sem susto
Integração com alunos mais velhos colabora para uma transição suave do pré ao 1º ano
Rotina do 1º. ano
Projeto didático para integrar as crianças de pré-escola com as do 1º ano e seus futuros professores
A transição do 5º para o 6º ano
Uma passagem bem tranquila com visitas monitoradas e bate-papos entre alunos e professores
Sete ações para estabelecer o vínculo do aluno com a escola nos primeiros dias de aula
Sejam todos bem-vindos
Como integrar alunos e professores novos e criar uma rotina de cooperação e acolhimento
Adaptação: o fim de cinco mitos
Cinco miitos que devem ser deixados de lado para garantir a adaptação do aluno na Educação Infantil
Adaptação e Acolhimento
Artigo de Cisele Ortiz, psicóloga e coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá
Mudança de série
Artigo de Catarina Iavelberg, especialista em Psicologia da Educação
Novidade sem susto
Integração com alunos mais velhos colabora para uma transição suave do pré ao 1º ano
Rotina do 1º. ano
Projeto didático para integrar as crianças de pré-escola com as do 1º ano e seus futuros professores
A transição do 5º para o 6º ano
Uma passagem bem tranquila com visitas monitoradas e bate-papos entre alunos e professores
Nos primeiros dias de aula, os alunos precisam ser acolhidos. Veja como recebê-los bem, como realizar a adaptação dos bebês e das crianças na Educação Infantil e como fazer com tranquilidade a transição dos alunos do Pré para o 1º ano e do 5º para o 6º. Em sala de aula, aproveite a primeira semana para conhecer a nova turma com avaliações iniciais.
- Gestão Escolar
- Sala de aula
Boas-vindas bem planejadas
Sete ações para estabelecer o vínculo do aluno com a escola nos primeiros dias de aula
Sejam todos bem-vindos
Como integrar alunos e professores novos e criar uma rotina de cooperação e acolhimento
Adaptação: o fim de cinco mitos
Cinco miitos que devem ser deixados de lado para garantir a adaptação do aluno na Educação Infantil
Adaptação e Acolhimento
Artigo de Cisele Ortiz, psicóloga e coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá
Mudança de série
Artigo de Catarina Iavelberg, especialista em Psicologia da Educação
Novidade sem susto
Integração com alunos mais velhos colabora para uma transição suave do pré ao 1º ano
Rotina do 1º. ano
Projeto didático para integrar as crianças de pré-escola com as do 1º ano e seus futuros professores
A transição do 5º para o 6º ano
Uma passagem bem tranquila com visitas monitoradas e bate-papos entre alunos e professores
Sete ações para estabelecer o vínculo do aluno com a escola nos primeiros dias de aula
Sejam todos bem-vindos
Como integrar alunos e professores novos e criar uma rotina de cooperação e acolhimento
Adaptação: o fim de cinco mitos
Cinco miitos que devem ser deixados de lado para garantir a adaptação do aluno na Educação Infantil
Adaptação e Acolhimento
Artigo de Cisele Ortiz, psicóloga e coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá
Mudança de série
Artigo de Catarina Iavelberg, especialista em Psicologia da Educação
Novidade sem susto
Integração com alunos mais velhos colabora para uma transição suave do pré ao 1º ano
Rotina do 1º. ano
Projeto didático para integrar as crianças de pré-escola com as do 1º ano e seus futuros professores
A transição do 5º para o 6º ano
Uma passagem bem tranquila com visitas monitoradas e bate-papos entre alunos e professores
Sem surpresas no primeiro dia de aula
Encarar uma turma nova sempre dá um frio na barriga. Essa tensão diminui quando você se informa sobre quem está à sua espera
Um bom começo é fundamental
Reportagem sobre o planejamento de propostas interdisciplinares entre professores polivalentes
Diagnóstico na alfabetização para conhecer a nova turma
Como descobrir as hipóteses dos alunos sobre o sistema de escrita
