quinta-feira, 26 de abril de 2012

Vídeo aula Henri Wallon
















UAB terá mestrado de letras, química e física. Novos cursos são programados já para 2013


A afirmação é do diretor de Educação a Distância da Capes, João Carlos Teatini

Da revista Ache Seu Curso

A experiência de um curso no nível de mestrado a distância tem sido satisfatória para a Universidade Aberta do Brasil, consórcio do governo federal de formação pela metodologia de educação a distância (EAD). A instituição já tem desde o ano passado o ProfMat, programa para formação de mestres exclusivo para professores de matemática, realizado em conjunto com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Em entrevista publicada hoje pelo site UOL Educação, respondendo a uma questão sobre que outros projetos haveria além do ProfMat, João Carlos Teatini, diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão responsável pela UAB, afirmou que "estão sendo estudados um curso (de mestrado) na área de letras e outros dois na área de química e física. A previsão é de que, para 2013, já existam mais alunos em mestrados a distância". 
 Na entrevista, Teatini também afirmou que a UAB pretende triplicar o número de alunos a distância da UAB em todos os níveis até 2014. 
Atualmente, a instituição tem 210 mil alunos, pretendendo chegar a 2014 com cerca de 600 mil. 
 Leia a entrevista com Teatini no UOL Educação aqui. 
 Visita a página do ProfMat na internet aqui.


Outros cursos para 2012 especialização.

Previsão de cursos a serem ofertados em 2012:


Segue abaixo planejamento e intenção de oferta de cursos de Graduação, Pós-Graduação e Aperfeiçoamento
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UFSM - Não há previsão -------------------------------------------------------------------------------------------------------
UFSC - Em estudo -------------------------------------------------------------------------------------------------------
IFSC - Graduação Tecnólogo em Gestão Pública. Previsão de vestibular no primeiro semestre.

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UTFPR - Curso Tecnico Pos-medio em Suporte e Manutencao em Informatica. Previsão de seleção para o primeiro semestre.
UTFPR - Pós-graduação em Gestão Ambiental. Previsão de seleção para o primeiro semestre.
UTFPR - Pós-graduação em Ensino de Ciências. Previsão de seleção para o primeiro semestre.
UTFPR - Pós-graduação em Métodos e Técnicas de Ensino. Previsão de seleção para o primeiro semestre.

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UFPR - Pós-Graduação em Filosofia. Previsão de seleção para o primeiro semestre.
UFPR - Pós-Graduação em Educação do Campo. Previsão de seleção para o primeiro semestre.
UFPR - Aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos. Previsão de seleção para o primeiro semestre.
UFPR - Pós-Graduação em Gestão em Saúde. Previsão de seleção para o primeiro semestre.
UFPR - Pós-Graduação em Gestão Pública. Previsão de seleção para o primeiro semestre.
UFPR - Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal. Previsão de seleção para o primeiro semestre.

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UNIFEI - Não há previsão.

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UEM - Não há previsão.

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UNICENTRO - Pós Graduação em Ensino de Sociologia. Previsão de seleção para o primeiro semestre
UNICENTRO - Pós Graduação em Gestão Escolar. Previsão de seleção para o primeiro semestre
UNICENTRO - Aperfeiçoamento em Educação para o Campo. Previsão de seleção para o primeiro semestre

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Atualizado em Abril de 2012.
http://uab.pti.org.br/

TOLERÂNCIA - um pequeno filme de Ivan Ramadan



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segunda-feira, 23 de abril de 2012

Vídeo-aula Dr. Marta Kohl - Vygotsky -













Enviado por SangelesKarcio em 16/09/2010

Nesta primeira parte do documentário, a Professora Dra. Marta Kohl nos apresenta as idéias de Vygotsky sobre a Psicologia do Desenvolvimento, abordando os conceitos dos 4 Planos genéticos propostos pelo autor: Filogênese; Ontogênese; Sociogênese e Microgênese.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Malba Tahan - A Origem Do Jogo de Xadrez

Malba Tahan - A Origem Do Jogo de Xadrez

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Hora de acabar com a cola

Hora de acabar com a cola

A edição deste mês de Nova Escola traz a reportagem de capa Provas à prova de cola, com lições de especialistas para criar exames que façam a garotada raciocinar mais e trapacear menos. Vale prestar atenção a cinco fatores importantes:

Provas, cola, avaliação
1. A qualidade das questões: propor relações e reflexões é melhor do que só cobrar fatos e conceitos.

