domingo, 21 de julho de 2013

A JMJ e o Papa Francisco no Brasil



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Coleção Fono na escola - 03 livros + 03 CDs Mais de 150 encartes com atividades Márcia Honora / Mary Lopes Esteves Frizanco . Indicação de leitura do do editor do Blog.


Coleção Fono na escola - 03 livros + 03 CDsColeção Fono na escola - 03 livros + 03 CDs
Mais de 150 encartes com atividades

Márcia Honora / Mary Lopes Esteves Frizanco
 

 


ISBN: 9788538006725
Edição: 1     Ano: 2009


Esta coleção é o resultado de alguns anos de trabalho de uma fonoaudióloga e de uma pedagoga na assessoria para professores de uma rede pública do Estado de São Paulo.

O intuito desta coleção é levar informações sobre os principais distúrbios fonoaudiológicos que os alunos apresentam até completarem o Ensino Fundamental I, ou seja, dez anos. O objetivo é que essas informações sejam transmitidas com linguagem acessível, clara e exemplicificada, levando ao conhecimento do professor a teoria, os possíveis exames, o tratamento e as possíveis contribuições que a escola poderá oferecer para um melhor desenvolvimento do aluno, podendo mudar sua postura e entendimento frente a algumas alterações fonoaudiológicas frequentes nesta faixa etária.

Não temos a intenção de que a professora, que já tem a sua função, venha desenvolver o papel de fonoaudióloga do aluno. Este trabalho deverá ser realizado por um profissional competente da área, fora da escola.
A intenção deste trabalho é que a professora de sala de aula possa ter um conhecimento sobre estes distúrbios e, de forma lúdica, auxiliar o aluno em suas necessidades, entendendo que muita coisa pode ser feira na escola.
Esta coleção possui três volumes, discutindo as mais frequentes patologias fonoaudiológicas que envolvem os alunos na faixa etária do Ensino Infantil e Fundamental, e cada um deles traz os conhecimentos específicos da área da Fonoaudiologia e da Pedagogia.
Sumário:

DIFICULDADES NA LINGUAGEM

Livro teórico com dados clínicos e pedagógicos das deficiências que englobam os distúrbios da linguagem, envolvendo atraso de linguagem, troca de letras na fala, gagueira, entre outras.
É acompanhado por encartes com atividades lúdicas específicas para o professor desenvolver em sala de aula um trabalho que favoreça o processo de aquisição da linguagem de todos os alunos, contribuindo, em especial, para o aluno que apresenta esse distúrbio.
Cd com jogos para estimular a linguagem
* Aquisição de Linguagem
* Dislalia
* Atrasos de Linguagem
* Troca de Letras
* Gagueira

DIFICULDADES NA AUDIÇÃO

Livro teórico com dados clínicos e pedagógicos dos problemas auditivos, envolvendo a perda de audição, otites de repetição, distúrbio do processamento auditivo central, implante coclear, entre outros.
É acompanhado por encartes com atividades específicas para o professor propiciar um ambiente favorável para a aprendizagem de todos os alunos. Este livro também é acompanhado de CDS para que o professor tenha o material necessário para desenvolver com seus alunos as atividades propostas.
Cd com jogos para estimular a audição; bingo sonoro; desenhando o que escuto; Percebendo cada som
* Uso de aparelhos auditivos
* Implante coclear
* Distúrbio no Processamento auditivo central
* Perdas auditivas
* Otites de Repetição

DIFICULDADES NA ESCRITA

Livro teórico com dados clínicos e pedagógicos das deficiências que englobam os distúrbios da escrita, envolvendo dislexia, disgrafia, discalculia, entre outras.
É acompanhado por encartes com atividades lúdicas específicas para o professor propiciar um ambiente favorável para a alfabetização de todos os alunos.
Cd com jogos e cantigas para estimular a escrita

* Dislexia
* Disgrafia
* Discalculia
* Disortografia

*Informamos que alguns encartes correspondentes aos três livros da coleção Fono na Escola, por terem o formato diferenciado, encontram-se embaixo dos livros e não na lateral, como a maioria.*

fonte:http://www.clickbooks.com.br/product_info.php?products_id=1948&osCsid=ln106rt4o0vikm90j2tkea8c90


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Psicólogo na Escola

por Regina Célia de Souza 



(...) sou a favor dos psicólogos práticos, a favor do trabalho prático e, portanto, em sentido amplo, a favor da ousadia e do aprofundamento de nosso ramo da ciência na própria vida.(Vygotsky,1968) 

O que consiste este trabalho prático do psicólogo na educação? 

