Obrigado por sua visita, volte sempre.
Pedagogia Magistério Educação Psicopedagogia Psicomotricidade, Religião, Vaishinavismo Iskcon (vulgo hinduísmo) Envie sua sugestão, crítica, dúvidas, perguntas para meu e-mail:joaomariaandarilhoutopico@gmail.com ou joaocarlosmaria@yahoo.com.br
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
Geocentrismo e Heliocentrismo
O interesse sobre a ordenação do Sistema Solar proporcionou muitos anos de observações, estudos e debates. Ao longo da história, as duas teorias mais conhecidas são: a do Geocentrismo, desenvolvida pelo astrônomo grego Cláudio Ptolomeu; e a teoria do Heliocentrismo, formulada por Nicolau Copérnico. Veja as características de cada uma dessas teorias.
Modelo Geocêntrico
A teoria Geocêntrica, também chamada de sistema ptolomaico, foi elaborada pelo astrônomo grego Claudio Ptolomeu no início da Era Cristã, defendida em seu livro intitulado Almagesto. Conforme essa teoria, a Terra está no centro do Sistema Solar, e os demais astros orbitam ao redor dela. Os astros estariam fixados sobre esferas concêntricas e girariam com velocidades distintas.
Ptolomeu afirmava que o Sol, a Lua e os planetas giravam entorno da Terra na seguinte ordem: Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno. O Geocentrismo foi defendido pela Igreja Católica, pois apresentava aspectos de passagens bíblicas.
No entanto, após 14 séculos, a teoria Geocêntrica foi contestada por Nicolau Copérnico, que elaborou uma outra estrutura do Sistema Solar, o Heliocentrismo.
Modelo Heliocêntrico
O Heliocentrismo consiste num modelo teórico de Sistema Solar desenvolvido pelo astrônomo e matemático polonês, Nicolau Copérnico (1473-1543). Conforme Copérnico, a Terra e os demais planetas se movem ao redor de um ponto vizinho ao Sol, sendo este, o verdadeiro centro do Sistema Solar. A sucessão de dias e noites é uma consequencia do movimento de rotação da Terra sobre seu próprio eixo.
O modelo, também chamado de sistema copernicano, não foi aceito pela Igreja Católica, que adotava a teoria do Geocentrismo, elaborada por Ptolomeu. A teoria Heliocêntrica foi aperfeiçoada e comprovada por Galileu Galilei, Kepler e Isaac Newton. Atualmente, é a mais aceita entre a comunidade científica.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Docente terá jornada fora da classe ampliada
O Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (Apeoesp) conseguiu uma liminar que obriga a Secretaria Estadual de Educação a cumprir a lei nacional do piso dos professores. A lei estabelece que pelo menos um terço da jornada dos docentes seja dedicada a atividades extraclasse, como planejar aulas e aperfeiçoar-se profissionalmente. Atualmente, esse índice é de 17% na rede estadual. A liminar vale para o ano letivo de 2012.
A decisão é do juiz Luiz Fernando Camargo de Barros Vidal, da 3.ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo. No despacho, ele afirma que "a Fazenda Pública do Estado se manifestou afirmando que a jornada de trabalho estadual deve prevalecer sobre a lei federal". De acordo com a decisão, "não há razão alguma para deixar de ser acolhido o argumento contido na ação inicial a respeito da pronta eficácia e aplicabilidade da norma legal".O magistrado baseou seu despacho na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e na Lei 11.738/08 e concluiu que o cumprimento da lei interessa não apenas aos professores, mas também aos alunos, já que o objetivo é a "melhoria das condições de ensino".A secretaria afirma que vai divulgar até o fim do ano a forma como cumprirá a jornada extraclasse na rede.Regra. Em abril, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a lei do piso é constitucional. Os ministros rejeitaram uma ação na qual a lei era contestada pelos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará. No mesmo mês, a corte também manteve a regra da jornada extraclasse dos docentes.
Fonte: Jornal Estadão
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Recuperação Escolar
Hoje as crianças e adolescentes se envolvem com diversas opções de atrativos e acabam se esquecendo das obrigações escolares. Quando as obrigações escolares não são cumpridas, o aluno compromete sua aprendizagem não conseguindo atingir uma média legal para passar de ano. Para muitos, a recuperação é castigo de professor e uma forma de prendê-los na escola, mas, na verdade a recuperação é uma chance de esclarecer dúvidas com o professor, aprender o que foi deixado passar e de ter uma nova avaliação a fim de poder passar de ano. É um momento de estudo específico para estudar somente as matérias que foram de difícil entendimento.
