sábado, 26 de novembro de 2011

MP quer derrubar regra que estabelece idade mínima para matrícula no ensino fundamental

O aluno precisa ter 6 anos completos para ser matriculado no 1° ano do ensino fundamental

O aluno precisa ter 6 anos completos para ser matriculado no 1° ano do ensino fundamental
O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF) propôs hoje (21) uma ação civil para derrubar regra do Conselho Nacional de Educação (CNE) que determina uma idade mínima para que as crianças possam ingressar no ensino fundamental. Segundo o parecer de 2010, o aluno precisa ter 6 anos completos até 31 de março do ano letivo para ser matriculado no 1° ano do ensino fundamental – caso contrário deverá permanecer na educação infantil.

De acordo com o procurador da República Carlos Henrique Lima, autor da ação, a decisão do CNE “acabou por limitar a organização dos sistemas de ensino, estabelecida tanto pela Constituição Federal quanto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação”. O procurador reconhece que há a necessidade de haver uma data de corte, mas que ela deve servir apenas de orientação aos sistemas de ensino que poderão usar outros critérios para admitir uma criança com seis anos incompletos no ensino fundamental. O MPF chegou a recomendar que o conselho alterasse as regras, mas o pedido não foi aceito pelo colegiado.


O autor do parecer do CNE, conselheiro César Callegari, disse que “respeita o trabalho do procurador, mas considera que ele está equivocado”. Ele explicou que o objetivo do conselho era justamente organizar o ingresso das crianças no ensino fundamental, já que até então cada rede de ensino fixava uma regra diferente, o que segundo ele causa confusão. Ainda hoje, segundo Callegari, há sistemas de ensino como o do estado de São Paulo que permitem o ingresso de alunos que só completam 6 anos no fim do primeiro semestre letivo.


“Entre as explicações que enviamos ao procurador sobre a regra, a principal argumentação era justamente que o alinhamento em torno da data de 31 de março foi feito mediante grande discussão que fizemos com secretários estaduais e municipais de educação e com os movimentos da educação infantil. É um esforço nacional de milhares de escolas, gestores e famílias que tem sido feito no sentido de organizar o processo”.


Mas para o MPF, a resolução do conselho pode prejudicar os alunos porque não leva em conta outros critérios além da idade para permitir o ingresso, como por exemplo a competência e habilidade intelectual da criança. A liberdade de organização dos sistemas de ensino para determinar os parâmetros para a matrícula deve ser respeitada “sempre que o processo de aprendizagem assim recomendar”, disse o procurador.


Segundo Callegari, a intenção do CNE ao estipular uma data de corte é evitar o ingresso precoce das crianças no ensino fundamental. A principal pressão para que a regra seja alterada vem das redes privadas de ensino. “Uma eventual frouxidão nas normas pode levar uma escola particular a oferecer o ingresso mais cedo ao aluno por uma disputa mercadológica, atendendo a ansiedade de pais aflitos que querem que a criança comece logo a estudar. A norma preserva o direito que uma criança tem de viver plenamente sua infância e não submetê-la a exigências de rendimento que são próprias do ensino fundamental”.


Callegari argumentou que uma criança pode saber ler aos 4 anos, mas pode ser imatura no processo de socialização e no desenvolvimento de outras habilidades. Ele defendeu que os maiores prejudicados com uma possível alteração das normas serão as crianças e que a melhor saída para resolver os questionamento seria regulamentar a idade de entrada por lei. As resoluções e decisões do CNE não têm força de lei, mas servem de orientação aos sistemas de ensino. 
 
Fonte: Agência Brasil

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sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Compare o repolho branco com o roxo


Compare o repolho branco com o roxo


 
Campeão Roxo: amigo do peito


Campeão Branco: combate tumores




* Os valores comparados 50 gramas referem-se a um pires de cada tipo.

por Regina Pereira | design Adriana Nakata | foto Sheila Oliveira

1 Coração saudável



O repolho roxo é rico em antocianinas, os mesmos pigmentos que fazem a fama da uva e do vinho. Seu grande poder — lembra-se? — é o de  afastar o risco de infarto. O repolho branco, desbotadinho, não contém essas substâncias. 2 Bom para os olhos



O branco contribui com uma pitada a mais de vitamina A, aquela que previne males como a catarata. Homens precisam de 900 microgramas e mulheres, de 700.





Branco 6,3 microgramas



Roxo 2 microgramas





3 Longe das infecções



Aposte no roxo e dê uma força ao sistema imune. Ele contém mais vitamina C. A recomendação diária é de 90 miligramas para homens e 75 para mulheres.





Roxo 28 miligramas



Branco 16 miligramas
4 Afaste os tumores



O repolho branco tem mais ácido fólico, uma vitamina que ajuda a diminuir o risco do câncer.





Branco 28 microgramas



Roxo 13 microgramas
5 Pele bonita



O selênio, nutriente que ajuda a manter a pele saudável, aparece mais no repolho roxo. A dose diária para homens e mulheres é de 55 microgramas.





Roxo 3,5 microgramas



Branco 1 micrograma





6 Mais vigor



O repolho branco tem mais potássio, um mineral que fortalece os músculos. A recomendação diária é de 2 mil miligramas por dia para ambos os sexos.