Vídeo: Diagnóstico na alfabetização inicial
Como e por que fazer um diagnóstico de hipóteses de escrita na alfabetização inicial
Encarar uma turma nova sempre dá um frio na barriga. Essa tensão diminui quando você se informa sobre quem está à sua espera
Um bom começo é fundamental
Reportagem sobre o planejamento de propostas interdisciplinares entre professores polivalentes
Diagnóstico na alfabetização para conhecer a nova turma
Como descobrir as hipóteses dos alunos sobre o sistema de escrita
Vídeo: Diagnóstico na alfabetização inicial
Como e por que fazer um diagnóstico de hipóteses de escrita na alfabetização inicial
Primeiro mês
Ainda no primeiro mês de aula, os gestores devem preparar um encontro de qualidade com os pais e responsáveis pelos alunos e, com base nos diagnósticos, os professores podem ajustar o planejamento das aulas de acordo com os conhecimentos apresentados pela turma.- Gestão Escolar
- A escola da família
Conheça aqui 13 ações para aproximar os pais do trabalho pedagógico
Vídeo: Ateliês de entrada na Educação Infantil
Sugestões de atividades para recepção diária dos alunos
- Sala de aula
- Adaptação bem feita
Bebês e crianças pequenas se sentem à vontade quando a creche acolhe as famílias e os objetos pessoais de todos
O que cada um sabe sobre produção de textos
Analisar detalhadamente a forma como os alunos escrevem é a primeira providência para determinar os pontos que devem ser ensinados
Plano de aula: Diagnóstico inicial para produção de textos
Identifique o domínio de cada aluno em relação aos padrões da linguagem escrita
Vídeo: Diagnóstico e avaliação na produção de texto
O professor deve diagnósticar as habilidades escritoras dos alunos e adaptar o planejamento
O que eles já sabem de matemática?
Verificar o que os alunos conhecem sobre os conteúdos é importante para você planejar atividades e fazer com que todos avancem
O planejamento deve ser flexível
Sustos, como descobrir que a turma não está no nível imaginado, pedem uma mudança de rumos
A escola da família
Conheça aqui 13 ações para aproximar os pais do trabalho pedagógico
Vídeo: Ateliês de entrada na Educação Infantil
Sugestões de atividades para recepção diária dos alunos
Conheça aqui 13 ações para aproximar os pais do trabalho pedagógico
Vídeo: Ateliês de entrada na Educação Infantil
Sugestões de atividades para recepção diária dos alunos
http://revistaescola.abril.com.br/volta-as-aulas/
Obrigado por sua visita, volte sempre.
domingo, 30 de janeiro de 2011
Brasil Animado (Trailer Oficial)
MCCria
Olá, amigos/as de blogagem e amigos de profissão, minhas queridas professoras e professores.
Hoje acabei de ver, o filme Brasil Animado. Eu, minha esposa e filho, gostamos muito do filme. Nas aulas de história e geografia, nos anos iniciais este filme pode ser bem interessante. Acima o trailler valeu. Inté mais.
Obrigado por sua visita, volte sempre.
Olá, amigos/as de blogagem e amigos de profissão, minhas queridas professoras e professores.
Hoje acabei de ver, o filme Brasil Animado. Eu, minha esposa e filho, gostamos muito do filme. Nas aulas de história e geografia, nos anos iniciais este filme pode ser bem interessante. Acima o trailler valeu. Inté mais.
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sábado, 29 de janeiro de 2011
Diretoria de Ensino Campinas Leste Processo de Atribuição de Aulas 2011
Diretoria de Ensino Campinas Leste
Processo de Atribuição de Aulas 2011
PROCESSO INICIAL DE ATRIBUIÇÃO DE CLASSES E AULAS –
DE 31/01/2011 a 07/02/2011
CRONOGRAMA DE ATRIBUIÇÃO - PROCESSO INICIAL
Público Alvo:
1) Titulares de Cargo
2) Docentes não efetivos (Estáveis , F e L ) e candidatos à contratação (O), abrangendo apenas aos que alcançaram os índices mínimos fixados na prova do processo seletivo simplificado.
