domingo, 26 de fevereiro de 2017

Origem da palavra educar


Origem da palavra educar

Do latim educareeducere, que significa literalmente “conduzir para fora” ou “direcionar para fora”.
O termo latino educare é composto pela união do prefixo ex, que significa “fora”, e ducere, que quer dizer “conduzir” ou “levar”.
O significado do termo (direcionar para fora) era empregado no sentido de preparar as pessoas para o mundo e viver em sociedade, ou seja, conduzi-las para fora” de si mesmas, mostrando as diferenças que existem no mundo.
É interessante observar que o termo 'educação' em português possui uma conotação não encontrada na palavra education do inglês.
Enquanto que em português a palavra pode ser associada ao sentido de boas maneiras, principalmente no adjetivo “educado”, em inglês educated refere-se unicamente ao grau de instrução formal.
fonte; http://www.dicionarioetimologico.com.br/educar/

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domingo, 19 de fevereiro de 2017

Procedimentos de Ensino – Procedimentos Didáticos

Procedimentos de Ensino – Procedimentos Didáticos


A aprendizagem ocorre quando o aluno participa ativamente do processo de reconstrução do conhecimento, aplicando seus esquemas operatórios de pensamento aos conteúdos estudados. Por isso a aprendizagem supõe atividade mental, pois aprender é agir e operar mentalmente, é pensar, refletir.
O procedimento didático mais adequado à aprendizagem de um determinado conteúdo é aquele que ajuda o aluno a incorporar os novos conhecimentos de forma ativa, compreensiva e construtiva. Para que a aprendizagem se torne mais efetiva, é preciso substituir, nas aulas, as tarefas mecânicas que apelam para a repetição e a memorização, por tarefas que exijam dos alunos a execução de operações mentais.
Procedimentos de ensino são as ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor, para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta em função dos objetos previstos, das competências que pretendo construir.
A aprendizagem ocorre através do comportamento ativo do estudante: este aprende o que ele mesmo faz, não o que o professor faz.
O procedimento de ensino deve, portanto, contribuir para que o aluno mobilize seus esquemas operatórios de pensamento e participe ativamente das experiências de aprendizagem, observando, lendo, escrevendo, experimentando, propondo hipóteses, solucionando problemas, comparando, classificando, ordenando, analisando, sintetizando etc.

Ao escolher o procedimento didático ou de ensino o professor deverá considerar:

a)      Adequação dos competências/objetivos estabelecidos para o ensino e a aprendizagem;
b)      A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se;
c)      As características dos alunos (faixa etária, interesse, expectativas);
d)     Infra-estrutura física (laboratórios e equipamentos), material didático e tempo disponível:

Métodos e Técnicas Didáticas Interativas


  • Discussão
  • Debate
  • Estudo em Grupo
  • Diálogo
  • Simpósio
  • Painel
  • Phillipps 66 ou 22

  • Comissão
  • Entrevista
  • Mesa Redonda
  • Fórum
  • Seminário
  • Apresentação de Soluções
  • Dramatização




Métodos e Técnicas Didáticas Individuais


  • Argüição
  • Leitura Dirigida
  • Solução de Problemas
  • Estudo de Casos
  • Pesquisa
  • Estudo/Tarefa Dirigida
  • Aulas práticas de laboratório
  • Aulas práticas de oficina
  • Aulas práticas de campo-estudo do meio
  • Trabalho Individual
  • Demonstração de Teorias
  • Aulas Expositiva

Alguma destas técnicas também se prestam a trabalhos coletivos (em grupo) aulas práticas, estudo de casos, solução de problemas, pesquisas, entre outros.

fonte: http://supervisaoriopreto.blogspot.com.br/2012/06/procedimentos-de-ensino-procedimentos.html

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O que é a Ordem Rosacruz?


Misticismo, filosofia... Tudo para ensinar os membros sobre os mistérios do mundo - e sobre si próprios

