Pular para o conteúdo principal

Plano de aula - Experimento de Ciências / Poluição do ar


Plano de aula - Experimento de Ciências / Poluição do ar


Tema- Experimento (Poluição do ar)
Justificativa:

Mostrar para a turma que o crescimento desenfreado das cidades vem causando uma série de problemas urbanos: congestionamentos, poluição do ar, das águas, excesso de lixo nas ruas, ocupação de áreas de várzeas, falta de saneamento básico, entre outros. Tendo como a proposta discutir com a turma as causas e consequências da poluição do ar, através do experimento que iremos fazer juntos.

Objetivo Geral:

Conhecer os tipos de poluição existentes e reflita sobre os efeitos que elas causam no meio ambiente e os danos que causam ao homem.

Público alvo: 5° ano

Conteúdos:
- Poluição do ar

Recursos didáticos:
- Uma vela

- Fósforo

-Um prato

-Guardanapos ou papel toalha

Metodologia:
         Fazer investigação dos conhecimentos prévios acerca do que é poluição, através de exposição de conteúdo que instigam os alunos a lembrar de acontecimentos que eles viram ou que eles já tenham ouvido de alguém. Assim abrindo um debate para maior interação e entendimento do conteúdo.
         Passo a passo do experimento:


1º O professor acenderá uma vela e passará a chama no fundo do prato por alguns segundos.

2º O fundo do prato deverá ser limpo com um guardanapo ou papel toalha.

Observação:

            Antes de iniciar o experimento o professor explicará que a vela representa a fumaça produzida por máquinas e automóveis e o prato a atmosfera (camada de ar que envolve a Terra). E durante o experimento serão feitas perguntas para que a turma levante hipóteses sobre o que pode estar acontecendo. Por exemplo:

·        O que é a poluição do ar?

·        É possível vê-la a olho nu?

·        Vocês sabem como é o ar que respiramos todos os dias?

·         O que polui o ar que respiramos?

·         Quem sabe para onde vai a poluição do ar?

·         Que consequências a poluição traz para nossa saúde?

·         Vamos ver o que acontece com o ar que respiramos?

Avaliação:

 Será contínua sendo considerada a participação oral. Através de discussões, espera - se que o aluno demonstre um pensamento crítico-reflexivo acerca dos danos que a poluição causa no homem e meio ambiente.

Conclusão:

Percebemos que o grande problema da qualidade do ar nas grandes cidades tem sido muito preocupante. E só através de conscientizações, boas palestras, debates, levando o assunto para a sala de aula e permitir que os mesmos participem que será possível promover mudança nas práticas diárias relacionadas ao meio ambiente.  

Experimento de Ciências





 http://hometeachers6.blogspot.com.br/p/plano-de-aula-experimento-de-ciencias.html


Obrigado pela visita, volte sempre.

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de intenção Especialização: MODELOS DE CARTAS DE INTENÇÕES

A carta de intenção deve ser endereçada a coordenação do curso de especialização de interesse do candidato enfatizando os seguintes pontos: 

1) Identificação do candidato: Nome e formação universitária. 
2) Breve introdução sobre conhecimentos relacionados ao curso. 
3) Experiência acadêmica ou profissional na área de abrangência do curso, se houver. 
4) Interesse pessoal do candidato na área. 
5) Possibilidades de aproveitamento do curso em sua atuação profissional. 
6) Expectativas em relação ao curso. 

Obs.: A carta deve ser desenvolvida em no máximo 30 linhas. 

Estas regras eu não acredito que tenham que ser seguidas a risca. Vai do bom senso. 
O candidato deverá elaborar um documento, tendo no máximo duas laudas, escrito em Arial (tamanho 12) e espaço 1,5 entre as linhas >> 
A Carta de Intenção deverá conter as seguintes informações: 
1-Os motivos de ordem profissional e intelectual que o motivaram a candidatar-se, e qual a sua perspectiva com relação ao curso. 
2-Experiência acadêmica…

Você sabe, o que é Apostilamento de diploma. (CNS/CES).

Gostaria de falar com os estudantes de pedagogia como eu, que existe o apostilamento de diplomas. Uma vez na aula de legislação educacional, nosso professor falou sobre o apostilamento de diplomas. Mas o que vem a ser este ato.
Apostilamento de diplomas
É o registro feito no diploma quando o aluno apresenta conclusão de estudos adicionais.
O apostilamento de estudos adicionais de cursos concluídos antes da Lei Federal n.º 7044/82, deve ser feito pela Secretaria de Estado de Educação.
O apostilamento de estudos adicionais em diplomas de cursos concluídos depois da Lei Federal n.º 7044/82, deve ser feito pela escola que ofereceu o curso.
Documentos necessários: Diploma, histórico escolar.
Endereços das Superintendências

Apostilamento de Diploma Pedagogia
Vamos dar um ex.: Você que cursou bacharelado em pedagogia, pela nova lei de diretrizes, se você passar em um concurso público para a vaga de professor não poderá assumir o cargo. Gostaria de contar um caso verídico que aconteceu comigo.
Eu part…

Planos de Aula: Educação Física de 1ª à 4ª série do ensino fundamental.

Planos de Aula
CONTEXTUALIZAÇÃO Para que se compreenda o momento atual da Educação Física é necessário considerar suas origens no contexto brasileiro, abordando as principais influências que marcaram e caracterizaram esta disciplina e os rumos que se delinearam. No passado a Educação Física esteve estreitamente vinculada às instituições militares e à classe médica. Esses vínculos foram determinantes, tanto no que diz respeito à concepção da disciplina e suas finalidades quanto ao seu campo de atuação e à forma de ser ensinada. Por suas origens militares e por seu atrelamento quase servil aos mecanismos de manutenção vigente na história brasileira, tanto a prática como a reflexão teórica no campo da Educação Física, restringiram os conceitos de corpo e movimento (fundamentos de seu trabalho) aos seus aspectos fisiológicos e técnicos. Atualmente, a análise crítica e a busca de superação dessa concepção apontam a necessidade de que, além daque…