Obs. : os docentes e candidatos à contratação que não alcançaram os índices mínimos somente poderão das atribuições durante o ano (aguardar data a ser publicada).
ATRIBUIÇÃO A DOCENTES HABILITADOS
PORTADORES DE DIPLOMA DE LICENCIATURA
NÍVEL D.E. – FASE 2
31/01/2011 – 14 horas na EE Adalberto Nascimento*
* Titular de Cargo não atendido (parcial ou totalmente) na escola para constituição de jornada
01/02/2011 – 14 horas na EE Adalberto Nascimento*
* Titular de Cargo não atendido na escola na Carga Suplementa de Trabalho
02/02/2011 – 10:30 horas na EE Adalberto Nascimento*
* Titular de Cargo inscrito nos termos do art. 22 da LC 444/85
O candidato Titular de Cargo de outra D.E. que concorrer nesta Diretoria de Ensino , à designação nos termos do artigo 22, deverá apresentar-se munido de : 1. Modelo DRHU devidamente preenchido com a Jornada Atribuída em sua U.E. de origem, com pontos em nível de DE e Assinatura do Diretor; 2 Cópia da inscrição realizada na U.E. de origem (comprovante JATI) que explicite a DE indicada – opção a concorrer; 3. Cédula de identidade; 4. Diploma e Histórico; 5. Termo de anuência do superior imediato.
* EE Adalberto Nascimento: Rua Adalberto Maia, 235 B. Taquaral - Campinas. Entrada de docentes pela R. Alberto Cerqueira Lima s/n – próximo à Caixa econômica Federal Fones: (19) 32512824, (19) 32546945
03/02/2011 – 14 horas nos pólos por área
* Docentes não efetivos não atendidos na escola e aqueles que optaram por mudança de Diretoria de Ensino (Estáveis e categoria F)
04/02/2011 – 14 horas nos pólos por área
* Docente não efetivo para composição de carga horária – categoria “L”
* Candidatos à contratação – categoria “O” classificados conforme quadro abaixo:
Área | Classificados categoria “O” |
Exatas e Biológicas | 1º a 50 |
Letras | 1º a 60 |
Humanas | 1º a 50 |
Ed. Física | 1º a 40 |
Ed. Artística | 1º ao último |
Classe 1ª. a 4ª. | Consultar a DE se haverá saldo |
05/02/2011 – 8:30 horas nos pólos por área
* Candidatos à contratação – categoria “O” classificados do 102 até o final (se ainda houver saldo de aulas)
Área | Classificados categoria “O” |
Exatas e Biológicas | 51 até o último |
Letras | 61 até o último |
Humanas | 51 até o último |
Ed. Física | 41 até o último |
Ed. Artística | Consultar a DE se haverá saldo |
Classe 1ª. a 4ª. | Consultar a DE se haverá saldo |
Atribuição a portadores de qualificação docente de que trata o art. 7º da res. SE 77/10,
07/02/2011 – 8:30 horas na escolas sede de controle, para os docentes já contemplados com aulas na unidade (se houver saldo – consultar a escola)
07/02/2011 – 14:00 horas nos pólos por área (se houver saldo – consultar DE e pólo)
Publico alvo:
Aluno de último ano de curso de licenciatura plena na disciplina específica da licenciatura; Portadores de diploma de Bacharel ou Tecnólogo de nível superior na área da disciplina a ser atribuída; Aluno de curso de licenciatura plena que tenha cumprido, no mínimo, 50% do curso, na disciplina específica da licenciatura; Aluno de último ano de curso de Bacharelado/Tecnologia de nível superior na área da disciplina a ser atribuída; Aluno de qualquer semestre de cursos de licenciatura plena na disciplina específica ou bacharelado /tecnologia de nível superior na área da disciplina.
*abrangendo apenas aos que alcançaram os índices mínimos fixados na prova do processo seletivo simplificado.