ILUSTRA Alberto Rocha
É um grupo místico e filosófico espalhado por todo o planeta que tem como objetivo ensinar os membros sobre os mistérios do mundo e sobre si próprios. Assim como a Igreja Católica tem paróquias com diversos nomes e estilos, existem várias ordens e fraternidades Rosacruzes, que podem diferir entre si na forma e essência de ensinar. Mas todas têm o mesmo propósito: continuar o trabalho de Christian Rosenkreuz, monge alemão que teria vivido no século 14 e fundado a primeira Ordem na Europa para divulgar o que aprendeu com mestres muçulmanos das artes ocultas. A Antiga e Mística Ordem Rosacruz (Amorc), uma das maiores do mundo, afirma que as práticas oferecem benefícios desde o nível físico, com técnicas específicas para reduzir o estresse e ampliar processos de cura, até os níveis mentais e espirituais, com técnicas que despertam a consciência objetiva, o subconsciente e a relação de cada ser com o “Todo”.
1. A Rosacruz teria origem nas escolas egípcias de mistérios, há 3.600 anos. No século 14, após estudar com mestres das artes ocultas em Damasco, Egito e Marrocos, o monge alemão Christian Rosenkreuz teria fundado a “Casa Sancti Spiritus” para passar adiante o que aprendeu. Tudo longe dos olhos da Igreja Católica, que, nessa época, queimava quem se interessava por outras filosofias. Vale dizer: alguns estudiosos questionam a existência de Rosenkreuz. Para muitos, ele é apenas uma fábula
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2. Após a morte de Rosenkreuz, o movimento teria perdido força e sumido. No século 17, sua tumba teria sido encontrada pelo pastor luterano Johann Andreae. Interessadíssimo na história, ele publicou três manifestos contando como Rosenkreuz havia adquirido sua sabedoria secreta – que só seria revelada aos iniciados
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3. Os três manifestos escritos por Andreae são chamados Fama Fraternitatis Rosae Crucis, Confessio Fraternitatis Rosae Crucis e As Núpcias Químicas de Christianus Rosencreutz. Além de contarem as peripécias de Christian pelo Oriente, os documentos apresentavam a ideia da Rosacruz para o mundo, cujas práticas pretendiam livrar os irmãos humanos “do erro e da morte”. Os textos ganharam muita popularidade na Europa
4. Hoje em dia, várias organizações se declaram herdeiras da confraria inicial e contam com seu próprio método de repasse dos ensinamentos de Rosenkreuz. A Amorc (Antiga e Mística Ordem Rosacruz), por exemplo, foi fundada nos EUA em 1915 e é provavelmente a maior das Ordens, com Organismos Afiliados (como são chamadas as sedes da instituição) no mundo todo
5. Hoje em dia, o cargo mais alto pertence ao francês Christian Bernard. Sob o título de Imperator, ele dirige a organização a partir da sede mundial, nos EUA. No Brasil, o comando está a cargo da Grande Loja de Língua Portuguesa (GLP). Liderada pelo Grande Mestre Hélio Marques e sediada em Curitiba, ela também atende Portugal, Angola e Moçambique
6. Existem mais de 300 mil cadastrados nos cerca de 300 Organismos brasileiros da Rosacruz. Qualquer pessoa a partir dos 16 anos pode tentar se afiliar. A inscrição é feita pela internet e é cobrada uma taxa trimestral. Quem tem entre 6 e 15 anos pode frequentar a organização jovem, chamada de Ordem Guias do Graal (OGG)
7. A Amorc envia periodicamente apostilas chamadas de Monografias Oficiais com os assuntos propostos para aprofundamento. O fráter ou a soror (como são chamados homens e mulheres da ordem) deve estudar em um local na casa preparado especialmente para isso, chamado Sanctum (mas não tem conotação religiosa). Quem quiser pode complementar o aprendizado nas reuniões de algum Organismo Afiliado
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8. Nos Organismos Afiliados acontecem também cerimônias místicas e meditações coletivas. De acordo com a instituição, os egípcios antigos aprenderam que a encenação dramática de vários princípios facilita o ensino e deixa as lições mais fáceis de guardar. Logo, os rituais praticados no templo seriam como “peças de teatro”, que teriam apenas função pedagógica e psicológica, sem caráter religioso
9. O estudo da Amorc é dividido em 12 graus. A contagem só começa depois de um ano pesquisando e participando da Ordem. Em média, leva-se cerca de nove anos para concluir os estudos e chegar à “Seção de Iluminados”, o grau mais alto, que tem reuniões exclusivas
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FONTES Site Antiga e Mística Ordem Rosacruz e livro Sociedades Secretas, de Sylvia Browne
fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/comportamento/o-que-e-a-ordem-rosacruz/
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sábado, 18 de fevereiro de 2017

Sobre o feminismo Radical e a perseguição aos cristãos



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Bolinhos de Abobrinha com Cenoura




Bolinhos de Abobrinha com Cenoura



A receita de hoje é uma delícia: Bolinhos de Abobrinha com Cenoura.
Você pode fazer para o seu almoço ou apenas para beliscar no final da tarde.
Vamos cozinhar?

