Pular para o conteúdo principal

Plano de Aula Ensino Fundamental - Tema Água


Plano de Aula Ensino Fundamental - Tema Água


Plano de Aula Ensino Fundamental

Tema Água

    Objetivos

  • Reconhecer os benefícios da água;
  • Identificar os benefícios da água na saúde, na agricultura e para os animais;
  • Identificar as características da água bem como as formas de contaminação;
  • Sensibilizar os alunos para a importância e as maneiras de evitar o desperdício.

    Conteúdo

Água

  • Característica da água;
  • Benefícios da água;
  • Contaminação da água;
  • evitar desperdício.

    Metodologia

  • Trabalho em dupla;
  • Conversação didática;
  • Trabalho independente;
  • Exposição verbal;

    Desenvolvimento

  • Começar a aula dividindo os alunos em duplas. Entregar para cada dupla um copo de água e uma ficha de observação . Pedir que os alunos observe a água e respondam a algumas questões sobre a água. Corrigir a atividade Explicando que a água pode ser incolor (sem cor), Sem cheiro (inodora) e sem sabor ( insípida);

  • Lançar a seguinte pergunta no quadro: “Quantos litros de água devemos beber por dia” . Pedir que os alunos respondam oralmente. Em seguida, explicar que a água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do nosso corpo, tais como a digestão, absorção e transporte de nutrientes e desintoxicação, Filtra as toxinas, assim como as dilui facilitando o processo de excreção do corpo, regula a nossa temperatura corporal, acelera o processo de emagrecimento, ajuda a combater o acne, celulite, são inúmeras as vantagens corporais de bebermos água!.
O corpo humano é constituído aproximadamente por 70% de água. Perde diariamente grande quantidade pelo suor pela urina e mesmo pelos resíduos sólidos. Por isso tem que repor o líquido perdido, uns mais outros menos dependendo das condições, clima, atividade física, etc., de 2 a 4 litros de água por dia.é o elemento mais importante para a sobrevivência do seres vivos.

  • Explicar que existem animais e plantas que e vivem em locais muitos quentes e secos desenvolvem comportamentos e adaptações que evitem a desidratação.
  • Propor aos alunos que em grupos de 3, façam uma pesquisa sobre a contaminação da água. Após a pesquisa expor o trabalho no grande grupo identificando os pontos que se destacaram em maior parte nos grupos.
  • Apresentar um texto informativo, que destaque a importância da da prevenção , quanto ao desperdício da água, e os riscos de cada vez mais vivenciarmos a falta de agua potável. Realizar com os alunos um cartaz para ser exposto na escola destacando o que cada um pode fazer para ajudar a preservar esse bem natural.

  • Para finalizar a aula, colocar o vídeo com a música Planeta Água – Sandy e Júnior e entregar a letra para os alunos.

Avaliação:


A avaliação será diagnóstica, no desenvolver da aula.


fonte > http://arquivodeprofessora.blogspot.com.br/2012/04/plano-de-aula-ensino-fundamental-tema.html
Obrigado pela visita, volte sempre.

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de intenção Especialização: MODELOS DE CARTAS DE INTENÇÕES

A carta de intenção deve ser endereçada a coordenação do curso de especialização de interesse do candidato enfatizando os seguintes pontos: 

1) Identificação do candidato: Nome e formação universitária. 
2) Breve introdução sobre conhecimentos relacionados ao curso. 
3) Experiência acadêmica ou profissional na área de abrangência do curso, se houver. 
4) Interesse pessoal do candidato na área. 
5) Possibilidades de aproveitamento do curso em sua atuação profissional. 
6) Expectativas em relação ao curso. 

Obs.: A carta deve ser desenvolvida em no máximo 30 linhas. 

Estas regras eu não acredito que tenham que ser seguidas a risca. Vai do bom senso. 
O candidato deverá elaborar um documento, tendo no máximo duas laudas, escrito em Arial (tamanho 12) e espaço 1,5 entre as linhas >> 
A Carta de Intenção deverá conter as seguintes informações: 
1-Os motivos de ordem profissional e intelectual que o motivaram a candidatar-se, e qual a sua perspectiva com relação ao curso. 
2-Experiência acadêmica…

Você sabe, o que é Apostilamento de diploma. (CNS/CES).

Gostaria de falar com os estudantes de pedagogia como eu, que existe o apostilamento de diplomas. Uma vez na aula de legislação educacional, nosso professor falou sobre o apostilamento de diplomas. Mas o que vem a ser este ato.
Apostilamento de diplomas
É o registro feito no diploma quando o aluno apresenta conclusão de estudos adicionais.
O apostilamento de estudos adicionais de cursos concluídos antes da Lei Federal n.º 7044/82, deve ser feito pela Secretaria de Estado de Educação.
O apostilamento de estudos adicionais em diplomas de cursos concluídos depois da Lei Federal n.º 7044/82, deve ser feito pela escola que ofereceu o curso.
Documentos necessários: Diploma, histórico escolar.
Endereços das Superintendências

Apostilamento de Diploma Pedagogia
Vamos dar um ex.: Você que cursou bacharelado em pedagogia, pela nova lei de diretrizes, se você passar em um concurso público para a vaga de professor não poderá assumir o cargo. Gostaria de contar um caso verídico que aconteceu comigo.
Eu part…

Planos de Aula: Educação Física de 1ª à 4ª série do ensino fundamental.

Planos de Aula
CONTEXTUALIZAÇÃO Para que se compreenda o momento atual da Educação Física é necessário considerar suas origens no contexto brasileiro, abordando as principais influências que marcaram e caracterizaram esta disciplina e os rumos que se delinearam. No passado a Educação Física esteve estreitamente vinculada às instituições militares e à classe médica. Esses vínculos foram determinantes, tanto no que diz respeito à concepção da disciplina e suas finalidades quanto ao seu campo de atuação e à forma de ser ensinada. Por suas origens militares e por seu atrelamento quase servil aos mecanismos de manutenção vigente na história brasileira, tanto a prática como a reflexão teórica no campo da Educação Física, restringiram os conceitos de corpo e movimento (fundamentos de seu trabalho) aos seus aspectos fisiológicos e técnicos. Atualmente, a análise crítica e a busca de superação dessa concepção apontam a necessidade de que, além daque…