Num primeiro momento, relacionar os conhecimentos específicos da Psicologia com os conhecimentos educativos. Para isso é necessário conhecer os temas da educação e o funcionamento da escola enquanto instituição característica para que estes conhecimentos possam ser articulados. 

Cabe ressaltar que o trabalho prático, a que se refere Vygotsky, não é um trabalho afastado da teoria, nem uma superposição do campo psicológico sobre o educacional, e sim um trabalho de reflexão da prática a partir da teoria. 

Assim, apoiado em seus pressupostos teóricos e estes, por sua vez, já articulado ao conhecimento educativo, a grande contribuição do psicólogo escolar reside nos bastidores da instituição, isto é, sua ação deve desenvolver-se prioritariamente com os professores e não com os alunos, contribuindo para que eles estejam cada vez mais fortalecidos e instrumentalizados para uma atuação de qualidade junto ao alunado. 

Hoje não temos dúvidas de que o trabalho mais importante que um psicólogo possa desenvolver nas instituições de educação é a formação em serviço de seus educadores. 

Neste sentido, sua contribuição pode apontar algumas direções: 

Ajudar o educador a refletir sobre sua infância, para melhor compreender a infância de seus alunos; 
Contribuir para que o educador infantil possa rever sua identidade enquanto profissional, encontrando um sentido cada mais significativo par seu fazer pedagógico; 
Auxiliar o educador no convívio das relações grupais; - nas relações de equipe e na construção da turma enquanto grupo; 
Ajudar o educador a refletir sobre sua família para melhor compreender a dinâmica familiar de seus alunos e novo perfil familiar ; 
Ajudar o educador a refletir e conhecer sobre o desenvolvimento humano e os processos ensino/aprendizagem com base nos fundamentos teóricos que sustentam sua prática, possibilitando que ele possa compreender e encaminhar, com clareza, o percurso de escolarização de seus alunos evitando os excessivos encaminhamentos a sessões psicopedagógicas. 
Além disso, não se deve perder de vista algumas questões éticas e políticas: 

É preciso que o psicólogo compreenda que no cenário escolar, da mesma forma que outros técnicos presentes na escola, ele não é o protagonista da cena. Seu trabalho é nos bastidores, buscando promover o educador em suas necessidades de reflexão e de construção de conhecimento. Para isso é fundamental que tenha uma visão integrada desse educador-sujeito, pois seu trabalho é ajudá-lo a se descobrir, a se desvelar, alcançando segurança, autonomia na sala de aula. E isso só é possível através do respeito – respeito por um conhecimento que o professor construiu referente ao cotidiano da sala de aula e que é o objetivo primeiro da escola; e respeito pela pessoa do educador, não lhe lançando interpretações que não está preparado para ouvir – a escola não espaço para clínica psicológica. 

Mas, além disso o que pode fazer o psicólogo escolar? 

Pode: 

desenvolver trabalhos de Orientação Vocacional e Profissional com os alunos; 
desenvolver ações preventivas junto com o corpo docente no que se refere à uso de drogas ; 
desenvolver ações esclarecedoras junto com o corpo docente para os alunos sobre sexualidade, ética, agressividade... 
desenvolver ações esclarecedoras junto com o corpo docente para as famílias sobe desenvolvimento humano, prevenção do uso de drogas, sexualidade, agressividade, ética... 
desenvolver ações esclarecedoras junto com o corpo docente para as famílias sobre o desenvolvimento acadêmico dos alunos; 
desenvolver ações esclarecedoras junto com o corpo docente para famílias e alunos sobre a metodologia e os objetivos da escola; 
participar com toda equipe da escola da construção de seu projeto político pedagógico; 
desenvolver trabalho de relações grupais para que a equipe da escola possa cada dia melhorar suas relações interpessoais. 
* artigo adaptado do texto: “O psicólogo e a educação – uma relação possível” publicado no livro “A práxis na formação de educadores infantis” da mesma autora. Ed. DP&A. 2002. RJ.