Receitas de Bolinhos de Abobrinha com Cenoura

Bolinhos de Abobrinha com Cenoura
Receita base daqui.

Ingredientes

3 xícaras de chá de abobrinha ralada
1 xícara de chá de cenoura ralada
2/3 xícara de chá de farinha de trigo
2 ovos grandes, levemente batido
1/3 xícara de cebolas cortadas
Sal e Pimenta-do-Reino a gosto
Óleo ou Azeite

Bolinhos de Abobrinha com Cenoura

Modo de Preparo

Essa receita é bem fácil de fazer: primeira coisa é ralar a cenoura e a abobrinha.
Coloque a abobrinha em uma tigela e salpique sal, deixe descansando durante dez minutos.
Usando as mãos, esprema bem a abobrinha para sair todo o líquido.
Em uma tigela, misture a abobrinha, a cenoura, a cebola, a farinha de trigo e os ovos.
Tempere com pimenta-do-reino e caso seja necessário, corrija o sal.

Posso usar outros temperos?
Pode sim :)

Misture bem até formar uma massa parecida com a massa de panqueca.
Em uma frigideira, coloque óleo ou azeite para esquentar.
Com uma colher adicione a mistura formando pequenos bolinhos na frigideira.
Cozinhe por 2 a 3 minutos, em seguida, vire o bolinho para dourar o outro lado pelo mesmo tempo.
Transfira os bolinhos de abobrinha para um papel toalha e cozinhe o restante da massa.

Posso fazer no forno?
Pode sim, mas não esqueça de untar a forma com óleo e de virar os seus bolinhos para assar em ambos os lados.

Sirva quentinhos :)
Fica perfeito acompanhado com requeijão, coalha e/ou creme azedo.

Bolinhos de Abobrinha com Cenoura


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terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Planos de aulas psicomotricidade