Obs. : os docentes e candidatos à contratação que não alcançaram os índices mínimos somente poderão das atribuições durante o ano (aguardar data a ser publicada).
IMPORTANTE ð
1.Informamos que todos os docentes/candidatos deverão se apresentar nos locais de atribuição informados, impreterivelmente nos horários estipulados, munidos dos seguintes documentos, para se necessário, realizar-se conferência:
§ Cédula de identidade;
§ Comprovante de inscrição;
§ Diploma/Certificado e Histórico Escolar.
2. O docente/candidato que não estiver presente no momento em que for chamado de acordo com sua classificação, será atendido somente após a chamada de todos os presentes, ao final da lista.
3. As sessões de atribuição se realizarão diariamente no máximo até as 20 horas.
Docentes não atendidos na UE e Candidatos
Clique aqui
CLASSIFICAÇÃO
dos docentes e candidatos inscritos:
No endereço
http://www.educacao.sp.gov.br/
* Titulares de Cargo
-19/01/2011 - divulgação da classificação(após as 18 horas);
-19 e 20/01/2011-prazo para interposição de recursos;
-Até 27/01/2011 - divulgação da classificação final.
:::
* Titulares de Cargo – Art. 22
- 26/01/2011- divulgação da classificação
-26 e 27/01/2011- prazo para interposição de recursos
Até 01/02/2011- divulgação da classificação final após as 12 h.
:::
*Ocupantes de Função Atividade e Candidatos
-26/01/2011 - divulgação da classificação;
- 26 e 27/01/2011 - prazo para interposição de recursos;
-Até 1/02/2011 - divulgação da classificação final - após as 12 horas.
:::
Obs.: Os recursos devem ser interpostos no local onde a inscrição foi realizada – escola ou diretoria de ensino, endereçado ao superior imediato. Nesta Diretoria de Ensino somente devem ser interpostos recursos de inscrições feitas na própria DE ou indeferidos/ não atendidos pelas escolas desta jurisdição.
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Japa
Japa
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Japa ou Japam é a repetição mental ou verbal de um mantra com o objetivo de atingir estados alternados de consciência. A repetição do mantra, o japa, pode ser feito de três maneiras diferentes:- Em voz alta.
- Em forma de um murmúrio sem movimento dos labios.
- Mentalmente.
Em Kularnava tantra, capítulo onze, sutra 19 diz: "Durante o japa deve-se evitar toda a preguiça, bocejo, sono, espirro, salivação, medo, movimento e ou emoção. O mantra nada realiza se houver comida em excesso, conversação incoerente, falatório, autoritarismo, apego as coisas, ou instabilidades e etc.
Durante o japa deve-se evitar a inércia, a aflição, a atividade desnecessária, a imaginação desvairada e o esbravamento (gritaria). Fique em paz, seja limpo e frugal com a comida, durma no chão, tenha controle da sua dualidade, tenha a mente estável, tenha autocontrole e seja calado. Então faça o japa."
No Hinduísmo, o Japamala (um cordão com sementes) é usado durante a pratica do japa. No Hinduísmo e Vaishnavas geralmente usam Japamalas de sementes de Tulsi. E os Shaivitas usam semente de Rudrakhsa. O número de sementes no Japamala é geralmente 108. Os praticantes podem se sentar ou andar durante a pratica feita pela manhã e pela tarde ao alvorecer e a cada repetição do japa uma semente é contada. Os japas mais utlizados nestas praticas são os Om, Hrimee Krim.
No Tantra shastra deve-se acrescentar a terminação namah (Eu saúdo).
O mantra é geralmente dado pelo Guru durante a iniciação. Existe uma similaridade com as praticas Cristãs como o terço.
Ligações externas
- Japayoga - Swami [Sivananda em inglês]
Veja também
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Mantra
Mantra
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
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Mantra (do sânscrito Man mente e Tra alavanca) é uma sílaba ou poema religioso normalmente em sânscrito. Os mantras originaram do hinduísmo, porém são utilizados também no budismo e jainismo.
