domingo, 21 de julho de 2013

A JMJ e o Papa Francisco no Brasil



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Coleção Fono na escola - 03 livros + 03 CDs Mais de 150 encartes com atividades Márcia Honora / Mary Lopes Esteves Frizanco . Indicação de leitura do do editor do Blog.


Coleção Fono na escola - 03 livros + 03 CDsColeção Fono na escola - 03 livros + 03 CDs
Mais de 150 encartes com atividades

Márcia Honora / Mary Lopes Esteves Frizanco
 

 


ISBN: 9788538006725
Edição: 1     Ano: 2009


Esta coleção é o resultado de alguns anos de trabalho de uma fonoaudióloga e de uma pedagoga na assessoria para professores de uma rede pública do Estado de São Paulo.

O intuito desta coleção é levar informações sobre os principais distúrbios fonoaudiológicos que os alunos apresentam até completarem o Ensino Fundamental I, ou seja, dez anos. O objetivo é que essas informações sejam transmitidas com linguagem acessível, clara e exemplicificada, levando ao conhecimento do professor a teoria, os possíveis exames, o tratamento e as possíveis contribuições que a escola poderá oferecer para um melhor desenvolvimento do aluno, podendo mudar sua postura e entendimento frente a algumas alterações fonoaudiológicas frequentes nesta faixa etária.

Não temos a intenção de que a professora, que já tem a sua função, venha desenvolver o papel de fonoaudióloga do aluno. Este trabalho deverá ser realizado por um profissional competente da área, fora da escola.
A intenção deste trabalho é que a professora de sala de aula possa ter um conhecimento sobre estes distúrbios e, de forma lúdica, auxiliar o aluno em suas necessidades, entendendo que muita coisa pode ser feira na escola.
Esta coleção possui três volumes, discutindo as mais frequentes patologias fonoaudiológicas que envolvem os alunos na faixa etária do Ensino Infantil e Fundamental, e cada um deles traz os conhecimentos específicos da área da Fonoaudiologia e da Pedagogia.
Sumário:

DIFICULDADES NA LINGUAGEM

Livro teórico com dados clínicos e pedagógicos das deficiências que englobam os distúrbios da linguagem, envolvendo atraso de linguagem, troca de letras na fala, gagueira, entre outras.
É acompanhado por encartes com atividades lúdicas específicas para o professor desenvolver em sala de aula um trabalho que favoreça o processo de aquisição da linguagem de todos os alunos, contribuindo, em especial, para o aluno que apresenta esse distúrbio.
Cd com jogos para estimular a linguagem
* Aquisição de Linguagem
* Dislalia
* Atrasos de Linguagem
* Troca de Letras
* Gagueira

DIFICULDADES NA AUDIÇÃO

Livro teórico com dados clínicos e pedagógicos dos problemas auditivos, envolvendo a perda de audição, otites de repetição, distúrbio do processamento auditivo central, implante coclear, entre outros.
É acompanhado por encartes com atividades específicas para o professor propiciar um ambiente favorável para a aprendizagem de todos os alunos. Este livro também é acompanhado de CDS para que o professor tenha o material necessário para desenvolver com seus alunos as atividades propostas.
Cd com jogos para estimular a audição; bingo sonoro; desenhando o que escuto; Percebendo cada som
* Uso de aparelhos auditivos
* Implante coclear
* Distúrbio no Processamento auditivo central
* Perdas auditivas
* Otites de Repetição

DIFICULDADES NA ESCRITA

Livro teórico com dados clínicos e pedagógicos das deficiências que englobam os distúrbios da escrita, envolvendo dislexia, disgrafia, discalculia, entre outras.
É acompanhado por encartes com atividades lúdicas específicas para o professor propiciar um ambiente favorável para a alfabetização de todos os alunos.
Cd com jogos e cantigas para estimular a escrita

* Dislexia
* Disgrafia
* Discalculia
* Disortografia

*Informamos que alguns encartes correspondentes aos três livros da coleção Fono na Escola, por terem o formato diferenciado, encontram-se embaixo dos livros e não na lateral, como a maioria.*

fonte:http://www.clickbooks.com.br/product_info.php?products_id=1948&osCsid=ln106rt4o0vikm90j2tkea8c90


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Psicólogo na Escola

por Regina Célia de Souza 



(...) sou a favor dos psicólogos práticos, a favor do trabalho prático e, portanto, em sentido amplo, a favor da ousadia e do aprofundamento de nosso ramo da ciência na própria vida.(Vygotsky,1968) 

O que consiste este trabalho prático do psicólogo na educação? 

Num primeiro momento, relacionar os conhecimentos específicos da Psicologia com os conhecimentos educativos. Para isso é necessário conhecer os temas da educação e o funcionamento da escola enquanto instituição característica para que estes conhecimentos possam ser articulados. 

Cabe ressaltar que o trabalho prático, a que se refere Vygotsky, não é um trabalho afastado da teoria, nem uma superposição do campo psicológico sobre o educacional, e sim um trabalho de reflexão da prática a partir da teoria. 

