segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

O PAPEL DA LEITURA COMO AGENTE FACILITAR NO DESENVOLVIMENTO ESCOLA. Simone Moraes

O PAPEL DA LEITURA COMO AGENTE FACILITAR NO DESENVOLVIMENTO ESCOLA.
Simone Moraes
Pedagoga, especialista psicopedagogia e Docência superior
 
A dificuldade da prática da leitura ou dificuldade de leitura e símbolos encontrados pelo o educando ocasiona um lento rendimento escolar no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que, atuação do “saber ler” consiste como um dos objetos da leitura pelo intermédio ou não da grafia ou de símbolos claramente decodificados.
      O distanciamento do educando significa apontar erros para meio ao qual está inserido, pois a intervenção do âmbito familiar junto à escola vai acrescentar pontos, positivos, no reforço deste processo de ensino. E como disponibilizar recursos didáticos ao educando para que o mesmo tenha a oportunidade de entrar em contato com o mundo imaginário inabitado por ele? Tanto esclarecer a leitura, inserir ao seu cotidiano a pratica, dando início a construção diária da visão da sociedade mais justa e democrática com ênfase a leitura escletistas e critica que passam a interagir na escola e âmbito familiar. A leitura exerce um papel fundamental da melhoria do ensino, pois amplia e integra conhecimento enriquecendo o vocabulário, alem de facilitar a comunicação entre os sujeitos. É de suma importância o desenvolvimento de uma cultura de leitores na sala de aula.
Como os demais ambientes da escola, para que a partir deste envolvimento aconteça o desenvolvimento do educando favorecendo a inclusão destes leitores como formadores de opinião em todos os ambientes social e democrático no qual estejam inseridos, e intermediados pela acultura de um mudo deve-se considerar que através da leitura e não apenas da decodificação de letras e sons, o aluno e capaz de construir sua própria visão.
A inserção da leitura no contexto escolar deve se apresentar de forma dinâmica e direcionada, onde enquanto o educando pratica a leitura estará desempenhando a sociabilidade sustentada pelo educador que se torna agente facilitador de conhecimento no processo de qualidade e melhoria de leitura ao educando no seu desempenho da linguagem oral e escrita.
A leitura exerce importância na formação do individuo como “aluno leitor” consciente na sociedade ao qual está inserido.
A leitura á implementação dos pensamentos expressos por símbolos da escrita com a vivência e a afetividade do leitor, è importante para adquirir conhecimento como informação, prazer, cultura, e aquisição de bons hábitos. De acordo com Vygotsky (1996), a aprendizagem sempre acontece na interação com o outro que trocam informação através de símbolos e sons. a leitura é compreendida entre sons e sinais através da decifração de códigos e compreensão das idéias compreende-se que é o assimilar  a leitura é uma reflexão do que estas escrito indo além dos  fonemas e grafemas existente mas gerando um opinião do texto lido interpretação a idéia do autor naquelas palavras ler é interagir, interpretar, compreender. A leitura é das condições de entender este universo que nos toca. Ler é dar contexto aos textos quem lê pensa, adquire um pensar critico.
 A partir deste ponto podemos fazer uma reflexão sobre o relacionamento leitura e leitor dissemos que a ler é acima de tudo, compreender, mas para que isso aconteça é necessário além do conhecimento cognitivos da leitura os conhecimentos prévios é necessário a ela é preciso que o leitor esteja comprometido com sua leitura. Segundo Freire a leitura de mundo procede sempre à leitura da palavra. O ato de ler veio dando na sua experiência existencial primeiro a leitura do mundo pequeno em que se e depois a leitura da palavra. Assim a postura de confronto com esta leitura de críticidade sobre o que lê assim se projetando no texto levando pra ele toda sua vivencia emocional, expectativas seus desejos, medos assim conseguindo ser tocado pela leitura.
 O professor mediador desta leitura é o agente transformador que auxilia na construção do conhecimento mais elabora significativo da realidade, desde que o mesmo adote uma didática mais elaborada fazendo uso de estratégias contagiante que desperte o alunado, Neste processo o professor irar estimular o conhecimento prévio do aluno e fornecer conhecimento lingüístico, vocabulário regras da língua e seu uso: assim como o conteúdo e a linguagem de cada gênero numa leitura satisfatória no qual a leitura ira alcançar estes diversos tipos de conhecimento entrelaçado no texto já que a leitura trata-se de um processo interativo que amplia o conhecimento lingüístico e discursivo do educando que ao mesmo tempo se torna agente de participação social.
O docente deve chamar a tensão do discente antes mesmo de ler o texto para as partes intrigante do mesmo para as imagens a ortografias que acompanha o texto, o titulo fazendo um discurso indagando sobre que quer dizer o titulo do que ira tratar o texto em questão o subtítulo o nome de o autor identificar o gênero textual para posteriormente partir para leitura do texto já com uma visão do que se espera do texto apresentado.  Na sala de aula o docente ao escolher uma determinada leitura terá que estabelecer alguns pré requisitos a respeito da leitura abordada na sala de aula:
  • Objetivo da leitura
  • Avaliação do conhecimento
  • Antecipação do conteúdo
  • Levantamento de hipóteses do conteúdo
Assim conclui-se que é de suma importância desenvolver não só nos alunos, mas primeiramente no professor uma cultura de leitura desta forma a ação pedagógica do professor se tornará uma proposta positiva para um novo alunado de leitores e formadores de novas opiniões de sociedade.
 REFERÊNCIAS BIBLIOGÁFICAS
FREIRE, Paulo, Pedagogia da autonomia, 7ª edição são Paulo, paz e terra, 1998.
HELENA, Maria Martins, O que é leitura, São Paulo: Brasiliense. 2003.
OLIVEIRA, T, A: BERTOLIN, R, SILVA, A, S tecendo textos, Ed, são Paulo: IBEP 2002


http://olharpedagogico.no.comunidades.net/index.php?pagina=1230005472

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