Existem dois métodos de recuperação:
Recuperação Contínua: É realizada no decorrer das aulas por orientações de ensino e atividades diversas adaptadas à dificuldade de cada aluno. É feita também através de aulas extras para alunos que apresentam uma dificuldade mais acentuada e que requer mais contato com a matéria.
Recuperação Paralela: É realizada no final de cada semestre onde o aluno recebe junto com o boletim um plano de estudo para ser realizado em julho e depois em dezembro com um plano de estudo anual. Após o término dessas aulas, o aluno fará uma prova a respeito do conteúdo dado no plano de estudo específico e será aprovado se conseguir atingir a nota necessária.
Apesar de parecer ruim, a recuperação é uma excelente chance para aqueles que tiveram dificuldade durante o ano letivo para compreender determinados tópicos em diferentes matérias. É uma forma de esforçar e aproveitar o tempo perdido no decorrer do ano. Para os que ficaram para recuperação, o melhor a se fazer é estudar e garantir o próximo ano em outra série com outras matérias, outros professores, outros alunos, talvez outra escola... Algumas dicas para memorizar e aprender mais:
- Esteja relaxado para começar os estudos, pois se estiver ansioso não conseguirá aprender;
- Marque no texto as palavras que julga importante;
- A cada seis minutos levante-se e fale com alguém ou tome um copo com água para relaxar e não sobrecarregar o cérebro;
- Não se preocupe em memorizar, apenas leia e circule palavras importantes;
- Pare a cada meia-hora e relaxe;
- Volte aos estudos lendo as palavras circuladas;
- Faça uma espécie de mapa e cole na mesa ou na parede;
- Sempre passe pelo mapa e dê uma olhada;
- Estude somente duas horas, pois o cérebro sobrecarregado não funciona tão bem;
- Se necessário for estudar mais de duas horas, pare por 15 minutos e tome um suco, converse e relaxe.
- Marque no texto as palavras que julga importante;
- A cada seis minutos levante-se e fale com alguém ou tome um copo com água para relaxar e não sobrecarregar o cérebro;
- Não se preocupe em memorizar, apenas leia e circule palavras importantes;
- Pare a cada meia-hora e relaxe;
- Volte aos estudos lendo as palavras circuladas;
- Faça uma espécie de mapa e cole na mesa ou na parede;
- Sempre passe pelo mapa e dê uma olhada;
- Estude somente duas horas, pois o cérebro sobrecarregado não funciona tão bem;
- Se necessário for estudar mais de duas horas, pare por 15 minutos e tome um suco, converse e relaxe.
http://www.brasilescola.com/educacao/recuperacao-escolar.htm
Obrigado por sua visita, volte sempre.
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
domingo, 4 de dezembro de 2011
sábado, 3 de dezembro de 2011
A ESCOLA ( Paulo Freire)
Enviado por avaunitins em 14/05/2008
Vídeo que contém imagens e narração do poema "A escola" de Paulo Freire.
Obrigado por sua visita, volte sempre.
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Qual o impacto da repetência para o aluno?
O final do está chegando e os estudantes já estão contando o dia para entrada das férias. No entanto, muitos alunos não vão poder se divertir por que acabaram repetindo o ano na escola. Para explicar qual o impacto da repetência na vida do estudante, Luciana Ferreira recebe nos estúdios da Jovem Pan Online Mayra Gaiato, psicóloga e mestre em análise do comportamento.
Qual o impacto da repetência para o aluno?
Qual o papel dos pais no aprendizado dos alunos?
Déficit de atenção pode prejudicar aprendizado do aluno
fonte destes vídeos
http://jovempan.uol.com.br/videos/qual-o-impacto-da-repetencia-para-o-aluno-62405,1,0
Obrigado por sua visita, volte sempre.