Assim, apoiado em seus pressupostos teóricos e estes, por sua vez, já articulado ao conhecimento educativo, a grande contribuição do psicólogo escolar reside nos bastidores da instituição, isto é, sua ação deve desenvolver-se prioritariamente com os professores e não com os alunos, contribuindo para que eles estejam cada vez mais fortalecidos e instrumentalizados para uma atuação de qualidade junto ao alunado. 

Hoje não temos dúvidas de que o trabalho mais importante que um psicólogo possa desenvolver nas instituições de educação é a formação em serviço de seus educadores. 

Neste sentido, sua contribuição pode apontar algumas direções: 

Ajudar o educador a refletir sobre sua infância, para melhor compreender a infância de seus alunos; 
Contribuir para que o educador infantil possa rever sua identidade enquanto profissional, encontrando um sentido cada mais significativo par seu fazer pedagógico; 
Auxiliar o educador no convívio das relações grupais; - nas relações de equipe e na construção da turma enquanto grupo; 
Ajudar o educador a refletir sobre sua família para melhor compreender a dinâmica familiar de seus alunos e novo perfil familiar ; 
Ajudar o educador a refletir e conhecer sobre o desenvolvimento humano e os processos ensino/aprendizagem com base nos fundamentos teóricos que sustentam sua prática, possibilitando que ele possa compreender e encaminhar, com clareza, o percurso de escolarização de seus alunos evitando os excessivos encaminhamentos a sessões psicopedagógicas. 
Além disso, não se deve perder de vista algumas questões éticas e políticas: 

É preciso que o psicólogo compreenda que no cenário escolar, da mesma forma que outros técnicos presentes na escola, ele não é o protagonista da cena. Seu trabalho é nos bastidores, buscando promover o educador em suas necessidades de reflexão e de construção de conhecimento. Para isso é fundamental que tenha uma visão integrada desse educador-sujeito, pois seu trabalho é ajudá-lo a se descobrir, a se desvelar, alcançando segurança, autonomia na sala de aula. E isso só é possível através do respeito – respeito por um conhecimento que o professor construiu referente ao cotidiano da sala de aula e que é o objetivo primeiro da escola; e respeito pela pessoa do educador, não lhe lançando interpretações que não está preparado para ouvir – a escola não espaço para clínica psicológica. 

Mas, além disso o que pode fazer o psicólogo escolar? 

Pode: 

desenvolver trabalhos de Orientação Vocacional e Profissional com os alunos; 
desenvolver ações preventivas junto com o corpo docente no que se refere à uso de drogas ; 
desenvolver ações esclarecedoras junto com o corpo docente para os alunos sobre sexualidade, ética, agressividade... 
desenvolver ações esclarecedoras junto com o corpo docente para as famílias sobe desenvolvimento humano, prevenção do uso de drogas, sexualidade, agressividade, ética... 
desenvolver ações esclarecedoras junto com o corpo docente para as famílias sobre o desenvolvimento acadêmico dos alunos; 
desenvolver ações esclarecedoras junto com o corpo docente para famílias e alunos sobre a metodologia e os objetivos da escola; 
participar com toda equipe da escola da construção de seu projeto político pedagógico; 
desenvolver trabalho de relações grupais para que a equipe da escola possa cada dia melhorar suas relações interpessoais. 
* artigo adaptado do texto: “O psicólogo e a educação – uma relação possível” publicado no livro “A práxis na formação de educadores infantis” da mesma autora. Ed. DP&A. 2002. RJ.



http://www.brasilescola.com/psicologia/psicologo-na-escola.htm

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sábado, 20 de julho de 2013

O GADO, PROTESTOS no BRASIL e a NOVA ORDEM MUNDIAL [PREPARE-SE]



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67 - Esclarecimento sobre a PLC 03-2013



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ARROGÂNCIA REVOLUCIONÁRIA NÃO PODE MELHORAR O MUNDO - CONHECIMENTO REAL ...



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Crime Organizado, Farcs, Estado, Polícia (O poder paralelo). por João Maria



Anexo:Lista de países por taxa de homicídio intencional
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_pa%C3%ADses_por_taxa_de_homic%C3%ADdio_intencional#cite_note-35

Fiodor Mikhailovitch Dostoievski Título: Crime e Castigo Data da Digitalização: 2004 Data Publicação Original: 1866
http://www.slideshare.net/joaomaria/fiodor-mikhailovitch-dostoievski-ttulo-crime-e-castigo-data-da-digitalizao-2004-data-publicao-original-1866

José Ortega Y Gasset La Rebelion De Las Masas
http://www.slideshare.net/lucyvidalecheverria/jos-ortega-y-gasset-la-rebelion-de-las-masas-2336041

Project Syndicate: o oráculo de George Soros
http://www.midiasemmascara.org/artigos/globalismo/14214-project-syndicate-o-oraculo-de-george-soros.html

http://www.midiasemmascara.org/search.html?searchword=farcs&ordering=&searchphrase=all

Aparelhamento Ideológico do Estado o que é, por João Maria Andarilho Utópico
https://www.youtube.com/watch?v=jj3bE_7kHgA

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