quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Srimad-Bhagavatam [Canto 11 Cap. 7 verso 45] O Senhor Krsna instrui Uddhava

 *Todas as glórias a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada!
Fundador-Acarya da Sociedade Internacional da Consciência de Krsna_ISKCON
*Srimad-Bhagavatam  [Canto 11 Cap. 7 verso 45]
O Senhor Krsna instrui Uddhava
   As pessoas santas se tornam poderosas através da execução de austeridades. Sua consciência é inabalável porque não tentam desfrutar nada dentro do mundo material. Tais sábios naturalmente liberados aceitam alimentos que lhes são oferecidos pelo destino, e se por acaso comem algum alimento contaminado eles não são afetados, assim como o fogo, que queima as substâncias contaminadas que lhe são oferecidas.
Significado
 A palavra udara-bhajana indica que uma pessoa santa come só para manter o corpo e a alma juntos e não para o gozo dos sentidos. devem-se comer alimentos saborosos para manter a mente com boa disposição;  não se deve, porém, comer suntuosamente, porque isso produzirá desejo sexual e preguiça. A pessoa santa é sempre um perfeito cavalheiro e jamais é cobiçosa ou luxuriosa. Embora maya tente derrotá-la oferecendo-lhes diferentes engodos materiais, no final esses atrativos materiais são eles próprios derrotados pelo poder espiritual da pessoa santa. Portanto, jamais se deve desrespeitar uma personalidade espiritualmente avançada, deve-se, antes, adorá-la com reverência. Aproximar-se com displicência de uma personalidade consciente de Krsna é com o aproximar-se descuidadamente do fogo, que  queima de imediato se não for bem manipulado. O Senhor não perdoa o mau tratamento a um devoto puro.
verso – 46
  Uma pessoa santa, tal qual o fogo, algumas vezes aparece numa forma oculta e outras vezes, de forma patente. Para o bem-estar das almas condicionadas que desejam verdadeira felicidade, a pessoa santa pode aceitar a adorável posição de mestre espiritual e, assim como o fogo, ela reduz a cinzas todas as reações pecaminosas passadas e futuras daqueles que adoram, mediante a misericórdia aceitação de suas oferendas.
Significado
 Uma pessoa santa prefere ocultar sua eminente posição espiritual, mas para instruir as pessoas sofredoras do mundo às vezes ela revela sua própria grandeza. Isto é comparado ao fogo que às vezes queima despercebido sob as cinzas e às vezes queima abertamente. Assim como o fogo devora o ghi e outras oferendas dadas pelos executantes de sacrifício, assim também uma pessoa santa aceita o louvor oferecido por seus seguidores condicionados, sabendo que de fato todo louvor se destina ao Senhor Supremo, Krsna. Embora uma pessoa comum fique logo arrogante e tola ao receber louvor, estas tendências inauspiciosas numa pessoa santa reduzem-se a cinzas em virtude de seu apego à Verdade Absoluta. Dessa maneira, ela é exatamente como o fogo.
verso – 47
  Assim como o fogo se manifesta de diferentes maneiras em pedaços de lenha de diferentes tamanhos e qualidades, a onipotente Alma Suprema, tendo entrado nos corpos de forma de vida superiores e inferiores criados por Sua própria potência, parece assumir a identidade de cada uma delas.
Significado
  Embora o Senhor Supremo esteja dentro de tudo, tudo não é o Senhor. Através do modo da bondade o Senhor cria os sublimes corpos materiais de semideuses e brahmanas, e através da expansão do modo da ignorância Ele, de modo semelhante, cria os corpos de animais, sudras e outras formas inferiores de vida. O Senhor entra em todas essas criações superiores e inferiores, mas permanece vibhu, a todo-poderosa Personalidade de Deus. Srila Visvanatha Cakravarti Thakura explica que embora o fogo esteja presente dentro da madeira em brasa, ele solta labaredas quando remexemos a madeira. Assim também, embora a Personalidade de Deus esteja presente indiretamente em toda a parte, quando cantamos e ouvimos Suas glórias com amor e devoção o Senhor é movido a manifestar-Se e aparece diretamente ante Seus devotos
   As tolas almas condicionadas ignoram a presença espetacular do Senhor dentro de tudo e, em vez disso, absorvem sua consciência medíocre em suas próprias coberturas materiais, pensando: “Sou um homem forte”, “Sou uma bela mulher”, “Sou o homem mais rico desta cidade”, “Sou um Ph.D.” e assim por diante. Deve-se cortar esse enredamento inútil e aceitar o fato de que se é uma alma espiritual pura, servo eterno e bem-aventurado do Senhor Krsna.
seu servo_ gostha-vihari dasa (PS)
 ISKCON_Nova Gokula

Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare
Cante Hare Krishna e seja feliz!
 Colabore*
Quem canta Hare Krishna seus males espanta !




Obrigado pela visita, e volte sempre.
  pegue a sua no TemplatesdaLua.com

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

BLOGS E SITES ESPECIALIZADOS EM PLANOS DE AULAS DE GEOGRAFIA. (5ª a 9ª)

BLOGS E SITES ESPECIALIZADOS EM PLANOS DE AULAS DE GEOGRAFIA. (5ª a 9ª).



Abaixo links e atalhos, para Blogs e Sites especializados em planos de aulas Geografia ensino fundamental.

http://ensinandoageografar.blogspot.com/2007/06/portiflio_26.html

http://portifolioestagioestela.blogspot.com/2007/11/planos-de-aula.html

http://paiole.wordpress.com/2007/11/21/plano-de-aula/

http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/pdf/Esp_001/geografia5_8.pdf

http://manchageo.blogspot.com/2007/11/aula-simulada-plano-de-aula-5-srie.html
http://popnews.wordpress.com/2007/10/13/dicas-para-se-fazer-um-plano-de-aula/

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=Plano+de+aula+geografia+5%C2%AA+s%C3%A9rie&start=30&sa=N




fonte: http://espacoeducadoremacao.blogspot.com.br/p/blogs-e-sites-especializados-em-planos.html

Obrigado pela visita, volte sempre.

Planos de aulas, 1ª a 4ª séries e educação infantil níveis 1 a 3

Planos de aulas, 1ª a 4ª séries e educação infantil níveis 1 a 3


 
Planos de aulas e atividades de lição de casa. Para os anos iniciais do ensino fundamental. E também para educação infantil.

1ª série.
1ª série matemática.
Ciências 1ª série.
Geografia 1ª série.
História 1ª série
Língua Portuguesa 1ª série.

2ª série.
Matemática 2ª série.
Ciências 2ª série.
Línguia Portuguesa 2ª série.
Geografia 2ª série.
História 2ª série.

3ª série.
Ciências 3ª série.
Geografia 3ª série.
História 3ª série.
Língua Portuguesa 3ª.
Matemática 3ª série.

4ª série.
Língua Portuguesa 4ª série.
Ciências 4ª série.
Geografia 4ª série.
História 4ª série.
Matemática 4ª série.

Educação Infantil nível 1
Linguagem.
http://www.eaprender.com.br/tiki-smartpages_view.php?pageId=1040
Matemática.
http://www.eaprender.com.br/tiki-smartpages_view.php?pageId=1041
Natureza e Sociedade.
http://www.eaprender.com.br/tiki-smartpages_view.php?pageId=1042

Educação Infantil nível 2.
Linguagem.
Matemática.
Natureza e Sociedade.
Educação Infantil nível 3.
Linguagem.
Matemática.
Natureza e Sociedade.

Para ter acesso aos planos de aulas e projetos, clique no link abaixo da disciplina.
Obrigado por sua visita, volte sempre.

fonte: http://espacoeducadoremacao.blogspot.com.br/p/planos-de-aulas-1-4-series-e-educacao.html

Obrigado pela visita, volte sempre.

domingo, 16 de novembro de 2014

DICAS PARA PROFESSORES INICIANTES

DICAS PARA PROFESSORES INICIANTES





Prepare-se

Às vésperas da primeira aula, um professor pode ter algumas reações desagradáveis, como ansiedade e medo. O novo professor também pode acreditar que é tímido, e ter dúvidas quanto ao seu desempenho em sala. Não creio que isso possa ser considerado "normal", mas são reações freqüentes. Na minha opinião, isso decorre de uma avaliação distorcida que fazemos: imaginamo-nos dando aulas e as coisas dando errado, só que não incluímos na avaliação a preparação que iremos fazer. Você pode considerar os medos e ansiedades como procedentes, se você fosse dar aulas naquele momento. Inclua uma preparação no caminho entre o agora e o momento das aulas e você vai perceber que as emoções vão se modificando à medida que você vai se preparando. Isto vale, é claro, se você pretende se preparar o necessário para o que vai fazer.
Minhas sugestões para essa preparação:

1) Planeje bem as aulas
Faça um planejamento detalhado do que vai fazer, em conteúdo e estrutura, o que vai por no quadro, o que vai dizer. Improviso é para quando você estiver mais maduro e mais à vontade. Se quiser modelos de planejamento, veja o Almanaque do Professor.
Você pode usar também mapas mentais, seja para planejar, seja para apresentar o conteúdo para os alunos, seja para estes estudarem. Veja no link acima a seção com exemplos, modelos e roteiro de elaboração, entre outras coisas. Mapas mentais também requerem prática e dedicação para sairem bem-feitos, mas está no futuro das escolas, pode ter certeza. Se você os usar bem, já estará se diferenciando dos outros professores, para melhor.
É bom que você tenha experiência significativa com o conteúdo, aí pode se concentrar na parte didática. Se não tem, sugiro que a adquira rapidamente ou lecione outra matéria. Nada pior do que um professor teórico, que acaba investindo a maior parte do tempo em seu próprio aprendizado e não no aperfeiçoamento do planejamento, da comunicação e outros aspectos do ensino.
Lembre-se de que todos nós gostamos de variação e não gostamos de monotonia. Varie as estratégias de ensino, faça os alunos se mexerem de vez em quando, faça perguntas, faça-os trabalhar em dupla ou em grupo. Se estiverem inquietos, dê 2 minutos para fazerem o que quiserem. De vez em quando, certifique-se de que estão acompanhando; conforme o caso, um conceito perdido compromete o restante da aula. Dirija-se a um aluno específico; alguns alunos nunca abrem a boca por iniciativa própria, talvez por medos como gozações de colegas ou "pagar mico".
E faça o possível para dar plantões ou ter plantonistas para atendimento individual, os alunos aprendem muito melhor com as respostas às suas próprias perguntas.

2) Ensaie
Dê a aula antes, para ninguém, para o espelho ou para um conhecido. Se com este, peça para ele criticar e lhe indicar as oportunidades de melhoria. Grave-se ou filme-se dando aulas e depois escute ou veja procurando oportunidades de melhoria (faça isso antes que a realidade lhe mostre). Se você nunca deu uma aula antes, quase tudo é novo, e há muito, muito que você não sabe e que nem sabe que não sabe.
Procure variar o tom de voz, é mais difícil prestar atenção a uma voz monótona. Repita e/ou enfatize com a voz algumas passagens mais importantes.

3) Prepare-se emocionalmente
Emoções geralmente contém uma mensagem. Na véspera da minha primeira aula, senti verdadeiro pânico; um colega o teve durante a primeira aula. Depois descobri que isso era uma mensagem de que eu devia me preparar melhor.
Na seção Inteligência Emocional tem uma matéria sobre como lidar produtivamente com medos: Medo, seu aliado para o sucesso. Pratique-a algumas vezes que depois você acaba fazendo-a automaticamente, e terá uma boa ferramenta para o resto da vida.

4) Ajuste as expectativas
Cuidado com a auto-expectativa irreal de que você tem que saber tudo e responder a tudo. Já vi um professor contar que disfarçava seu não-saber indicando ao aluno o exercício de buscar a resposta. Você tem que saber o conteúdo e mais um pouco. Quando me perguntavam coisas que eu não sabia, fora da matéria, eu simplesmente dizia que não sabia. Se achasse importante, podia até procurar, mas não era a regra. Um aluno uma vez até disse me admirar por isso!
O que lhe dá credibilidade, talvez a mais importante característica de um professor, não é saber tudo, porque isso não é possível, mas sim dizer o que é, quando sabe, dizer que acha que é, quando não tem certeza, e dizer que não sabe, quando realmente não sabe. Isso é que o torna confiável.

