sábado, 28 de fevereiro de 2015

Conceito de Lugar em Geografia



Depois do estudo dos conceitos de Paisagem Natural e Paisagem Humanizada, a turma 1015, trabalhou o conceito de Lugar . Veja o que dizem alguns estudiosos:

"Lugar constitui a dimensão da existência que se manifesta através de um cotidiano compartido entre as mais diversas pessoas, firmas, instituições–cooperação e conflito são a base da vida em comum" (Milton Santos, 1997).

"Muito além de um espaço físico, de uma paisagem repleta de elementos e de referências peculiares passíveis de descrições objetivas e racionalizadas, o lugar, na visão humanística, constitui-se como uma paisagem cultural, campo da materialização das experiências vividas que ligam o homem ao mundo e às pessoas, e que despertam os sentimentos de identidade e de pertencimento no indivíduo. É, portanto, fruto da construção de um elo afetivo entre o sujeito e o ambiente em que vive "blog conceitos e temas
"Reconheço o lugar como uma arrumação que produz o singular ...Vejo o lugar como um dos referenciais indispensáveis à vida, nas esferas do cotidiano, do trabalho, dos afetos e dos ideais " Eduardo Yázigi
Juntando todas essas idéias anteriormente expostas podemos definir Lugar geograficamente como: Lugar é a parte da paisagem onde vivemos e interagimos. É onde criamos nossa identidade, o nosso cotidiano.

 Veja agora a seguir como ficou interessante juntar uma ou duas frases de cada umdos alunos da turma para formar um relato bem legal da região da baixada de jacarepaguá. A proposta era escrever um relato pessoal intitulado :

Este é o meu Lugar
Acho que o termo certo seria " os meus lugares" mas enfim... IsisDe segunda a sexta eu tenho que acordar cedo pois estudo ....Diana ... no colégio Vicente jannuzzi e moro na comunidade beira-Rio Recreio... cristielle ... meu dia a dia é completamente inacretitavel...Luana
...
vamos começar por onde eu moro no Terreirão, Recreio dos banderantes. Moro perto da praia da Macumba que é dividida por uma pedra , alí na reta já é a estrada do Pontal...Mariana... Há 17 anos moro na Cidade de Deus , CDD como é bastante conhecida e durante muito tempo foi esquecida pelos nossos governantes e dominada pelo tráfego de drogas....Felipe dos Santos ..... meu lugar é o bairro jardim clarisse-Anil local plano com mistura de paisagens naturais e humanizadas e tem como referência a pedra da Panela...Laís ...moro numa favela onde faz pouco tempo que chegou o asfalto.... Nathalia ...moro na Vila Valqueire desde que nasci... eu ando 18 minutos até o ponto de onibus , dou praticamente a volta ao mundo....Raquel... moro na Pedra de Guaratiba que se localiza na zona Oeste da cidade do Rio de janeiro. camila . ...As residências do lugar onde moro são todos edifícios que fica no Rio das Pedras. Vou caminhando e vejo rios, morros e também paisagens modificadas pelo homem . Jackson .A rua onde moro chama-se Nair Sabina que o nome da minha tataravó. A minha família é uma das mais antigas lá da Vila Sapê no bairro de Curicica ... na minha rua só se ouve o barulho do vento e se vê as folhas voando...Natharaysa...quando saio de casa o sol já raiou... Rebeca ...o dia já esta quente mesmo já tendo acabado o horário de verão , cerca de 30 graus ... Juan ...como eu tenho pego o ônibus mais cedo eu pego ele vazio e vou sentada mas quando chega na fontela lota! samara ...... no caminho vejo pessoas indo para o trabalho, os ônibus estão superlotados... Adrielly... neste trajeto passo por paisagens naturais como lagos , mares , montanhas e florestas e também humanizadas como prédios, shoppings...katharina ....vejo o comércio abrindo , vejo a construção do tunel da barra que vai passar a linha 4 do Metrô...Pâmela... o comércio aumentou , vejo supermercados, shopings e pequenas empresas... Juliana ....passo pela lagoa da Barra e a partir daí , a paisagem fica totalmente urbanizada. Só se vêm shoppings, supermercados, prédios... carla ...
....já próximo a escola a temperatura é bem agradável por causa do vento que vem do mar e da vegetação...Nathália...bem pertinho da escola tem um grande bosque , com muito verde, lagos e pássaros , um ambiente bem legal... Teraysa ....quando passa o condomínio Novo Leblom já me levanto para descer... atravesso a rua para poder chegar a escola... Milena ..O colégio é um lugar bom , onde pessoas bem diferentes se reunem, brancos, negros , pequenos e grandes enfim é um exelente lugar. Adriano ...O lugar onde o colégio foi construído é uma área plana em frente ao Bosque da Barra , fico satisfeita em saber que não corre o risco de desabamento por não ser área de encosta ... Daniella...saindo da escola tenho que atravessar quatro pistas muito perigosas, com trãnsito intenso e nós alunos nos arriscamos pois temos preguiça de caminhar mais um pouco até o sinal....IrisAo tomar o ônibus em direção a minha casa vejo coisas que as pessoas normalmente não prestam atenção como bairros menos favorecidos ou a falta de planejamento no trânsito da Taquara, por exemplo....Robson...exemplos de desmatamentos na Barra são visíveis e os rios que de relance dá pra ver, estão bem poluídos... Gabriel BrownMeu lugar é meu espaço , onde vivo e onde estudo ... Ursula 