Os mantras Tibetanos são entoados como orações, repetidas como as do cristianismo. O budismo mahayana do Tibete usa mantras em tibetano, o zen-budismo do Japão os usa em japonês. John Blofeld encontrou em Hong Kong no começo do século XX mantras cuja língua ninguém sabia identificar, e que pareciam uma alteração de um original sânscrito.
Para algumas escolas, especificamente as de fundamentação técnica, mantra pode ser qualquer som, sílaba, palavra, frase ou texto, que detenha um poder específico. Porém, é fundamental que pertença a uma língua morta, na qual os significados e as pronúncias não sofram a erosão dos regionalismos por causa da evolução da língua. Existem mantras para facilitar a concentração e meditação, mantras para energizar, para adormecer ou despertar, para desenvolver chakras ou vibrar canais energéticos a fim de desobstruí-los.
Mecanismo de funcionamento
Ao longo dos anos, os ocidentais que chegaram ao oriente tentaram explicar porque os mantras produzem os efeitos esperados. Blofeld, que estudou por dentro as culturas indiana e chinesa, notou que não é necessário saber o significado das palavras ditas.Alguns psicólogos ocidentais defendem que o mantra possui uma energia sonora que movimenta outras energias que envolvem quem o entoa. Blofeld observou que não importa a correção da pronúncia: encontrou o mesmo mantra entoado de forma muito diferente em países diversos, e sempre produzindo os efeitos esperados.
Outra explicação seria a mesma usada para o efeito dos mudras: um gesto repetido por tantas pessoas durante tantos séculos que criou um tipo de caminho energético - que podemos chamar de marca no akasha, ou no inconsciente coletivo - que é rapidamente seguido pela psique da pessoa que o executa.
Alguns mantras comuns
- Asa To Ma (Védico) - Considerado um dos mais belos Mantras do mundo
- Om namah Shivaya (shivaísta)
- Om namah shiva lingan (shivaísta)
- Shiva Shiva maha dêva (shivaísta)
- Om shiva Om Shakti Namah Shiva Namah Shakti (shivaista)
- Om namah kundaliní (sânscrito)
- Om mani padme hum (sânscrito)
- Om namo bhagavate vasudevaya (do sânscrito)
- Om tare tütare ture soha (tibetano)
- Om tare tam soha (tibetano)
- Nam myoho rengue kyo (Saddharma-pundarika Sutra em sânscrito)
- Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare (sânscrito)..
- Namerarenguékioh kioh namere klatisfas
O Maha Mantra
A vibração transcendental estabelecida pelo canto do Maha Mantra Hare Krishna permite a purificação gradual dos corpos materiais, do mais denso ao mais sutil, e restabelece a consciência no seu estado original de sat cit ananda - eternidade, conhecimento e bem-aventurança.O Kalishantarana Upanishads, recomenda de forma acertada que cantemos:
Naradah punan prapaccha tannama kimiti sa hovaca hiranyagarbah:
hare krsna hare krsna krsna krsna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare
isti sodashkam namnam kalikalmasanasanam annatah parataropayah sarvavedesu drisyate sodasakalavritasya jivasyavaranaviasanam tatah prakasate param-brahma meghapaye raviasmimandaliveti (2)
Como vemos, primeiramente vem Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare e depois, hare rama hare rama rama rama hare hare
No Yoga e outros Darshanas
No Sanatana Dharma e nos seus principais Darshanas, (no Yoga chama-se Japa-Yoga ou Mantra-Yoga), o Mantra exerce importãncia singular por dois grandes motivos, primeiramente, por tratar-se de Angas, partes ou seqüências dos hinos dos livros sagrados (Vedas ou derivações autorizadas dos Mesmos, como os Upanishads), e também por se tratar de instruções na forma de palavras ditadas diretamente pelos Rishis ou sábios, ou devido aos Lilas do Senhor (ditados diretamente por Ele ou por seus emissários), e, em segundo, por tratar-se da personificação do Nome ou Nama do Senhor Supremo ou Brahman em Si mesmo, na forma escrita e articulada sonoramente. Os Mantras devem tão