Branco 123 miligramas



Roxo 103 miligramas





7 Esqueleto em dia



O roxo tem o dobro de fósforo, essencial para os ossos. Homens e mulheres precisam de 700 miligramas diários.





Roxo 20 miligramas



Branco 11 miligramas
OUTUBRO 2005 


http://saude.abril.com.br/edicoes/0265/nutricao/conteudo_98218.shtml

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Limão x Sistema Digestivo

 Limão x Sistema Digestivo 
 
O Limão! Esta fantástica fruta apresenta, além das suas várias propriedades de uso externo as seguintes funções terapêuticas de uso interno:
Digestivo - quando ajuda na salivação e prepara o organismo para uma eficiente digestão. Quando pré-digere alimentos mais densos como carboidratos de cadeia longa, proteínas e gorduras;  
Adstringente - quando ajuda a eliminar gases, excesso de "gorduras", como também na contenção de hemorragias em cortes ou escoriações. No oculto dissolve diferenças pessoais e interpessoais;
Alcalinizante - junto com o aloe vera (babosa) é um agente de ação instantânea, quando alcaliniza o pH do sangue e de todos os demais líquidos corporais (linfa, líquido crânio sacral, líquidos intra-celulares e instersticiais), via formação de citratos de cálcio, magnésio, ferro, sódio e potássio;
Mineralizante - quando ajuda o organismo a fixar sais minerais como ferro, cálcio e magnésio;
Antibacteriano e antivirótico - um antibiótico natural que contém o avanço de infecções internas, de tecidos e mucosas, inclusive no sistema digestivo, fígado, pulmões, bexiga e rins; 
Depurativo - quando ajuda na depuração (limpeza) do sangue e células, acelerando a capacidade metabólica da eliminação de toxinas através dos 5 sistemas excretores.
A maioria das pessoas pensa que, pelo limão apresentar sabor ácido, causa danos ao estômago e, portanto, deve ser evitado no tratamento de todo tipo de acidez ou problemas digestivos.
Entretanto, o limão com seu elevado teor de ácido cítrico e citratos (5 a 7%), uma vez ingerido, deixa de apresentar propriedade ácida porque, estimula a produção de citratos e outros sais orgânicos alcalinos, promovendo rapidamente a neutralização da acidez localizada, do sangue e demais líquidos corporais.
O fato é que o ácido cítrico do limão, facilmente transformado em citratos, age como um bloqueador de prótons, ou seja, um Omeprazol Natural. O Omeprazol é um remédio alopático cuja função é bloquear prótons (acidez). O suco do limão, com seu elevado teor de ácido cítrico (5 a 7%), é um agente complexante e tamponante, que funciona como um bloqueador de prótons "natural", neutralizando sites ácidos, estabilizando o meio em pH levemente alcalino. A vantagem do limão sobre o Omeprazol são muitas porque ele vai muito além de somente sequestrar prótons. Fazendo uma analogia, tal propriedade só "abaixa a febre", não cura a "infecção".
Assim, comparando somente esta função, o ácido cítrico do limão neutraliza a acidez e ESTABILIZA o meio num pH levemente alcalino. A esta estabilidade dá-se o nome de "tamponar". E, na condição levemente alcalina ocorre a dificuldade para a presença de bactérias, ou seja, o limão acumula a função de ser um antibiótico natural.
O limão funciona também como um cicatrizante das mucosas agredidas pela acidez, proporcionando um ambiente favorável à cura das úlceras. Por último, o suco natural e fresco do limão atua como um agente adstringente (detergente), dissolvendo gorduras , ou seja, ajudando na digestão das gorduras (etapa lenta) e evitando grandes formações de gases, um fenômeno comum nas síndromes como azia, refluxo esofágico e constipação. 
Enfim, com uma sábia orientação terapêutica e o consumo diário de limão (idealmente 1 unidade) consegue-se prevenir, amenizar e até curar doenças reputadas como incuráveis.
O uso interno das diversas formas saudáveis de preparo do limão é muito útil na regeneração dos tecidos inflamados das mucosas, reconduzindo ao estado e funcionamento normal de todos os órgãos do aparelho digestivo.
Adequadamente usado, o limão tem o poder de cicatrizar as úlceras do estômago e evitar a sua formação, pois destrói os germes e as bactérias nocivas que contribuem para gerar as ulcerações.
O limão combate as fermentações e os gases, tão comuns em problemas digestivos causados por mastigação inadequada, ou também pelo consumo excessivo de açúcar, frituras e alimentos muito industrializados. Mas cabe um alerta: não vale sabotar diariamente a sua alimentação e depois usar o limão como antídoto, pois desta forma o limão irá aos poucos perder sua função.
Combate dores de estômago, ventre e rins, bem como a falta de secreção de sucos pelas glândulas da boca e do estômago.
Quem consome o limão diariamente neutraliza e controla o excesso de bile, fazendo um bem extraordinário ao fígado, além de lubrificar as paredes da vesícula, evitando a formação de pedras no seu interior. Ajuda no tratamento das infecções e demais dificuldades hepáticas. É um amigo do pâncreas e, malgrado certas apreensões quanto a supostas incompatibilidades com o sistema biliar, revela-se um expurgador e um tonificante do fígado e da vesícula.
Interessante ressaltar que a milenar medicina Ayurvédica, a mãe de todas as medicinas, trata a maioria das dificuldades digestivas com receitas à base de limão. Vejamos o que ela sugere para tratar:
Ajudar na digestão de todas as pessoas: após as refeições principais tomar 1 xícara (chá) de Chá Desintoxicante e Digestivo.
Acidez ou gastrite: em jejum, após as atividades matinais de meditação, tomar o suco fresco de 1 limão diluído em meio copo de água morna e uma colher chá de Chooran (ver receita abaixo).
Indisposição estomacal ou indigestão: tomar o suco fresco de 1 limão num copo cheio de água morna, ao qual foi adicionada uma pitada de sal preto ou marinho e uma pitada de pimenta do reino preta moída na hora. Vale também uma colher chá de Chooran (ver receita abaixo).
Náusea: cortar 1 limão ao meio e aquecer as 2 metades com a parte aberta sobre uma frigideira aquecendo-as até que ferva o suco dentro da fruta. Salpicar sal marinho sobre uma das metades e mel sobre a outra e chupar o suco de ambas as metades.
Azia: espremer o suco de 1 limão em meio copo com água fresca e beber imediatamente.
Halitose: tomar o suco fresco de 1/2 limão diluído em meio copo de água morna e 1 colher chá de Chooran (ver receita abaixo) após a refeição matinal e refeições principais, totalizando 3 vezes/dia. Temos depoimentos de curas impressionantes, inclusive de animais. 
Colite: tomar 3 vezes por dia um copo de água fresca com o suco de meio limão.
Dor de estômago: CHOORAN = pó digestivo: bata no liquidificador 75 gramas de sementes (ou folhas secas) de orégano + 150 gramas de sementes de erva-doce + 1 colher de sobremesa de sal marinho. Moa os 3 juntos até obter um pó fino. Coloque o pó sobre um pirex, junte o suco fresco de 3-4 limões sobre o pó obtido e misture (com uma colher de pau ou cerâmica) até obter uma pasta. Cubra com um filó e deixe secar no sol. Triture novamente no liquidificador e guarde num frasco escuro com tampa. Acrescente a meio copo de água morna 1/2 colher de chá deste pó, mexa e beba logo após uma refeição principal ou um lanche pouco saudável. Pode ser pulverizado também sobre saladas, arroz, patês e outros alimentos da refeição.
Problemas digestivos crônicos: ver em picles indiano de Limão
Fontes: O Poder de cura do Limão - Conceição Trucom - Ed. Alaúde
Dhanwantari - Harish Johari - Ed. Pensamento
Atenção: este texto é para esclarecer. Entretanto, as dosagens, quantidades, horário, freqüência e demais explicações do correto uso do limão é que darão a possibilidade de sucesso nos tratamentos de prevenção e cura. Como qualquer medicamento, o poder de cura do limão não está num uso esporádico e inadequado, mas no seu uso correto e freqüente.
 
