sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Indicações de filmes 1, João Maria Andarilho utópico.


Papillon, 1973)
cartaz de Papillon
• Direção: Franklin J. Schaffner
• Roteiro: Henri Charrière (livro)Dalton Trumbo (roteiro)Lorenzo Semple Jr. (roteiro)
• Gênero: Aventura/Biografia/Drama
• Origem: Estados Unidos
• Duração: 150 minutos
• Tipo: Longa-metragem


• Sinopse: A Ilha do Diabo é uma prisão impossível de se escapar, onde diversas barbaridades acontecem. Henri 'Papillon' Charriere planeja ser o primeiro a conseguir escapar desse inferno, mas Louis Dega exita em seguir o plano do amigo.

• Palavras-chave: corrupçãoprisãotraição
Elenco


• Steve McQueen (I)  Henri 'Papillon' Charriere
• Dustin Hoffman  Louis Dega
• Victor JoryChefe Índio
• Don GordonJulot
• Anthony ZerbeToussaint
• Robert DemanMaturette
• Woodrow ParfreyClusiot
• Bill MumyLariot
• George Coulouris  Dr. Chatal
• William SmithersWarden Barrot
• Val Avery  Pascal
traller aquhttp://www.youtube.com/watch?v=Gv64LEvqK6g


Os Suspeitos

Os Suspeitos


Sinopse e detalhes


Após uma explosão no cais, a polícia contabiliza 27 corpos e duas testemunhas: um húngaro em estado crítico e um conhecido ladrão deficiente físico, que saiu completamente ileso. Quando os dois dão seus depoimentos, fica clara a participação de Keyser Soze, húngaro misterioso e impiedoso que foi o mentor de um golpe contra um grupo de traficantes de drogas da Argentina. Mas quem é esse homem?

O JURÍ

O Júri

Sinopse e detalhes


Após considerar que uma grande empresa é a culpada pela morte de seu marido, uma viúva decide entrar com um processo na justiça, pedindo uma indenização milionária. Para defendê-la ela contrata o advogado Wendell Fohr (Dustin Hoffman). Porém Fohr precisará enfrentar Rankin Fitch (Gene Hackman), um especialista em selecionar os jurados de forma a garantir de antemão sua vitória no julgamento. Porém o que Fohr e Fitch não contavam é que um dos jurados, Nicholas Easter (John Cusack), tem seus planos para manipular o júri. E, com o apoio de Marlee (Rachel Weisz), passa a chantagear a dupla avisando que o veredicto desejado sairá bastante caro. traller aqui

UM CRIME DE MESTRE

Um Crime de Mestre

Sinopse e detalhes


Willy Beachum (Ryan Gosling) é um jovem e ambicioso promotor público, que está no melhor momento de sua vida profissional. Ele tem 97% de vitória nos casos em que atuou e está prestes a assumir um cargo na famosa agência Wooton Sims. Porém, antes de deixar o cargo de promotor ele tem um último desafio pela frente: Ted Crawford (Anthony Hopkins). Após descobrir que sua esposa o estava traindo, Ted a matou com um tiro na cabeça. Parecia um caso simples, já que era um crime premeditado e com uma confissão clara, mas Ted cria um labirinto complexo em torno do caso de forma a tentar sua absolvição. traller aqui

Elenco: Samuel L. Jackson, Ed Harris, Eva Mendes, Keke Palmer, Luis Guzmán, Christa Campbell, Ritchie Montgomery, Robert Forster, Peter Franzén.
Direção: Renny Harlin
Gênero: Policial
Duração: 90 min.
Distribuidora: Paris Filmes
Estreia: 02 de Novembro de 2008
Sinopse: Um ex-policial, especialista em limpar cenas de crimes em Los Angeles, cai em uma cilada: ao limpar um crime que jamais foi denunciado à polícia, ele se torna cúmplice de um assassinato. trailler aqui



Obrigado pela visita, volte sempre.
  pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Vídeos enviados (playlist)



>Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

A Filosofia e a Literatura Brasileira



Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

A unidade transcendente das religiões é um conceito-chave da Filosofia Perene.