somente ser emitidos sob a restrita autorização do Guru ou Mestre Espiritual, de acordo com a forma que Este orientar. No mais das vezes, os Mantras são articulados na forma de Japa, ou repetição curta, com o uso de um Mala com 108 contas. Este processo pode ser em três níveis, a saber: sussurado, cantado ou mentalmente. Quanto mais desenvolvida a concentração do 'Sadhaka' (praticante), maior será a sua capacidade de mantralização na forma mental ou Manasika-Mantra. Há um processo chamado Ajapa-japa, que é a repetição de determinados Mantras conforme a respiração ou Pranayama.O praticante deverá ter a devida reverência ou vênia espiritual para com o seu Guru, a Sampradaya ou família espiritual da qual Ele pertence, e jamais pensar que Nama (nome) e Rupa (forma) são distintos do Senhor em Si mesmo. Por conseguinte, um pretendente não deverá cantar Mantras sem a devia autorização do seu Mestre Espiritual, porque é mais danoso uma prática sem orientação do que nenhuma prática. Assim diz a tradição de Sadhu-Guru e Sastra (conforme a sabedoria dos mestres nas Escrituras). Hari Om Tat Sat
Fonte: [Japa-Yoga] de Swami Sivananda -
Swami Krsnapriyananda Saraswati
Ver também
Ligações externas
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Yantra
Yantra
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
- Para tecnicas de yoga, veja yoga
Yantra literalmente significa assomar, instrumento ou maquina. Na atualidade, um yantra é uma representação simbólica do aspecto de uma divindade, normalmente a Deusa Mãe ou Durga. Ele é uma matriz interconectada de figuras geométricas, círculos, triângulos e padrões florais que formam um padrão fractal de elegância e beleza. Embora desenhado em duas dimensões, um yantra deve representar um objeto sagrado tri-dimensional. Os yantras Tri-dimensionais estão se tornando incrivelmente comuns. Embora o yantra seja uma ferramenta usada na meditação por ambos sérios pesquisadores espirituais e escultores da tradição clássica, sua shakti é também disponível para pesquisadores iniciantes com sincera devoção e boas intenções.
Acredita-se que yantras místicos revelam a base interna das formas do universo. A função dos Yantras é ser símbolo de revelação das verdades cósmicas.
Ligações externas
- Uma Introdução aos Yantras, O que são eles como usar para a Meditação
- Yantras – A força mística
- Geometria Sagrada & Imagens por Mika Feinberg
- Yantras em alta resolução Dasa Maha Vidya, os 15 Nityas e outros yantras, imprimíveis.
Tantra
Tantra
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
- Nota: Para o grupo musical de Portugal, veja Tantra (banda).
- Nota: Para o grupo musical do Brasil, veja Banda Tantra.
- Nota: Para informações sobre os textos hindus classificados como Tantras, veja Tantras.
Para informações sobre os textos hindus classificados como Tantras, veja Tantras.
Tantra (Sânscrito: tratado sobre ritual, meditação e disciplina), yoga tântrico ou tantrismo é uma filosofia comportamental de características matriarcais, sensoriais e desrepressoras. Essencialmente, a prática tem por objectivo o desenvolvimento integral do ser humano nos seus aspectos físico, mental e espiritual[1].
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Origem da expressão
A palavra "tantra" é composta por duas raízes acústicas: "tan" e "tra". "Tan" significa expansão e "Tra" libertação.
Tal denominação tem as suas raízes em fatores históricos muito sutis, pois esta filosofia comportamental, durante a época medieval, foi severamente reprimida na India Hinduista, fortemente espiritualizada. Esta era a forma como os seguidores desta filosofia a viam. Libertadora, mas mantida em segredo (na escuridão)[1].
Dispondo de imensos significados e interpretações, mais ou menos corretos, tais como teia, trama ou entretecido. Tantra pode ser interpretado, mais correctamente, como algo que é regulado por regras gerais[1].