2. O tamanho da prova: avaliações muito longas (superiores a 40 minutos) prejudicam o desempenho.

3. A ordem das questões: do mais simples para o mais complicado, para diminuir a tensão do aluno.

4. O grau de dificuldade: nem tão fácil, nem muito complicado.

5. A atribuição da nota: os critérios de correção devem ser os mesmos para todos, e devem ser discutidos com a turma.
Aqui no site, o texto da revista recebe o complemento de três reportagens, duas resenhas de livro e um artigo da especialista Bernardete Gatti. Navegue pelos recursos abaixo para ampliar seus conhecimentos sobre o tema.
Para que seja eficiente, esse tipo de avaliação precisa ser preparado com cuidado e o coordenador pedagógico pode ajudar muito a equipe
Um encontro com todos os professores e a coordenação pedagógica é o momento ideal para estabelecer os critérios de correção de provas e definir como usar os resultados
No ambiente escolar, a avaliação só faz sentido quando serve para auxiliar o estudante a superar as dificuldades
Com capítulos curtos, o livro serve como consulta para se repensar a função da prova e, por consequência, o reflexo disso na rotina escolar
Em sua 20ª edição, o livro do educador Cipriano Carlos Luckesi pode ser considerado um clássico brasileiro da Pedagogia
Artigo discute a avaliação educacional como uma das formas de acompanhamento das atividades do aluno com o objetivo de promover a sua progressão

fonte http://revistaescola.abril.com.br/prova-cola/

INDÚSTRIA CULTURAL

Theodor Adorno por Fernando Savater en La Aventura del Pensamiento, Cana...

Escola de Frankfurt



A Escola de Frankfurt consistia em um grupo de intelectuais que na primeira metade do século passado produzia um pensamento conhecido como Teoria Crítica. Dentre eles temos Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse e Walter Benjamim. Com a II Guerra Mundial, eles saíram de Frankfurt, na Alemanha, para se refugiar nos Estados Unidos, voltando apenas na década de 50.

Na Europa do início do século XX, os rumos e os resultados a que se chegaram com os feitos políticos em nome do proletariado e de uma ideologia marxista começaram a ser reavaliados por alguns intelectuais. A ideia de que a luta entre burgueses e proletariado iria resolver as coisas era questionada ao se perceber o crescimento de uma classe média. Segundo consta, esta geração (subsequente aos primeiros marxistas) que conciliava a teoria (o trabalho intelectual) com o comando do partido socialista tinha o mal-estar de não possuir uma definição exata do marxismo.

O marxismo até então era consenso no Partido da Social Democracia, o qual entendia teoria e prática como palavras sinônimas. Por volta de 1900, ocorreu uma espécie de clivagem, na qual as duas partes (teoria e prática) discutiam a realidade e os rumos do marxismo. O contexto europeu da primeira metade do século será fundamental para se compreender as bases do que veio a ser o “marxismo ocidental” como resposta aos impasses teóricos e políticos. Segundo Perry Anderson, o fascismo e o stalinismo foram as duas grandes tragédias que, de formas diferentes, se abateram sobre o movimento operário europeu no período entreguerras e que, juntos, pulverizaram e destruíram os potenciais criadores de uma teoria marxista nativa ligada à prática das massas do proletariado ocidental.

Enquanto teoria, o marxismo se tornava algo muito diferente de tudo o que o precedera, acarretando como ponto alto dessa mudança o deslocamento dos temas e das preocupações da intelectualidade marxista. As gerações que comporiam o marxismo ocidental (as quais assim o fizeram sem ter consciência disso, sem ter um ”projeto” definido com este nome) não eram mais os engajados líderes políticos de outrora, mas agora elaboravam uma produção intelectual que, em certa medida, se devia ao engajamento político do passado. Afastavam-se daquele passado clássico (do ponto de vista teórico) e, ao mesmo tempo, reavaliavam os resultados do marxismo no presente.