unidade transcendente das religiões é um conceito-chave da Filosofia Perene.
Formulado por Frithjof Schuon1 na obra de mesmo nome (1948), no qual o autor sustenta, em síntese, que a unidade das grandes religiões mundiais (CristianismoIslãBudismoHinduísmoTaoísmo) deve ser buscada no plano metafísico, espiritual e transcendente. Dado que no plano dos dogmas, ritos e moralidades as religiões inevitavelmente se opõem, pois as formas são diversas, mas a essência transcendente é convergente.
A edição em português mais recente de A Unidade Transcendente das Religiões, traduzida a partir da última edição francesa, de 1979, foi lançada em São Paulo, em 2011, pela editora do IRGET (Instituto René Guénon de Estudos Tradicionais). A primeira edição em português foi publicada pela editora Martins, em São Paulo, em 1952. O original francês foi publicado em Paris, em 1948.
O conceito de unidade transcendente aponta para o fato de que, no coração de cada religião, há um cerne de verdade—sobre Deus, o homem, a oração e a moralidade—que é idêntico.
As diversas religiões mundiais são de fato diferentes –- e esta é precisamente a razão de ser. É o cerne essencial que é idêntico, não a forma exterior. De acordo com Frithjof Schuon, todas as grandes religiões são reveladas por Deus, e é por causa disso que cada qual fala em termos absolutos. Se não o fizesse, não seria uma religião, nem poderia oferecer os meios de salvação.2
O conceito subjacente e por assim dizer implícito da "unidade transcendente" pode ser encontrado na antiga Grécia, particularmente em Platão e, mais tarde, nos neoplatónicos. No Cristianismo, Mestre Eckhart (no Catolicismo) e São Gregório Palamas (no Cristianismo oriental) apontaram para a mesma idéia, a qual é também encontrada no Islã, sobretudo na vertente mística, o Sufismo. Segundo este teoria todas as religiões possuiriam, além de uma dimensão exterior ou exotérica, legal ou convencional, uma dimensão esotérica ou interior, que é simultaneamente universal e que se abre para as outras formulações desta mesma verdade. E é justamente tal universalidade que o conceito de Schuon almeja abarcar.3

Referências

Ver também




Frithjof Schuon (Basiléia18 de junho de 1907 — Bloomington5 de maio de 1998) foi um mestre espiritual, metafísico, filósofo das religiões, poeta e pintor, principal porta-voz da Filosofia Perene, juntamente com René Guénon.
Nascido na Suíça alemã, Frithjof Schuon se estabeleceu em Paris na juventude, onde exerceu seu ofício de desenhista têxtil. De perfil filosófico e espiritual, absorveu jovem ainda as obras de Platão e do Vedanta indiano, interessando-se ao mesmo tempo pela sabedoria mística e esotérica das grandes religiões mundiais, especialmente pelo Cristianismo,Islã e Budismo.
Leitor do metafísico francês René Guénon, ele viajou ao Cairo em 1938 e em 1939 para conhecê-lo pessoalmente. No Magrebe, buscou o conhecimento espiritual dos mestres sufis, tendo contatado especialmente a tariqa (confraria mística) do celebre mestre SufiAhmad al-Alawi.
Após a Segunda Grande Guerra, Schuon, então residente em Lausanne, empreendeu diversas viagens internacionais, com o objetivo de contatar autoridades espirituais das diversas tradições e recolher material para seus livros. Visitou a Índia, o Egito, o Marrocos, Grécia, Espanha e as planícies da América do Norte, para travar contato direto com o patrimônio espiritual dos índios. Sua Via espiritual, centrada na "religio perennis", difundiu-se ao longo das últimas décadas pela Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia.
Frithjof Schuon faleceu em 5 de maio de 1998 em Bloomington, Indiana, EUA, para onde havia emigrado em 1980.