http://www.brasilescola.com/psicologia/psicologo-na-escola.htm

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sábado, 20 de julho de 2013

O GADO, PROTESTOS no BRASIL e a NOVA ORDEM MUNDIAL [PREPARE-SE]



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67 - Esclarecimento sobre a PLC 03-2013



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ARROGÂNCIA REVOLUCIONÁRIA NÃO PODE MELHORAR O MUNDO - CONHECIMENTO REAL ...



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Crime Organizado, Farcs, Estado, Polícia (O poder paralelo). por João Maria



Anexo:Lista de países por taxa de homicídio intencional
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_pa%C3%ADses_por_taxa_de_homic%C3%ADdio_intencional#cite_note-35

Fiodor Mikhailovitch Dostoievski Título: Crime e Castigo Data da Digitalização: 2004 Data Publicação Original: 1866
http://www.slideshare.net/joaomaria/fiodor-mikhailovitch-dostoievski-ttulo-crime-e-castigo-data-da-digitalizao-2004-data-publicao-original-1866

José Ortega Y Gasset La Rebelion De Las Masas
http://www.slideshare.net/lucyvidalecheverria/jos-ortega-y-gasset-la-rebelion-de-las-masas-2336041

Project Syndicate: o oráculo de George Soros
http://www.midiasemmascara.org/artigos/globalismo/14214-project-syndicate-o-oraculo-de-george-soros.html

http://www.midiasemmascara.org/search.html?searchword=farcs&ordering=&searchphrase=all

Aparelhamento Ideológico do Estado o que é, por João Maria Andarilho Utópico
https://www.youtube.com/watch?v=jj3bE_7kHgA

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Crime Organizado, Farcs, Estado, Polícia (O poder paralelo). por João Maria



Anexo:Lista de países por taxa de homicídio intencional
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_pa%C3%ADses_por_taxa_de_homic%C3%ADdio_intencional#cite_note-35

Fiodor Mikhailovitch Dostoievski Título: Crime e Castigo Data da Digitalização: 2004 Data Publicação Original: 1866
http://www.slideshare.net/joaomaria/fiodor-mikhailovitch-dostoievski-ttulo-crime-e-castigo-data-da-digitalizao-2004-data-publicao-original-1866

José Ortega Y Gasset La Rebelion De Las Masas
http://www.slideshare.net/lucyvidalecheverria/jos-ortega-y-gasset-la-rebelion-de-las-masas-2336041

Project Syndicate: o oráculo de George Soros
http://www.midiasemmascara.org/artigos/globalismo/14214-project-syndicate-o-oraculo-de-george-soros.html

http://www.midiasemmascara.org/search.html?searchword=farcs&ordering=&searchphrase=all

Aparelhamento Ideológico do Estado o que é, por João Maria Andarilho Utópico
https://www.youtube.com/watch?v=jj3bE_7kHgA

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"Desbatismo" e outras asnices da ATEA e a jornalista Rachel Scherazade



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“O Futuro Saqueado” CORTELLA

“O Futuro Saqueado”