UNISUL
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Acadêmico: Jair Pereira Moraes
Educação Infantil
Tubarão
2011
Planos de aula.
1)Motricidade fina
Nome: Brincadeira do avião.
Objetivos: Desenvolver a motricidade fina, cognitivo e emocional.
Idade: zero a dois meses
Desenvolvimento: O coordenador da atividade deverá simular o vôo do avião entro do campo visual emitindo som. A criança segue o objeto dentro do campo visual, sorriso como resposta vocal e social.
Material: Avião de papel ou de brinquedo.
2) Equilíbrio.
Nome: Trabalhando o equilíbrio.
Objetivos: Trabalhar o equilíbrio
Idade: Dois a quatro anos
Desenvolvimento: Desenhar um caracol no chão, as crianças devem andar em cima da linha, no sentido de ir e voltar. Fazer uma Linha no chão fazendo com que andem nela sem errarem o pé. Pular sobre a linha com um pé só. Ficar equilibrado com um dos pés e depois alternar, se equilibrar com os olhos fechados, senso de direção com os olhos fechados. Equilíbrio agachado.
Material: Giz
3) Motricidade ampla
Nome: Maternal
Objetivo: Motricidade ampla, desenvolver o equilíbrio, desenvolvimento espaço temporal, etc.
Idade: a partir dos três anos.
Material: tatames ou colchonetes, caixotes de madeira, bambolês, baldes, bolinhas de plástico, barbante e cadeiras.
Desenvolvimento: Forre o chão com tatames ou colchonetes para que as crianças não se machuquem. Utilize caixotes de madeira ou outro objeto que lhes  sirvam como degraus. Bambolês ou pneus colocados no chão servirão como obstáculos do percurso.Baldes e bolinhas de plástico dificultarão a prova.Por fim, um fio de barbante esticado entre uma cadeira e outra, indicará o término do percurso.Arrume tudo de modo a ser percorrido em um espaço grande.Para que a brincadeira fique mais divertida e prenda a atenção das crianças, a professora deverá começar contando uma historinha e participar da prova caminhando na frente.
Exemplo:
O ambiente será uma floresta cheia de obstáculos perigosos onde todos devem entrar fazendo cambalhotas sobre o tatame. Agora aproveitem para se  preparar alongando o corpo e se esticando todo.
Seguindo em frente haverá degraus que precisam ser ultrapassados em fila e bem devagar, para não acordar o urso feroz!
Imitar animais para despistar o urso, e passar por fenômenos naturais como o vento e a chuva,  será uma prática interessante entre uma prova e outra.
Agora,  um rio cheio de pedrinhas representadas pelos bambolês será o próximo desafio. Sem que pisem na “água”, as crianças deverão pular de “pedrinha” em “pedrinha”.
Nossa! O urso acordou e está com fome!Por sorte temos as maçãs, (representadas pelas bolinhas) e,  devemos encher os baldes com elas. Atirem as bolinhas tentando acertá-las dentro do balde.
Agora de barriga bem cheia,  o urso enfim irá dormir um sono profundo e  então,  poderemos sair da floresta nos arrastando por de baixo dos cipós das árvores (representado pelo barbante preso às cadeiras), e todos se arrastam para fora da floresta!
Sãos e salvos, as crianças poderão comemorar se abraçando e seguindo para uma soneca estratégica no tatame, tente fazer com que permaneçam por alguns minutos.
Para finalizar o exercício,  sugira que se espreguicem e se estiquem como numa aula de alongamento.
4)Organização Espacial
Nome: As lagartas
Objetivo: Percepção espacial. Desenvolver confiança
Idade: a partir de cinco anos
Materiais: Vendas para os olhos e pode ser colocada música para animar a brincadeira
Desenvolvimento: Os jogadores dividem-se em 2 grupos e colocam-se em fila formando uma lagarta. Põe as mãos sobre os ombros do colega da frente. Todos têm os olhos vendados, menos o último de cada lagarta que conduzirá o resto do grupo, sendo o guia da equipe. O guia não pode falar, só pode indicar os movimentos aos seus companheiros apertando os seus ombros: um aperto nos dois ombros significa que a lagarta deve andar; dois apertos seguidos significam que é prá parar; um aperto no ombro esquerdo quer dizer que é para virar à esquerda, enquanto no ombro direito, significa virar à direita.Cada vez que o guia passa a mensagem ao jogador que tem a sua frente, este fará o mesmo ao jogador seguinte e assim sucessivamente, até chegar ao primeiro da fila que fará o movimento ordenado.A finalidade do jogo é alcançar a linha de chegada e recolher um presente-surpresa que está lá. A lagarta que chegar primeiro será a vencedora.
5)Organização Espacial
Nome: Coelhinho sai da toca
Objetivos: organizar-se no tempo e no espaço
Idade: a partir dos quatro anos
Desenvolvimento: As crianças se dispõem em duplas formando tocas, sendo que dentro de cada toca terá um componente que irá trocar de toca com os demais, e assim sucessivamente. Somente um integrante ficará sem toca para conseguir a sua, no momento em que os demais, ao som do comando, trocarem de toca.
Material: Recursos humanos
6)Organização Temporal
Nome:Pato Cinza
Objetivos: organizar-se no tempo e no espaço
Idade: a partir dos três anos
Material: Recursos Humanos
Desenvolvimento: As crianças dispostas em roda, uma delas ficará de fora para estar comandando a brincadeira. Esta baterá na cabeça dos demais que estão no círculo, falando a seguinte palavra “PATO, PATO, PATO”, quando este falar “PATO CINZA”, a criança escolhida terá que pegá-lo e este terá que fugir, sentando no local da criança escolhida.
7)Lateralidade

Nome: As duplas

Objetivo: ldentifIcação da lateralidade de outros elementos, a partir de diferentes movimentos.

A partir dos cinco anos

Material: Recursos humanos
Desenvolvimento:Aos pares um aluno de frente para o outro, realizará movimentos coordenados de acordo com os comandos do professor:
- Dêem a mão direita;
- Ergam o braço esquerdo;
- Toquem com a mão direita, o pé esquerdo do companheiro;
- Pulem com o pé esquerdo;
- Com a mão esquerda, toquem o pé esquerdo do companheiro;
Obs: Desenvolver as atividades para comprovação ou não das hipóteses elaboradas no início do tópico.
8)Desenvolvimento da linguagem
Nome :Brincadeiras de roda
EX: onde está a Margarida?
Olê,olê,olá (bis)
Ela está no seu castelo
Olê, olê, olá (bis)
O que ela está fazendo?
Ole, olê, olá (bis)
Ela está... Olê,olê, olá(nesse momento pode-se estar chamando alguma criança pelo nome que entrará para o meio e realizará ou simulará alguma atividade sugerida pelo coordenador da roda,como pentear o cabelo ,fazer um gol ,andar a cavalo,etc o nome margarida também pode ser mudado .)
Canções também podem ser trabalhadas para desenvolver a linguagem, como:
O pato
Lá vem o pato
Pato aqui, pato acolá
Lá vem o pato
Para ver o que é que há.
A casa
Era uma casa
Muito engradada
Não tinha teto
Não tinha nada...
A poesia para a criança tem a função de iniciá-la nessa linguagem especial.


 fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAeuhQAK/planos-aula


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