Filosofia Perene é um termo geralmente usado como sinônimo de Sanatana Dharma (sânscrito para “Verdade perene ou eterna”).
O filósofo alemão Gottfried Leibniz o utilizou para designar a filosofia comum e eterna subjacente às grandes religiões mundiais, em particular as místicas ou esoterismos. O termo foi cunhado na época do Renascimento por Agostinho Steuco, bibliotecário doVaticano no século XVI, no livro De Perenni Philosophia libri X, de 1540.
Santo Agostinho (354-430) de certa forma se referiu à sabedoria perene quando escreveu: “Aquilo que hoje é chamado de religião cristã já existia entre os antigos e nunca cessou de existir desde as origens do gênero humano, até o tempo em que o próprio Cristo veio e os homens começaram a chamar de cristã a verdadeira religião que já existia anteriormente.” (De Vera Religione: X, 19)
O conceito é o princípio fundamental da “Escola Perenialista” (ou Tradicionalista), formalizada nos escritos dos metafísicos Frithjof Schuon (1907-1998) e René Guénon (1886-1951). A ideia central da Filosofia Perene é que a Verdade metafísica fundamental é una, universal e perene, e que as diferentes religiões constituem distintas linguagens que expressam esta Verdade única.
A Filosofia Perene reconhece o fato de que os sistemas de PitágorasPlatãoAristóteles e Plotino indubitavelmente expõem as mesmas verdades que estão no coração do Cristianismo. Subsequentemente, o significado do termo foi ampliado para englobar as metafísicas e as místicas das grandes religiões mundiais, especialmente CristianismoIslãBudismo e Hinduísmo.
Um dos conceitos fundamentais da Escola Perenialista é o da "unidade transcendente das religiões" – título do primeiro livro de Frithjof Schuon publicado no Brasil. Ele afirma que, no coração de cada religião, há um cerne de verdade (sobre Deus, o homem, a oração e a moralidade) que é idêntico. As diversas religiões mundiais são, de fato, diferentes – e esta é precisamente sua razão de ser. É o cerne essencial que é idêntico, não a forma exterior. Todas as grandes religiões mundiais foram reveladas por Deus, e é por causa disso que cada qual fala em termos absolutos. Se não o fizesse, não seria uma religião, nem poderia oferecer os meios de salvação.
Mais recentemente, o termo foi popularizado pelo autor britânico Aldous Huxley, no livro de 1945, The Perennial Philosophy.

Livros em Português

Entre os livros da Filosofia Perene publicados em Português, incluem-se:
    • A Crise do Mundo Moderno (Lisboa, 1977)
    • O Reino da Quantidade e os Sinais dos Tempos (Lisboa, 1989)
    • Os Símbolos da Ciência Sagrada (São Paulo, 1989)
    • A Grande Tríade (São Paulo, 1983)
    • O Rei do Mundo (Lisboa, 1982)
    • O esoterismo de Dante (Lisboa, 1995) ISBN 9789726994930
    • A Filosofia Perene: uma interpretação dos grandes místicos do Oriente e do Ocidente ( Ed. Globo, 2010)
    • Ocultismo e Religião: em Freud, Jung e Mircea Eliade (São Paulo, 2011). Em co-autoria com Harry OldmeadowISBN 978-85-348-0336-6
    • Homens de um livro só: o Fundamentalismo no Islã, no Cristianismo e no pensamento moderno (Rio de Janeiro, 2008) ISBN 978-85-7701-283-1
    • A Inteligência da Fé: Cristianismo, Islã, Judaísmo (Rio de Janeiro, 2006)
    • Mística Islâmica: convergência com a espiritualidade cristã (Petrópolis, 2001) ISBN 85-326-2357-3
    • Iniciação ao Islã e Sufismo (Rio de Janeiro, 2000)

Ver também[editar]





Obrigado pela visita, e volte sempre.
  pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Deus Imanente e Transcendente

Deus Imanente e Transcendente


Deus Imanente e Transcendente

Introdução

Você já deve ter ouvido esta frase “Deus é Imanente e Transcendente”, porém você sabe o que isto quer dizer? Então aprendaseus significados e Saiba diferenciar os atributos do Senhor.

Deus é Imanente

A palavra imanente significa permanente inseparável do sujeito que não desaparece. Em relação a Deus o que isto que dizer? Deus é imanente porque se manifesta na criação. Ele se intervém na criação e se relaciona com ela.

Deus é Transcendente
            A palavra Transcendente significa aquele que se ocupa das questões mais elevadas, superior que está acima das idéias e conhecimentos ordinários. Em relação a Deus o que isto quer dizer? Deus é Transcendente porque está acima da Criação, Deus como transcendente é Soberano, Soberania Significa poder supremo, autoridade. Deus como soberano faz o que quer na hora que quer, e não deve explicação a ninguém.