Descrição
Tantra é uma filosofia hindu muito antiga cuja natureza comportamental mais lhe faz delinear, tendo por características: matriarcal, sensorial, naturalista e desrepressora [carece de fontes], também é o Tantra um complexo sistema de descrição da realidade objetiva tornando-o assim uma ciência prática e aplicável, sendo a base do pensamento de um povo muito muito antigo que até hoje faz ecoar sua influência sobre a sociedade contemporânea.
Nas sociedades primitivas não-guerreiras, na qual a cultura não era centrada na guerra, a mulher era fortemente exaltada e até mesmo endeusada, na medida em que dava vida a outros seres humanos. Dai, a qualidade matriarcal. A partir dessa qualidade desdobra-se a qualidade sensorial ("a mãe dá à luz pelo seu ventre e alimenta o filho pelo seu seio") e a desrepressora, tendo que a mãe é sempre mais carinhosa e liberal que o pai, pelo facto de o filho ter nascido do seu corpo e a própria natureza, normalmente, ter o macho de mais agressivo [carece de fontes].
Baseado quase inteiramente no culto de Shiva e Shakti, o tantra visualiza o Brahman definitivo como Param Shiva, manifesto através da união de Shiva (a força ativa, masculina, de Shiva) e Shakti (a força passiva, feminina, de sua esposa, conhecida também como Kali, Durga, Parvati e outras).
Está centrado no desenvolvimento e despertar da kundaliní, a "serpente" de energia ígnea, de natureza biológica e manifestação sexual, situada na base da espinha que ascende através dos chakras até se obter a união entre Shiva e Shakti, também conhecida como samadhi.
No Tantra, ao contrário da maioria das filosofias espiritualistas, se vê o corpo não como um obstáculo mas como um meio para o conhecimento, para o Tantra, todo o complexo humano é vivo e possui consciência independente da consciência central e por isso mesmo é merecedor de atenção, respeito e reconhecimento, para tanto, usa mantras (vocalização de sons e ultra sons em sânscrito), yantras (figuras geométricas, desde simples a complexas, como mandalas, por exemplo, que representam as diversas formas de Shakti) e rituais que incluem formas de meditação.
Os dois ramos
Segundo alguns autores o tantra é composto por dois ramos denominados a "mão esquerda" e a "mão direita". Embora o objectivo geral dos dois seja o mesmo, os processos utilizados diferem. A "mão esquerda" está ligada muitas vezes à procura de poderes ocultos e à extroversão de energia psíquica sob forma de capacidades supra-normais. A "mão direita" está ligada à canalização de toda a energia para a elevação espiritual do ser humano. Este é também conhecido como Vidya Tantra ou tantra do conhecimento e a mão esquerda como Avidya Tantra. O tantra correctamente praticado acelera rapidamente o progresso espiritual do ser humano. Apesar disso o tantra é muitas vezes encarado com desconfiança devido a certos aspectos do avidya tantra. É bem conhecido o fato de que o Budismo Tântrico sempre enfatiza a necessidade de supervisão por um orientador de confiança.
Influência no ocidente
Alega-se que o tantra teve forte influência no ocidente nas ciências ocultas. Diversos ramos do ocultismo contemporâneo, particularmente os que se dizem gnósticos ensinam alguma versão de "sexo sagrado", e são conhecidos pela expressão "espermo-gnósticos".
Muito da linguagem sexual encontrada na alquimia supostamente tem sua origem em tradições orientais relacionadas com o Tantra.
Particularmente a linha thelemita, fundada pelo polêmico mago e ocultista do início do século XX, Aleister Crowley, alega ter levado essa influência ao seu maior extremo e se apresenta como um tantra ocidentalizado.
Outra linha tântrica, que pode ser chamada de Tradição da Mão Direita, foi muito difundida, Arnold Krumm-Heller e Samael Aun Weor. Para eles, o Tantra teria como "braço mágico" certas práticas que canalizariam a energia sexual para o Despertar da Consciência Espiritual.
Ligações externas
Referências
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