Veja o outro  conceito também trabalhado pela turma " diferença entre paisagem natural e paisagem humanizada " 
http://salacristinageo.blogspot.com.br/2011/02/paisagem-natural-e-paisagem-humanizada.html 

fonte: http://salacristinageo.blogspot.com.br/2011/04/conceito-de-lugar-geografia.html 

Obrigado pela visita, volte sempre.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Como Lidar com as Birras das Crianças, João Maria Andarilho Utópico.



Obrigado pela visita, volte sempre.

A importância da tecnologia no aprendizado infantil

Especialista dá dicas sobre a utilização do computador em salas de aula

- See more at: http://www.dino.com.br/releases/a-importancia-da-tecnologia-no-aprendizado-infantil-dino8902670131#sthash.UEEz7na9.dpuf


Cada vez mais crianças e adolescentes incorporam o uso dos aparelhos eletrônicos em sua rotina. A facilidade do manuseio e o gosto por essas ferramentas, chamadas por algumas pessoas de vício, se fizeram tão importantes e úteis para a nossa comunicação que há tempos pesquisadores vêm estudando maneiras de inserir o computador, de forma eficiente, no ensino dentro das salas de aula.


Um dos pioneiros neste tipo de pesquisa é o Profº Sugata Mitra, que desde os anos 90 vem apresentando resultados de sua pesquisa realizada na Índia sobre o uso de tecnologias no aprendizado infantil. Um dos dados mais chamativos de sua pesquisa é que o uso da tecnologia nos grandes centros urbanos melhora, em média, de 3% a 5% a qualidade do aprendizado do aluno, enquanto nas zonas rurais ou em favelas esta melhoria chega a ultrapassar os 30%.



De acordo com Thalita Tomé, psicopedagoga e máster franqueada da Ensina Mais, as tecnologias devem servir como estímulo à criação, ao desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e, sobretudo, dialogar e interagir com as crianças. “O uso da tecnologia no aprendizado infantil permite desenvolver diferentes e ricas estratégias, permitindo aos alunos que aprendam de maneira lúdica, dinâmica e prazerosa, respeitando seus limites e individualidades”.



Muitas escolas ainda são resistentes à ideia de incorporar a tecnologia no ensino de matérias tradicionais temendo a dispersão dos alunos. Mas há programas sérios e eficazes para o ensino, com softwares programados para rodar vídeos, contos de histórias, games e exercícios interativos de conteúdos de Geografia, Português e Matemática. 



Ainda segundo Thalita, a melhor forma de utilizar essa digitalização na sala de aula é recriar estratégias de aprendizagem baseadas na interação conteúdo/tecnologia/conhecimento. Interatividade, 3D, redes sociais, aplicativos, uso de tablets e celulares, são recursos ainda pouco usados na escola regular. 