O perigo de se ter um Deus Imanente, mas não Transcendente

            Deus é imanente e é Transcendente, há pessoas que só querem Deus como imanente, ou seja, um Deus que se relaciona com a Criação, dando bênçãos e grandes vitorias. Em (2 Co 6.16), Paulo escreve que Deus Anda e habita com seu povo, isso demonstra relacionamento do Criador com a Criatura, sua Imanência.
            Porém os teólogos da prosperidade se esquecem que Deus também é Transcendeste, é soberano. Deus na sua soberania faz o que quer, em sua transcendência Deus está acima de tudo e de todos, e a criação está sujeita a sua vontade, não como ditadura, porque ele respeita o nosso livre-arbítrio, mas na sua vontade soberana, Deus como pai manda em nós que somos filhos e não nós nele, só podemos pedir e ele faz a sua vontade (Mt 6.10). Os teólogos da prosperidade não visam a Soberania de Deus, e determinam bênçãos e incentivam seus fieis a barganhar com Deus.
            Então o perigo de se ter Deus apenas como Imanente é porque, se descartarmos o querer soberano de Deus (Transcendência), seremos ignorantes e não vamos aceitar: a perca de um familiar, o "não" da porta de emprego, a doença inesperada, as percas de bens materiais etc. saiba de uma coisa Deus ele sabe o que faz, e pela sua onisciência ele age certo e só depois entenderemos o porque ele permitiu isto ou aquilo!

Não confunda todos os acontecimentos com o querer soberano de Deus

            Há certas coisas que acontecem na vida da gente não é porque Deus quer que ocorra, mas ele permite, pois como já falei, ele respeita o livre-arbítrio, ou seja, ele não se agrada na morte de um ímpio, ele não quer que um crente cometa pecados ou saia da presença dele, porém ele permite. Há pessoas vivendo em fracassos e sofrendo dizendo que foi o querer de Deus, não! Às vezes só é sua permissão, exemplo: uma pessoa fumante corre o risco de ter câncer no pulmão, se isto ocorre foi o querer soberano de Deus? Não! Mas a conseqüência do fumo foi à conseqüência dos pecados. Há crentes sofrendo conseqüências de pecados e dizem ser o querer soberano do Senhor. Cuidado saiba distinguir os acontecimentos da sua vida se são o querer soberano de Deus ou seu querer permissivo. Você sabe, pois tirando Deus só você conhece sua vida por completo.
            Às vezes o próprio homem é o causador de catástrofes e de desastres, como exemplo: caneletas entupidas quando chover vai ocorrer das águas entrarem nas casas das pessoas, casas construídas na beira dos rios quando vier à cheia a água vai entrar e destruir tudo pela frente. Então com isso entendemos que o Senhor é tão misericordioso que mesmo as pessoas dizendo que todas as desgraças que acontece ele é o causador, ele se compadece do ser humano e aí sim se intervém na criação dando livramentos, quantos testemunhos de livramentos de mortes não escutamos nessas cheias de rios, e em acontecimentos onde os homens foram causador como prédios mal construídos, terrorismo etc. Deus tem a vida na palma na sua mão e a vida sim esta no seu querer soberano só ele determina o dia de nossa morte (EC 3.1-2); (1 Samuel 2.6).  Porém o suicídio não é a vontade de Deus nem seu querer soberano, mas ele permite ninguém pode tirar sua própria vida quem isto faz já está condenado ao inferno.
            Aprenda isto todas as coisas estão debaixo do querer permissivo de Deus, mas nem todas as coisas estão debaixo do seu querer soberano. Amém.

Curiosidades em relação a Deus

 O nosso Deus é:

Onipresente: porque está presente em todos os lugares ao mesmo tempo.
Onisciente: Porque sabe de todas as coisas e sabe o pensamento de todos.
Onipotente: Só dele é o poder e a autoridade para reinar e fazer milagres, pois só ele existe e fora dele não existe outro.
Imutável: Deus não muda, ele não é tentado e a ninguém tenta, é o mesmo desde o principio e sempre será assim eternamente.      

                                                               Conclusão

            Não sejamos como os teólogos da prosperidade que se acha no direito de mandar em Deus, de ter o que quer na hora que quer com o pretexto de que o Senhor é imanente, desfrute do Deus Transcendente, agradeça como ele fez, ou está fazendo, é para seu bem, Sua soberania é inquestionável só confie nele, amém!

Bibliografia

Bíblia de Estudo almeida
Dicionario online priberam
Revista de Escola Dominical A verdadeira Prosperidade A vida Cristã Abundante (CPAD)
Autor: Diogo Araújo da Silva
Acesse: www.Auxiliardiogoaraujo.blogspot.com 
              

Obrigado pela visita, e volte sempre.
  pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Hoje é dia do aparecimento transcendental da Suprema Personalidade de Deus Sri Ranacandra. Rana Navami. dia 16/04/2024 terça-feira. Jejum até o por do sol

O SENHOR SRI RAMACHANDRA é uma poderosa encarnação da Suprema Personalidade de Deus como um rei ideal. Ele apareceu na Treta-yug...