Desse modo, nasceu a Escola de Frankfurt, a qual se dedicou, a partir da década de 20, ao estudo dos problemas tradicionais do movimento operário, unindo trabalho empírico e análise teórica. Em virtude da perda de sua tradição intelectual, o marxismo para os frankfurtianos será alvo de um movimento autorreflexivo. O que será característico no marxismo ocidental é esta autorreflexão do que era, foi e seria futuramente o marxismo, com obras que trataram de temas como o “novo” papel do materialismo histórico, o conceito de história, a tomada da consciência de classe, a cultura, a arte, literatura, enfim, todos considerados como categorias e instrumentos para se pensar as transformações, a validade, as limitações, possíveis caminhos e leituras do marxismo diante da sociedade industrializada moderna. Segundo Danilo Marcondes, os autores ligados à Escola de Frankfurt não se pretendiam realmente comentadores ou intérpretes do pensamento de Marx, mas tinham como proposta buscar inspiração no marxismo para uma análise da sociedade contemporânea.

Para os frankfurtianos, a razão que desponta com a valorização da ciência cada vez mais evidente, trata-se de uma razão instrumental. Assim, o que se tinha era uma racionalidade de cunho positivista que visava a dominação e intervenção na natureza a serviço do poder do capital, estendendo-se esta dominação também aos homens, cada vez mais alienados dos processos sociais em que estavam envolvidos. Logo a ciência não seria imparcial, mas controlaria o exterior e o interior do homem. Ainda segundo Danilo Marcondes, para a Escola de Frankfurt alguns dos aspectos centrais dessa dominação da técnica seriam a indústria cultural e a massificação do conhecimento, da arte e da cultura que se produzia naquele contexto diluindo-se assim a força expressiva de cada um, seus significados próprios, transformando tudo em objeto de consumo.

Assim, os intelectuais da Escola de Frankfurt conduziram suas obras a uma esfera crítica e reflexiva quanto ao marxismo, abordando categorias e conceitos que ora dizem muito sobre as consequências e rumos da prática marxista do passado e daquele momento em que escreviam, ora dizem respeito a uma espécie de proposta ou releitura daquilo que poderia (ou não) e mereceria ser feito. Logo, será da preocupação em sugerir e descortinar uma realidade reificada e “contaminada” pela lógica capitalista que nascerão tais trabalhos, num questionamento quanto às maneiras de se alcançar a efetiva tomada da consciência de classe e, dessa forma, superar a conjuntura capitalista dada.

Paulo Silvino Ribeiro
Colaborador Brasil Escola
Bacharel em Ciências Sociais pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas
Mestre em Sociologia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Doutorando em Sociologia pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

fonte: Sociologia - Brasil Escola

sábado, 14 de abril de 2012

MANTRA-OM SHANEI NAMAHA - VYANAH- Full CD@ Vyanah.com



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MANTRA-OM NAMAHA SHIVAY-VYANAH- Full CD@ Vyanah.com



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Estão abertas as inscrições para o Projeto Sala de Leitura, da Unidade de Lorena.

Sala de Leitura abre inscrições.
23/04
Estão abertas as inscrições para o Projeto Sala de Leitura, da Unidade de Lorena.
Os livros deste semestre, são:
1. Memórias do Oratório de São Francisco de Sales. Autor Dom Bosco.
2. O desaparecimento da infância, de Neil Portman.
3. Café da Manhã com Sócrates, de Robert Rowland Smith.
4. Aprendi com meu Pai, de Luis Colombini.
5. Steve Jobs, de Walter Isaacson.


Exibir mapa ampliado

Os estudantes interessados devem se inscrever neste site: http://www.lo.unisal.br/sistemas/saladeleitura/principal.asp
A Sala de Leitura será aberta no dia 23 de abril. As inscrições encerram-se no dia 16 de abril.
Lorena - Lorena / São Joaquim
Rua Dom Bosco, 284 - - Centro - Lorena / SP
Pabx: (12)3159-2033
Central de Atendimento Ao Aluno: (12)3159-2033 Ramal: 225
Pós-graduação: (12)3159-2033 Ramal: 282     

Dicionário Mítico Etimológico Junito De Souza Brandão

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