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.docelimao.com.br
Recomenda-se a leitura na íntegra dos livros O poder de cura do Limão e Alimentação Desintoxicante - editora Alaúde, o que possibilitará o consumo desta fruta e a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade.

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PIAGET, VYGOTSKY, WALLON, TEORIAS PSICOGENÉTICAS EM DISCUSSÃO

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quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Projeto Ripe
O Pluviômetro.

Objetivo
Construir um pluviômetro.
Ensinar, de uma maneira qualitativa, como se faz a previsão de tempo.
Material
  • Recipiente cilíndrico transparente.
  • Garrafa de refrigerante de plástico pequena.
  • Régua de plástico maleável ou papel milimetrado plastificada.
  • Cola.
  • Estilete.
Procedimento
Corte a garrafa de plástico e, toda a volta na sua extremidade superior, de modo a fazer um funil. O diâmetro maior do funil deve ser igual ao diâmetro do fundo do recipiente, onde será coletada a água da chuva.
Por fora do recipiente cole a régua de plástico ou o papel milimetrado.
Quando você perceber que vai chover, coloque o pluviômetro em um lugar, longe de paredes e muros. Calce-o com pedras para que não caia.
Quando a chuva passar, recolha o pluviômetro e leia a coluna da altura de água em seu interior.
Se a água da chuva tivesse ficado no chão, sem se infiltrar na terra, nem escorrer, toda região em que choveu teria ficado recoberta por uma camada de água dessa altura.

Figura 1
Projeto Ripe
Projeto de elaboração de materiais lúdicos e de baixo custo desenvolvido nos anos 1990 em diversos centros (Ludotecas) em todo o país, coordenados pela Experimentoteca-Ludoteca do IFUSP.
O Pluviômetro.
Projeto Ripe
Tema Termologia
Código Ripe TXT LUD 0019

Quer saber mais clique nos links abaixo.
http://www.jornallivre.com.br/246455/o-que-e-um-pluviometro.html
 http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/construcao-um-pluviometro.htm

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