5) Segure as rédeas da turma
Um ponto essencial em classe é você reconhecer e saber que você é a autoridade. Os alunos testam os limites para saber como se portar e usam o que acontece como referência para o que vão fazer. Se alguém conversar alto e você não fizer nada, abre caminho para que aconteça de novo. E se você disser que vai mandar alguém embora se atrapalhar e o fizer duas ou três vezes, vai ter um padrão que permite aos alunos prever o que vai acontecer, e aí não vai precisar mandar ninguém embora. O importante aqui é você ter bem claro para si mesmo o que quer e saber que é o responsável por fazer isso acontecer.
Por outro lado, é importante preservar um bom e amigável relacionamento com os alunos, senão te "fritam" e você não consegue alcançar o objetivo. Assim, um dos objetivos iniciais é construir um bom relacionamento com a turma e com os alunos, o que vai lhe permitir depois chamar a atenção deles sem que eles achem que você os odeia (sobre isso, veja a matéria Golfinho esperto, nesta seção). Para isso, procure os lados bons de cada um: um é estudioso, o outro é cordial e respeitoso, todos têm qualidades, e você é que tem que percebê-las. Se tiver que fazer algo drástico, como mandar alguém embora, faça-o na boa, sem "matar" o relacionamento com ninguém. O que você diz é secundário; a maneira como o diz é muito mais significativa.
Nosso papel em sala é análogo ao de uma boa enfermeira, que não liga se o doente é chato ou não, ela tem uma missão e precisa fazer o que é preciso para cumpri-la, e precisa então relevar, ignorar e esquecer as coisas que a tiram do foco e não contribuem para os objetivos.

6) Coloque-se no lugar do aluno
Um exercício muito bom que você pode fazer é, estando relaxado, visualizar-se sentado numa das carteiras, na posição de aluno. Experimente e descubra as vantagens. Uma professora de Biologia que conheço prepara as aulas assim: lê a matéria, monta o quadro na mente e se coloca na posição de um aluno para verificar se está bom.
Outra coisa boa é lembrar-se de suas próprias experiências como aluno, como o que gostava nos professores e como se relacionava com eles, o que sentia, como se motivava, influência dos colegas. .

7) Tímido, eu?
E se você acredita que é tímido, permita-me não acreditar nisso, garanto que tem situações em que você não age timidamente. É uma situação nova e requer preparação, e uma vez preparado o suficiente, você vai se sentir mais confiante e com vontade, sabendo que vai fazer um bom trabalho ou pelo menos que fez o seu melhor para isso, e vai continuar melhorando na medida de sua dedicação. Para isso você só precisa de foco: durante um tempo, priorizar a nova atividade e dedicar todo o tempo possível. É querer de verdade fazer o melhor possível. Depois é mais tranquilo.

8) Melhore-se
Para o futuro, mantenha ao lado, leia e procure aplicar as idéias de livros de didática, em particular os de PNL. Recomendo:
- Treinando com a PNL (O'Connor e Seymour)
- Enfrentando a Audiência (Robert B. Dilts)
- Aprendizagem Dinâmica I e II (Dilts e Epstein)
- Almanaque do Professor - Modelos, técnicas, estratégias e muitas outras idéias que juntei e que podem lhe inspirar.
Ponha na cabeça e no coração que haverá sempre algo a mais para se aprender, seja com livros, com colegas, consigo mesmo, com o coordenador ou com feedbacks de alunos. Descobrir que não sabe algo é um avanço, lembre-se disso. E, como disse o Millôr, "Aula em que o professor não aprende nada é uma aula inútil".
Em síntese
Se eu fosse resumir, diria que o mais importante é: vai acontecer, e você precisa se preparar para isso. A certeza de que vai acontecer, junto com a vontade de fazer bem-feito, é que mobilizam seus recursos e suas capacidades, é que fazem com que você dedique 5 minutos a mais. O resto é decidir como será feito e aprender com a experiência ao invés de lamentá-la. E não se iluda: você vai se enriquecer devagar, um passo de cada vez.
Boa sorte! E uma frase que vi algures para fechar: "Quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho!"

Virgílio Vasconcelos Vilela


Obrigado pela visita, volte sempre.

FLASH TOTAL SO AS PODEROSAS