O Futuro Saqueado - Mário Sérgio Cortella
Olá, Mentes!
Alguns meses sem post, semestre corrido e aqui estou novamente!
Hoje trago para a leitura de vocês (um pouco longa, confesso, mas ótima!), um capítulo do livro Não Nascemos Prontos! Deste moço da imagem, Filósofo e Dr. em Educação Mário Sérgio Cortella, que admiro muito. Conheci suas palestras e logo que pude, adquiri o livro que traz como sub títuloProvocações Filosóficas. Bem, no mínimo nos faz pensar um pouco, ou melhor, repensar algumas lógicas que já estão impregnadas na nossa sociedade como paradigmas, ou até mesmo que ainda não tínhamos parado um minuto para pensar… A propósito, recomendo sua leitura!
O capítulo que trago, nos remete para um futuro que não estamos dando chance de acontecer, principalmente para nossos jovens que, em contrapartida estão encontrando a sua maneira para viver a vida, interpretando de forma errônea o tão conhecido “Carpe Diem”… Culpa nossa? Talvez!
Sem mais, desfrutem!!
O Futuro Saqueado:
“Estamos vivendo um saque antecipado do futuro! Parece alarmista ou, até, piegas, mas continuamos esboroando e furtando as condições de existência para as próximas gerações depois da nossa. Essa é uma situação inédita, pois, durante toda a trajetória evolutiva e histórica da espécie, a grande preocupação de qualquer comunidade humana vinha sendo garantir a continuidade e a melhoria das estruturas de manutenção da vida para os descendentes.
A questão central nesse saque não é exclusivamente a materialidade da situação, isto é, a degradação do meio ambiente e dos recursos naturais, dado que, ainda que de forma incipiente, disso estamos cuidando.
O  fulcro da problemática é, isso sim, os adultos admitirmos e promovermos o apodrecimento das esperanças nas novas gerações. A elas vimos negando o futuro e, com facilidade, ouvem de nós aterradores prognósticos. (Não haverá futuro! Não haverá emprego! Não haverá natureza!). Também desqualificamos o presente e o passado delas. (Isso não é vida; vocês não sabem brincar! Vocês não tiveram infância! Isso que vocês comem é porcaria! Isso não é música, é barulho!)
A tudo isso se dá um ar de fatalidade que indica a crença na impossibilidade de alterar essa rota coletiva; por isso, as novas gerações começaram a acreditar no mais ameaçador perigo para a convivência gregária e a solidadriedade: O individualismo exacerbado. A regra passa a ser a exaltação descontextualizada do carpe diem escrito por Horácio nas suas Odes; deixa de ser um “aproveita o dia”, entendido pelo poeta latino como sinal de equilíbrio e virtude moderadora, e passa a ser um “curta tudo o que puder, no menor tempo possível, pois só há um horizonte: a vida é breve e sem sentido e nada nos resta a não ser o momento”…
Não é casual que haja um aumento desproporcional de jovens (cada vez com menos idade) que desvaloriza a vida, começando pelo desprezo pela própria integridade física e mental; são vítimas fáceis das drogas fatais e do álcool sem medida, proporcionadores de felicidade (ou fuga) momentânea. Claro, desse modo, sem futuro, o presente fica insuportável; o grande Dostoievski escreveu em O idiota que “não foi quando descobriu a  América, mas quando estava prestes de descobri-la, que Colombo se sentiu feliz”.
Vive-se, além de tudo, uma sociedade consumista, na qual a mínima possibilidade de sentido fugaz encontra-se na posse, mesmo que circunstancial, de objetos que são anunciados como sendo os portadores do segredo da felicidade. Crianças bem pequenas perderam a capacidade de brincar sozinhas, com um maravilhoso universo imaginativo e abstrato, no qual, nada material precisava adentrar; agora elas têm “necessidades” inseridas nelas pela nossa inteligência adulta e veiculadas por uma mídia que nem sempre se preocupa com o papel formador que desempenha.
Há uma estonteante presentificação do futuro que pode sequestrar a compreensão da vida como história e processo coletivo, fazendo, por exemplo, que com o terceiro milênio ocidental recém-iniciado,  ele será todo vivido e passado já; fala-se no terceiro milênio como se ele fosse esgotar-se nas próximas décadas.
Não dá para supor um eterno presente; mesmo o fictício Dorian Gray, com o quase perene retrato, pagou caro pela sua ganância vital; nessa obra, Oscar Wilde fez aviso premonitório para quando algumas máscaras caírem: ” As crianças começam por amar os seus pais; quando crescem, julgam-nos; algumas vezes, perdoam-lhes”.”
 FONTES:
CORTELLA; M. S, Não Nascemos Prontos! Provocações Filosóficas. Petrópolis, RJ. Vozes, 2012

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Hoje é dia do aparecimento transcendental da Suprema Personalidade de Deus Sri Ranacandra. Rana Navami. dia 16/04/2024 terça-feira. Jejum até o por do sol

O SENHOR SRI RAMACHANDRA é uma poderosa encarnação da Suprema Personalidade de Deus como um rei ideal. Ele apareceu na Treta-yug...