Acontece em dezembro na Faculdade de Educação da UNICAMP
SEMINÁRIO Prova Brasil e Prova Saresp: diálogos entre docentes graduandos e professores do ensino fundamental, c/ Profa. Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida , Prof. Dr. José Camilo Santos Filho e Profa. Dra. Elisabete M. A. Pereira. Dia 05/12, às 14h, na Sala da Congregação da FE. Realiz.: GEPES-Unicamp; GEPES-Uniplac | |
MESA REDONDA Políticas de Educação Superior: um olhar transnacional, c/ Profa. Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida Política de Educação Superior Europeia: a construção do Espaço Europeu de Educação Superior, c/ Profa. Dra. Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira. Dia 06/12, às 16h, na Sala da Congregação da FE. Realiz.: Grupo de Pesquisa GEPES |
SEMINÁRIO Ciências Sociais e Educação A contribuição intelectual de Liliana Segnini, Márcia de Paula Leite e Olga Von Simson Convidados: Profa. Helena Maria Tarchi Crivellari - UFMG Profa. Dra. Aparecida Neri de Souza - FE - Unicamp Profa. Dra. Márcia Leite - FE - Unicamp Prof. Amarildo Batista Carnicel - PUC-Campinas e Centro de Memória da Unicamp Prof. Ricardo Antunes - IFCH - Unicamp Profa. Dra. Renata Sieiro Fernandes - UNISAL Profa. Dra. Cibele Saliba Rizek - FFLCH - USP Prof. Dr. José Dari Krein - IE - Unicamp Ms. Ioli Gewehr Wirth - ITCP - USP Valéria Aroeira Garcia - Supervisora Educacional - Prefeitura Municipal de Campinas Adriana de Almeida - Graduanda da FE Ignácio de Loyola BrandãoDia 06/12, às 9h, no Salão Nobre da FE. Realização: DECISE / FE / UNICAMP. Apoio: FAPESP/FAEPEX | |
INSCRIÇÕES ABERTAS - 2012: | |
VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste e o XII Encontro Estadual da ANPAE-SP Gestão de Sistemas, Redes de Ensino e de Escolas: Desafios para o campo da pesquisa e para os Profissionais da Educação de 17 a 19/05/2012, na Unicamp Inscrições e outras informações: http://www.fe.unicamp.br/encontro.anpae | |
FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UNICAMP | |
Av. Bertrand Russell, 801 Cidade Universitária "Zeferino Vaz" 13083-865 - Campinas - SP - Brasil | |
Fones e Ramais: listagem resumida |
Como chegar,
Obrigado por sua visita, volte sempre.
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
vitamina-saborosa, Objetivo: utilizar conhecimentos prévios de leitura e escrita para completar as partes de uma receita, bem como apropriar-se de linguagem própria deste gênero textual
vitamina-saborosa, Objetivo: utilizar conhecimentos prévios de leitura e escrita para completar as partes d...
Obrigado por sua visita, volte sempre.
Obrigado por sua visita, volte sempre.
Sabji de legumes
Sabji de legumes |
Receita do programa exibido em 06/02/2010 Ingredientes para o sabji: •óleo •cenoura com casca •couve-flor •abobrinha italiana com casca •brócolis •pimentão verde •sal a gosto •pedaços de castanha Ingredientes para a massala: •óleo •coentro •mostarda •pimenta em semente •gengibre •pimenta malagueta •folha de coentro •manjericão •hortelã •salsinha •tomilho •curry em pó •açafrão •louro em pó •tomate em pedaços Preparo: Moer no pilão o coentro, a mostarda e a pimenta. Reservar. À parte, esquentar o óleo em uma frigideira e colocar na sequência a cenoura, a couve-flor, a abobrinha, o brócolis e o pimentão. Em outra frigideira, preparar a massala. Colocar um pouco de óleo até esquentar. Acrescentar os grãos e as sementes que foram moídas no pilão, o gengibre, a pimenta malagueta, folha de coentro, manjericão, hortelã, salsinha e tomilho. Misturar um pouco. Acrescentar os condimentos em pó: curry, açafrão, louro em pó e misture bem. Por último, acrescentar o tomate. Colocar sal a gosto. Misturar a massala aos outros ingredientes reservados. Levar ao forno pedaços de castanha por mais ou menos 15 minutos. Retirar do forno e misturar ao sabji de legumes. Receita elaborada por Ekanata Dasa fonte http://www.programavidaorganica.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=208:sabji-de-legumes&catid=165:receitas-do-programa&Itemid=83 |
Obrigado pela visita, e volte sempre.
Assinar:
Postagens (Atom)
Manda para seu amigo ou sua amigo não desistir ainda dá tempo.
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.
-
Tividade 3ºano de ANDERSON C.AMAZONAS Obrigado pela visita, volte sempre.
-
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação , pesquisa Templo de...
-
U.S. Marshals - os Federais | Cinema em Cena - www.cinemaemcena.com.br U.S. Marshals - os Federais U.S. Marshals Dirigido por Stuart Baird...
-
Neste artigo o Professor Luiz Marins – com base em uma pesquisa publicada na Harvard Business Review: “Beware the Busy Manager” – divide os ...
-
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.
-
Resenha é um texto em forma de síntese (no máximo de 3 páginas) de um livro ou de um escrito, que expressa a opinião do autor (da obra)...
-
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação , pesquisa Templo de...