“O conteúdo da escola regular pode ser ensinado de inúmeras maneiras. Por exemplo, ao abordar um conteúdo de geografia, utilize como ferramenta o “Google Mapas”, ou ao contar uma estória para crianças em processo de alfabetização faça uma lista de palavras “online” e pesquise seus usos e significados. São estratégias simples que motivam, atraem e enriquecem o aprendizado evitando a temida falta de controle e atenção da sala”.



A ideia do ensino digitalizado não é substituir o professor pela máquina, mas sim adaptar aos poucos o processo do ensino do livro para a tela. Ambos podem conviver em harmonia e o uso de um não anula a importância do outro. 



A diferença entre eles é que os recursos tecnológicos quando bem utilizados conseguem integrar as pessoas de maneira universal agregando mais informação e conteúdo do que uma aula acompanhada somente pelas páginas de um caderno, uma vez que a linguagem visual é amplamente compreendida.



O uso das tecnologias na educação é inexorável nesta nova era em que vivemos. Computadores, tabletes e celulares, já se disseminaram entre a maior parte dos estudantes no mundo. “É preciso aliar a tecnologia aos conteúdos trabalhados em sala e fora dela, gerando interesse e novas oportunidades de aprendizagem”, finaliza a psicopedagoga.



Para mais informações acesse: www.ensinamais.com.br - See more at: http://www.dino.com.br/releases/a-importancia-da-tecnologia-no-aprendizado-infantil-dino8902670131#sthash.UEEz7na9.dpuf



“O uso da tecnologia no aprendizado infantil permite desenvolver diferentes e ricas estratégias, permitindo aos alunos que aprendam de maneira lúdica, dinâmica e prazerosa, respeitando seus limites e individualidades”. - See more at: http://www.dino.com.br/releases/a-importancia-da-tecnologia-no-aprendizado-infantil-dino8902670131#sthash.UEEz7na9.dpuf

Obrigado pela visita, volte sempre.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Licenciatura em Educação Física em um Ano


O QUE É O PROGRAMA?

Os formados em Educação Física (Bacharelado) contam com mais um apoio para potencializar a sua atuação no mercado: o programa especial "Licenciatura em Educação Física em 1 Ano". Esse programa especial tem por objetivo viabilizar a realização do curso de Licenciatura em Educação Física em 1 ano para os concluintes do curso de Bacharelado em Educação Física. Para participar, o candidato deverá apresentar diploma e histórico do curso de Bacharelado em Educação Física. Nesse caso, o candidato não precisa fazer o vestibular.

A diminuição do período de realização do curso será mediante análise do HistóricoEscolar e dispensa das disciplinas já cursadas no Bacharelado.Desse modo, o aluno não pagará pelas adaptações nem terá desconto pela dispensa de disciplina. O valor da mensalidade será fixo em 12 parcelas de R$450,00, com validade para 2015. Esse valor não sofrerá reajustes, mas o aluno terá de renovar sua matrícula semestralmente.

OS PROCEDIMENTOS

Para participar, o candidato deve preencher a ficha de inscrição pelo site do Claretiano e, depois da confirmação da inscrição, encaminhar os documentos e pagar o boleto referente à taxa de análise:
O candidato tem à sua disposição duas formas para o envio dos documentos:
- pelo site: ao terminar a sua inscrição, o candidato poderá anexar os documentos solicitados, obter confirmação do envio e acompanhar o processo de análise de seus documentos.
- pelos Correios: ao concluir o preenchimento da inscrição, o candidato será comunicado sobre quais documentos deverá encaminhar e o prazo para postá-los. O resultado da análise deverá ser acompanhado pelo próprio site.
Os documentos devem ser encaminhados para:
Claretiano - Centro Universitário
Rua Dom Bosco, 466 - Bairro Castelo
CEP 14300-000 Batatais/SP
Aos Cuidados: Setor de Análise Curricular

Obs.: não são aceitas declarações de conclusão de curso, mesmo sabendo que, ao concluir o curso superior, o aluno leva um tempo para receber seu diploma.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

1. Diploma registrado do curso de Bacharelado em Educação Física;
2. Histórico Escolar final do curso de Bacharelado em Educação Física;


Obrigado pela visita, volte sempre.

FLASH TOTAL SO AS PODEROSAS